segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Grupo que apoia transplantados no RN arrecada brinquedos para o Natal

O grupo Humanização e Apoio ao Transplantado de Medula Óssea (Hatmo) está arrecadando brinquedos, latas de leite em pó, cestas básicas, produtos de higiene e suplementos para o Natal das crianças, que será realizado no próximo dia 16, às 15h, no Clube dos Oficiais da Polícia Militar.

As doações devem ser entregues até o dia 14, na sede da Hatmo, que fica na Avenida Professor Olavo Montenegro, no bairro de Capim Macio, na Zona Sul de Natal. A festa será realizada para 116 crianças.

A Hatmo é formada por pacientes, familiares e profissionais voluntários de diversos setores e tem por finalidade apoiar pacientes encaminhados para o transplante de medula óssea, desde o diagnóstico inicial até a finalização do seu tratamento, assim como os seus familiares.

Todo o trabalho da Hatmo depende exclusivamente de doações e de voluntários.

“Faremos oposição democrática para ajudar Governo Robinson Faria”

A prefeita em exercício de Natal, Wilma de Faria, presidente do PSB no Rio Grande do Norte, afirmou que a legenda fará oposição vigilante e democrática ao futuro governo Robinson Faria (PSD). Em entrevista ao Jornal da Cidade, da FM 94, a socialista declarou que a bancada de deputados estaduais do PSB, composta pelos parlamentares Márcia Maia e Tomba Farias, atuará de conformidade “como caminharão as coisas”. Ou seja, se o governo estiver indo bem, apoiará. Se mal, desagregará.

“Começamos a conversar com os vereadores e deputados. Estamos na expectativa. Somos oposição, mas vamos fazer uma oposição vigilante e democrática para ajudar o governo. Vai depender como as coisas vão caminhar. Faço votos que se faça uma boa administração que o Rio Grande do Norte, que está realmente no fundo do poço”, disse Wilma, sobre o futuro governo Robinson, a tomar posse em janeiro que vem.

Sobre as dificuldades financeiras a serem enfrentadas pela nova gestão, Wilma lembrou que há um déficit de mais de R$ 1 bilhão no orçamento estadual para 2015, somente para pagamento de pessoal. “Sem falar em relação aos serviços essenciais, na manutenção desses serviços e também no orçamento que não atende aquilo que precisa ser atendido em relação à saúde, à educação, à segurança, principalmente”.

Triplex luxuoso de Lula construído pela OAS fica pronto no Guarujá

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em breve vai poder desfrutar do triplex que comprou na praia das Astúrias, no Guarujá, em São Paulo. Segundo reportagem do jornal O Globo, o apartamento foi entregue em dezembro de 2013, mas as obras de acabamento terminaram apenas na semana passada. O imóvel foi comprado por meio da Bancoop (a Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), acusada de irregularidades e de deixar mais de 3 mil associados sem receber seus apartamentos. O condomínio foi construído pela OAS, uma das empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato, que investiga pagamento de propina a partidos políticos por meio de contratos com a Petrobras.
Segundo O Globo, a reforma do apartamento é comandada por Lulinha, filho de Lula, e constantemente vistoriada por sua mãe, Marisa Letícia. Ela providenciou a decoração do local, que recebeu a visita de Lula apenas três vezes.
A construção do edifício de Lula só terminou porque a empreiteira OAS foi contratada por João Vaccari Neto, presidente da Bancoop até 2010 e atual tesoureiro do partido, para concluir o projeto, que estava parado assim como a maior parte das obras financiadas pela cooperativa. Para que o empreendimento fosse concluído, cada morador teve que pagar um adicional de 120 mil de reais.
Segundo uma imobiliária local ouvida pelo Globo, o apartamento de 297 metros quadrados, à beira-mar, é avaliado entre 1,5 e 1,8 milhão de reais. Ele conta com um elevador privativo que serve os três andares do apartamento. Na declaração de bens do ex-presidente em 2006, quando disputou a reeleição, ele confirmou ter pago naquele ano 47.695,38 reais à Bancoop pelo imóvel.

OAB do RN lança campanha por projeto de lei para reforma política

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte lança nesta terça-feira (9) a campanha pela Reforma Política. Conforme o vice-presidente da OAB/RN, Marcos Guerra, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do projeto de lei de iniciativa popular para a reforma política, bem como coletar assinaturas a fim de viabilizar o projeto.

