quinta-feira, 10 de maio de 2018

Cumprindo promessa, Deputado Tomba consegue recursos e toda procissão do padroeiro do bairro Paraíso será em ruas asfaltadas

tomba_asfaltoprocissaoparaiso1

Em mais uma articulação do deputado Tomba Farias, mais uma promessa foi cumprida pra população do bairro Paraíso.

A procissão de São João Batista, padroeiro do bairro, será completa em ruas asfaltadas.

A última rua que precisa de pavimentação asfáltica era a Pe. Antônio Rafael, que está sendo pavimentada nesta quinta-feira (10). A rua é uma importante via do bairro, e o asfalto ajudará no fluxo de veículos.

O deputado Tomba Farias esteve na procissão ano passado e prometeu a população que se esforçaria para conseguir liberar a verba para a pavimentação asfáltica, que está sendo executada hoje.

Para Tomba, isso é mais um demonstrativo do compromisso que seu mandato e a gestão da prefeita Fernanda Costa tem com a população. "Sempre que prometemos algo em praça pública nos esforçamos para cumprir, buscando a melhoria da qualidade de vida da população dos santacruzenses. Agora, o bairro Paraíso terá a procissão do seu padroeiro toda em ruas asfaltadas, como acontece com a procissão de Santa Rita", enfatizou o deputado estadual.

Tomba Farias ainda ressaltou que as obras de pavimentação asfálticas já atenderam a diversas ruas de Santa Cruz, melhorando a infraestrutura da cidade.

tomba_asfaltoprocissaoparaiso3

tomba_asfaltoprocissaoparaiso2

Via Blog do Edipo Natan

Destaque na programação da Festa de Santa Rita, “A Mais Bela Voz Estudantil” reunirá na edição deste ano 21 concorrentes



Um dos eventos que integram a programação da Festa de Santa Rita de Cássia e que tem a responsabilidade da Prefeitura de Santa Cruz é o concurso musical “A Mais Bela Voz Estudantil”, que será realizado na próxima terça-feira (15 de maio), no Pátio da Matriz, dentro dos festejos da padroeira de Santa Cruz.

Considerado um dos principais momentos da programação sócio-cultural da festa, o concurso reúne todos os anos representantes das escolas das redes municipal, estadual, federal e privada, além de uma multidão formada pelas torcidas dos concorrentes.

De acordo com o coordenador musical do concurso, o Maestro Camilo Henrique, cada escola realizou internamente a escolha do seu representante, e que a fase agora é de ensaios para as apresentações.

Serão 21 competidores divididos em duas categorias. Na categoria kids, com idade até os 13 anos, serão oito alunos. Já na categoria juvenil, que reúne alunos com idade a partir dos 14 anos, serão 13 concorrentes.

Encontro histórico de Trump e Kim Jong-un será em 12 de junho



O encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o ditador norte-coreano, Kim Jong-un, será no próximo dia 12 de junho em Cingapura, anunciou o americano nesta quinta-feira (10).

Será a primeira reunião entre um presidente americano e um líder da Coreia do Norte.

Ao anunciar os detalhes do encontro em rede social, Trump disse: “nós dois tentaremos fazer com que seja um momento muito especial para a paz mundial!”

O presidente americano havia dito que preferia que o encontro acontecesse na zona desmilitarizada, na fronteira entre as duas Coreias, onde Kim recentemente se encontrou com o presidente sul-coreano, Moon Jae-in; mas assessores de Trump preferiram a pequena nação de Cingapura.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, foi duas vezes à Coreia do Norte, uma no final de abril e outra nesta semana. Ele voltou aos EUA na madrugada desta quinta com três americanos que estavam presos pelo regime norte-coreano, acusados de espionagem, e foram soltos.​

Os três americanos —Kim Dong-chul, Tony Kim e Kim Hak-song— chegaram na madrugada desta quinta a uma base aérea perto de Washington, onde foram recebidos por Trump e pela primeira-dama Melania.

A detenção de americanos pelo regime de Kim vinha sendo um ponto de tensão entre os países, especialmente depois que a Coreia do Norte prendeu Otto Warmbier, acusado de tentar roubar um pôster durante viagem ao país e condenado a 15 anos de trabalhos forçados. Libertado em junho do ano passado, ele estava em coma e morreu alguns dias depois nos EUA.

REAPROXIMAÇÃO

A aproximação entre EUA e Coreia do Norte veio depois de, no ano passado, os líderes dos países trocarem insultos e ameaças e o regime de Kim fazer testes nucleares e de mísseis intercontinentais.

Kim anunciou recentemente que a Coreia do Norte deixaria de fazer testes de armas nucleares e que abandonaria seu local de testes atômicos. O ditador se encontrou no final de abril com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, e os países negociam a implantação de um acordo de paz para desarmar a península e encerrar formalmente a guerra entre as duas Coreias.

FOLHA PRESS/ASSOCIATED PRESS

Prefeitura de Santa Cruz convoca monitores aprovados no processo de seleção do Mais Alfabetização


A Prefeitura de Santa Cruz divulgou edital convocando seis monitores aprovados no processo seletivo do programa Mais Alfabetização.

Os candidatos aprovados são: FRANCINETE PEREIRA DE LIMA, SANDRA MARQUES DE SOUZA, LEIDIANE SANTOS DA ROCHA, FRANCIMERY MAGDA DOS SANTOS, MARIA ELIZÂNGELA BEZERRA DE SOUZA e ALINE LUANA DA SILVA.

