segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Prefeita Fernanda ressalta contas em dia em meio à crise: “Precisamos estabelecer prioridades”


Na solenidade de entrega de mais uma importante obra, a Praça Alice Adriano (Praça da Bíblia), na última sexta-feira (0107), a Prefeita Fernanda Costa, em seu pronunciamento, fez questão de ressaltar que as contas de sua gestão estão em dia, mesmo diante das dificuldades que atingem todos os municípios.

Fernanda Costa falou da perspectiva de queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e afirmou que nessa situação é preciso eleger prioridades e é assim que ela vem administrando os recursos do município de Santa Cruz e cumprindo com os compromissos, sobretudo, com funcionários e fornecedores.  “A Prefeitura de Santa Cruz tem honrado com o que eu entendo que é a obrigação primordial de um gestor, que é a de manter os salários dos funcionários públicos, porque são eles que levam os serviços à população. A Prefeitura tem honrado com os compromissos com os seus fornecedores porque temos trabalhado com os pés no chão. Muitas vezes tenho que dizer um não, e como eu gostaria de dizer só sim. Nas dificuldades, nós precisamos estabelecer as prioridades”, afirmou a Prefeita Fernanda. 

Dia dos Pais foi ruim para o varejo, dizem instituições comerciais


As vendas do varejo no Dia dos Pais de 2015 caíram principalmente em função do cenário macroeconômico adverso ao consumo, com juros e inflação elevados e renda e confiança dos consumidores em baixa. Esse é o diagnóstico traçado pelas principais instituições que medem a atividade no comércio e que apontaram um desempenho ruim para as vendas neste ano.

A Serasa Experian aponta a primeira queda nas vendas na semana que antecede o Dia dos Pais desde 2005, quando começou a calcular o indicador. Segundo a instituição, o recuo no comércio de todo o País foi de 5,1% entre 3 e 9 de agosto deste ano na comparação com o período de 4 a 10 de agosto do ano passado.


Em 2014, o avanço nas vendas nessa comemorativa havia sido de 2 1%, o que confirmava uma tendência de desaceleração desde 2011, quando o comércio no Dia dos Pais havia sido 8,8% superior ao de 2010, de acordo com a Serasa. Os economistas da instituição apontam a alta da inflação e dos juros no crediário, além do aumento do desemprego e da queda da confiança dos consumidores, como fatores que "afetaram negativamente o desempenho do varejo neste Dia dos Pais".

Já pelos cálculos do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia dos Pais de 2015 representou a segunda queda nas vendas, mas o resultado é o pior em seis anos. A magnitude da retração das consultas para vendas a prazo, que sinalizam o ritmo do movimento no comércio, segundo as duas instituições, foi de 11 21%, mais intensa que a retração percebida em 2014, de 5,09%.

Além do contexto macroeconômico adverso, SPC Brasil e a CNDL observam que um levantamento prévio já apontava a preferência pelo pagamento a vista, o que potencializa a queda mostrada pelo indicador de consultas para vendas a prazo. Destacam ainda que o resultado corrobora a tendência de queda já observada em outras datas comemorativas de 2015, como Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%) e Dia das Mães (-0,59%).

Henrique Alves confirma hub dos Correios em seminário sobre desenvolvimento do RN‏


O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, anunciou nesta segunda-feira (10), em Natal, que a direção dos Correios vai fazer a confirmação oficial da implantação do centro de distribuição de encomendas da ECT para as regiões Norte e Nordeste ainda este mês. O hub dos Correios será no Aeroporto Internacional Aluízio Alves. A informação foi dada pelo ministro durante pronunciamento feito na abertura do seminário Motores do Desenvolvimento do Rio Grande Norte. “A empresa Correios vai confirmar a implantação do hub no Rio Grande do Norte agora em agosto. A expectativa é de que em seis meses a estrutura esteja implantada”, afirmou o ministro ao falar de novas expectativas de investimentos para o estado. O evento foi no auditório da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) e também contou com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.
Henrique Alves também aproveitou o seminário para reafirmar a importância de esforços conjuntos das classes políticas e empresariais do Rio Grande do Norte para a instalação do hub da TAM no estado. Ao defender a central de conexões aéreas para Natal, o ministro ressaltou as características geográficas e positivas do aeroporto, localizado em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de natal, diante dos outros dois concorrentes, Ceará e Pernambuco. “O RN tem duas características que não podem ser superadas pelos estados concorrentes. Um aeroporto moderno e com grande área para expansão e nossa posição estratégica em relação à Europa e África”.
O ministro disse que os investimentos no Rio Grande do Norte são necessários, não apenas por questões técnicas, mas também por representarem um salto importante para o desenvolvimento econômico do Estado. Ele citou o crescente desenvolvimento dos estados concorrentes e defendeu a descentralização de investimentos. “Não podemos concordar com investimentos concentrados apenas em estados já desenvolvidos e com força econômica. Porque, se for assim, os grandes se tornarão maiores, enquanto os estados menores não terão chances de mais desenvolvimento”, afirmou Alves ao comparar o tamanho das economias de Pernambuco e Ceará em relação ao Rio Grande do Norte.

