terça-feira, 10 de maio de 2016

Senado cassa mandato de Delcídio por 74 votos a 0

Preso por tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato em novembro de 2015, o senador Delcídio do Amaral teve o mandato cassado nesta terça-feira no Senado por quebra do decoro parlamentar. A cassação de Delcídio foi construída com 74 votos favoráveis, enquanto nenhum senador votou contra e um se absteve. A decisão do plenário da Casa vem cinco meses depois de PPS e Rede ingressarem com uma representação contra o agora ex-senador no Conselho de Ética do Senado, cujo relator, Telmário Mota (PDT-RR), recomendou a cassação em seu parecer.
Com a perda do mandato e sem foro privilegiado, o ex-líder do governo Dilma Rousseff fica inelegível por oito anos e terá o processo na Lava Jato remetido pelo relator no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Teori Zavascki, ao juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos da operação em primeira instância em Curitiba.
Como Delcídio não compareceu à sessão que lhe cassou o mandato e não enviou advogado para representá-lo, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou que fosse nomeado um defensor dativo, e o advogado Danilo Aguiar assumiu a defesa do senador. Ele argumentou que a conduta do ex-petista não é suficiente pra perda de seu mandato e pediu para que se aguarde o envio do aditamento da denúncia contra Delcídio pela Procuradoria-Geral da República (PGR) "a fim de que a defesa tomasse conhecimento de fatos novos".
Delcídio do Amaral teve a prisão preventiva determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em "flagrante continuado" após aparecer em gravações feitas pelo filho do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró, Bernardo, negociando a compra do silêncio de Cerveró na Lava Jato em troca de pagamentos mensais de 50.000 reais à família.

Gestão da Prefeita Fernanda inicia pavimentação asfáltica de diversas ruas da cidade e do percurso da procissão de Santa Rita, o "Caminho da Santa"


A Gestão da Prefeita Fernanda Costa deu início na manhã desta terça-feira (10) a mais uma importante obra de infraestrutura em Santa Cruz. Trata-se da pavimentação asfáltica que irá contemplar várias ruas da cidade, a principio, do Centro.

A obra será executada por etapas e a primeira está sendo chamada de “Caminho da Santa”, isto porque serão asfaltadas as ruas por onde passa todos os anos a procissão de Santa Rita de Cássia, no encerramento da festa da padroeira do município, que são as ruas Augusto Severo, Padre João Jerônimo, Theodorico Bezerra e Aluízio Bezerra. Nesta etapa também será asfaltada a Rua Coronel Ivo Furtado.

A obra utilizará recursos oriundos de emenda parlamentar do Deputado Tomba Farias e tem previsão para ser concluída até sábado, 14 de maio.

A expectativa da Prefeitura de Santa Cruz é, ainda neste primeiro semestre, asfaltar ruas do bairro Paraíso, inclusive o acesso a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além do acesso ao Hospital Regional Aluízio Bezerra, no Conjunto Cônego Monte.



Santa-cruzense Ciro Bad Boy festeja vitória no 1º Round Combat


Dois lutadores potiguares venceram os principais confrontos da segunda edição do 1º Round Combat, realizada em Natal, na última sexta-feira. Em superluta até 77 kg, Ciro Bad Boy venceu o baiano Edilberto Crocotá por decisão unânime dos juízes. No evento principal, na categoria peso pesado, Caião Alencar finalizou o conterrâneo Felipão Dantas, ex-TUF Brasil, com um armlock ainda no primeiro round.

As provocações que chamaram atenção antes da luta ficaram fora do cage, e Ciro e Crocotá fizeram um combate bastante técnico e tenso. Com apoio da torcida da Kimura Nova União no ginásio Nélio Dias, o lutador potiguar conseguiu pontuar bem e, apesar do susto no terceiro round, quando se viu ameaçado por um armlock, conseguiu a vitória. “Eu achei que a luta poderia ser decidida em nocaute ou finalização. Mas eu sabia que, se a luta fosse para o terceiro round, eu ganharia na pontuação porque estaria em uma forma melhor. Quanto ao braço, estava sob controle. Ele poderia quebrar, mas eu não batia”, declarou.

Ministério Público Federal quer garantir funcionamento integral do Hospital Ana Bezerra em Santa Cruz


O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) recomendou ao superintendente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima, e à superintendente do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab), Maria Cláudia Medeiros Costa, que adotem as providências necessárias para garantir o funcionamento integral da unidade, localizada em Santa Cruz.

O setor de pediatria já foi fechado por falta de médicos e, pelo mesmo motivo, o de obstetrícia enfrenta graves dificuldades. Devido à falta de anestesiologistas, foram suspensas também as cirurgias eletivas. Uma das recomendações do MPF é para que a Ebserh, que administra o Ana Bezerra, conclua, em caráter de urgência, a homologação do Concurso Público 09/2015, viabilizando a contratação dos médicos aprovados.

