sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Santa Cruz inaugura a Casa do Empresário




Na noite de ontem (14), a capital do Trairí, Santa Cruz, teve a honra de inaugurar mais uma entidade que fortalece o seguimento do comércio varejista, a Casa Do Empresário. A parceria com a CDL Santa Cruz, o Sistema Fecomércio e o Sindvarejo criou a chamada Casa do Empresário, com o intuito de fortalecer ainda mais os laços comerciais na região e juntos enfrentar a dura realidade da economia brasileira.

Estavam presentes no evento o empresário e presidente da CDL Santa Cruz, Marcelino Meneses Dantas (Maré Mansa), o presidente da FCDL, Afrânio Miranda (Miranda Computações), o presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, o vice-prefeito de Santa Cruz, Dr. Ivanildo Filho, a solenidade ainda contou com a presença de diversas autoridades e também da maior parte dos empresários da região, onde em seguida se confraternizaram em um jantar oferecido aos presentes.



Créditos das fotos: Paulo Gomes 

Tomba lembra os três anos de falecimento do ex-governador Iberê Ferreira de Souza

TOMBA_FARIA_FAZ_HOMENAGEM_A_IBERE

"São três anos de ausência de um homem íntegro, que sabia unir as pessoas e que doou toda sua história pelo Rio Grande do Norte", disse o deputado estadual Tomba Farias (PSB) iniciando seu pronunciamento nesta quinta-feira (14) na Assembleia Legislativa. Ele homenageou o ex-governador Iberê Ferreira de Souza, lembrando sua contribuição para o Estado e para a cidade de Santa Cruz.

"Se estivesse vivo, Iberê poderia ser hoje um grande nome para unir forças e governar o Rio Grande do Norte. Sua educação, seu comprometimento com o desenvolvimento da sua cidade Santa Cruz e do Estado, são marcas deste homem que faz muita falta para todos nós. Como seu amigo, fui testemunha de sua luta pelo nosso Estado e pela vida. Em nome do povo do Rio Grande do Norte, agradecemos pelo grande político que ele foi", falou Tomba, emocionado.

Iberê Ferreira de Souza foi deputado estadual, deputado federal, secretário de Estado de várias pastas, vice-governador e governador do RN. Faleceu no dia 13 de setembro de 2014, mesmo dia do falecimento do empresário Siderley Toscano, ontem, em Currais Novos, que também foi lembrando por Tomba. "Outra grande perda. Um homem pioneiro nas telecomunicações, criando a primeira TV a cabo do RN", ressaltou o deputado.

Tomba Farias finalizou seu discurso reforçando as ações em todo o Estado trazidas pelo político, como o projeto de produção de frango, que transformou a cidade de Santa Cruz na maior produtora da ave no RN, gerando emprego e renda até hoje aos munícipes. Ele falou do jeito simples e elegante do político. "Faz muita falta ao Rio Grande do Norte", concluiu.


Via: Blog do Edipo Natan

Sejuc transfere presos e fecha Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, RN

Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz foi fechado pelo Governo do RN (Foto: Édipo Natan)

O Centro de Detenção Provisória de Santa Cruz, localizada na região Trairi, foi fechado nesta sexta-feira (15) pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Os 70 presos foram transferidos para outras unidades do sistema penitenciário do Estado. Este é o terceiro CDP fechado pelo Governo do RN em um mês.

A Sejuc não divulgou para quais unidades os presos foram transferidos "para que não ocorra quebra de segurança". O destino do prédio onde funcionava o CDP de Santa Cruz está sendo estudado pela secretaria. Os agentes que lá atuavam foram designados para outras unidades.

O fechamento do CDP faz parta de um " novo projeto de reestruturação do Sistema Penitenciário do RN". A Sejuca informou ainda que analisa a situação de outros Centros de Detenção Provisória do Estado.

Reestruturação

O primeiro CDP a ser fechado pela Sejuc foi o do bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, no dia 18 de agosto. No dia seguinte, 19 de agosto, foi fechado o Centro de Detenção Provisória de Macau, na região da Costa Branca potiguar. Os 33 presos que estavam custodiados no local foram transferidos para unidades prisionais de Assu e Mossoró, ambas na região Oeste do estado.