Secretaria de Infraestrutura entrega terceiro pavilhão de Alcaçuz‏


O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN entregou, nesta sexta-feira (7), a obra de recuperação do Pavilhão 1 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta.
Este foi o terceiro pavilhão da Unidade recuperado depois da rebelião deflagrada no sistema penitenciário do estado, em março deste ano. O pavilhão 1, é dividido em 4 alas, com 28 celas. Foram executados os seguinte serviços:
–  Recuperação e substituição de grades;
–  Pintura do prédio;
–  Recuperação das instalações elétricas, hidrossanitárias e esgoto;
–  Recuperação e substituição do telhado;
–  Concretagem do piso das celas, corredores, hall de entrada e da quadra com execução de 10 cm de concreto armado com tela de 15×15 e posteriormente aplicação de granilite, um piso mais resistente e duradouro.

Para a Prefeita Fernanda, Praça da Bíblia tem função de unir pessoas


Em solenidade muito prestigiada, a Prefeitura de Santa Cruz inaugurou na última sexta-feira (07) a Praça Alice Adriano (Praça da Bíblia). Na ocasião, além de um grande número de populares, autoridades e representantes de igrejas evangélicas e católica.

A Prefeita Fernanda Costa externou estar muito feliz em entregar mais uma obra concluída e afirmou que a Praça da Bíblia tem a função de unir as pessoas. “Fico muito feliz porque todos estão entendendo que esta Praça  tem a função de unir cristãos, católicos ou evangélicos, pois somos todos defensores da Palavra de Deus e tenho certeza que temos os mesmos objetivos, de construir uma sociedade justa, de dar apoio à família da nossa cidade e de encaminhar as nossas crianças e nossos adolescentes  por um caminho digno, para que no futuro possam constituir suas famílias, para que a gente possa ter o desenvolvimento da nossa cidade”, disse Fernanda.

O nome da recém-inaugurada Praça é uma homenagem a Dona Alice Adriano, matriarca de uma importante família santa-cruzense. O local, que até pouco tempo era apenas um terreno baldio, foi transformado em um dos mais belos espaços de lazer, que a população de Santa Cruz poderá usufruir a partir de agora, com parque infantil, quiosques, amplo espaço para as pessoas passearem, além um local específico para eventos religiosos.

Dilma diz que vai repudiar "vale-tudo" contra quaisquer governos


A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (10) que vai repudiar de forma sistemática o que chamou de vale-tudo contra qualquer governo – federal, estadual e municipal. “Quem acaba atingido pela política do ‘quanto pior, melhor’ é a população”, disse.

Durante cerimônia de entrega de moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida, em São Luís (MA), Dilma admitiu que o governo enfrenta um momento de dificuldade, mas garantiu que o período é passageiro e que os programas sociais não serão interrompidos.


“Períodos de dificuldade geralmente causam incerteza e apreensão nas pessoas. Não fiquem inseguros, nem apreensivos. Esta é uma situação temporária. Ela vai passar e vai passar rápido. Mesmo durante essa travessia, não abandonaremos os programas sociais”, destacou.

Em seu discurso, a presidenta pediu ainda que a população pense primeiramente na nação como um todo e só depois em seus partidos e projetos pessoais. “O Brasil precisa de estabilidade para fazer essa travessia”, disse. “Quando há uma dificuldade, não adianta um ficar brigando com o outro porque não resolve a situação”, completou.

Ao final da cerimônia, Dilma confirmou o lançamento da terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida, no dia 10 de setembro, quando deve ser anunciada a contratação de 3 milhões de novas moradias. Hoje, foram entregues as chaves de 4.467 casas em quatro cidades: São Luís (MA), Caxias (MA), Campo Grande (MS) e Anastácio (MS).