Os monitores convocados têm dois dias úteis, 10 e 11 de maio, para comparecer a sede da secretaria municipal de Educação, no Centro Administrativo (antigo PETI), das 08h às 12h e das 14h às 17h.

O Edital de Convocação 001/2018 e o Termo de Homologação do processo estão disponíveis no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br).

Cursos sobre turismo voltados para municípios do Polo Agreste/Trairi serão realizados em Santa Cruz; inscrições já estão abertas


Santa Cruz sediará cursos voltados para o turismo promovidos pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo, Governo Cidadão e Banco Mundial, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz. O edital do processo seletivo para ingresso nas capacitações já foi lançado e as inscrições serão feitas de 10 a 25 de maio na sede da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Centro Administrativo), das 8h às 11h30, de forma gratuita.

No Polo Agreste/Trairi os cursos serão de “Inglês para serviços turísticos”, com 20 vagas e carga horária de 160 horas, e “Condutor/Orientador do turismo local”, com 20 vagas e carga horária de 80 horas, ambos serão ministrados em Santa Cruz.

O processo seletivo se dará em duas etapas, ambas com caráter eliminatório e classificatório. A primeira etapa constará de inscrição presencial através de formulário de inscrição próprio e a segunda será uma entrevista presencial para verificação de atendimento dos pré-requisitos e concordância do termo de compromisso. O resultado da seleção será divulgado no dia 11 de junho de 2018.

O edital do processo de seleção para ingresso nos cursos (Edital 001/2018) e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura de Santa Cruz (www.santacruz.rn.gov.br/site/blog).

Em evento da ANORC, Tomba Farias destaca o agronegócio como propulsor da economia do RN

tomba_eventoanorc

Em café da manhã realizado pela Associação Norte-riograndense de Criadores (ANORC), nesta quarta-feira, o deputado estadual Tomba Farias destacou que o agronegócio é "mola propulsora da economia do Rio Grande do Norte". O parlamentar citou como exemplo o setor de avicultura, que transformou o município de Santa Cruz no maior produtor de frango do Rio Grande do Norte, através de mais de 58 aviários de engorda de frango com capacidade para produzir milhões de aves por ano.

Ressaltando que a sua origem familiar vem do campo, Tomba destacou que, quando prefeito de Santa Cruz, buscou incentivar a agroindústria, o que teve como consequência a geração de 400 novos empregos na zona rural. Ele afirmou ainda que durante a sua gestão a população rural do município começou a contar com a colaboração da Guaraves Alimentos, detentora da marca Bom Todo. A empresa transfere tecnologia, fornece os pintos, ração e vacinas necessárias aos pequenos produtores da cidade.

Deputado municipalista, Tomba Farias destacou ainda que a iniciativa da ANORC de abrir as portas do Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, para a população da Grande Natal, proporcionará não só uma opção de lazer para a comunidade, como também irá permitir que os frequentadores tenham um novo espaço de entretenimento na região, gerando emprego e renda para os empreendedores individuais que irão trabalhar no local.

Com o apoio da Prefeitura, Juventude conquista a Copa Serra Caiada de Futebol


Com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da secretaria municipal de Esportes e Lazer, o Juventude, equipe de futebol amador do município, participou e conquistou o título da Copa Serra Caiada, disputada na cidade de Serra Caiada e que reuniu equipes de várias regiões do Rio Grande do Norte.

Na final, disputada no último fim de semana, a equipe santa-cruzense enfrentou o Vila Nova e venceu pelo placar de 1 x 0.

Em nota divulgada nas redes sociais, a diretoria do Juventude ressalta a importância do apoio da Prefeitura de Santa Cruz para o fortalecimento do futebol amador, por meio das ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Esportes e Lazer.

O apoio da gestão municipal ao futebol amador também tem beneficiado outras equipes e possibilitado a participação nas principais competições da região. Exemplo do Eva Bary, que está na final da Copa Trairi e da Desportiva, que disputa a semifinal da Copa Integração Seridó/Trairi

Com chuva forte e refletor apagado, presos de 'confiança' fogem da Cadeia Pública de Natal

Presos se aproveitaram da escuridão para escapar (Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução)

Dois presos, considerados de 'confiança', fugiram na noite desta quarta-feira (9) da Cadeia Pública de Natal, na Zona Norte da capital potiguar. Segundo a Polícia Militar, os detentos aproveitaram a chuva e o apagão em um dos refletores para pular o muro e fugir da unidade.

Ainda de acordo com a PM, os presos que fugiram trabalhavam na cozinha e ajudavam na rotina do presídio, por isso tinham tratamento diferenciado e dormiam em alojamentos do setor administrativo.

Em relatório, a PM informou que os fugitivos foram identificados como: José Severo da Silva Júnior, de 21 anos, e Francisco Leandro Lopes da Silva, de 28. Eles pularam o muro por volta das 20h. Vestindo apenas o calção da farda do sistema penitenciário, os dois correram pela Avenida Itapetinga em direção a João Medeiros Filhos.

A Polícia Militar fez buscas pela região, mas não conseguiu recapturar os fugitivos. A Sejuc enviou uma nota em que diz que a fuga se deu por causa de um 'descuido' dos agentes penitenciários.