Pesquisa da Fecomércio/RN revela avaliação positiva de serviços e infraestrutura durante a festa de Santa Rita 2017; quase 100% dos entrevistados pretende voltar




O Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC/Fecomércio RN), com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz/RN, realizou uma pesquisa com o objetivo de avaliar a percepção do público que participou dos festejos de Santa Rita de Cassia em 2017, levantando dados sobre o perfil (origem, sexo, idade etc.), as razões que os levaram a participar da festa da padroeira da cidade, os gastos com hospedagem, alimentação e compras, além da mensuração do grau de satisfação com os serviços públicos utilizados durante o evento.

Os números da pesquisa foram apresentados na noite desta quinta-feira (14) pelo presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), Marcelo Queiroz, ao participar da inauguração da Casa do Empresário de Santa Cruz. O levantamento foi entregue aos representantes da Prefeitura de Santa Cruz no evento, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcela Pessoa, e o Vice-prefeito Ivanildinho. A Prefeita Fernanda Costa não participou da inauguração por estar cumprindo agenda administrativa em Brasília/DF.

A pesquisa revela números extremamente positivos da festa e também dos serviços públicos. O levantamento conseguiu comprovar que a devoção, associada ao lazer, são os pontos fortes do evento, com 98% das pessoas entrevistadas revelando que indicaria a festa pra alguém e 98,1% afirmando que pretende voltar em 2018.

Quanto às notas conferidas aos itens da festa, destacam-se o Santuário de Santa Rita de Cássia, que obteve 9,57, e a nota atribuída à infraestrutura da cidade (urbanização, calçamento e iluminação), 8,69. A nota geral, que representa uma média de todos os itens do evento pesquisados, foi de 9,36.

Os dados da pesquisa foram coletados no período de 18 a 22 de maio de 2017. 500 pessoas (52% mulheres e 48% homens), de diferentes idades, foram entrevistas.

PM prende 5 pessoas e apreende mais de 30 quilos de maconha na Grande Natal

Maconha estava separada em 39 tabletes na Grande Natal (Foto: Divulgação/PM)

Cinco pessoas foram presas e mais de 30 quilos de maconha apreendidos na tarde desta sexta-feira (15) em Extremoz, na Grande Natal. As prisões aconteceram após informação recebida pelo telefone de denúncias do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A droga estava dividida em 49 tabletes. O número 127 do GAECO recebeu o alerta de que um automóvel modelo Gol, de cor branca, estaria saindo de Natal para realizar entrega dos entorpecentes na cidade de Extremoz.

O pelotão de Polícia Militar do município foi acionado e efetuou a prisão do motorista com cerca de quatro quilos da maconha. Após a prisão, o acusado levou os policiais a um outro local onde guardava mais de 30 quilos de drogas; e onde foram realizadas as demais prisões.

Desde a implementação do disque denúncia do Gaeco a atuação na repressão ao crime se intensificou. Além do número 127, o cidadão que quiser fazer qualquer denúncia pode fazer até mesmo pelo Whatsapp, através do telefone (84) 98863-4585; ou pleo email disque.denuncia@mprn.mp.br.

Joesley ‘demonstra pouco apreço pela autoridade e observância da lei’, diz juíza



Ao manter preso, nesta sexta-feira, 15, o empresário Joesley Batista, da JBS, a juíza Tais Ferracini, convocada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), afirmou que o executivo ‘demonstra pouco apreço pela autoridade e observância da lei’. A magistrada negou liminar em habeas corpus a Joesley e a seu irmão Wesley Batista, alvos da Operação Acerto de Contas, 2ª fase da Tendão de Aquiles.

Os empresários são investigados por suspeita de manipulação do mercado financeiro e da moeda americana usando informações privilegiadas de sua própria delação premiada com a Procuradoria-Geral da República.

“O paciente, nessa análise perfunctória, demonstra pouco apreço pela autoridade e observância da lei , pelo que não são meras ilações a possibilidade de que, em liberdade, represente risco à ordem pública”, anotou a juíza.

“Os indícios da autoria delitiva do paciente, decorreram da circunstância de Joesley Mendonça ser o emissor de ordens de compra e venda de ativos financeiros no período em que, juntamente a outros executivos, negociava acordo de colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República.”

A defesa dos empresários havia protocolado o habeas na quinta-feira, 14, no Tribunal, em São Paulo, pedido de soltura imediata. Os advogados dos executivos apontaram ‘ilegalidade das prisões’.

