sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Rádio ficará suspensa por não transmitir A Voz do Brasil na hora certa

A Rádio Metropolitana Paulista terá a transmissão suspensa por um dia, como punição por não ter respeitado o horário do programa A Voz do Brasil, determinado pelo Código Brasileiro de Telecomunicações. O mandado de segurança impetrado pela emissora para reverter a sanção definida administrativamente foi negado por unanimidade pela Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em seu pedido ao STJ, a rádio alegou que não deixou de transmitir o programa, apenas o fez em horário alternativo. Além disso, alegou que a suspensão pela não transmissão seria medida punitiva muito severa, uma vez que outras emissoras receberam sanções mais brandas.

O pedido de liminar foi indeferido pelo ministro Humberto Martins, relator do processo, e posteriormente a União pediu seu ingresso no feito. Em suas informações, a autoridade citou que a legislação determina a retransmissão do programa oficial de informações da República no horário das 19h às 20h e estabelece as penalidades em caso de descumprimento, que vão de multa à suspensão por até 30 dias.

Reincidência

Para a União, tanto a multa quanto a suspensão são proporcionais, “uma vez que já teriam sido aplicadas outras 16 penalidades por descumprimento”. A gravidade da falta, os antecedentes e a reincidência seriam suficientes para justificar a suspensão, alegou a autoridade.

Em seu voto, o ministro Humberto Martins esclareceu que a retransmissão do programa A Voz do Brasil é obrigação legal de todas as emissoras de rádio e o entendimento jurídico a respeito é pacífico, com diversos precedentes do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Humberto Martins, o ato administrativo foi motivado e o processo administrativo observou os ditames do devido processo legal e da ampla defesa. “No caso, vê-se que a obrigação de retransmitir o programa foi descumprida reiteradas vezes pela rádio em questão, com penalidades que se iniciaram em advertências e culminam com a atual suspensão”, afirmou o ministro. Para ele, há tanto proporção quanto razoabilidade na punição.

O ministro se referiu também ao argumento de que está em tramitação no Congresso Nacional projeto de lei que pretende desobrigar as emissoras de retransmitir o programa. Segundo ele, a questão nem deve ser considerada no caso em julgamento, “pois é evidente que nova lei neste sentido – se aprovada e sancionada – somente vigerá a partir da sua publicação”.

Série B tem três jogo hoje

Nesta sexta-feira (8), a 34ª rodada da Série do Campeonato Brasileiro tem prosseguimento com três jogos. Em Bragança Paulista, interior de São Paulo, o Bragantino recebe o Atlético-GO. Em um jogo que interessa diretamente a ABC e América, esse jogo é um confronto direto na briga contra o rebaixamento, já que o Bragantino é o 15º colocado com 39 pontos e o Atlético está na 17ª posição com 35. A partida começa às 19h30 (de Brasília).

Em Arapiraca, o Asa recebe o Avaí a partir das 21h (de Brasília). O time de Santa Catarina é o quinto colocado com 53 pontos e está na luta por uma das vagas de acesso à Série A do Campeonato Brasileiro. O Asa ocupa a lanterna há sete rodadas e tem apenas 26 pontos.

No último duelo da noite, o Paraná viaja até Varginha, em Minas Gerais, onde encara o Boa Esporte, às 21h50 (de Brasília). O clube paranaense está na oitava colocação a dois pontos do G4 e o Boa é o 11º com 44 pontos.

Filho de empresário e vaqueiro são encontrados mortos em açude no RN

Os corpos do filho de um empresário do ramo de mineração e de um vaqueiro foram encontrados na manhã desta sexta-feira (8) em um pequeno açude no município de Equador, a 270 quilômetros de Natal, na região Seridó potiguar. Segundo a Polícia Militar, Richard Patrício, de 26 anos, entrou no açude na tentativa de salvar o vaqueiro Availdo Batista Morais, da mesma idade. “Mas os dois acabaram se afogando. Inclusive, achamos os corpos deles abraçados”, afirmou o sargento Maurício Pereira.

Ainda de acordo com o sargento, Richard é filho do ex-vereador e empresário Djalma Patrício, bastante conhecido na região, e que é dono de uma mineradora que explora caulim – matéria-prima utilizada na fabricação de cerâmicas e tintas. “O rapaz tava desaparecido desde a tarde de ontem (7). A família pensou até em sequestro por causa da elevada condição financeira, mas descartamos a possibilidade quando encontramos os corpos”, acrescentou o sargento.

