quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dr. Fernandes Braga explica o caso do cidadão que foi preso ilegalmente


Entrevista concedida ao SBT. Cidadão preso ilegalmente ao arrepio da carta republicana. Rasga-se o princípio da presunção de inocência em detrimento da venda de uma falsa sensação de segurança à sociedade norte riograndense. A responsabilidade tem que ser necessariamente imputada aos agentes do Estado que cometeram esse disparate. Almejamos tratamento igualitário, sem distinção de cor, sexo, raça e classe social.


Por: Dra.Renata Ferreira

Dilma cai 3 pontos em nova pesquisa Ibope

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (16) aponta queda de 3 pontos percentuais da presidente Dilma Rousseff(PT) que caiu de 39% para 36% das intenções de voto. A candidata Marina Silva(PSB) aparece com 30% e Aécio Neves(PSDB), 19%. 

Pastor Everaldo(PSC) 1%, Zé Maria (PSTU), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Rui Costa Pimenta (PCO),Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) não atingiram 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%. Branco/nulo tem 7%. Não sabe/não respondeu, 6%.

Confira os números:


Gargalheiras tem água para 60 dias


O abastecimento d’água em Acari e Currais Novos, cidades na região do Seridó potiguar, poderá ser completamente interrompido pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) nos próximos dois meses, restando como alternativa à população de 56 mil habitantes (Acari tem cerca de 11,3 mil habitantes; Currais Novos  em torno de 44,7 mil) o abastecimento via poços e carros-pipa. O açude Gargalheiras, principal reservatório que atende aos dois centros urbanos, só tem água para mais 60 dias e, segundo a companhia estatal, o reservatório Dourados, que também abastece Currais Novos, estará completamente seco em 20 dias.

Na última segunda-feira (15), o rodízio de abastecimento das cidades se tornou ainda mais precário. Currais Novos foi dividida em sete setores e cada um deles só receberá água durante oito horas a cada sete dias. Esse fornecimento só acontecerá durante a noite. A cidade possui uma demanda de abastecimento de 360 metros cúbicos por hora; Acari são 100 m³/hora. Já as comunidades de Acauã, Brejuí e Bulhões necessitam de 60 m³/hora.

Declaração de Marina sobre passar fome deixa Dilma e Aécio sem ação

“Sei o que é passar fome.”
Como criticar ou ironizar uma declaração tão contundente?
Ao mergulhar de cabeça na apelação emocional, e ressaltar em seu programa eleitoral na TV que viveu uma infância miserável, sentindo no estômago (e na alma) o que é não ter comida na mesa, Marina Silva evaporou o boato de que acabaria com o Bolsa Família e, de quebra, se lançou a um pedestal quase inatingível.
Como Dilma e Aécio podem contra-atacar? Como criticar a representante de uma realidade que foi — e ainda é — conhecida intimamente por milhões de brasileiros?
A petista não poderá repetir que a candidata do PSB se faz de ‘coitadinha’. O tucano pensará duas vezes antes de acusar a ex-senadora de ser vitimista.
Não dá para desqualificar quem assume ter passado fome. Seria uma atitude vista como desumana e cruel. Bombardear Marina por sua declaração dramática poderia ofender milhões de outras pessoas que também já conheceram (ou ainda sentem) a fome.
Em campanha eleitoral sempre se discute os limites da baixaria, da troca de ofensas, do terrorismo psicológico contra o eleitor. Com Marina, a discussão avança para o campo da emoção. Há um limite para a manipulação emocional?
Por ironia da história, ou, se preferir, do destino, essa guerra eleitoral faz Marina Silva se aproximar virtualmente cada vez mais de Lula, seu ex-mentor e agora novo desafeto.
Na ânsia por se eleger, ambos usaram a origem pobre, o preconceito social e a superação pelo próprio esforço como estandarte da campanha à Presidência da República.
Nos dois casos, a pobreza foi vendida quase como uma virtude, como se ela os fizesse mais merecedores da vitória do que, por exemplo, um candidato de classe média que nunca sentiu a barriga vazia.

ABC confirma a demissão do técnico Zé Teodoro


Após uma reunião no início da tarde desta quarta-feira (17) o ABC anunciou a demissão do técnico Zé Teodoro do comando do time. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de futebol do clube, Bira Marques, pelo conta oficial do Alvinegro no Twitter. A dispensa do treinador acontece depois da derrota do Mais Querido por 2 a 0  para a Ponte Preta nesta terça (16), em jogo válido pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Zé Teodoro vinha sendo bastante criticado pela torcida do ABC, sobretudo pela forma como o time jogava dentro de casa. Sem vencer há três partidas na Série B, o treinador deixa o clube na 13ª posição, com 29 pontos.