Ao lado do secretário da Comissão de Mobilização da Reforma Política do Conselho Federal da OAB, Aldo Arantes, o secretário geral do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pereira de Souza Neto, destacará que o projeto não é de governo, mas sim da sociedade. De acordo com Cláudio, há esperança numa política melhor, evitando desvios sistêmicos das práticas administrativa. “Queremos uma reforma política democrática, que se inicie nas bases e atenda inteiramente aos interesses do cidadão brasileiro”, destacou.

O projeto de reforma política precisa alcançar 1,5 milhão de assinaturas. Entre as propostas, está o fim do financiamento de empresas a campanhas eleitorais, a votação em duas etapas - partido e candidato - para cargos do legislativo, a paridade de gênero entre candidatos e o fortalecimento de mecanismos de democracia direta.

A OAB fez o lançamento da campanha nas seccionais em Brasília, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife. O evento também acontecerá em Fortaleza (4), São Luiz (5) e Belém (10). Leia AQUI a cartilha do Projeto de Iniciativa Popular de Reforma Política Democrática e Eleições Limpas.

Programação
09/12 (terça-feira)
10h - Lançamento da campanha pela Reforma Política Democrática

Palestrantes:
Cláudio Pereira de Souza Neto (Secretário Geral do Conselho Federal da OAB)
Aldo Arantes (Secretário da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política do Conselho Federal da OAB)

Aberto ao público.

Mulher é presa suspeita de matar a namorada a facada após flagra de traição nas Quintas

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (8), uma mulher suspeita de homicídio. De acordo com a equipe da Delegacia Especializada em Homicídios, Aline Cristina da Silva, de 36 anos, teria matado Wilma Carla de Melo, de 34 anos, a facadas. O crime aconteceu na rua São Geraldo, no bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal.
Aline e Wilma eram companheiras e um suposto flagrante de traição teria motivado o homicídio. Aline contou para a polícia que ela e namorada estavam em uma festa, quando ela teria visto Wilma se beijando com um homem.
As duas tiveram uma forte discussão e, quando chegaram em casa, de acordo com a versão da acusada, Wilma teria pegado uma faca tentado agredi-la. Com isso, Alina alega que conseguiu tomar a faca e, na confusão, acabou desferindo um golpe contra a vítima.
Logo que a polícia chegou ao local, Aline disse que Wilma teria tirado a própria vida. No entanto, durante o depoimento, acabou confessando o crime. Ela foi autuada pelo assassinato e levada para o Centro de Detenção Provisória Feminino de Parnamirim.
Fonte: Portal BO

“É preciso cobrar dos que venceram para o Legislativo”


Após doze anos, Wilma de  Faria (PSB) voltou ao Palácio Felipe Camarão na condição de prefeita. Desta vez, ela exerceu o cargo interinamente, em função da viagem do titular, Carlos Eduardo, aos Estados Unidos. Para Wilma de Faria, uma das principais diferenças em relação ao período anterior no qual ela esteve no mandato, envolve o projeto que está em licitação para obras de mobilidade urbana. A prefeita em exercício aproveitou a ocasião para conhecer detalhes da obra que está em concorrência e vai instalar corredores de ônibus, túneis e viadutos na cidade. Nesta entrevista, Wilma de Faria também comenta sobre o momento do PSB local, após as eleições deste ano. “Quem perde uma eleição, tem obrigação de fazer uma pausa, uma reflexão e tentar superar as adversidades. É necessário estudar os erros e acertos para saber onde e como podemos crescer, evoluir. Como o partido pode trabalhar melhor”, afirma. Presidenta estadual do PSB, ela recomenda que a imprensa faça cobrança não só dos que venceram para o Poder Executivo, mas também para o Legislativo, ou seja, para a Assembleia, Câmara dos Deputados e para o Senado, o que inclui, a atuação da senadora eleita Fátima Bezerra (PT), com quem Wilma de Faria concorreu diretamente neste ano.

