terça-feira, 18 de dezembro de 2018

“Fátima pode sofrer um colapso político como Dilma”, afirma Kelps



O deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) afirmou que, caso a governadora eleita Fátima Bezerra (PT) evite tomar atitudes drásticas para recuperar a economia do Executivo, ela pode acabar sofrendo um colapso político similar ao da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2016.

“O maior problema de Fátima é que a plataforma política dela é completamente contrária às medidas necessárias [para cortar custos]. Pode haver um colapso político como o de Dilma. Dilma baixou forçosamente o preço da gasolina e da energia, e vendeu o país. Ela não aguentou e acabou cassada”, analisou o deputado em entrevista à 96FM.

Na avaliação de Kelps, os dois maiores problemas do Estado são a folha de servidores e a previdência. Ele crê que a futura governadora terá de tomar medidas antipáticas nestas áreas para começar o processo de conserto financeiro do RN.

“A solução requer um processo. Os grandes problemas hoje são a folha e a previdência. Não tem como não mexer nisso com medidas antipáticas. Contudo, elas precisam ser pactuadas com o servidor; olhando nos olhos”.

Para o parlamentar, demitir servidores deve ser uma decisão tomada em última instância; é preferível que não se façam concursos públicos, inclusive voltados para segurança. Ele acredita que o RN não precise disso, mas sim de ações voltadas para as políticas de recursos humanos.

“Eu não contrataria mais. Me assusta quando o Estado fala em concurso público. Acho que não se deve fazer mesmo para a segurança. Temos um dos quatro maiores efetivos por habitante do Brasil. Não precisa”.

Até o momento, segundo Kelps, Fátima ainda não deu sinais positivos que projetem uma boa gestão financeira. Ele se disse preocupado. “Torço para que a gestão dela dê certo, mas os primeiros movimentos não indicam isso. O maior problema do Estado são a previdência e o servidor, mas Fátima não anunciou uma medida objetiva nessas áreas. Sem isso, não tem administração”, pontuou.

Recentemente, Fátima compareceu à Assembleia Legislativa, oportunidade em que Kelps a questionou sobre a previdência. O deputado contou que ficou receoso com a resposta da petista.

“Ela disse que não sabe [o que vai fazer], e que ainda está estudando os números da transição. É público que há um rombo de mais R$ 100 milhões por mês. Como uma candidata é eleita e ainda não sabe o que vai fazer com o maior problema do Estado? Espero que o projeto dela seja bom, mas ele ainda não apareceu. Dá margem para gente interpretar que ele não existe e isso é assustador”, finalizou o deputado.

Agora RN

Ministro acata recurso de Kerinho e abre caminho para Beto tomar vaga de Mineiro



O ministro Jorge Mussi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anulou nesta segunda-feira, 17, uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que havia invalidado os votos recebidos pelo candidato a deputado federal Kériclis Alves Ribeiro, mais conhecido como Kerinho (PDT).

Com o despacho, o caso terá de ser novamente julgado pelo TRE-RN, e um novo entendimento da Corte poderá resultar em uma mudança na composição dos eleitos para a Câmara Federal no Estado. Com a validação dos votos de Kerinho, Beto Rosado (Progressistas) tomaria a vaga do deputado eleito Fernando Mineiro (PT).

Integrante da coligação “100% RN”, Kerinho obteve no último pleito 8.990 votos, que não foram considerados na apuração. O candidato do PDT foi declarado inelegível pelo TRE-RN por supostamente não ter obedecido aos prazos para entrega de documentos na Justiça Eleitoral no momento do registro de candidatura. A defesa de Kerinho sustenta desde então que respeitou os prazos.

Na decisão desta segunda-feira, Jorge Mussi entendeu que houve um “erro judiciário” no caso. O ministro reconheceu, fundamentado em um relatório da Coordenadoria de Sistemas Eleitorais, que Kerinho apresentou sua documentação no prazo correto, mas que o sistema de registro de candidaturas do TSE não processou as informações corretamente – o que gerou, depois, a inelegibilidade.

De acordo com o relatório que serviu de base para a decisão de Jorge Mussi, Kerinho entregou a documentação às 18h41 do dia 14 de agosto de 2018, ou seja, faltando pouco mais de três horas para o encerramento do prazo. “Como o envio foi feito próximo ao prazo final, acreditamos que as instabilidades provocadas pelo grande volume de arquivos recebidos naquele dia tenham (sic) causado erro e o não processamento dos arquivos do candidato em questão”, aponta o documento.