O policial contou que durante as buscas pela região, já na manhã desta sexta, os próprios parentes encontraram roupas de Richard e a moto dele ainda ligada perto de um dique usado no parque de vaquejada que também pertence ao pai. “Acreditamos que Richard tentou salvar o vaqueiro porque ele estava de calças, como se realmente tivesse pulado na água para socorrer o vaqueiro. Já Availdo, estava apenas de cuecas, como se já tivesse na água tomando banho”, explicou.

Apesar das evidências, a Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o que de fato aconteceu. Os corpos do filho do empresário e do vaqueiro foram levados para perícia no Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) de Caicó e devem ser liberados para sepultamento ainda nesta sexta.

Prefeitura de João Pessoa anuncia concurso público com 1.300 vagas

A Prefeitura de João Pessoa anunciou nesta sexta-feira (8) a abertura de concurso público com 1.300 vagas para a Secretaria de Educação do município. O secretário de Administração do município, Roberto Wagner, disse que o edital vai ser publicado ainda hoje no site da Fundação Getúlio Vargas, organizadora da prova, e também na página da prefeitura.

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas, as inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (11) e poderão ser feitas até o dia 2 de dezembro. A prova está marcada para acontecer no dia 12 de janeiro de 2014 .


Do total de vagas, 1.000 são para o cargo de professor, sendo 450 destinadas à educação básica I e 550 para a educação básica II nas disciplinas de português, ciências, história, geografia, educação física, dança e teatro.

Ainda serão ofertadas 100 vagas para os cargos de assistente social escolar, orientador educacional, supervisor escolar e psicólogo escolar, todas exigindo nível superior. Para o nível médio, serão destinadas 200 vagas para o cargo de agente educacional I.


Esse concurso para a Educação tinha sido prometido pelo prefeito Luciano Cartaxo durante sua posse no dia 1º de janeiro. Em agosto, um edital para prova vazou na internet antes da divulgação oficial. Na época, a então organizadora, Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), assumiu o erro e em seguida a prefeitura anunciou que trocaria a empresa.

PM encontra carro queimado e corpo com marcas de tiros na Grande Natal

O corpo de um homem com marcas de tiro e um carro queimado foram encontrados pela polícia na manhã desta sexta-feira (8), em Parnamirim, município da Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, a população acionou a PM após entrar o veículo queimado. Ao chegar ao local, os policiais encontraram também o corpo de Ejerson Victor de Lima, de 21 anos.

O veículo e o corpo foram encontrados no Parque das Árvores, no bairro de Nova Parnamirim. Moradores da região disseram à polícia que ouviram gritos e tiros durante a madrugada. De acordo com a PM, Ejerson Victor de Lima, de 21 anos, foi alvejado na cabeça. Ninguém soube informar se a vítima morava na região.

Uma loja da rede Maré Mansa localizada no bairro Alecrim em Natal, foi assaltada

Assaltantes armados fizeram um arrastão na manhã desta sexta-feira (8) na loja de eletromóveis Maré Mansa, que fica em frente à praça Gentil Ferreira, no bairro do Alecrim, zona Leste de Natal. Segundo a Polícia Militar, os criminosos renderam os funcionários assim que eles abriram a loja. Em seguida, fugiram levando vários produtos e dinheiro.
 
De acordo com o coronel Ulisses Paiva, o grupo esperou a loja ser aberta para abordar os funcionários. “Equipamentos eletrônicos, celulares e uma quantia em dinheiro ainda não revelada foram levados”, disse o oficial.

Após o assalto, o coronel acrescentou que os criminosos fugiram de carro em direção à comunidade da Guarita, que foi cercada pela PM. Até o momento, no entanto, ninguém foi preso. “Eles trocaram de carro e conseguiram fugir do cerco”, acrescentou o coronel Ulisses. A polícia ainda realiza diligências na tentativa de encontrar os assaltantes.

Visita de especialista neste sábado (09) será mais um passo do projeto da prefeitura para revitalizar a Feira Livre de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz segue com o projeto de modernização e padronização da Feira Livre da cidade. No próximo sábado (09), o consultor e especialista na área, José Murici, visitará a feira do município com o objetivo de conhecer o espaço e traçar um plano de ação.

José Murici é um dos poucos especialistas em feiras que atuam no Nordeste e foi contratado pelo SEBRAE, parceiro da Prefeitura, para elaborar um estudo e identificar quais as ações deverão ser desenvolvida para a revitalização da Feira Livre, prestando o assessoramento técnico necessário para a prefeitura e feirantes.