Caso isso não ocorra de imediato, o procurador da República Fernando Rocha, que assina a recomendação, aponta como alternativa para o hospital a abertura de um processo seletivo simplificado, visando à contratação temporária de médicos e demais profissionais necessários à retomada do atendimento integral à população.

Outra opção apontada pelo MPF é a contratação, também em caráter emergencial, de médicos provenientes da lista de espera de concursos realizados para o Hospital Universitário Onofre Lopes e a Maternidade Escola Januário Cicco, igualmente administrados pela Ebserh. Se essas iniciativas não trouxerem resultados, a superintendente deverá proceder com a contratação pela modalidade “temporária de excepcional interesse público”, ou, em último caso, através de cooperativa médica.

Os dois dirigentes têm dez dias para adotar as providências e informar o Ministério Público Federal o que foi, ou não, acatado. O Ana Bezerra atende a população de 59 municípios potiguares, principalmente das regiões Trairi e Potengi, além de funcionar como local de prática acadêmica, voltada aos cursos da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Profissionais atualmente contratados através de processos seletivos simplificados terão seus contratos encerrados no próximo mês de julho e, se as vagas não forem repostas, resultará em “uma completa paralisia no serviço à saúde que vem sendo prestado pelo Huab, sendo inimaginável a magnitude de suas consequências negativas com risco de um elevado índice de mortes e encerramento de pesquisas científicas”.

Esforços – A recomendação do MPF reconhece o bom trabalho exercido pela direção do Ana Bezerra, que vem buscando parcerias para minimizar os problemas. O atendimento na unidade triplicou nos últimos anos, com o incremento de exames laboratoriais e de imagem, consultas e procedimentos ginecológicos e obstétricos, tornando a unidade uma referência em obstetrícia para os municípios da região e recebendo o prêmio de Hospital Amigo da Criança.

A falta de profissionais, destaca o procurador, acaba se refletindo no envio de muitos pacientes para Natal, agravando a crise da superlotação dos hospitais da capital potiguar. O atual déficit de médicos, explica o MPF, se deve principalmente à antiga proibição imposta pela Ebserh, que impedia o cumprimento do regime de plantões de 24 horas, “sendo esse um dos principais motivos para o afastamento de aproximadamente 95% dos médicos aprovados nos últimos concursos”.

Um novo acordo coletivo de trabalho assinado pela Ebserh, no entanto, já permite esse tipo de jornada e os aprovados no concurso de 2015 poderão se beneficiar da mesma, contudo ainda não há previsão de quando o processo seletivo será homologado. Enquanto isso não ocorre, os programas de estágios de graduação, as residências médicas e as pesquisas científicas desenvolvidas no local estão praticamente suspensos.

Filiado ao PMDB, professor e blogueiro Erivan Justino, anuncia pré-candidatura a vereador de Santa Cruz

O blogueiro e professor Erivan Justino (PMDB), anunciou a sua pré-candidatura para concorrer uma vaga no legislativo santa-cruzense. 

Bastante conhecido o professor Erivan Justino, há muito tempo participa ativamente da política do município de Santa Cruz.

Parceira da Paróquia, Prefeitura de Santa Cruz organiza mais uma vez Feira de Artesanato; evento abrirá programação da Festa de Santa Rita 2016


Mais uma vez como parceira da Paróquia na realização da Festa de Santa Rita, a Prefeitura de Santa Cruz será responsável por alguns eventos que integram a programação sócio/cultura dos festejos da padroeira do município, dará apoio logístico para outros, além dos serviços de saúde, limpeza pública e de acolhimento aos turistas que são intensificados todos os anos no período de 13 a 22 de maio, buscando sempre que a principal festa do município, tão esperada por todos, alcance seus objetivos.

O primeiro desses eventos será a IV edição da Feira de Artesanato, que está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e que abre a programação da festa, nos dias 13, 14 e 15 de maio. A Feira de Artesanato funcionará numa estrutura montada no Pátio da Matriz, das 18h às 22 horas.

O evento busca o fortalecimento e a valorização do artesanato local e é mais uma oportunidade dada pela Prefeitura para os artesãos locais expor seus produtos confeccionados seguindo várias tipologias e comercializá-los, aproveitando o grande número de pessoas que a festa atrai.

Suspeito de atirar em vigilante é preso na Zona Norte


A Polícia Militar prendeu, na noite da última segunda-feira (09), o suspeito de ter atirado no vigilante de uma farmácia que ficou paraplégico há pouco mais de um mês, na Zona Norte de Natal. A prisão do suspeito foi realizada durante uma tentativa de assalto que ele praticou nesta noite.

O jovem de 18 anos revelou, em entrevista à TV Ponta Negra, que ainda era de menor quando atirou no vigilante. Ele disse que o tiro foi acidental e não estava planejado, apenas o roubo da arma era que havia sido previamente visto naquele ato.