Na avaliação do ministro do TSE, “o erro cometido pelo aparelho judicial não pode reverter em prejuízo de sua vítima [no caso, Kerinho e sua coligação]”. “Assim, diante das especificidades do caso concreto, é forçoso reconhecer a falha da Justiça Eleitoral, anulando-se o aresto [decisão] regional”, destacou Mussi.

Ao determinar o retorno do processo ao TRE-RN, ao qual caberá dar a palavra final no caso, Jorge Mussi assinalou que não cabe ao TSE “aferir a presença ou não dos requisitos do registro, sob pena de supressão de instância”.

Se Kerinho tiver a candidatura confirmada, o que vai depender do exame final do TRE-RN, a recontagem dos votos vai alterar o quadro de eleitos para deputado federal. Isso porque a coligação de Kerinho, a 100% RN, ultrapassaria em número de votos a coligação Do Lado Certo. Com isso, o deputado eleito Fernando Mineiro perderia a vaga para Beto Rosado.

Com salários atrasados, Polícia Militar ameaça parar nos últimos dias do ano



O presidente da Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró e Região, Tony Fernandes, informou, em entrevista concedida ao jornalista Saulo Vale, que existe a possibilidade de ocorrer o movimento “Segurança com Segurança”, o mesmo que ocorreu no final do ano passado e início de 2018.

Ele se refere ao movimento de aquartelamento da categoria, que ocorreu no final de 2017 e durou 23 dias, quando a PM deixou de ir às ruas. “Além da falta de pagamento do décimo terceiro, ainda temos péssimas condições de trabalho”, critica.

As associações da PM se reúnem nesta terça-feira (18) em Natal para decidir se aderem à mobilização de aquartelamento. A principal queixa é a falta de pagamento do 13° salário de 2018 e do mês de dezembro, além do 13° salário de 2017, que não foi pago para quem recebe acima de R$ 5 mil.

“Para agravar a situação, o Tribunal de Justiça entendeu que [o Governo] não poderia antecipar os recursos dos royalties do petróleo. A gente vê que enquanto há instituições muito bem, com décimo em dia, diárias em dia e condições de trabalho, ainda com licenças-prêmio e férias pagas, os servidores do Executivo vivem sem ter o mínimo”, critica.

Governo de Bolsonaro representará ‘fim de um ciclo’, diz FHC



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou na noite desta segunda-feira, 17, que o governo do presidente Jair Bolsonaro, que toma posse no dia 1º de janeiro, representa o “fim de um ciclo” iniciado na Constituinte de 1988, que tinha como pensamento majoritário o monopólio do Estado.

“Acho que o novo governo vai terminar um ciclo. Esse ciclo já estava morrendo. Precisa morrer. Não sei se ele (Bolsonaro) será capaz de criar outro ciclo. Tenho uma interrogação”, afirmou.

FHC disse ainda que quer ver primeiro o governo Bolsonaro para depois julgar. “Sou contra opiniões precipitadas. Quero ver primeiro para depois julgar. Minha torcida é a favor do Brasil”, afirmou. 

As declarações de FHC foram feitas em uma palestra fechada no encerramento do programa “Legado para Juventude”, sobre a formação de jovens, idealizado por ele e pela educadora Daniela De Rogatis, no Unibes Cultural. Na ocasião ele também lançou o livro “Legado para Juventude Brasileira”.

Fagner, Alexandre Pires e Waldonys são atrações desta semana no 'Natal em Natal'; confira programação

Fagner é uma das atrações do 'Natal em Natal' nesta semana   — Foto: Divulgação

Começa nesta segunda-feira (17) o ciclo de shows gratuitos dentro da programação do 'Natal em Natal 2018' no pólo da Cidade Alta. Entre os nomes confirmados na programação da prefeitura, estão artistas de peso como Raimundo Fagner, Alexandre Pires e Waldonys. Entre os nomes locais, personalidades como Dodora Cardoso.
Do instrumental ao choro, passando pelas tradições da cultura popular, forró e MPB, a programação atende a vários gostos e estilos, através de uma parceria do município com o movimento Viva Centro. Entre os no
Nesta segunda (17), as atrações se concentram no palco da Rua João Pessoa. Mas também haverá muita música ao longo da semana, no palco da avenida Deodoro da Fonseca, com atrações nacionais e locais e vai até a inauguração do Espaço Cultural K-Ximbinhop (Travessa Pax) e música no Espaço Cultural Ruy Pereira (lateral do IFRN).
Confira a programação

