quinta-feira, 12 de março de 2015

Vereador Pedro Dério está perdido igual a cego em tiroteio

O vereador Pedro Dério, demonstrou em seu discurso na ultima sessão plenária da Câmara municipal de Santa Cruz, que está totalmente perdido em suas falas, sendo incoerente, quando o mesmo, cobra agilidade da prefeita Fernanda Costa em um projeto que ele mesmo e o G4 atrasaram a votação, sem dó nem piedade das consequências que esse atraso iria causar na vida do pequeno produtor rural.

Quem não lembra que a máquina perfuratriz está até hoje sem operar, por perseguição política e interesses próprios do grupo G4, ao barrarem a votação do projeto enviado pela prefeita Fernanda Costa a câmara municipal, pedindo a autorização da venda dos veículos velhos e sem utilidade que a prefeitura possuía, e o vereador Pedro Dério juntamente com o G4, não colocaram o projeto na pauta de votação, prejudicando principalmente o homem do campo, que viu a máquina chegar na cidade e ao mesmo tempo seu rebanho morrer de sede.

Agora depois de ter atrasado a compra do caminhão que carregará o compressor que associa-se a máquina perfuratriz na perfuração de poços. O vereador ainda tem a coragem de subir na tribuna da câmara e cobrar agilidade numa coisa que ele mesmo atrasou, como se a população santacruzense e o povo da zona rural, tivessem esquecido o real motivo pelo qual a máquina ainda não está operando.

Mineiro sofre rejeição por convocar natalenses para manifesto pró-Dilma nas redes sociais

A crise de popularidade pela qual passa a presidente Dilma Rousseff (PT) começa a atingir também seus aliados. O deputado estadual Fernando Mineiro (PT) passou vexame, nesta quinta-feira (12), ao convocar a população para o manifesto que será realizado nesta sexta-feira (13) em defesa do governo petista, por meio das redes sociais Facebook e Instagram.
Na convocação, Mineiro frisa que o ato é “em defesa da Petrobras, da Democracia, dos direitos dos trabalhadores e da reforma política”. Nos comentários das postagens nas duas redes sociais, os potiguares rechaçaram a legitimidade de o PT defender tais causas, tendo em vista que o governo federal é responsável por gerir a Petrobras, estatal que abrigou o maior esquema de corrupção desvendado nesta década.
O fato de o governo Dilma ser responsável, além da crise ética e financeira da Petrobras, pelos cortes em direitos trabalhistas históricos, como o seguro-desemprego, também revoltou os eleitores. Pela primeira vez, os comentários negativos na página do parlamentar foram ampla maioria.
“Vocês estão de brincadeira né. Dia 15 sim. Sem causa partidária, sem sindicalistas sem movimentos pseudosociais. Somente cidadãos querendo um basta nesta pouca vergonha e incompetência”, diz um dos internautas, na Fanpage do deputado, no Facebook.
Outro eleitor lembrou da crise econômica em que o País se encontra. “Dia 13 trabalhador estará trabalhando, para pagar os impostos que o governo do PT não para de aumentar, tentando deter a crise em que a Dilma nos colocou”, criticou ele, na mesma página.
Outros ridicularizaram o fato de filiados ao PT estarem falando em defesa da Petrobras. “Saqueiam a Petrobras e agora querem defender?! É uma piada? Vamos defender a Petrobras sim, de políticos corruptos!”, diz um comentário. “Estão com o caixa do partido cheio da grana da Petrobras, heim! Tão morrendo de medo de perder essa mamata!”, reforça outro.
A retirada de direitos trabalhistas por parte do governo também não passou em branco. “Defender direitos trabalhistas tipo o seguro desemprego?”, questionou um dos eleitores. Comentários desrespeitosos com xingamentos contra o deputado também foram postados.
A avaliação popular da presidente Dilma Rousseff enfrenta o momento mais crítico desde que assumiu o Executivo. A imprensa nacional já noticia que a aprovação do governo, que no passado chegou a ser bem confortável, caiu para 7%. Em Natal, pesquisa Consult divulgada na semana passada mostrou que 63% dos eleitores rejeitam a gestão petista.