Robinson Faria: “Sem o PT eu não estaria aqui, não seria hoje governador do RN”


O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), reforçou a parceria política com o Partido dos Trabalhadores (PT) e disse que dividirá com os petistas o desafio de governar o Estado. Foi durante encontro estadual do PT, no último sábado. Na oportunidade, Robinson atribuiu parte considerável do sucesso da sua vitória à aliança com os petistas e afirmou que quer contar com a inteligência e com a coragem dos integrantes do PT para administrar o Estado.
“Sem o PT eu não estaria aqui, não seria hoje governador eleito. Por isso eu reforço: o PT será o parceiro forte dessa transformação do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou Robinson, na oportunidade. “Temos um grande desafio que é governar o Rio Grande do Norte no rumo que está o país, mas esse desafio não é só meu e não é só do governador Robinson, é também do PT”, reforçou o governador, na presença de lideranças petistas e da militância do partido.
A aliança entre o PSD e o PT surgiu da exclusão de ambas as legendas do acordo político liderada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB), candidato a governador que terminou derrotado nas urnas. A aliança PSD/PT só se tornou possível porque as duas legendas tinham projetos que se encaixavam: Robinson era pré-candidato do PSD a governador, e a deputada federal Fátima Bezerra (PT), pré-candidata a senadora. A parceria entre as duas legendas e lideranças resultou vitoriosa.

Lei Seca puniu 194 motoristas durante Carnatal


A vigilância para o cumprimento da Lei Seca resultou em alto número de motoristas autuados durante o Carnatal, que ocorreu entre quinta (4) e a madrugada de domingo (7), não havendo fiscalização no último dia de festa. Ao todo, 194 motoristas foram punidos, com 38 prisões.

Durante a fiscalização, o dia com maior número de ocorrência foi a quinta-feira. No primeiro dia de Carnatal, 10 motoristas foram presos e 84 carteiras nacionais de habilitação (CNH) foram recolhidas. Houve, inclusive, um condutor que foi preso após furar a barreira policial.

Na sexta-feira, o número de presos foi exatamente igual ao de quinta, com 11 detenções. Contudo, houve uma redução no número de motoristas que tiveram as CNHs recolhidas. Ao todo, foram 43 infrações administrativas no segundo dia de festa.

No sábado, dia com maior movimentação na festa, foi quando ocorreu o maior número de prisões, com 17 condutores levados à delegacia para serem presos em flagrante. Além disso, 41 motoristas perderam suas carteiras de habilitação.

Durante os três dias de fiscalização, a operação também apreendeu 36 veículos e registrou mais 48 ocorrências diversas, que são outras irregularidades que não têm ligação com a direção após o consumo de álcool.

Com apoio da Prefeitura, ASSOMUSC realiza neste final de semana a quinta edição do Festival de Bandas Filarmônicas


Santa Cruz sediará nos próximos dias 06 e 07 de dezembro (sábado e domingo) o 5º Festival Maestro Felinto Lúcio Dantas. O evento, realizado pela Associação Musical de Santa Cruz (ASSOMUSC) em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, acontece no Teatro Municipal Candinha Bezerra.

O festival promove um encontro de algumas das principais bandas filarmônicas do RN. A entrada será gratuita e as apresentações acontecerão a partir das 19h, nos dois dias do evento.

Estarão se apresentando no festival desse ano as bandas de Acari-RN, Cruzeta-RN, Carnaúba dos Dantas-RN, São Gonçalo do Amarante-RN, Nova Floresta-PB e a Banda da Policia Militar do Rio Grande do Norte.

Com novo formato, PM reduziu em 80% o efetivo durante Carnatal


O comandante geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo, avaliou positivamente o aspecto de segurança da 23ª edição do Carnatal. Coronel Araújo destacou que o policiamento ostensivo foi ajustado conforme a demanda de público esperada para cada noite do evento e que, em média, foram registradas 30 ocorrências por noite, mas com poucos casos de furtos. Ele atribui a tranquilidade do evento ao novo formato da festa, que neste ano foi "indoor". Os casos ainda não foram totalmente contabilizados, mas a previsão é que seja confirmada uma redução no número de ocorrências comparado a anos anteriores.

Antes do início da micareta, a Polícia Militar já previa a diminuição no número de policiais necessários para fazer a segurança nos arredores da festa. Porém, o número de 400 policiais previsto inicialmente se mostrou desnecessária devido ao formato da festa, que ocorreu em circuito fechado. Com isso, houve também uma diminuição no número de diárias operacionais a serem pagas, o que aumentaria o problema enfrentado no estado.