O próximo compromisso do Mais Querido é contra o Sampaio Correia neste sábado (20), a partir das 16h10, no Estádio Castelão, em São Luis. A partida é válida pela 24ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro

Prefeitura também incentiva prática de esportes na Zona Rural


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, vem realizando importantes ações de incentivo à prática de esportes também na Zona Rural do município. Além de promover atualmente o Ruralzão, competição de futebol de campo que reúne equipes de várias comunidades rurais, o poder público municipal também tem apoiado a prática de esportes nas próprias comunidades.

Em uma parceira recente entres as Secretarias de Esportes e de Obras, foi recuperado o campo da comunidade Umbu e doados materiais esportivos, beneficiando crianças e adolescentes da própria comunidade e de comunidades vizinhas. O local também é utilizado pela escolinha de futebol do Umbu, que é coordenada pelo Professor Toinho e que atende a dezenas de jovens da comunidade.

Vale lembrar que já na atual Gestão Municipal foi realizada a “Turnê de Futebol da Zona Rural”, que foram torneios realizados aos domingos e que aconteceram em várias comunidades do município.

Henrique e Wilma recebem apoio de lideranças e movimentos sociais da Zona Oeste de Natal


Os candidatos da coligação União pela Mudança, Henrique Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), que disputam o governo e o Senado, receberam o apoio de centenas de lideranças e representantes de movimento sociais da Zona Oeste de Natal, durante encontro realizado na noite desta terça-feira (16) no Centro Pastoral da Cidade da Esperança.
Wilma de Faria destacou a importância da militância na reta final da campanha. “Vocês que estão aqui são lideranças que eu sempre respeitei, são pessoas interessadas no bem estar da população. Estamos vivendo um momento importante no país que é a campanha eleitoral. E o papel de vocês é muito importante”, disse.

Contratado pelo Blog do Heitor Gregório, Instituto ITEM faz nova pesquisa no RN

Em parceria com o Blog do Heitor Gregório, o Instituto ITEM registrou junto ao TRE, sob o protocolo RN-00031/2014, pesquisa para apurar as intenções de votos para presidente, governador, senador, deputado federal e estadual no Estado do Rio Grande do Norte
Os pesquisadores estarão em campo entre os dias 17 e 19 de Setembro.
A divulgação será no domingo (21). Serão ouvidos 1657 eleitores com margem de erro de 2,5% e intervalo de confiabilidade de 95%.
A pesquisa terá um custo de R$ 25.200,00.

Via Heitor Gregório

Vigia de rua é executado durante a madrugada com seis tiros no Barro Vermelho

Um vigia de rua de 25 anos foi executado, na madrugada desta quarta feira (17), na rua Heráclito Vilar, no bairro Barro Vermelho, zona Leste de Natal.
De acordo com uma testemunha, a vítima, identificada como Pedro Henrique Campos do Nascimento, foi surpreendida por homens em um veículo tipo Siena, de cor preta, que chegaram atirando.
O fato ocorreu por volta das 4h, no momento que Pedro estava na esquina da rua. Os criminosos pararam o carro, um deles desceu e com uma pistola efetuou cerca de dez disparos, acertando seis na vítima.
O vigia ainda tentou escapar dos assassinos, mas morreu na varanda de uma residência. Policiais da Dehom estiveram esta manha no local do crime, colheram informações e solicitaram Imagens do circuito de segurança de uma empresa.

CBTU testa primeiro VLT na capital potiguar


A Superintendência de Trens Urbanos de Natal realizou, na manhã desta quarta-feira (17), o primeiro teste com um veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na capital potiguar. De acordo com a CBTU, uma equipe técnica da companhia e engenheiros da Bom Sinal, fabricante do VLT, utilizaram a Linha 9, entre a Estação da Ribeira, na zona Leste, e a Estação de Nova Natal, na zona Norte. Sobre a data para implementação definitiva do serviço, a reportagem foi informada que não há previsão exata. Novos testes serão organizados durante todo o mês de outubro, a pedido do fabricante. 