Movimento pelo impeachment de Dilma deve reunir 10 mil em Natal


No momento em que o governo enfrenta sua pior crise política, milhares de pessoas em todo o Brasil decidiram aderir aos protestos marcados para o próximo domingo, 15 de março, contra Dilma Rousseff. A principal bandeira dos manifestantes é o impeachment da presidente. A organização dos protestos, que tomará corpo também no exterior, pretende reunir em Natal cerca de dez mil pessoas nas ruas.
O foco das manifestações é um só: mudança do cenário político atual. Com o resultado das eleições presidenciais do ano passado, que deu a Dilma mais quatro anos no governo brasileiro, diversos grupos e mobilizações foram se formando para questionar os casos de corrupção no país, impunidade, má gestão de recursos públicos e aumento dos impostos.
Unidos pelo descontentamento comum com o governo e pela habilidade em agregar seguidores nas redes sociais, os movimentos Vem Pra Rua, Revoltados On Line, Movimento Brasil Livre, Força Democrática, Vermelho Nunca Mais e Unidos pela Liberdade, por exemplo, formam parte da composição dos manifestantes, com representação em todas as regiões do Brasil.
Com faixas, cartazes, carro de som e até mini-trio, o protesto em Natal promete marcar o início da mudança política no país. “Há uma necessidade drástica de mudança no país. Isso ficou claro com o processo eleitoral do ano passado e a abstenção dos votos de mais de 30% dos eleitores. Enquanto a presidente faz o mau uso do nosso dinheiro, nós pagamos mais caro por tudo”, comentou consultor de investimento Karol Diniz, um dos integrantes do protesto na capital potiguar.

Trecho da delação do doleiro Alberto Yossef à PF: "Alto escalão do governo federal tinha conhecimento", afirma. Leia!


Dia Mundial do Rim: silenciosa, doença renal crônica atinge 10% da população

A doença renal crônica atinge 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades e raças. A estimativa é que a enfermidade afete um em cada cinco homens e uma em cada quatro mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença. Diante desse cenário, no Dia Mundial do Rim, lembrado hoje (12), a Sociedade Brasileira de Nefrologia defende que a creatinina sérica e a pesquisa de proteína na urina façam parte dos exames médicos anuais.
O risco de doença renal crônica, de acordo com a entidade, deve ser avaliado por meio de oito perguntas: Você tem pressão alta? Você sofre de diabetes mellitus? Há pessoas com doença renal crônica na sua família? Você está acima do peso ideal? Você fuma? Você tem mais de 50 anos? Você tem problema no coração ou nos vasos das pernas (doença cardiovascular)? Se uma das respostas for sim, a orientação é procurar um médico.
Os principais sintomas da doença renal crônica são falta de apetite, cansaço, palidez cutânea, inchaços nas pernas, aumento da pressão arterial, alteração dos hábitos urinários como urinar mais à noite e urina com sangue ou espumosa.
As recomendações das entidades médicas para reduzir o risco ou para evitar que o quadro se agrave incluem manter hábitos alimentares saudáveis, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, controlar a pressão arterial, beber água, não fumar, não tomar medicamentos sem orientação médica, controlar a glicemia quando houver histórico na família e avaliar regularmente a função dos rins em casos de diabetes, hipertensão arterial, obesidade, doença cardiovascular e histórico de doença renal crônica na família.
Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que 100 mil pessoas fazem diálise no Brasil. Atualmente, existem 750 unidades cadastradas no país, sendo 35 apenas na cidade de São Paulo. Os números mostram ainda que 70% dos pacientes que fazem diálise descobrem a doença tardiamente. A taxa de mortalidade para quem enfrenta o tratamento é 15%.

Jovem morre após colisão no prolongamento da Prudente de Morais


Mais um acidente de trânsito com vítima fatal foi registrado na capital nas últimas 8 horas. Desta vez, no prolongamento da Prudente de Morais, sentido Cidade Satélite.
A motorista de um carro, modelo Clio, tentava desviar de um carro, que segundo testemunhas, dirigia de forma imprudente, quando perdeu o controle e colidiu em poste na madrugada desta quinta-feira (12).
A motorista do carro, identificada como Najala Napy Chácara, de 21 anos, morreu ainda no local. A passageira do carro sobreviveu.

Comerciante vítima de sequestro fala dos momentos de terror que viveu


 Um comerciante de 46 anos foi alvo de um sequestro relâmpago, na tarde do domingo (8), no bairro Santa Teresinha, no município São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal. A vítima chegava em casa quando foi rendida por três criminosos armados e em seguida obrigada a seguir com eles no próprio carro sob ameaça de pistolas.
O homem identificado como Antônio Felipe relatou a reportagem do Portal BO que permaneceu cerca de seis horas com os suspeitos e que em vários momentos, quando estava em uma estrada a qual ele não soube identificar, percebeu que existiam outros assaltantes em dois veículos diferentes. “Foram momentos de verdadeiro terror por que eu não sabia se depois que levassem tudo que queriam eu seria morto e deixado no meio do nada. Eu vi que tinham outros bandidos acompanhando a gente e também estavam armados”, disse.
A vítima ainda informou que os criminosos entraram em uma estrada carroçável, pararam em um local onde existiam apenas algumas casas e liberaram-na. Depois de pedir socorro aos moradores o comerciante descobriu que estava bem longe de casa, os assaltantes abandonaram Antônio no sítio Cajazeira, na cidade Mamanguape, no Estado da Paraíba.
Antônio procurou a polícia local para informar o fato em seguida segui para o Rio Grande do Norte. O carro do comerciante, modelo Vectra de cor prata e placa MYJ 5856, foi levado pelos suspeitos. O registro do sequestro relâmpago foi feito na delegacia de São Gonçalo do Amarante.

