quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

O Senador Cristovam Buarque vai deixar o PDT


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou, em entrevista ao Broadcast Político, que a atuação do presidente do partido, Carlos Lupi, em promover a candidatura presidencial do ex-ministro e recém-filiado à legenda Ciro Gomes sem realizar prévias é uma "gota d'água" para ele deixar o partido. Ele disse que ainda não tomou uma decisão sobre quando e para qual partido deve migrar.

Questionado se deve ir para o PPS, partido do seu "velho amigo" Roberto Freire (SP), para se candidatar ao Palácio do Planalto em 2018, ele preferiu deixar seu futuro em aberto. "Pode ser prematuro dizer que não vou (para o partido)", disse, ao fazer uma analogia. "Me parece a história de um cara não vai bem no casamento e pergunta o nome da futura mulher, eu duvido que ele diga."

Ex-governador de Brasília e ex-ministro da Educação de Lula pelo PT, Cristovam disse que o descontentamento com Lupi vem desde a eleição de 2006, quando se candidatou a presidente pelo PDT. Segundo ele, o presidente do partido criticava-o por não "bater" no Lula durante a disputa presidencial. Ele resistiu ao avaliar que, com pouco tempo de propaganda na televisão, seria melhor usá-lo apresentando propostas. "Eu tinha só dois minutos, como vou perder meu tempo para criticar?", questionou.

STF dá dez dias para Cunha responder a pedido de saída da presidência da Câmara

Brasília (AE) - O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), deu ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o prazo de 10 dias para que o peemedebista se manifeste sobre o pedido de afastamento dele do comando da Casa feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Por causa do recesso do Judiciário, Cunha ainda não foi notificado oficialmente sobre o pedido. A notificação poderá ser feita a partir de hoje quando os servidores do Supremo voltam a trabalhar. O prazo para que o parlamentar se manifeste sobre o pedido começará a contar, no entanto, só depois de 1º de fevereiro, quando termina o recesso do Judiciário.

No mês passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou ao Supremo o afastamento de Cunha tanto da função de presidente da Câmara como do cargo de deputado federal. Janot listou 11 "atos" que indicam "crimes de natureza grave", como uso indevido do cargo eletivo e integração de organização criminosa. O pedido foi apresentado na véspera do último dia de trabalho do Judiciário de 2015.

Guariteiros evitam fuga em Alcaçuz


O maior presídio do Rio Grande do Norte esteve próximo de registrar sua primeira fuga em 2016. Guariteiros que atuam na penitenciária estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, evitaram que pelo menos dois detentos deixassem a unidade na noite da terça-feira (5). Foi necessário atirar para que os detentos retornassem à unidade.

Por volta das 20h30, dois presos conseguiram pular o muro do pavilhão 1, ficando divididos por um muro da área externa da penitenciária. Neste momento, no entanto, os guariteiros que estavam atuando na noite observaram a tentativa e abriram fogo contra os presos. Acuados, os detentos conseguiram retornar à área interna do pavilhão - não se sabe se pularam o muro novamente ou se entraram com algum acesso na parede. 

Dentro do pavilhão 1, os presos iniciaram um motim junto a outros detentos e foi necessária a ação de agentes penitenciários e policiais militares do BPChoque para controlar a situação.

Nenhum detento fugiu, mas não há a confirmação se algum ficou ferido durante a ação.

Criação de galinha caipira no Sitio Tanquinhos inspira Prefeitura de Santa Cruz a expandir atividade na Zona Rural



Em meio à crise financeira e estiagem (período sem chuvas regulares) que afeta principalmente a população que vive no meio rural, a Prefeitura de Santa Cruz vem buscando alternativas para ajudar o homem do campo. Uma dessas ações é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Agricultura e objetiva fomentar a produção de galinha caipira no município, possibilitando uma oportunidade para melhorar a renda das famílias da Zona Rural.

O Secretário de Agricultura de Santa Cruz, Eduardo Medeiros (Dudu), explicou que a iniciativa partiu da experiência do criador Rafael Souza, que se prontificou para ser parceiro da Prefeitura e compartilhar seus conhecimentos. Rafael mantém no Sitio Tanquinhos uma criação de galinha caipira utilizando técnicas específicas para esse tipo de produção.  A ideia da Prefeitura de Santa Cruz é expandir essa atividade que, se bem executada, poderá resultar em um bom retorno financeiro para os que aderirem à alternativa.

O Secretário Eduardo Medeiros explicou como o poder público pretende atuar: “Assim como a produção de frango, a criação de galinha caipira pode transformar a vida das famílias da Zona Rural. A partir do projeto piloto do Sitio Tanquinhos, pretendemos levar essa experiência para outras comunidades, prestando assessoramento técnico e total apoio logístico para que várias outras pessoas possam usufruir dos benefícios que essa atividade pode gerar. Estamos pensando na produção e também na comercialização desse produto, afinal, precisamos projetar todo o processo, da chegada dos pintinhos até o produto final”, explicou.

Eduardo Medeiros visitou na semana passada a criação do Sítio Tanquinhos e ficou entusiasmado com o que viu. Ele afirmou ainda que já foram iniciadas conversas com a agencia local do Sebrae para que a empresa se transforme em umas das parceiras dessa iniciativa.