Santa Cruz/RN apresenta experiência no combate ao trabalho infantil e se destaca em evento com auditores fiscais do trabalho de todo o Brasil


Santa Cruz/RN foi destaque no 35º Encontro Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (ENAFIT) apresentando o trabalho que o município desenvolve no combate ao trabalho infantil.  O evento acontece desde o último domingo (10) e segue até esta sexta-feira (15), no Serhs Natal Grand Hotel, em Natal/RN. Promovido pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (SINAIT), através Delegacia Sindical no Estado do Rio Grande do Norte, o encontro tem como tema: “A Auditoria-Fiscal do Trabalho combate o retrocesso social e o ataque ao trabalhador”.

Nesse evento todos os debates acontecem norteados pelo tema escolhido e o município de Santa Cruz, primeiro no Estado a elaborar um plano para erradicar o trabalho irregular de crianças e adolescentes, foi convidado a participar do painel “A experiência do Rio Grande do Norte no Combate ao Trabalho Infantil”. A participação santa-cruzense aconteceu na manhã da última quarta-feira (13).

A secretária de Assistência Social de Santa Cruz/RN, Dayse Martins, relatou para o público presente toda a experiência vivenciada na capital do Trairi, que desde o primeiro mandato da Prefeita Fernanda Costa, ganhou uma atenção especial e se transformou em uma das prioridades da gestão municipal. Dayse Martins ressaltou que desde 2013, após a realização de um diagnóstico, o município vem realizando ações de enfrentamento ao trabalho infantil de modo intersetorial, com o apoio de todas as secretarias vinculadas as políticas setoriais e com resultados significativos.

Na apresentação de Santa Cruz/RN foram relatadas ações, resultados alcançados, além da exibição de um vídeo institucional ilustrando todo o trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura. A experiência exitosa de Santa Cruz/RN emocionou várias pessoas e recebeu inúmeros elogios.

Além da secretária Dayse Martins, participaram do painel o procurador regional do trabalho, Xisto Tiago de Medeiros Neto e a auditora-fiscal do trabalho, Marinalva Cardoso Dantas.

MPRN divulga disque denúncia para combate ao crime organizado

ministério público do rio grande do norte, procuradoria geral de justiça (Foto: Divulgação/Ministério Público do RN)

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do RN divulgou um serviço próprio de denúncias por telefone, que já passou a funcionar. O número 127 atende 24 horas de forma gratuita. De acordo com o órgão, a identidade do denunciante é preservada.

Além do telefone, informações podem ser encaminhadas pelo WhatsApp para o número (84) 98863-4585. Ainda existe o e-mail disque.denuncia@mprn.mp.br. Por meio dessas ferramentas, conforme o MP, qualquer cidadão pode encaminhar denúncias que possam levar à prisão de criminosos, além de combater atos de corrupção e crimes de qualquer natureza.

Pelo WhatsApp também são aceitos textos, fotos, áudios e vídeos que possam comprovar as informações repassadas.

"O MPRN está determinado a reforçar a sua contribuição para a defesa do cidadão e da vida no nosso Estado, valores maiores de uma política de segurança pública, além da natural manutenção de um combate firme à corrupção em todos os municípios do RN", declarou o procurador-geral de Justiça, Eudo Leite.

"O serviço chega para funcionar como uma ponte entre o cidadão e o MPRN e esperamos que as denúncias possam facilitar as investigações como um todo", explica o promotor Fausto França, coordenador do Gaeco.

STJ nega recurso, e Raniere Barbosa continuará afastado da Câmara de Natal

vereador raniere barbosa

Afastado de suas funções no dia 24 de julho, quando foi desencadeada a operação Cidade Luz, que apura suposto esquema de desvios na Secretaria de Serviços Urbanos de Natal (Semsur), o vereador e presidente da Câmara Municipal de Natal, Raniere Barbosa (PDT), obteve nova derrota na Justiça esta semana.

Isso porque o ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou à defesa do pedetista um pedido de habeas corpus para suspender os efeitos da decisão que lhe afastou do cargo e as demais medidas cautelares, como a proibição de frequentar as dependências do legislativo natalense. Com isso, Raniere segue afastado da Câmara.

Em sua decisão, o magistrado concordou com o entendimento do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), que concluiu que as medidas expedidas pelo juiz da 7ª Vara Criminal de Natal, José Armando Ponte Dias Júnior, eram imprescindíveis para o sucesso na continuidade das investigações.

“A despeito da ausência de gestão formal do recorrente [Raniere Barbosa] junto à Semsur, este possuiria, faticamente, grande poderio de gerência perante aquele órgão, havendo indícios quanto à utilização de sua função de presidente da Câmara Municipal de Natal para consecução de seus objetivos junto às empresas investigadas”, apontou o ministro.