As unidades habitacionais destinadas a famílias com renda até R$1,6 mil devem beneficiar mais de 17 mil pessoas. Divididas em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, elas contam ainda com pavimentação, redes de água, esgotamento sanitário, drenagem, energia elétrica e acesso ao transporte público.


Agência Brasil

Natal ganha primeira torre de cobertura sustentável para telefonia celular no RN‏


O prefeito do Natal, Carlos Eduardo, em companhia do secretário municipal de Turismo, Fred Queiroz, participou na tarde da última sexta-feira (7) da instalação do primeiro biosite (antena) da operadora TIM no Rio Grande do Norte. O equipamento, de 18 metros de altura, faz parte do projeto de cobertura sustentável da empresa e foi instalado na área do hotel Vila do Mar, na Via Costeira, um dos pontos turísticos de grande concentração de pessoas que visitam a cidade.
“A TIM está de parabéns pela iniciativa de modernizar e avançar. Trata-se de um equipamento moderno, que não agride a estética da cidade e melhora um serviço que é essencial ao cidadão”, definiu Carlos Eduardo. O evento contou também com as presenças dos executivos da TIM, Leandro Guerra, Diretor de Relações Institucionais; Douglas Soares, Gerente de Operações de Rede para o Norte e Nordeste; Sergio Brasilis, executivo de Relações Institucionais; e Daniel Moreira, diretor de Vendas para o Nordeste.
A instalação do biosite é mais rápida e menos burocrática que as antenas tradicionais, já que o tempo de licenciamento é reduzido e não esbarra nos impasses decorrentes de legislações municipais, que dificultam a instalação de torres necessárias para atender à população. Em Natal, a implantação da nova solução foi possível a partir de uma parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que constatou a viabilidade do projeto e aprovou a utilização do equipamento.

"Insegurança" Agentes encontram túnel na Penitenciária Estadual do Seridó, em Caicó


Mais uma vez um túnel foi descoberto dentro de uma unidade prisional do Rio Grande do Norte. O caso ocorreu na Penitenciária Estadual do Seridó Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, o Pereirão. De acordo com agentes penitenciários que trabalham na unidade, nenhum detento conseguiu fugir.

Segundo os agentes penitenciários, o túnel estava em fase inicial de escavação. O espaço foi encontrado no pavilhão E da unidade prisional, que conta atualmente com 73 presos. Os detentos estavam escondendo a areia em um buraco, alocado em lençóis.

A Penitenciária Estadual do Seridó uma das que passa por reformas, após a onda de rebeliões ocorrida em março deste ano em várias unidades prisionais do Rio Grande do Norte.

Autoridades e grande número de populares participam da inauguração da Praça da Bíblia


A Prefeita Fernanda Costa inaugurou na noite desta sexta-feira (07) uma das mais importantes obras de reestruturação da cidade realizada pela sua gestão: a Praça Alice Adriano (Praça da Bíblia).

O local, que até pouco tempo era apenas um terreno baldio, se transformou um dos mais belos espaços de lazer que a população de Santa Cruz poderá usufruir a partir de agora. Com parque infantil, quiosques, amplo espaço para as pessoas passearem, além um local específico para eventos religioso, a Praça encanta quem tem a oportunidade de visitá-la ou passar nas proximidades.

A solenidade de inauguração foi muito prestigiada e contou com a presença de várias autoridades, entre elas a Prefeita Fernanda Costa, o Deputado Tomba Farias e o Ex-deputado João Maia, além de um grande número de populares. A cerimônia contou com pronunciamentos, apresentações musicais e um ato ecumênico que reuniu representantes das igrejas evangélicas e da católica.




Prefeitura de Tangará prepara programação especial para Semana da Pátria


A Prefeitura de Tangará vai realizar uma das melhores programações da Semana da Pátria da história do município. Com corrida de pedestres, corrida ciclística e jogos escolares, a Secretaria de Esportes terá uma grande parcela de contribuição nos trabalhos da Semana da Pátria, que é articulada pela Secretaria de Educação e Secretaria de Comunicação.

A estrutura para os festejos cívicos já estão em andamento, com preparativos de deixar a cidade nas cores verde e amarelo. Uma nova marca foi produzida para comemorar a programação especial que está sendo desenvolvida com as secretarias articuladas para este grandioso evento.

Os preparativos envolvem ainda a Polícia Militar e Guarda Municipal, que deverão integrar o apoio para segurança de todos os participantes da semana da pátria, com vistas também para o Desfile Cívico, que acontecerá na Rua João Ataíde de Melo, BR-226, como tradicionalmente os tangaraenses prestigiam todos os anos.