A Prefeitura de Santa Cruz já realizou este ano visitas técnicas a cidades que já padronizaram suas feiras, realizou o cadastramento de todos os feirantes e a visita do consultor José Murici será mais importante passo que será dado para a transformação da Feira Livre do município.







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

TSE mantém prefeito e vice de Lajes Pintadas afastados dos cargos

O ex-prefeito de Lajes Pintadas Nivaldo Alves da Silva (PR) e o vice Raimundo Diogo (PHS), vão continuar afastados dos cargos. Isso por que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) nesta quinta-feira (07) concedeu liminar apresentado pela defesa dos políticos contra o acórdão do TRE-RN (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte), que afastou os dois do comando do município.

Enquanto isso, o presidente da Câmara, Marcia Meyre (PSDB), continua interinamente como prefeita. No dia 30 de setembro, o TRE-RN cassou os mandatos do prefeito e vice de Lajes Pintadas. 
Por meio de ação cautelar, com pedido de liminar, Nivaldo Alves da Silva e Raimundo Diogo haviam requerido o empréstimo de efeito suspensivo ao especial, admitido na origem (folhas 70 e 71), interposto em face do acórdão que implicou a manutenção da sentença no tocante à multa fixada pela prática de conduta vedada a agente público, tendo o Regional, por maioria, provido o recurso do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, cassado os diplomas de Prefeito e Vice de Lajes Pintadas/RN e determinado à convocação de novas eleições.
“O risco estaria no iminente afastamento dos cargos, em razão de o Juiz Eleitoral haver determinado que, no prazo de 24 horas, o Presidente da Câmara de Vereadores assumisse a Prefeitura de Lajes Pintadas/RN. Assinalam, para a eventualidade de já haver sido executada essa determinação, o cabimento da medida de urgência, a fim de retomarem os mandatos, evitando-se a realização de novo escrutínio e a insegurança jurídica decorrente da alternância no exercício da chefia do Executivo local. Requerem o deferimento da liminar, para ser conferido efeito suspensivo ao especial, permanecendo nos cargos ou a eles sendo reconduzidos até o exame final do recurso por este Tribunal. Após a citação do réu, pleiteiam, no mérito, a confirmação da medida acauteladora”. Relator - Ministro Marco Aurélio - Brasília, 7 de novembro de 2013.
A liminar foi concedida nos termos em que foi pedida. Ocorre que condiciona o retorno do prefeito e vice cassados a não ocorrência da posse pela presidente da Câmara de Vereadores.
Assim como a presidente já havia tomado posse desde o dia 11/10/2013, a medida ficará sem eficácia.
 
 
 
 
Por: A Tribuna de Lajes Pintadas

Natalense Khrystal é salva por Cláudia Leitte no The Voice Brasil

Apesar de emocionarem os jurados e seus assistentes com a interpretação de clássicos de Dominguinhos, a natalense Khrystal perdeu já na primeira fase das “batalhas” do The Voice Brasil, exibido na Rede Globo na noite desta quinta-feira. Khrystal duelou com a paraibana Lucy Alves e sua sanfona. E apesar da escolha de Carlinhos Brown – técnico de ambas – por Lucy, a cantora baiana Cláudia Leitte trouxe a natalense para seu time, mantendo a esperança de vencer um próximo duelo e seguir no programa. E Khrystal chorou mais uma vez:

“Apesar de termos universos musicais tão diferentes, ela foi muito generosa comigo. Estou muito feliz por estar no time de Claudinha”, disse a potiguar já nos bastidores do programa. No palco, com os olhos marejados, Cláudia Leitte parabeniza as participantes. “Me emocionei muito mesmo. Mexeram com o meu coração. Foi muito real e tenho certeza que conquistaram todos aqui. É muito talento e muita beleza”. “Esqueci que era uma batalha. Parabéns. Gostei da simplicidade de vocês”, completa Maria Gadú, assistente da baiana.

A brasilidade apresentada pelas participantes é um ponto que também agrada os técnicos. “Essa apresentação se resume em duas palavras: originalidade e verdade. Elas transparecem ter simplicidade. Realmente esquecemos que é um duelo”, disse Daniel. “Vocês vieram trazer brasilidade pra gente”, opina Luiza Possi, assistente do sertanejo. “Me senti muito brasileira. É muito difícil tocar sanfona e fazer segunda voz para a Khrystal cantar. Sinto muito orgulho de ser brasileira ao ouvir vocês cantando”, concorda Gaby Amarantos, assistente de Lulu Santos. O técnico, também emocionado, elogia as nordestinas. “Fico muito dividido. Você com a sanfona arrasa. Obrigado por trazer a luz e a doçura do Nordeste”.