Agora pela manhã o governador Robinson Faria está reunido com boa parte da bancada potiguar. Ausentes da reunião com o governador sete deputados




Estou reunido com os deputados estaduais para estreitarnos a relação e estou convocando a todos para governar junto comigo. Porque as conquistas devem ser conjuntas entre Executivo e Legislativo,"disse Robinson".



Estão ausentes do encontro do governador Robinson Faria sete deputados estaduais.
O Deputado Agnelo Alves hoje pela manhã tem quimioterapia; O Deputado Getúlio Rêgo disse que já tinha compromisso assumido;  O Deputado Gustavo Carvalho está em São Paulo;  O Deputado Jacó Jácome está em Brasília;  O Deputado José Adecio afirmou que tinha agenda já fechada. Os únicos que não justificaram foram os Deputados José Dias e Ricardo Motta.

Dólar volta a subir e fecha a R$ 3,12

Em dia de volatilidade, com variação da cotação do dólar comercial de R$ 3,08 a R$ 3,14, a moeda norte-americana fechou em alta de 0,77% e encerrou as operações de hoje (11) valendo R$ 3,127. Na mínima do dia, o dólar registrou queda de 0,67% no início da tarde, mas voltou a subir, como já tinha acontecido no início da operação.
A alta acumulada no ano chegou a 17,64%. Somente no mês de março, o dólar valorizou 9,52%. Ontem (10), após uma sequência de altas, a moeda americana caiu 0,82%, cotada a R$ 3,104. Foi a primeira queda do dólar frente ao real desde 27 de fevereiro.
No início do ano, a divulgação de dados que mostram a recuperação da economia dos Estados Unidos, como o maior consumo de bens duráveis (automóveis e eletrodomésticos), acentuou a valorização do dólar em relação ao real, ao reforçar as perspectivas de que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central norte-americano) aumente os juros da maior economia do planeta.
Juros mais altos nos países desenvolvidos reduzem o fluxo de capital para países emergentes, como o Brasil, pressionando o dólar para cima. As dúvidas sobre o ajuste fiscal no Brasil'', depois que o Congresso devolveu ao governo a medida provisória que implementaria algumas das medidas necessárias, aumentaram a instabilidade sobre o real na semana passada.

Prefeitura de Santa Cruz realizará inédito Campeonato Municipal de Natação


A Prefeitura de Santa Cruz realizará pela primeira vez o Campeonato Municipal de Natação. A competição, coordenada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, reunirá competidores das categorias mirim, infantil, juvenil e adulto.

As inscrições para a competição já foram iniciadas desde esta terça-feira (10) e seguem até o dia 27 de março na sede da Secretaria de Esportes, no Centro de Treinamento (CT).

O Campeonato Municipal de Natação faz parte do calendário anual de eventos esportivos promovidos pela Prefeitura de Santa Cruz e terá suas provas na piscina do Clube de Funcionários “Pé de Copa”. A competição será realizada no dia 04 de abril (sábado).

Rogério: ‘Governo Dilma quebra regras e prejudica educação com cortes no Fies’

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados se reuniu nesta quarta-feira (11) com o secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. Na oportunidade, o deputado federal Rogério Marinho (PSDB) questionou ao representante do governo os cortes orçamentários promovidos pela presidente Dilma Rousseff, especialmente no Fies, o que tem prejudicado diretamente milhares de estudantes brasileiros.
“Nós estamos com pelo menos a metade dos estudantes atendidos pelo Fies com problemas para continuar os estudos. Há uma queda no sistema, uma reclamação generalizada. O governo quebra regras estabelecidas anteriormente e isso prejudica diretamente o mercado na área da educação. E já é uma prática deste governo mudar regras no meio do jogo, desestruturando a economia, neste caso a relacionada ao setor educacional”, disse Rogério Marinho.

Felipe Maia pede segurança aos manifestantes no dia 15 de março

Para garantir a segurança dos participantes das movimentações no dia 15 de março, o deputado Felipe Maia (DEM) solicitou, nesta quarta-feira (11), ao Ministério da Justiça, à Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte e à superintendência regional da Polícia Federal que haja atenção especial dessas instituições para impedir qualquer tentativa de desestabilização da ordem pública durante os protestos.
O deputado destacou que é garantido o direito de manifestação popular e que o poder público deve garantir a segurança dos manifestantes. “Serão realizadas movimentações populares por todo o país contra a atual situação política e econômica brasileira e todos são livres para manifestar suas opiniões. E é importante cuidar da segurança dos participantes. Afinal, é dever do poder público garantir a integridade de todos, uma vez que também é garantido o direito de manifestar-se contra a atual crise que vive o país”, destacou.