Através de investimentos de 154 milhões de reais, disponibilizados pelo Governo Federal, além do testado hoje (17), outros 11 VLTs e duas locomotivas foram adquiridas para modernizar o sistema de trens urbanos do Estado. De acordo com a CBTU, não há previsão para aumento de tarifa dos novos veículos, que custa R$ 0,50, mesmo após a conclusão da implementação. 

Os veículos deverão interligar os municípios de Natal, Parnamirim, Extremoz e Ceará-Mirim.

Características
O Veículo Leve sobre Trilho (VLT) é um equipamento de transporte mais moderno que as tradicionais locomotivas férreas. Similar aos ônibus, o VLT é mais leve que as locomotivas em uso, em Natal. Serão compostas por três vagões, cada uma com capacidade para 200 passageiros, podendo transportar até 600 pessoas de uma vez. O VLT também se diferencia por ser bimotor e, por ter um em cada ponta, não precisa fazer curvas, indo para frente e para trás. Serão climatizados e, de acordo com a CBTU, passarão nas estações a cada 20 minutos.

PM ocupa pontes e garante "tolerância zero" a possíveis bloqueios


A Polícia Militar já está de prontidão para evitar que os permissionários de Natal concretizem a ameaça de bloquear as pontes de Igapó e Newton Navarro, que ligam a zona Norte às demais regiões de Natal. De acordo com o comando da PM, nenhum tipo de bloqueio nas vias da cidade será tolerado nesta quarta-feira (17) e, em caso de descumprimento, os manifestantes serão presos.

Na segunda-feira (15), membros do Sitoparn foram até a Prefeitura do Natal e bloquearam uma via lateral ao Palácio Felipe Camarão. O grupo cobrava que 24 micro-ônibus da Transcoop, que supostamente estariam rodando de maneira irregular, parassem de circular pela zona Norte de Natal. Os permissionários prometeram 48 horas de prazo sem manifestações, mas ontem já ameaçaram os motoristas de carros da Transcoop e o caso chegou à polícia

Hoje, a presidente da Transcoop, Edileuza Queiroz, confirmou que os veículos da cooperativa que cumprem trajetos na zona Norte de Natal, na linha 600, não estão nas ruas por temerem represálias por parte dos permissionários filiados ao Sitoparn. O policiamento foi reforçado no percurso dos alternativos, mas o grupo da Transcoop preferiu não ir às ruas. A cooperativa, inclusive, também cobra um posicionamento da Prefeitura com relação ao tema.


Para hoje, o Sitoparn ameaçava realizar manifestações, inclusive com o bloqueio de vias. Para evitar o cumprimento da ameaça, a Polícia Militar encaminhou viaturas da Rocam e do BPChoque para as duas pontes e não será admitido qualquer tipo de bloqueio.

"As pontes já estão ocupadas pela PM e será 'tolerância zero' para quem tentar bloquear as vias. Quem promover qualquer ato nesse sentido será preso e levado à delegacia específica da região", disse o comandante da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

Inscrições para passeio ciclístico em cidades do RN terminam sexta-feira


As inscrições para mais uma edição do CicloSesc, passeio ciclístico que alia lazer, turismo, esportes e solidariedade, terminam nesta sexta-feira (19). Mossoró, Caicó, Assú, Currais Novos e Macaíba são as cidades onde o passeio será realizado de forma simultânea no domingo (21), com largada às 8h. Para se inscrever, basta doar 2 quilos de alimentos não perecíveis na unidade Sesc do município ou na sede do Sindicato do Comércio Varejista local.

Os alimentos arrecadados nas inscrições serão destinados ao Mesa Brasil, projeto do Sesc que combate a fome e o desperdício de alimentos. Na concentração, será feito um alongamento com os ciclistas, para evitar contusões musculares e prepará-los para o percurso de 10 km. Ao final do passeio, os ciclistas participam do sorteio de bicicletas – quatro para cada cidade –, recebem lanches e contam com aulas de Aerodance e recreativas.

Além disso, o percurso do CicloSesc foi elaborado para abranger os principais pontos turísticos do município, de modo a levar o morador a redescobrir a história da sua terra. O Casarão dos Guararapes (Macaíba), a Casa de Pedra (Caicó), o Museu da Resistência (Mossoró), o Canyon dos Apertados (Currais Novos) e a Lagoa do Piató (Assú) são algumas das belezas naturais e arquitetônicas evidenciadas ao longo dos trajetos pelos instrutores.

