sexta-feira, 11 de março de 2016

Prefeita Fernanda Costa inaugura escola modelo na próxima segunda-feira (14) no Bonsucesso


Na próxima segunda-feira (14) a Gestão da prefeita Fernanda Costa entregará mais uma importante obra na comunidade Bonsucesso, em Santa Cruz. Trata-se da Escola Municipal “João de Oliveira Confessor”, uma escola modelo e com uma estrutura moderna.

A construção da escola beneficia diretamente mais de 400 alunos das comunidades Cacaruaba, Riacho Salgado, São Francisco, além da própria comunidade Bonsucesso. As crianças e adolescentes dessas comunidades passarão a estudar em uma escola padrão, confortável e sem precisar se deslocar até a sede do município.

Com investimentos na ordem de R$ 926,000,00 (novecentos e vinte e seis mil reais), oriundos de convênio com o Ministério da Educação (MEC) através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida da Prefeitura de Santa Cruz, a obra conta com 06 salas de aula, bloco da coordenação pedagógica, sala de professores, laboratório de informática, biblioteca, almoxarifado, além de cozinha e baterias de banheiro, totalizando 854 m² de área construída.

A solenidade de entrega da Escola Municipal “João de Oliveira Confessor” na comunidade Bonsucesso está marcada para as 18h30.




Promotores de SP querem fixar data para prender Lula ‘com força policial’


Os promotores de Justiça que acusam Lula por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro no caso tríplex querem autorização judicial – se for decretada a prisão preventiva do ex-presidente e de outros seis investigados -, para ‘fixar a data para a respectiva execução e cumprimento dos mandados’. O pedido de prisão será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4. Vara Criminal da Capital.

“Em caso de deferimento, que os mandados sejam entregues em mãos a um dos promotores de Justiça subscritores da denúncia, a fim de que sejam posteriormente cumpridos na forma a ser estabelecida pelo Ministério Público, inclusive com uso de força policial, caso necessária, com evidente respeito à legislação vigente, tudo a fim de obter a melhor forma de operacionalização das medidas, evitando violação dos direitos fundamentais dos denunciados”, assinalam os promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique de Moraes Araújo.

“É que os denunciados praticaram inúmeros crimes graves, que geraram prejuízos financeiros vultosos a diversas vítimas, durante alongado período temporal, além de uma organização em quadrilha, o que demonstra que em liberdade poderão continuar delinquindo e prejudicando outras inúmeras vitimas. Presente, portanto, a garantia da ordem pública, consistente na necessidade de se manter a ordem na sociedade”, alegam os promotores.

Direção da maior penitenciária do RN confirma fuga de 6 detentos

A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte, confirmou que 6 detentos fugiram na noite desta quinta-feira (10). A informação é do vice-diretor Juciélio Barbosa da Silva. Os presos escaparam por um túnel escavado a partir do pavilhão 4.
Os fugitivos são: Edson Fábio Ribeiro da Costa, Eudes Rocha Bernardino de Sena, Francisco Adalberto da Silva Cardoso, Felipe de Lima Fernandes, Felipe Anderson da Silva e Renato dos Santos.
Uma recontagem foi feita na manhã desta sexta-feira (11) e o vice-diretor confirmou a quantidade de fugitivos. "Estamos tomando as medidas cabíveis. Após o guariteiro ter percebido a ação, outros detentos voltaram. A fuga ou tentativa de fuga é falta grave de acordo com a lei de execução penal", disse Barbosa.
Os presos usaram um túnel no pavilhão 4. Um guariteiro atirou quando percebeu a movimentação. Contudo, seis detentos conseguiram escapar. O pavilhão 4 possui cerca de 180 detentos. Ao todo, Alcaçuz tem aproximadamente 1.100 presos. A penitenciária fica na cidade de Nísia Floresta, na Grande Natal.

