quinta-feira, 16 de maio de 2019

Veja fotos e vídeos de protestos no RN contra corte de verbas na educação

Natal tem protesto contra bloqueios na educação — Foto: Rafael Barbosa/G1

Manifestação que acontece nesta tarde em Natal — Foto: Rafael Barbosa/G1


Protesto reuniu milhares de pessoas em Natal — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi

Manifestação em Natal acontece por conta do bloqueio nas verbas da educação — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi

Sociedade fracassou nos cuidados à saúde mental”, diz Geraldo Ferreira



Presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed-RN), Geraldo Ferreira avaliou que a sociedade falhou ao lidar com as pessoas acometidas por transtornos mentais.

Ferreira utilizou os casos de suicídio que ocorreram na ponte Newton Navarro, que liga a zona Norte à Leste na capital, para mostrar que é preciso que as autoridades públicas tomem às rédeas dessa situação e melhorem as condições dos tratamentos psiquiátricos no país.

“Nas últimas semanas, temos visto equipes de evangélicos fazendo blitzen na ponte. Pessoas que moram na região estão angustiadas com a quantidade absurda de suicídios que ocorre ali. É um grito de alerta e um pedido de socorro para que as autoridades públicas tomem nas suas mãos a responsabilidade de melhorar a assistência mental em Natal, no Rio Grande do Norte e no Brasil”, disse Geraldo.

Nos últimos dias, foi registrado que o grupo de evangélicos que faz vigília na ponte Newton Navarro conseguiu evitar mais de 80 suicídios. Antes, contudo, as mortes não eram evitadas.

“Em algumas situações costumava haver quatro óbitos por dia. Esses números são avassaladores. A sociedade precisa se curvar a esses números e compreender seu fracasso na abordagem nessa questão dos transtornos mentais”, criticou.

De acordo com Geraldo Ferreira, uma em cada três pessoas pode ter um surto significativo de doença mental durante a vida; das dez causas de afastamento do trabalho, cinco são de caráter mental. Além disso, o médico explica que 400 milhões de pessoas no mundo têm doença mental, sendo 23 milhões só no Brasil.

“É um problema gravíssimo que atinge a sociedade, fruto das grandes alterações comportamentais, para as quais, possivelmente, a sociedade não estava preparada. Nessa área de transtornos mentais é onde houve os maiores erros da condução da saúde. As doenças mentais são a décima causa de morte do mundo, superior até a doenças infecciosas”.

O presidente do Sinmed-RN também crê que a liberação de drogas, como vem ocorrendo em alguns países, só tem a contribuir para piorar o quadro. “Apenas a prevenção de danos no enfrentamento às questões das drogas não tem funcionado, e nem liberação de drogas. Isso só vai agravar os problemas de saúde e transtornos mentais”, analisou.

“Urge uma medida do governo de melhorar essa assistência psiquiátrica, tanto no âmbito ambulatorial quanto no de internamento. Hoje, quando temos um doente em risco de suicídio, ele vai para o Hospital João Machado. Ele não tem como se internar, e é mandado de volta para casa, e aí das duas uma: ou se mata, ou mata a família”.

Agora RN

Primeira noite do concurso A Mais Bela Voz Estudantil emocionou a todos


A primeira noite do concurso "A Mais Bela Voz Estudantil" aconteceu de forma emocionante. Ao todo, seis candidatos subiram ao palco principal de eventos da Festa de Santa Rita de Cássia, na noite desta terça-feira (14), e fizeram belas apresentações.

A categoria Kids reuniu candidatos com faixa etária de 10 a 13 anos, que apresentaram belas interpretações de canções famosas em nosso país.

O resultado foi o seguinte: a primeira colocada foi a aluna Maria Emily Martins. da Escola Estadual Cosme Marques. Em segundo, ficou Nadson Talles, do CEDAP, e a terceira foi Rita de Cássia Barbosa, da escola Municipal Miguel Lula de Farias.

O concurso "A Mais Bela Voz Estudantil" tem atraído cada vez mais publico e esse ano, como novidade, a mudança para dois dias, diminuindo o cansaço dos participantes.

Nesta quarta-feira (15), a noite será a vez da categoria Juvenil. Serão 11 escolas concorrendo ao prêmio e a promessa de ainda mais pessoas participando do concurso musical.

Taxa de desemprego cresce em 14 estados no primeiro trimestre do ano



A taxa de desemprego cresceu em 14 das 27 unidades da Federação no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o último trimestre do ano passado, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD-C), divulgada hoje (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nas outras 13 unidades, a taxa manteve-se estável.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, no entanto, apenas quatro unidades da Federação tiveram aumento da taxa de desemprego.

Na passagem do último trimestre de 2018 para o primeiro trimestre deste ano, as maiores altas da taxa de desemprego foram observadas no Acre (de 13,1% para 18%), Goiás (de 8,2% para 10,7%) e Mato Grosso do Sul (de 7% para 9,5%).

Na comparação com o primeiro trimestre de 2018, os estados que registraram alta na taxa foram Roraima (de 10,3% para 15%), Acre (de 14,4% para 18%), Amazonas (de 13,9% para 14,9%) e Santa Catarina (de 6,5% para 7,2%).