Sobre o CicloSesc
O CicloSesc é mais uma ação do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) que estimula a prática de esportes em busca de uma melhor qualidade de vida. É o 2º ano consecutivo em que o projeto é realizado simultaneamente em cinco cidades.

Serviço
O quê? Inscrições abertas para o CicloSesc 2014
Quando? Até sexta-feira (20/09)
Quanto? 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal)
Data do CicloSesc? 21/09 | Concentração a partir das 7h | Saída às 8h
Onde?
Caicó
Inscrições e largada: Sesc Seridó
Mossoró
Inscrições e largada: Sesc Mossoró
Macaíba
Inscrições e largada: Sesc Macaíba
Currais Novos
Inscrições: sede do Sindicato do Comércio Varejista
Largada: Praça Coreto Guarani
Assú
Inscrições: sede do Sindicato do Comércio Varejista
Largada: Praça São João Batista

Em dia de aniversário da Prefeita Fernanda Costa, nova sede do CREAS é inaugurada em Santa Cruz


Nesta terça-feira, dia 16 de setembro, a Prefeita Fernanda Costa faz aniversário e, pelo segundo ano consecutivo nesta data, a Prefeitura de Santa Cruz entrega à população uma importante obra. Hoje foi inaugurada a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), denominado de Maria Dilma Costa Maia Mendes, santa-cruzense que prestou relevantes serviços à população e que faleceu recentemente.

A solenidade de inauguração, realizada pela manhã, contou com uma missa celebrada pelo Pároco da cidade, Pe. Vicente Fernandes, no pátio do novo prédio. Em seguida, autoridades (vereadores e secretários), familiares da homenageada e populares presentes presenciaram o corte da fita e o descerramento da placa inaugural.

Representando toda a família de Dilma Costa, o seu irmão, José Eugênio Maia, afirmou que a homenagem póstuma foi um reconhecimento pelo que Dilma Costa fez em vida. “Minha irmã nos deixou, mas deixou pessoas como a Prefeita Fernanda para que ela reconhecesse o que ela fez aqui na terra pelas pessoas mais carentes, na Liga contra o Câncer, dedicando todo o seu tempo para as pessoas que mais necessitam na vida”, disse José Eugênio Maia.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Suelen Bulhões, destacou as melhorias nos serviços já ofertados pelo CREAS com a nova sede. ”É uma satisfação porque nós temos um equipamento com os espaços adequados para aos atendimentos que são bem específicos”, afirmou Suelen.

O novo prédio que irá abrigar os vários serviços do CREAS é moderno e conta com estacionamento, salas climatizadas, brinquedoteca e está dentro dos padrões de acessibilidade, além de móveis adequados para o desenvolvimento das ações por parte dos profissionais que atuam no órgão.

A Prefeita Fernanda Costa fez um discurso muito emocionado, reafirmou a satisfação de ser a Prefeita de Santa Cruz, citou a várias obras em andamento no município e ressaltou as parcerias para executá-las. “É com muita alegria que nós, neste segundo ano de gestão, nos encontramos aqui mais uma vez para celebrar, para agradecer a Deus o dom da vida, junto com vocês amigos e amigas, colaboradores, que têm nos ajudado nesta árdua, mas honrosa missão de conduzir os destinos desta cidade”, ressaltou Fernanda Costa.

Fernanda Costa também se mostrou alegre ao comentar sobre a obra inaugurada. “É um sentimento de muita alegria de pudermos estar aqui entregando mais uma obra, mais um benefício para a população de Santa Cruz. Um prédio que foi construído com muito carinho, uma construção de excelente qualidade, toda equipada com equipamentos novos para que a gente possa dar uma condição à essa equipe que já vem prestando um excelente serviço à população e, com certeza, a partir de agora, com esse novo equipamento terá condições de acolher melhor, de atender melhor a população mais necessitada do nosso município”, afirmou Prefeita Fernanda.

Fernanda Costa ainda lembrou que na segunda parte do seu mandato momentos como o de hoje, de inauguração de importante obra, serão corriqueiros levando em consideração o grande número de obras que se encontram em andamento no município.

A nova sede do CREAS fica na Rua Marechal Castelo Branco, no bairro 3 a 1. O novo equipamento público recebeu investimentos no valor R$ 278.937,72 (duzentos e setenta e oito mil novecentos e trinta e sete reais e setenta e dois centavos).

CREAS

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) integra a política de proteção especial do município vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e tem como objetivo realizar atendimento psicossocial, jurídico a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.

