segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Robinson Faria vai a China e Fábio Dantas assume governo do RN

O vice-governador Fábio Dantas assume interinamente a chefia do Executivo Estadual, a partir desta segunda-feira (20). A transmissão de cargo acontece em razão da ausência do governador Robinson Faria, que viajou em missão oficial para a China.
Robinson Faria, acompanhado por uma comitiva estadual de gestores e empresários, terá uma série de reuniões com multinacionais com potencial de investimento no Rio Grande do Norte nas áreas energética, de importação de frutas e industrial, entre elas um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos e componentes elétricos, a Chint Eletrics Co.
A agenda de trabalho na China se estenderá durante os dias de carnaval no Brasil, com o retorno previsto para o dia 3 de março.

Policiais civis fazem assembleia para deliberar indicativo de greve


Policiais civis do Rio Grande do Norte vão se reunir em assembleia geral extraordinária, nesta terça-feira (21) em frente à Governadoria, para deliberação de um indicativo de greve. A categoria cobra do Governo do Estado o início das negociações da pauta de reivindicações entregue ao governador Robinson Faria ainda em 2015.
“No dia 27 de agosto de 2015 nós entregamos essa pauta nas mãos do governador. Em setembro de 2016 reapresentamos, em reunião com a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha. De lá para cá, no entanto, o Governo não recebeu o SINPOL-RN para tratar dessa pauta, que tem como objetivo principal a valorização da instituição Polícia Civil, tanto na parte operacional e funcional quanto valorização profissional”, explica Paulo César de Macedo, presidente do Sindicato.
Ele ressalta que os policiais civis estão insatisfeitos com a forma que o Governo tem conduzido o funcionalismo público. “São meses seguidos de salários atrasados e o governador não tem apresentado uma perspectiva de resolver essa situação, pois nem mesmo divulga um calendário de pagamento fixo. Além disso, não está cumprindo com outros direitos e acordos feitos com a categoria, como é o caso da implantação dos níveis, que deveria ter ocorrido em 1º de abril de 2015, e ainda a devolução de salários cortados em 2013 mediante pagamento das horas por parte dos policiais civis. Inclusive, muitos já pagaram essas horas, mas o Governo não cumpriu sua parte”.
Todos esses pontos compõem o pleito dos policiais civis que diante de tal cenário vão se reunir em assembleia na frente da Governadoria, a partir das 8h. Os agentes e escrivães pedem ainda a diminuição do fosso salarial existente dentro da Polícia Civil.
“Esperamos que o Governo do Estado receba nossa categoria e possa iniciar as negociações e atender aos pleitos, pois estamos lutando pela melhoria da Polícia Civil e, consequentemente, melhoria da Segurança Pública como um todo. Sem investimentos e valorização dos policiais é impossível reverter o atual quadro de insegurança que se encontra o Rio Grande do Norte”, finaliza Paulo César.

RN tem mais um fim de semana de boas chuvas; só em Umarizal, 148mm


Choveu forte no Rio Grande do Norte ao longo do fim de semana. Foi o segundo consecutivo de boas chuvas em todas as regiões do estado. Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), das 7h da sexta-feira (17) até o início da manhã desta segunda (20) foram registradas precipitações em 90 locais de captação. Em Umarizal, no Oeste potiguar, nos três dias choveu 148 milímetros.

Na mesma região, também choveu forte em Pau dos Ferros (128mm), Paraná (125mm), Apodi (122mm), Água Nova (113,2mm), Ipanguaçu (113,1mm), Viçosa (90mm), Campo Grande (85,7mm ) e Riacho de Santana (84mm). Também caíram chuvas em Severiano Melo, Doutor Severiano, Tenente Ananias, Caraúbas, Jucurutu, Marcelino Vieira, Upanema, Areia Branca e Paraú.
vídeo acima foi feito por Iramar de Oliveira, ex-prefeito de Marcelino Vieira, no Alto Oeste do estado. As imagens mostram a sangria de uma barragem no Sítio Califórnia, na zona rural do município. Aconteceu no sábado, dia 18.
A região Central registrou boas precipitações nos municípios de São João do Sabugi (130mm), São Fernando (106,1mm), Jardim de Piranhas (62mm), Timbaúba dos Batistas (45mm), São Vicente (42,3mm), Jardim do Seridó (32mm) e Florânia (31,5mm). Choveu ainda em Cerro Corá, Caicó, Ouro Branco, Angicos, Parelhas e Fernando Pedroza.
No Agreste, os maiores volumes de chuva caíram em Monte Alegre (42mm), Lajes Pintadas (35mm), Japi (26mm), Coronel Ezequiel (25mm), Tangará (22,3mm) e Jaçanã (18 mm). Também choveu em São Bento do Trairi, Barcelona, São Paulo do Potengi, Sítio Novo e Ruy Barbosa.
Já na região Leste, choveu em Montanhas (68,3mm), Senador Georgino Avelino (53,2mm), Parnamirim (53,2mm), Taipu (31mm), São Gonçalo do Amarante (26,3mm), Canguaretama (21,1mm), Natal(19,6mm) e Maxaranguape (13mm).
Previsão do tempo
Meteorologistas e representantes de diversas instituições nacionais estão reunidos no Rio Grande do Norte para discutir e apresentar a previsão do tempo para o Nordeste brasileiro nos meses de março, abril e maio. O estado passa atualmente pela mais longa e severa seca de sua história. O boletim meteorológico será divulgado nesta terça-feira (21) às 11h.

Meteorologistas discutem se vai chover no RN nos próximos meses


Meteorologistas e representantes de diversas instituições nacionais estão reunidos no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (20) para discutir e apresentar a previsão do tempo para o Nordeste brasileiro nos meses de março, abril e maio. O estado passa atualmente pela mais longa e severa seca de sua história. O boletim meteorológico será divulgado nesta terça-feira (21) às 11h.

Durante a manhã, foram apresentadas palestras sobre os fatores que interferem na previsão climática. À tarde, serão discutidos relatórios preparados pelas instituições participantes e, a partir desses dados, feita a previsão do tempo para os próximos três meses.
De acordo com o pesquisador Caio Coelho, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o resfriamento do Oceano Pacífico não fez chover no Nordeste tanto quanto o esperado. Ele explicou que a previsão fica mais difícil quando os oceanos Pacífico e Atlântico não “falam a mesma linguagem”.
Além de pesquisadores da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do Inpe e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estudantes de Meteorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) também participam da reunião na sede da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).
Secas no Nordeste
Os primeiros registros de seca no Nordeste datam de 1583, algumas décadas depois que os portugueses começaram a conquistar o Brasil. Ao longo da história, os ciclos de estiagem se repetiram; o coordenador do Inmet, Expedito Rebello, destaca o período de 1776 a 1778, quando boa parte do gado morreu por causa da seca.
Segundo Expedito, a primeira ação governamental para tentar mitigar o problema da seca foi em 1877, com o incentivo à construção de cacimbas. Em 1909, o governo federal criou o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) e o Inmet. Desde os anos 40, a estratégia do poder público é investir na construção de reservatórios.
Colapso hídrico no RN
O Rio Grande do Norte passa atualmente pela mais longa e severa estiagem da história do estado. Dos 167 municípios do estado, 153 estão em situação de emergência. De acordo com dados da Companhia de Águas e Esgotos do estado (Caern), o abastecimento foi cortado em 18 cidades. Em outras 76, sistemas de rodízio foram adotados.