Na operação Cidade Luz, o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) aponta que Raniere participou de um esquema de desvio de recursos públicos da Semsur junto a empresas que prestaram serviços na área de iluminação em Natal. Segundo o MPRN, contratos superfaturados provocaram o desvio de mais de R$ 22 milhões da pasta. Raniere foi secretário da Semsur entre janeiro de 2013 e abril de 2015.

Em relação à decisão monocrática do ministro, ainda cabe recurso no pleno do Superior Tribunal de Justiça.

Defensoria Pública pede suspensão do concurso para agente penitenciário no RN

Concurso prevê a criação de 571 vagas para agentes penitenciários no RN (Foto:  Divulgação/Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp))

A Defensoria Pública do Rio Grande do Norte está pedindo a suspensão do concurso público que prevê a criação de 571 vagas para agentes penitenciários do estado, antes que o resultado seja homologado. Segundo a defensora Cláudia Carvalho Queiroz, titular da 10ª Defensoria Cível de Natal, a medida é necessária porque o edital do concurso feriu o princípio de isonomia ao não especificar testes físicos diferenciados para os candidatos com deficiência.

As provas teóricas foram realizadas dia 16 de julho. Já os exames físicos, em agosto. Aproximadamente 15 mil pessoas participaram do concurso.

"No concurso de agente penitenciário aqui do estado, essa adaptação ocorreu só na fase objetiva. Na prova de aptidão física, o edital, no nosso entendimento, contraria a legislação em vigor estabelecendo que não haveria adaptação e todos concorreriam nos mesmos moldes e com os mesmos parâmetros. Mas, na verdade, pelo princípio da não discriminação, haveria a necessidade de adaptação para que todos concorram na medida das suas desigualdades. Se aquela deficiência é ou não compatível com o cargo, isso será verificado durante o curso de formação", ressaltou a defensora.
A Defensoria Pública explicou que o pedido de suspensão do concurso foi feito a partir de uma denúncia feita por um candidato que tem deficiência motora. Consta na ação que o candidato, no dia 9 de agosto, solicitou à banca examinadora que fosse feita uma adaptação do teste físico à sua condição de pessoa com deficiência, o que foi negado. A resposta foi a de que todos os candidatos deveriam participar dos testes de adaptação física “em igualdade de condições”, inclusive, independentemente da faixa etária, condição física e/ou psicológica”.

Assim, o candidato participou do teste físico no dia 26 de agosto, mas não conseguiu aprovação. O candidato alega que apresenta um encurtamento de 3,5 centímetros na perna esquerda, de modo que o esforço físico que ele fez não foi suficiente para alcançar o índice mínimo de 2.000 metros na corrida de média distância, tendo conseguido cumprir apenas 1.697 metros.

Além do pedido de suspensão, a Defensoria Pública dá prazo de 15 dias para que o Estado promova as retificações necessárias no edital, adequando o certame e publicando, no mesmo prazo, edital de convocação para um novo Exame de Aptidão Física para os candidatos inscritos como pessoas com deficiência e que foram reprovados, com as modificações que os permitam realizarem os exercícios de esforços físicos compatíveis com a sua condição física.

Até lá, ainda de acordo com a ação, o Estado deve suspender o prosseguimento do concurso público, uma vez que o certame já se encontra na fase de convocação dos aprovados.

Na ação, que foi instaurada no dia 4 deste mês, o Estado tem até esta sexta-feira (15) para tomar conhecimento da ação por meio do Processo Judicial Eletrônico e mais cinco dias para se manifestar a respeito.

Educação: Prefeitura de Santa Cruz lança editais convocando aprovadas em processo seletivo para estágio remunerado


A Prefeitura de Santa Cruz lançou dois editais de convocação referente ao Processo Seletivo Simplificado (Edital nº 001/2017). DANIELA DO NASCIMENTO ARAÚJO e YANE SARA PONTES DA SILVA estão sendo convocadas para a efetivação no cargo de professor estagiário temporário, no âmbito da secretara municipal de Educação.

DANIELA DO NASCIMENTO ARAÚJO e YANE SARA PONTES DA SILVA devem comparecer à sede da secretaria municipal de Educação, na rua Antônio Henrique de Medeiros, nº 219, centro, Santa Cruz/RN (antigo PETI), no período de 15 a 18 de setembro de 2017, no horário das 08h às 12h e das 14h às 17h. O não comparecimento no prazo estipulado será considerado como desistência do candidato, na forma da Lei.