Instituto Lula recebe ameaça de incêndio e reforça segurança


O Instituto Lula recebeu, na madrugada desta sexta-feira (11), a informação de que colocariam fogo na sede. A ameaça de incêndio foi relatada pela Polícia Militar, que tem um posto aos fundos do anexo do instituto.
A informação chegou à direção do instituto às 3h. Hoje de manhã, uma equipe de segurança chegou ao prédio. Eles farão plantão nesta madrugada.
O ex-ministro Olívio Dutra chegou ao prédio por volta de 9h30.
A ameaça de incêndio ocorre um dia após o Ministério Público de São Paulo pedir a prisão do ex-presidente em denúncia apresentada na última quarta-feira (9) sobre o tríplex em Guarujá (litoral de São Paulo), que teria sido preparado para a família do petista.
O ex-presidente é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, crimes que podem render de 3 a 10 anos de prisão e de 1 a 3 anos, respectivamente. Sua mulher, Marisa Letícia, e um dos filhos do casal, Fábio Luís Lula da Silva, também são acusados de lavagem de dinheiro.
O caso será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo. Ainda não há um dia certo para a Justiça decidir sobre o caso.

Manifestante protesta contra a Rede Globo ao vivo durante jornal


Um manifestante exibiu um cartaz contrário à Rede Globo durante a exibição do “Jornal da Globo” na noite desta quinta-feira (10).
O homem se posicionou atrás da repórter ao vivo e mostrou os dizeres “Globo golpista” e “quer incendiar o país”.
A emissora foi alvo de diversos protestos nos últimos dias. Na terça (8), integrantes do MST (Movimento sem Terra) invadiram o prédio da afiliada da Rede Globo em Goiânia (GO).
No domingo (6), houve manifestação em frente à sede da Rede Globo no Rio. Na sexta (4), dia em que o ex-presidente Lula foi levado coercivamente para prestar depoimento no âmbito da Operação Lava Jato, jornalistas da emissora foram agredidos.

PROVIDÊNCIAS
As entidades que representam os veículos de comunicação do país entregaram nesta quinta ao ministro da Comunicação Social, Edinho Silva, um ofício no qual cobram providências do governo para enfrentar o aumento da violência e garantir a segurança de profissionais e empresas do setor.
Segundo o presidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Daniel Slaviero, tem havido uma interpretação equivocada de que os veículos de comunicação são protagonistas do processo político. “Eles não são, eles simplesmente informam e reportam os fatos que acontecem para a sociedade brasileira”, disse.

Homem é preso suspeito de matar sobrinho e PM paraibano no RN

Policiais civis da Delegacia de Macaíba, município da Grande Natal, deram cumprimento a uma ordem judicial e prenderam na manhã desta sexta-feira (11) um homem suspeito de ter participado de dois assassinatos na cidade: um sobrinho e um policial militar da Paraíba, todos mortos a tiros em 2014.
Rogério Silvestre de Araújo, que também é conhecido como Rabicó ou Bob Esponja, caminhava pelo centro da cidade quando foi reconhecido por um dos agentes da DP. Ele não reagiu à prisão.
“Ele assume as duas mortes em tom de deboche, ironizando o trabalho da polícia. E tem horas que se diz arrependido. O importante é que temos elementos suficientes para incriminá-lo pelos três crimes”, ressaltou Normando.
Os crimes

O soldado Jenilson da Silva Teixeira foi vítima de um assalto na tarde do dia 24 de julho na comunidade Pé do Galo, na zona rural do município de Macaíba, região Metropolitana de Natal. Quatro homens o abordaram e exigiram as chaves do carro e dinheiro.
"Quando pegaram a carteira dele e viram o documento de identidade da Polícia Militar, atiraram na cabeça dele", afirmou o coronel Josimar de Lima, comandante da PM em Macaíba.
Em seguida, os criminosos roubaram uma moto e outro carro, abandonando o veículo que pertencia ao PM.

Ato contra a corrupção pode reunir 25 mil pessoas em Natal


Os organizadores da manifestação agendada para o próximo domingo (13) estimam que 25 mil pessoas deverão sair às ruas para protestar contra a corrupção. O evento tem ainda a intenção de abrir espaço para as famílias saírem às ruas, com segurança garantida pelos órgãos competentes e voltando-se também para uma pauta local em protesto às denúncias de funcionários fantasmas na Assembleia Legislativa do estado.
 
