terça-feira, 28 de maio de 2019

O Deputado estadual, Tomba Farias, critica medidas paliativas do governo e revela que fornecedores não recebem há cinco meses



Em entrevista ao jornalista Diógenes Dantas, na 96 FM, o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Tomba Farias (PSDB) disse que as medidas paliativas que o governo Fátima Bezerra (PT) está tomando não são suficientes para mudar o cenário da economia do Estado, que há cinco meses não paga aos fornecedores que prestam serviços para a administração estadual.

“As medidas paliativas vão levar a lugar nenhum. O governo está destinando todo o dinheiro que tem para manter a folha de pagamento”, disse o parlamentar, ao revelar que a cada mês que passa o governo acumula um déficit previdenciário da ordem de R$ 120 milhões.

Tomba Farias acredita que o estado não sairá da situação de crise, caso não sejam tomadas medidas que são urgentes e necessárias, como a venda de ativos, como Aero Clube, Arena das Dunas, Centro de Convenções, Caern e Potigás, além da federalização da Universidade do Rio Grande do Norte (UERN). “Qual é a medida que o governo está tomando para conter a sangria?”, questiona o presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização da AL.

Na opinião do parlamentar, os chamados “recursos extras”, oriundos dos royalties, da venda da conta do Banco do Brasil, e que seriam destinados para o pagamento de servidores, são apenas uma forma de “adiar a dor”.

Citando a Lei Mansueto, através do qual o governo federal pretende emprestar recursos para os estados em crise, Tomba Farias destacou o risco de se contrair empréstimos sem saber de onde no futuro vai tirar o dinheiro para pagar o empréstimo.

“Como eu já disse, é apenas uma forma de adiar a dor. De onde vai vir o dinheiro para pagar a conta? Um dia a coisa topa. O governo recebe o empréstimo da Lei Mansueto, mas vai produzir que receita para pagar a dívida?”, perguntou.

Tomba Farias mostrou ainda que não concorda com projeto de Lei do governo do Estado que altera a legislação vigente do ICMS e prevê um aumento de até dois mil por cento do valor das multas. “Os empresários não aguentam mais pagar imposto”, enfatiza.

Carro-forte é explodido por criminosos na região do Seridó potiguar



Criminosos atacaram um carro-forte na manhã desta terça-feira, 28, em um trecho da rodovia estadual RN-089, entre os municípios de Ouro Branco e Jardim do Seridó, na região Seridó.

Para realizar o crime, o carro-forte foi cercado pelos assaltantes. O grupo utilizou um ônibus escolar e um caminhão para bloquear a pista. Após render os vigilantes, os criminosos usaram dinamite para explodir o cofre e levar o dinheiro.

Para fugir, os assaltantes espalharam grampos metálicos ao longo da rodovia para dificultar a perseguição da polícia. Para apagar pistas, também incendiaram todos os veículos envolvidos no bloqueio da pista.

Ainda não há informações sobre a rota de fuga utilizada pelos criminosos. O valor levado do carro-forte também não foi divulgado. A Polícia Militar realiza buscas na região entre Ouro Branco e Jardim do Seridó em busca dos assaltantes.

Agora RN

Polícia Civil cumpre 20 mandados de prisão por homicídios no RN



A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu nesta terça-feira, 28, durante a Operação Cronos II, 20 pessoas investigados por crimes de homicídios.

A ação está sendo realizada em 21 estados do País e no Distrito Federal. A ação foi coordenada pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícias Civis (CONCPC) e conta com apoio do Ministério da Segurança Pública (MSP). A escolha do nome Cronos vem da referência à supressão do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime.

Ao todo, até o fim da manhã, 62 pessoas foram presas por crimes diversos no Rio Grande do Norte. O foco da ação foi retirar das ruas pessoas envolvidas em crimes violentos. Com isso, 20 investigados por homicídios foram detidos. Também foi registrada a prisão de um homem investigado pelo crime de feminicídio.

Ivanildinho determina que trabalho contra muriçocas e dengue seja em conjunto e ações serão intensificadas


O prefeito Ivanildinho determinou que o trabalho de combate às muriçocas e ao mosquito transmissor da dengue seja feito em conjunto e com medidas emergenciais para diminuição dos casos.

Em reunião no último sábado (25), ficou definido que técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que combate às muriçocas, e da Vigilância Ambiental, que combate o Aedes Aegypti, irão realizar ações em conjunto para combater os mosquitos e diminuir a incidência dos problemas causados por eles.

Será de responsabilidade do SAAE realizar um grande mutirão de limpeza em terrenos baldios na cidade. A ação já começa nesta semana e visa controlar os focos externos de muriçoca e Aedes Aegypti.

Já a Vigilância Ambiental vai notificar os proprietários de terrenos para limpeza, para regularizar a situação, além de iniciar um trabalho nas escolas, educando as crianças para serem disseminadores da informação nas famílias, já que a maioria dos focos do Aedes Aegypti é nas residências santa-cruzenses.

O prefeito Ivanildinho já autorizou a gestão municipal a negociar a vinda do carro fumacê, que já foi solicitado ao Estado, mas ainda não veio por falta de larvicida. Ivanildinho autorizou a compra do material e o pagamento de todas as despesas para que o veículo esteja nos próximos dias na cidade, ajudando a controlar o mosquito.

O trabalho também acontecerá na zona rural de Santa Cruz, pois estão ocorrendo vários casos. Mutirões irão acontecer para que focos sejam controlados.

As autoridades ainda conclamam a população para se unir no combate aos mosquitos, não deixando água parada nas residências para que o município fique livre destes problemas que tem prejudicado a população.