Como justificativa para ter feito o disparo “acidental”, o jovem declarou ser “melhor matar do que morrer”. O suspeito responderá apenas pelo assalto ocorrido nesta segunda (09) e demais crimes eventualmente cometidos. Na tentativa de homicídio contra o vigilante, responderá apenas ato infracional por ser menor.

Michel Temer prevê primeiro pronunciamento já na próxima quinta-feira


O vice-presidente Michel Temer deve fazer seu primeiro pronunciamento na quinta-feira, 12, caso o Senado aprove o afastamento da presidente da República, Dilma Rousseff. Mas o anúncio da equipe dos ministros do seu provável governo está sendo pensado para o domingo.Aos convidados para assumir o cargo de ministro, Temer tem dito que o trabalho vai começar provavelmente no dia 15. A perspectiva é de uma transição difícil dentro do Palácio do Planalto, dada a alta presença de funcionários simpatizantes do PT.

O pronunciamento previsto para quinta está sendo finalizado com um dos marqueteiros do PMDB. A previsão é de que o vice fale por quatro minutos e defenda, de forma genérica, o ajuste fiscal como condição para a retomada da confiança da economia e da geração de emprego. Temer vai pedir unidade nacional e pacificação para governar. No fim de semana, o vice discutiu medidas a serem anunciadas com o provável ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Ações da parceria entre a Prefeitura e Durval Paiva começam a ser desenvolvidas com capacitação de profissionais contra o câncer infanto-juvenil


A parceria que a Prefeitura de Santa Cruz firmou com a Casa Durval Paiva começa a dar frutos e ações de combater ao câncer infanto-juvenil já começaram a ser realizadas no município. A princípio, o objetivo é capacitar profissionais para que possam identificar possíveis casos da doença e encaminha-los ao serviço de saúde, afinal, quanto mais cedo for diagnóstico maiores são as chances de cura.

O cronograma de capacitações foi iniciado na última quarta-feira (04), na sede do CREAS, e foi direcionada, neste primeiro momento, aos profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Assistência Social. Em breve, profissionais que atuam na Saúde e na Educação também serão capacitados.

A Casa Durval Paiva é referência no Estado no combate ao câncer infanto-juvenil e a parceria com a Prefeitura representa um passo importante para o município no tratamento e cura da doença, sempre ressaltando que o diagnóstico precoce é a principal arma no enfrentamento dessa problemática.


Alcaçuz confirma fuga de 5 presos nesta terça; três são recapturados


A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior presídio do Rio Grande do Norte, confirmou que cinco presos conseguiram escapar por um buraco escavado no pé do muro na madrugada desta terça-feira (10). Três foram recapturados logo após a fuga. Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.
“Joelson Morais de Araújo e José Cláudio da Silva são os que conseguiram fugir”, revelou o agente penitenciário Juciélio Barbosa da Silva, vice-diretor de Alcaçuz. Ainda de acordo com o agente, os detentos que escaparam saíram do pavilhão 2. “Os presos se arrastaram e cavaram um buraco por baixo do muro", explicou.

MP apura 'possível ato de improbidade' do governador do RN


O Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou inquérito civil para apurar "possível prática de ato de improbidade administrativa" cometida pelo governador do Estado, Robinson Faria (PSD). O procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, se baseou em representação encaminhada pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal noticiando que Robinson teria regulamentado, através de decretos, o pagamento de pensão eletiva aos ex-governadores Lavoisier Maia Sobrinho e José Agripino Maia.

A portaria que instaura o inquérito foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial do Estado. De acordo com o texto do documento, Robinson Faria, por atos normativos e com efeito retroativo, elevou "consideravelmente o valor até então pago – de aproximadamente R$ 11 mil para R$ 33.823". Segundo a representação, esses atos normativos seriam irregulares, "pois, em tese, contrariaram normas orçamentárias e administrativas, o que pode configurar ato de improbidade administrativa".
O procurador Rinaldo Reis, ainda na portaria, determina que o governador Robinson Faria seja notificado e que preste informações por escrito, no prazo de 10 dias, sobre a representação da Promotoria do Patrimônio Público.

Alunos da Theodorico Bezerra realizam caminhada contra o Aedes Aegypti



Concluindo os trabalhos realizados em sala de aula, alunos da Escolha Municipal Theodorico Bezerra realizaram na tarde da quarta-feira (04) uma caminhada pelas ruas do centro de Santa Cruz para conscientizar a população da importância do combate ao mosquito Aedes Aegypti. Cartazes confeccionados pelos alunos foram expostos reforçando as medidas de prevenção que precisam ser tomadas pela população e para evitar as doenças que são transmitidas pelo Aedes, como dengue, chikungunya e zika.

Um belo gesto das crianças e um exemplo para toda a população santa-cruzense que precisa cada vez se engajar na luta contra o mosquito.