A estimativa foi apresentada ontem pelos organizadores da manifestação, Matheus Staufackar e Arthur Dutra, durante entrevista ao programa Repórter 98, da rádio 98 FM, parceira do NOVO. No programa, apresentado pelos jornalistas Felinto Rodrigues e Jean Valério, com a participação do conselheiro de relacionamento de comunidades e marcas do NOVO, Carlos Magno Araújo, os organizadores disseram que todas as medidas para que o ato ocorra de forma pacata e sem conflitos foram tomadas, inclusive com garantias das autoridades da segurança pública.
 
“Fizemos todo o trabalho preventivo reforçado para que a família se sinta à vontade e segura para sair às ruas”, disse Arthur Dutra. Para tanto protocolaram solicitação de reforço policial nas polícias civil e militar e no corpo de bombeiros.
 
Também se preocuparam em não interferir na mobilidade da cidade. O evento terá concentração na Praça Cívica, no bairro de Petrópolis, a partir das 15h. “Decidimos fazer a partir da Praça Cívica porque é um local mais amplo, que não causa tanto transtorno na cidade e a praça tem um histórico de movimentos na cidade”, explica Arthur.

Wilma de Faria deverá ter audiência com o governador Robinson Faria


Ainda não há data definida, mas a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria deverá ter um encontro nos próximos dias com o governador Robinson Faria (PSD). A informação foi confirmada ontem pelo deputado estadual Vivaldo Costa (PROS).

Durante pronunciamento na Assembleia, Vivaldo comentou o resultado do encontro que teve na última quarta-feira 9 com a ex-governadora Wilma de Faria, ocasião em que debateram a necessidade de investimentos na Ilha de Santana, em Caicó, e na ponte Newton Navarro, em Natal. “Mesmo convalescida, ela me disse que vai solicitar uma audiência com Robinson para tratar sobre essas questões”, afirmou.

Wilma e Robinson estiveram em palanques opostos na eleição para o governo do Estado. Ela disputou o Senado ao lado do candidato do PMDB, Henrique Alves, e ele, a chefia do executivo, no palanque da senadora eleita Fátima Bezerra (PT). Em tese, porém, não existiria nenhum óbice a uma aproximação entre os dois.

A proximidade das eleições municipais deste ano e o distanciamento de Wilma com relação ao prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) poderiam ser ingredientes de uma boa conversa política entre Robinson e Wilma.

MPF denuncia assaltantes da agência dos Correios de Sítio Novo, no RN

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) denunciou à Justiça Diego Emanuel Martins Genuíno da Silva, conhecido como “Diego do Japão”; Janderson Filipe da Silva; Viviana Karla Firmino da Silva e Madson Roberto Alves da Fonseca. Os dois primeiros participaram do assalto à agência dos Correios do município de Sítio Novo em 25 de janeiro deste ano, e os outros dois ajudaram na tentativa de fuga de um dos assaltantes.
Diego e Janderson, hoje custodiados no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, levaram uma quantia de R$ 3.891,36 da agência e fugiram do local em uma moto que havia sido furtada na véspera, em Natal. Os dois chegaram por volta das 10h da manhã. Diego entrou primeiro, anunciou o assalto, sacou uma pistola calibre .40 e perguntou pelo cofre.
Armado, Janderson entrou na agência logo depois. Como o cofre não abriu, Diego retirou o dinheiro do caixa e fugiu junto com Janderson na motocicleta. A gerente da agência, contudo, estava do lado de fora, percebeu o assalto e chamou a polícia. Os policiais encontraram os assaltantes já se retirando do local e iniciaram uma perseguição.
Os criminosos caíram da moto, em uma curva, e tentaram fugir a pé para lados opostos. A Polícia Militar foi atrás de Diego Martins e efetuou sua prisão. Já na delegacia, o assaltante recebeu uma ligação no celular que foi atendida por um dos policiais. Do outro lado da linha, um homem se identificando como “Ceguinho” exigiu que a polícia abandonasse a perseguição ao outro ladrão, Janderson, caso contrário sua quadrilha iria invadir a cidade e “tocar o terror”.