E Carlinhos Brown justifica seu voto: “O Brasil surpreende o próprio Brasil. Este é o exemplo mais verdadeiro do Brasil. Não abro mão do meu país. Estou muito comovido. Nesta noite, vou ficar com a Lucy”. Khrystal foi uma das duas eliminadas pelos seus jurados que conseguiu a “repescagem” com outro jurado. Outras quatro candidatas foram eliminadas do programa.

Vereadores de Natal aprovam passe livre para alunos da rede municipal

Os vereadores de Natal aprovaram nesta quinta-feira (7), em regime de urgência, o projeto de lei que garante a gratuidade no sistema de transporte coletivo de passageiros para os estudantes da rede pública municipal de ensino, o passe livre. Foram apresentadas em plenário 30 emendas para a discussão, sendo nove aprovadas para encarte ao projeto, 10 retiradas de pauta e 11 rejeitadas. Agora o projeto segue para o prefeito Carlos Eduardo (PDT). Ele tem o prazo de 15 dias para sancionar o projeto ou vetar as emendas.

A emenda proposta pelo vereador Sandro Pimentel (PSOL) que estabelece a concessão de 60 passagens por mês a cada estudante foi aprovada. O vereador Rafael Motta (PROS) propôs que a exclusão do oitavo parágrafo do projeto do Executivo Municipal, que tratava do pagamento de meia passagem por parte dos estudantes no período de recesso escolar. “Suprimindo este parágrafo não existirá isso de 50% de desconto no valor da passagem inteira durante o recesso. Vale a gratuidade durante todos os meses do ano respeitando-se o limite da emenda do vereador Sandro de 60 créditos”, explicou Rafael Motta.

Além disso, o vereador Ubaldo Fernandes (PMDB) conseguiu a aprovação de sua emenda que dispõe sobre a utilização da gratuidade para atividades culturais e esportivas com a autorização da direção escolar e secretaria municipal de Educação aos estudantes.

A votação foi encerrada por volta das 23h15. “Esse debate é fruto de uma série de acontecimentos. A CMN trabalhou e votou pela gratuidade. A prefeitura argumentou sua incapacidade de arcar com o custo dos estudantes de todo o estado, em todas as esferas, mas apresentou uma alternativa exequível dentro dos cerca de R$ 2 milhões que possui para a execução do projeto”, completou o líder da bancada governista, o vereador Júlio Protásio.

Candidato a deputado federal defende Ricardo Motta para governador

Candidato a deputado federal pelo PHS, Romildo Queiroz defendeu a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta (PROS) a governador do Rio Grande do Norte. Em entrevista ao blog “De Olho no Assú”, ele não hesitou em apontar o nome do deputado como capacitado para governar o Rio Grande do Norte.

“O deputado Ricardo Motta é presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e já demonstrou sua capacidade em administrar a coisa pública quando foi primeiro secretário da Assembleia por vários anos e agora como presidente vem dando um exemplo de como administrar a terceira maior receita do Estado. Além disso, tem demonstrado a habilidade política herdada de seu pai, o ex-deputado Clovis Motta, que também foi vice-governador”, justificou.

Ainda segundo Romildo Queiroz, Ricardo transita muito bem por toda a classe política do Estado e é conhecido pela sua capacidade de administrar os mais diferentes problemas políticos e administrativos que a vida pública proporciona. “Sempre sereno na sua maneira de ser, o deputado Ricardo Motta é bastante respeitado e reconhecido no meio político como homem de bom senso”, afirmou.

O pré-candidato a governador pelo PHS salientou ainda que todos esses aspectos credenciam o atual presidente da Assembleia Legislativa a lançar-se candidato ao governo do Estado do Rio Grande do Norte. “Ricardo é um bom nome para disputar o governo tanto pela oposição como pela situação, principalmente diante das dificuldades políticos administrativa que o RN enfrenta”.

Romildo Queiroz disse ainda que o Rio Grande do Norte precisa novamente acreditar na classe política, depois das decepções que foram as gestões da ex-prefeita Micarla de Sousa em Natal e da governadora Rosalba Ciarlini. “Primeiro foi a decepção com a difícil administração da prefeita de Natal, agora novamente as dificuldades enfrentadas com o governo do Estado”.