O CREAS foi implantado em Santa Cruz em 2010 e atualmente atende a uma demanda de 220 usuários. Tem uma equipe composta por coordenador, assistente social, psicólogo, pedagogo, advogado,  agentes sociais, auxiliar de serviços gerais.

O órgão oferece serviços de acolhimento, orientação, escuta, atividades em grupos, estudo social, monitoramento, articulação para outras políticas públicas setoriais e demais órgãos do sistema de garantia de direitos. Na atual gestão, o CREAS vem atuando no encaminhamento de dependentes químicos para tratamento em hospitais psiquiátricos e comunidade terapêutica, idosos para seus familiares ou abrigos, viabilização de serviços socioassistenciais, busca ativa, abordagens sociais em locais de risco social, acompanhamento de pessoas com deficiência em situação de risco e atendimentos individuais e em grupo. 






"Sei o que é passar fome", diz Marina

Em programa de TV emocionante a presidenciável do PSB, Marina Silva disse  que uma pessoa que já passou fome, como ela, jamais acabará com o Bolsa Família. 

"Dilma, você fique ciente: não vou lhe combater com suas armas; vou lhe combater com a nossa verdade", grita Marina, sobre um pequeno palanque montado para um comício em Fortaleza na última sexta-feira (12). "Nós vamos manter o Bolsa Família...Eu sei o que e passar fome", completou. Para integrantes da campanha, a fala de Marina se diferencia da de outros candidatos por não ter sido criada por redatores publicitários. O argumento é que um texto elaborado previamente não teria autenticidade.

No trecho mais dramático, Marina se recorda do dia em que sua família tinha apenas um ovo e "um pouco de farinha e sal" para alimentar oito filhos. "Tudo o que minha mãe tinha para oito filhos era um ovo e um pouco de farinha e sal com umas palhinhas de cebola picadas. Eu me lembro de ter olhado para o meu pai e minha mãe e perguntado 'vocês não vão comer'? E minha mãe respondeu: nós não estamos com fome."

E o texto segue: "E uma criança acreditou naquilo. Mas eu depois entendi que eles há mais de um dia não comiam. Quem viveu essa experiência jamais acabará com o Bolsa Família."
A origem humilde de Marina remete à história de vida do ex-presidente Lula. Tanto que, hoje, a avaliação é de que somente eles, no cenário eleitoral atual, podem falar dessa maneira com o eleitor.

“Não tenho medo de falar nada; não vou baixar a cabeça e vou ganhar a eleição”


No mesmo dia em que apareceu na pesquisa do Ibope seis pontos percentuais atrás da principal adversária, Fátima Bezerra (PT), na disputa pelo Senado Federal, Wilma de Faria (PSB), colocou no ar um programa eleitoral, para muitos, emocionante. Nele, a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal chorou e defendeu o filho, Lauro Maia, condenado por corrupção durante o governo dela.
Contudo, não foi só. Em cerca de 4 minutos de discurso gravado em uma das reuniões com “as amigas de Wilma”, realizadas no final de agosto, a candidata ao Senado pelo PSB prometeu trabalhar pelas melhorias na saúde, educação e segurança do País e, claro, do Rio Grande do Norte.  “Vou ganhar essa eleição. Eu quero ser a senadora do povo do Rio Grande do Norte”, afirmou a governadora, com uma voz já mais firme.
Segundos antes, visivelmente emocionada, Wilma de Faria havia dito que não era ficha suja. “Repare quem era Wilma antes de entrar na política e quem é Wilma depois. Eu sou a mesma pessoa. Onde é que eu morava, em que casa eu morava, qual o carro que eu tinha”, afirmou Wilma, fazendo uma pausa com a voz embargada. “Eu tenho minha alma limpa. Me emociono sim, porque a coisa pior do mundo é a injustiça. Tem muita gente que enriquece com a coisa pública. Existe muita corrupção e eu tenho o dever de, como política, sempre combater a corrupção. Vou combater sempre”, ressaltou ela.
“O Executivo não é fácil. Há também o interesse de ferir as pessoas mais próximas quem está frente ao Executivo. Isso aí é o que mais existe. Mas eu não tenho medo disso. Todas as vezes que houve qualquer problema no meu governo, eu não usei o poder de governadora para proteger ninguém. Se eu tivesse algum problema eu não estava aqui como candidata não gente. E você tem que analisar a vida das pessoas públicas pela sua vida”, afirmou também a governadora.