Polo Natalino Cidade Alta

Palco João Pessoa
Dia 17
  • Daniel e Rubi- 16h
  • Orquestra de Cordas do Sesc - 17h
  • Pastoril Bom Pastor - 17h30
  • Coral do Sebrae e Coral Sons da Terra- 18h
  • Grupo Choro do Elefante - 19h
Dia 18
  • Grupo de Música RN Vida (Sesc) - 17h
  • Boi de Reis do Bom Pastor - 17h
  • Wagner Buchexa- 17h
  • Debinha Ramos- 18h30
Dia 19
  • Dança do Pastoril (Sesc) - 17h
  • Alexandre Moreira- 17h30
  • Banda Leão de Judá - 18h30
Dia 20
  • Amanda Duarte - 17h
  • Carmem e Levi - 18h
Dia 21
  • Sávio Filgueiras - 17h
Dia 22
  • Flávio Lucena e Chico Tárcio- 17h
Dia 23
  • Álisson Brazuka - 13h30
Palco Deodoro
Dia 20
  • Yrahn Barreto- 21h
  • Raimundo Fagner- 22h
Dia 21
  • Ribeira Boêmia - 19h
  • Alexandre Pires - 21h30
Dia 22
  • Dodora Cardoso - 21h
  • Waldonys - 22h
Palco Espaço Cultural K-Ximbinho
Dia 22
  • Coletivo Garagem- 15h
  • RN Autoral de Samba e Choro - 16h
  • Jubileu Filho e Luna Hesse - 17h
  • Laryssa Costa - 18h
  • Raphael Almeida - 19h
  • Priscila Matos - 20h
  • Bethoven e Choro do Elefante - 21h
  • Joca Costa - 22h
  • Carlos Zens e Choro do Caçuá - 23h
Dia 23
  • Fuxico de Feira - 00h
  • Batuque de um Povo - 1h
Palco Espaço Cultural Ruy Pereira
Dia 22
  • Rodolfo Amaral - 16h
  • Silveirinha Kosta - 18h

Polo Natalino Zona Sul (Palco Ponta Negra)

Dia 29
  • Catita Choro e Gafieira - 21h
  • Claudia Leite - 22h30

Polo Natalino Zona Norte

Palco Nélio Dias
Dia 27
  • Arquivo Vivo - 20h
  • Dorgival Dantas - 22h
Dia 28
  • Kanelinha & CPI do Forró - 19h
  • Quarteto Linha - 20h30
  • Banda Grafith- 22h
Palco Redinha - Reveillon
Dias 31/12 e 01/01
  • Luizinho Nobre - 23h
  • Carlos Zens - 0h30
  • Jaina Elne - 1h40
  • Debinha Ramos - 02h50
  • Perfume de Gardênia - 04h

Polo Natal Zona Leste (Palco Santos Reis)

Dia 02/01
  • Pretta - 21h
Dia 03/01
  • Panka de Bakana - 21h
Dia 04/01
  • Grupo Batuque Resistência - 21h
  • Luizinho Nobre - 21h30
Dia 05/01
  • As Nordestinas - 21h
  • Isaque Galvão - 22h30

Prefeito interino Marco Celito se reúne com equipe e inicia a semana despachando em seu gabinete


O prefeito interino de Santa Cruz, Marco Celito, teve na manhã desta segunda-feira (17) um encontro com parte de sua equipe. O novo gestor municipal foi recepcionado na sede do Poder Executivo por secretários e funcionários da Prefeitura de Santa Cruz.

Acompanhado dos vereadores Fábio Dias, Edmilson Silva, Renato Locutor e Tarcísio das Horteiras, o prefeito interino, Marco Celito, disse que está chegando para somar e que conta com o apoio de todos para seguir desenvolvendo os projetos da gestão ex-prefeita Fernanda Costa.

Após o encontro, Marco Celito despachou durante toda a manhã em seu gabinete, onde recebeu alguns secretários.

Marco Celito foi eleito na última sexta-feira (14) presidente da Câmara Municipal de Vereadores até o final deste ano. Como Santa Cruz passará por eleição suplementar, o presidente do Poder Legislativo também acumulará o cargo de prefeito de forma interina. Marco Celito seguirá conduzindo os destinos de Santa Cruz até 31 de dezembro.