Ainda segundo ele, a classe política do Rio Grande do Norte necessita ainda dar uma resposta ao povo, especialmente o mais carente e interiorano, que sofre, ora com a seca maior de todos os tempos, ora com as inundações, como as que acontecem no Vale do Assú.

“Estamos à beira de um colapso tanto na Saúde como na Educação e Segurança bem como em quase todos os segmentos organizados da sociedade e órgãos gestores do nosso estado. Por isso vejo em Ricardo Motta a possibilidade real de ser o próximo gestor que possa amenizar a caótica situação político-administrativa do nosso querido e sofrido Rio Grande do Norte”, finaliza Romildo Queiroz. (A.V.)

Delegacias receberão R$ 3,7 milhões para modernização

A investigação dos crimes feita pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte será otimizada com a modernização e melhoria estrutural de sete unidades policiais no Estado. As mudanças, que terão investimentos em torno de R$ 3,7 milhões, serão implementadas nas duas delegacias especializadas de homicídios (DEHOM), localizadas em Natal e Mossoró, e em cinco delegacias que fazem parte da Região Metropolitana de Natal (RMN). As unidades de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e duas de Parnamirim ganharão núcleos de investigação.

As melhorias a serem efetivadas nestas delegacias serão concretizadas com a utilização de recursos federais e estaduais. A União repassará para o Rio Grande do Norte R$3.633.844,00 e o Estado investirá R$ 181.700,00. O Rio Grande do Norte receberá a dotação vinda da União por fazer parte do Programa Brasil Mais Seguro, do Governo Federal. A iniciativa visa diminuir os índices de violência e aumentar a elucidação dos crimes, destinando verbas orçamentárias da União para a área de segurança pública de alguns Estados.

Fernando Lucena: Candidatura de Fátima pode levar o PT ao desastre

Sempre polêmico, o vereador Fernando Lucena, do PT, tem verdadeira aversão a “oligarquias políticas” e o simples fato do Partido dos Trabalhadores caminhar para uma aliança com o PMDB de “caciques” políticos, como Henrique Eduardo Alves, presidente da Câmara dos Deputados, e Garibaldi Alves Filho, ministro da Previdência Social, causa receito no parlamentar municipal. “Uma candidatura da deputada federal Fátima Bezerra para o Senado aliada a grupos tradicionais e oligárquicos poderá levar o PT ao desastre”, analisou Lucena.

Segundo o vereador, esses grupos estão na política do Rio Grande do Norte há muito tempo e não resolveram os problemas do Estado em setores essenciais como saúde, educação e segurança pública. Por isso, para o PT, seria melhor optar por uma candidatura própria para governador, lançando Fátima Bezerra para senadora. “O PT sairá fortalecido”, ressaltou.

Não é por acaso que Lucena é contrário a aliança do PT com o PMDB. Apesar dos dois partidos serem aliados em nível nacional, no plano local eles ficaram durante muito tempo de lados opostos, com os peemedebistas apoiando o Governo do Estado, do DEM, e os petistas sendo oposição.

Dessa forma, inclusive, Henrique Alves e Garibaldi Filho foram, rotineiramente, alvos de críticas veladas de Fernando Lucena no plenário da Câmara. Na semana passada, por exemplo, ele chamou o ministro da Previdência Social de “pamonha”. Antes, já havia dito: “Henrique tem que ajudar o RN para não fazer igual ao primo, Garibaldi Filho, que quando foi presidente do Senado Federal não conseguiu nem uma quenga de coco para o Rio Grande do Norte”.

O PMDB, porém, não é o único ponto de insatisfação de Lucena. A possibilidade de uma aliança com o partido colocar no mesmo bloco, também, DEM e PT, é algo jamais pensado. Primeiro porque é uma determinação nacional dos petistas não conversar com os democratas. O distanciamento é tão grande que no início do ano, quando a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) cogitou apoiar a candidatura à reeleição da presidente da República, Dilma Rousseff, do PT, Lucena criticou e negou o apoio.

“Ninguém quer o apoio de Rosalba, quanto mais o PT. Não existe essa possibilidade. É mais uma medida para tirar voto da presidente do que algo bem intencionado. Parece até aquele anúncio de Micarla de Sousa (ex-prefeita), que na ‘hora H’ anunciou o apoio a Carlos Eduardo Alves (atual prefeito) para tirar voto dele (na eleição para Prefeitura de Natal em 2012)”, avaliou Lucena, ressaltando que “era um presente de grego, um abraço de jacaré”, e se Rosalba quiser mesmo votar em Dilma, “vai lá e vote, mas não precisa dizer a ninguém”.