Mais informações no Edital de Convocação 004/2017 e no Edital de Convocação 005/2017, ambos disponíveis no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Trabalhador morre soterrado ao escavar área para instalar outdoor em Natal

Um trabalhador morreu soterrado (Foto: Fernanda Zauli/G1)

Um homem morreu soterrado na tarde desta quinta-feira (14) quando trabalhava na instalação de uma placa de propaganda na Zona Sul de Natal. Três pessoas trabalhavam no local no momento do acidente.

O Corpo de Bombeiros foi acionado. De acordo com o sargento Góis, que atendeu a ocorrência, três homens trabalhavam na escavação de uma área para instalar a base de uma placa de propaganda. Durante a escavação, a área desabou e um dos trabalhadores foi soterrado.

Ele chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital. Os trabalhadores faziam o serviço sem equipamentos de proteção, segundo os bombeiros.

Polícia divulga imagens para identificação de envolvidos em estelionato contra idosa



A 10ª Delegacia de Polícia Civil com apoio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD) investiga um caso de estelionato, ocorrido no último dia 30 de agosto, praticado por três homens contra uma idosa de 72 anos, caso aconteceu em Natal. Após o registro da ocorrência pela vítima na delegacia, os policiais encontraram imagens de câmeras de segurança do momento do crime em que mostra o rosto dos criminosos. O vídeo está sendo disponibilizado para identificação dos envolvidos no estelionato.

No crime a vítima realizava uma caminhada pela manhã quando foi abordada por um homem que se identificou como “João” perguntando se ela sabia onde ficava uma casa da rações naquela região, no momento foram abordados por um segundo homem que se identificou como “Carlos”. Ele parou interessado na conversa e comentou que percebeu que o “João” estava com um bilhete premiado da mega-sena. “Carlos” realizou uma suposta ligação em que confirmou a veracidade do bilhete premiado e que era necessário de duas testemunhas para receber o prêmio. “João” garantiu aos dois que se fossem com ele até o local daria 10% do prêmio a cada um, ao que os dois entraram em um veículo e saíram do local com “João”.

“João” informou no caminho que precisava de provas de que as duas testemunhas tinham bens e que deveriam sacar o dinheiro, visto que ele era analfabeto e já tinha caído em golpes e precisava dessa certeza das testemunhas. A vítima foi levada a seu banco e coagida a solicitar o saque de sua poupança ao gerante com a justificativa de estar passando por problemas familiares, ao que lhe foi entregue uma quantia em dinheiro que levou para o carro.

“João” informou a vítima que era melhor colocar o dinheiro debaixo do tapete do carro, para não serem roubados no caminho. Em determinado momento “Carlos” fala a “João” que está com sede, o veículo estaciona em um local e pedem que a vítima desça do veículo para comprar água. A vítima ao chegar no local indicado descobre que lá não se vendia água e ao retornar ao local do veículo não encontra mais os dois homens, tendo eles empreendido fuga com o seu dinheiro.

Nas imagens das câmeras de segurança é possível visualizar o momento em que um terceiro homem aparece. Ele manobra o veículo utilizado no crime, no momento da abordagem com a vítima. Os três homens envolvidos estão sendo investigados e procurados. A Polícia Civil solicita que quem tiver informações da identificação e/ou paradeiro dos homens que aparecem no vídeo divulgado informe através do Disque Denúncia 181 , é anônimo.

Saúde convoca crianças e adolescentes de Santa Cruz para atualização vacinal; campanha segue até o dia 22


A Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Saúde, realiza a Campanha de Multivacinação, com o objetivo de sensibilizar crianças e adolescentes de zero a 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias) sobre a importância de estar com o cartão de vacinação em dia.

A campanha foi iniciada nesta segunda-feira (11) e segue até o dia 22 de setembro. O “Dia D” será 16 de setembro.

Todas as unidades de saúde do município estão preparadas, abastecidas com as vacinas que integram o calendário nacional de imunizações. Para crianças de até sete anos de idade estão disponíveis as seguintes vacinas: BCG, hepatite B, VIP, VOPb, rotavírus humano, pneumocócica 10 valente, penta (une a tetravalente e a hepatite B), meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral, tetra viral ou tríplice viral + varicela (atenuada), DTP, Hepatite A e varicela.

Já crianças e adolescentes com idade entre 7 e 15 anos devem tomar os seguintes imunizantes: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, dT, dTpa, meningocócica C conjugada, HPV e varicela.

Para saber se a criança ou adolescente está com alguma vacina pendente basta se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua casa portanto o cartão de vacina.