"Avaliamos que o ambiente é seguro, tranquilo. Nos demais anos, a gente empregava em média 1.500 PMs por dia, mas nesse ano a gente empregou 242 (por dia) no máximo, com 230 homens em média. O que representa uma redução de 80%, pela festa ser um ambiente fechado", disse, explicando ainda que a segurança no interior da festa contava com a participação de empresa privada contratada pela empresa organizadora do evento.

Carro capota, garota morre e BR-406 fica interditada por 1 hora no RN

Uma garota morreu vítima de um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (8) na BR-406, em Ceará-Mirim, município da GrandeNatal. A via ficou interditada das 8h50 às 10h20 para o socorro das vítimas e retirada do carro que caiu em um barranco. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do veículo e o outro passageiro, que ficaram feridos na colisão, não correm risco de morte.
Ainda segundo informações da PRF, o motorista do veículo Renault Logan tentou uma ultrapassagem no Km 162, próximo a Massaranduba, perdeu o controle do carro e desceu o aterro. Informações extraoficiais dão conta de que a vítima teria 15 anos e seria filha do motorista.
A PRF permaneceu no local até a liberação do tráfego de veículos.

Trânsito parou: ‘Mulher Vulcão’ impressiona natalenses com suas medidas avantajadas


Uma ação de conscientização para a travessia segura de pedestres em ruas e avenidas de Natal chamou a atenção da população na tarde desta segunda-feira (08) em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, entre as avenidas Salgado Filho e a Bernardo Vieira. A iniciativa do site Via Certa Natal levou a “Mulher Vulcão”, que está ficando famosa no Estado por suas medidas acima da média e por abusar da sensualidade em vídeos publicados nas redes sociais, para reforçar a ação. De biquíni, ela conseguiu parar o trânsito e passar a mensagem.
Segundo o empresário Hudson Silvestre, idealizador da ação, o objetivo é relembrar as pessoas sobre a necessidade de se atravessar as vias com segurança, seja usando as faixas de pedestres ou passarelas, para se evitar riscos de acidentes de trânsito. Ele disse que essa foi uma forma bem humorada de lidar com a situação e de atrair a atenção do público para algo sério e que merece bastante atenção da população.
“A escolha por esse cruzamento foi bem pensado e a nossa expectativa é fazer com que a nossa mensagem seja acolhida de uma forma alegre e diferente, levando para a avenida uma pessoa que possa chamar a atenção de todos, sejam motoristas ou pedestres. Conversamos com a Mulher Vulcão, que está em ascensão na cidade, e ela topou numa boa. Depois, postaremos os vídeos e imagens da ação no site e nas redes sociais, para que todos tenham acesso”, afirmou.

Prefeitura de Santa Cruz e FACISA/UFRN debatem ações de controle da Dengue e da Febre do Chikungunya


O auditório do Senai sediou na manhã desta quarta-feira (03) a I Oficina Integrada para elaboração de ações para o controle da Dengue e da Febre do Chikungunya em Santa Cruz e na região Trairi. A iniciativa é uma ação da parceria da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Vigilância em Saúde, e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), e faz parte do projeto de extensão: "Vigilância ambiental em saúde: ações integradas de controle da Dengue no município de Santa Cruz/RN".

Objetivando capacitar coordenadores e agentes de endemias da região, o evento desta quarta-feira (03) contou com uma palestra ministrada pelo professor da UFRN e pelo coordenador do curso de Biomedicina, José Veríssimo Fernandes. Ao final, foi solicitado aos municípios que elaborassem um documento com as ações para o controle vetorial previstas para 2015 e encaminhassem a V URSAP, onde será construído um documento único para que todos os municípios se comprometam em realizar ações estratégicas que visem a diminuição do índice de infestação do mosquito transmissor das doenças.

Currais Novos

Mesmo não fazendo parte da região Trairi, o município de Currais Novos também foi representado por profissionais na I Oficina Integrada.

Franklin Learcton (Coordenador da Vigilância em Saúde de Santa Cruz), Rayane Larissa (bolsista do projeto da UFRN) e Rômulo Barbosa (Educador em Saúde e Agente de Combate às Endemias) estiveram no município da região Seridó, na última segunda-feira (01), para divulgar o trabalho que é realizado em Santa Cruz e participaram de programas de rádio e TV. A visita também teve como objetivo mobilizar as autoridades em saúde locais para se engajarem também nesta luta de controle da Dengue e da Febre Chikungunya.