Já os estados que tiveram queda na taxa, nesse tipo de comparação, foram Pernambuco (de 17,7% para 16,1%), Minas Gerais (de 12,6% para 11,2%) e Ceará (de 12,8% para 11,4%).

Subutilização

A taxa de subutilização (os que estão desempregados, que trabalham menos do que poderiam e que estavam disponíveis para trabalhar mas não conseguiram procurar emprego) do primeiro trimestre foi a maior dos últimos da série histórica (iniciada em 2012) em 13 das 27 unidades da Federação.

As maiores taxas foram observadas no Piauí (41,6%), Maranhão (41,1%), Acre (35%), na Paraíba (34,3%), no Ceará (31,9%) e Amazonas (29,2%). A taxa média de subutilização no país foi de 25%, também a maior da série histórica.

Os maiores contingentes de desalentados (aqueles que desistiram de procurar emprego) no primeiro trimestre deste ano foram registrados na Bahia (768 mil pessoas) e no Maranhão (561 mil). Os menores foram observados em Roraima (8 mil) e no Amapá (15 mil).

Os maiores percentuais de trabalhadores com carteira assinada estavam em Santa Catarina (88,1%), no Rio Grande do Sul (83,2%) e Rio de Janeiro (81,8%) e os menores, no Maranhão (50,3%), Piauí (52,5%) e Pará (53,0%).

As maiores proporções de trabalhadores sem carteira foram observadas no Maranhão (49,5%), Piauí (47,8%) e Pará (46,4%), e as menores, em Santa Catarina (13,2%), no Rio Grande do Sul (18,0%) e Rio de Janeiro (18,4%).

Em relação ao tempo de procura de emprego no Brasil, 45,4% dos desocupados estavam de um mês a menos de um ano em busca de trabalho; 24,8%, há dois anos ou mais, 15,7%, há menos de um mês e 14,1% de um ano a menos de dois anos.

Fonte: EBC

Ministro Weintraub diz que a prioridade é investir na educação básica



O ministro da Educação, Abraham Weintraub, foi até a Câmara dos Deputados na tarde desta quarta-feira, 15, para detalhar como será feito o bloqueio de verbas de universidades públicas e institutos federais. A convocação de Weintraub, que o obriga a comparecer à comissão geral, foi aprovada pelos parlamentares por 307 votos a 82.

Abraham Weintraub disse que alfabetização e a educação básica serão as prioridades da pasta e tem sido tratada pelo governo federal “como um instrumento de superação das desigualdades sociais do país”.

“Se a gente não alfabetizar bem a população, a gente vai continuar, principalmente no ensino técnico e no ensino médio, tendo uma sociedade com grandes discrepâncias de renda.

A oitiva do ministro acontece no mesmo dia em que foram convocadas manifestações por todo o país contra o contingenciamento de recursos para a educação. De acordo com o Ministério da Educação, “o bloqueio preventivo realizado nos últimos dias atinge apenas 3,4% do orçamento total das universidades federais”.

Weintraub reforçou que está totalmente aberto ao diálogo. “Não tenho medo de vir aqui quantas vezes for, abrir todas as planilhas e mostrar todos os números”, avisou. Ele defendeu a valorização do professor “do ensino essencial”, que, na sua avaliação, foi “abandonado”.

O ministro apresentou uma proposta que está em estudo na pasta: quem tiver nota alta no Enem e quiser virar professor, poderá receber um salário mínimo desde o começo da faculdade. A ideia é atrair “o jovem mais habilidoso e inteligente para ser professor de criança pequena”.

O ministro disse que a aprovação da reforma da Previdência vai viabilizar para acabar com o contingenciamento “não apenas na educação”. Weintraub disse que esclareceu ao presidente Jair Bolsonaro que se trata de “contingenciamento” de 3,5% e não “corte”. Ele ratificou que se houver recursos, haverá descontingenciamento.

O ministro explicou que é contra pagamento de mensalidade nas graduações das universidades federais, já que a maior parte dos alunos não teriam condições de arcar com custos. Weintraub diz ainda que quer ampliar o diálogo com a sociedade e parlamentares, mas que já existem reuniões para que o governo exponha as posições sobre educação para o país.

Prefeito Ivanildinho prestigia abertura da festa de Santa Rita de Cássia 2019


O prefeito Ivanildinho prestigiou, na noite desta segunda-feira (13), a abertura dos festejos alusivos à padroeira de Santa Cruz, Santa Rita de Cássia.

Acompanhado do vice-prefeito Glauther Adriano e do deputado estadual Tomba Farias, Ivanildinho participou da novena, que foi presidida pelo ex-pároco de Santa Cruz, Pe. Aerton Sales, e destacou a importância da festa para o desenvolvimento turístico e econômico de Santa Cruz.

Após a novena, o prefeito abriu oficialmente a II Feira Regional de Artesanato, realizada em parceria com o Sebrae, e acompanhou a apresentação da Banda de Música Filarmônica João Roberto Paz e União, abrindo a programação cultural da festa.

A Prefeitura de Santa Cruz é a principal instituição parceira da Paróquia no desenvolvimento da festa de Santa Rita de Cássia 2019. Toda a programação sociocultural foi preparada pela gestão municipal em busca de atender aos anseios da população e dos visitantes para estes dias festivos.