Rafael Motta entrega a ministro ofício para incentivar turismo no interior do RN



O deputado federal Rafael Motta, vice-líder do PROS na Câmara dos Deputados, se reuniu na tarde desta quarta-feira (11) com o ministro do Turismo, Vinícius Lages, para tratar de ações com o objetivo de incentivar o turismo no interior do Rio Grande do Norte. Esse foi um dos compromissos assumidos pelo parlamentar na semana passada, quando participou do lançamento do Fórum de Turismo do RN, junto a empresários e gestores do turismo potiguar.
“O turismo é uma das principais atividades econômicas do Rio Grande do Norte, e é importante fomentar o setor com a edificação de casas culturais que possam atrair visitantes para a cidade. E, incentivar o crescimento do turismo significa, também, impulsionar a economia do nosso Estado, uma vez que a cadeia produtiva do setor gera emprego e renda para a população do RN”, afirmou o parlamentar.
Entre as medidas de incentivo ao turismo no interior do Estado discutidas entre Rafael Motta e o ministro Vinícius Lages, está a construção de um novo teatro na cidade de Macau. “Ações como essas são importantes para incrementar o roteiro turístico do interior do Estado. Temos que descentralizar a atividade turística e um dos caminhos é, justamente, incentivar o turismo gastronômico, cultural e o ecoturismo”, afirmou Rafael Motta.

Petistas defendem Henrique nas Relações Institucionais

Segundo o blogue do Gerson Camarotti, há petistas que defendem para lugar de Pepe Vargas, nas Relações Institucionais, o nome do ex-presidente da Câmara, Henrique Alves, que é cotado para assumir a pasta do Turismo.
Com isso, Dilma agradaria ao PMDB duplamente, por colocar um aliado de Eduardo Cunha na articulação política do Planalto, ao mesmo tempo que manteriaVinicius Lages, afilhado político de Renan Calheiros, no ministério do Turismo.

Tomba Farias sai em defesa de Agripino: “homem íntegro e decente”


O deputado estadual Tomba Farias (PSB) usou a tribuna da Assembleia, nesta quarta-feira (11), para se solidarizar com o presidente do DEM, senador José Agripino, que foi acusado de envolvimento na Operação Sinal Fechado. “José Agripino é um homem íntegro e decente. O Rio Grande do Norte conhece e se orgulha de sua história, que sempre ajudou a Santa Cruz e toda região do Trairi”, disse Tomba.

Prefeitura de Santa Cruz passa a realizar cirurgias de médio porte no Hospital Regional Aluízio Bezerra


A Prefeitura de Santa Cruz só amplia suas ações que objetivam melhorar cada vez mais os serviços em saúde oferecidos à população do município. Através da Secretaria Municipal de Saúde, o Poder Público municipal retomou a realização de cirurgias de médio porte no Hospital Regional Aluísio Bezerra. Os procedimentos voltaram a ser oferecidos à população a partir desta terça-feira (10).

As cirurgias de médio porte são as de vesícula, apêndice, hérnia, dentre outras. Também são realizadas as chamadas pequenas cirurgias, como a retirada de sinais e cistos. Os agendamentos devem ser feitos na Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz, que encaminha os pacientes ao ambulatório do Hospital Regional Aluízio Bezerra para os procedimentos pré-operatórios. De acordo com a Direção do Hospital, dois médicos cirurgiões atuam na unidade hospitalar na realização das cirurgias.

Após 9 horas, Sejuc negocia com presos e rebelião termina em Alcaçuz

No início da noite desta quarta-feira (11), após uma intensa negociação com a presença de uma comissão de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejuc), Polícia Militar, OAB e Direitos Humanos, os detentos do Pavilhão 1, da Penitenciária de Alcaçuz encerraram a rebelião.
Segundo a coordenadora de Direitos Humanos da Sejuc, Adna Lígia Dias, foram propostas a remoção dos presos para a quadra do pavilhão, onde receberiam água e comida. A remoção seria feita sem a interferência da polícia.
A rebelião teve início por volta das 9h, após a suspensão das visitas íntimas nos pavilhões 1 e 4, em decorrência da descoberta de túneis e um plano de fuga.  No pavilhão 4, a situação foi controlada mais cedo com ação do BPChoque, mas a estrutura foi totalmente depredada. 66 presos tiveram que ser transferidos, sendo 36 para o presídio provisório da Zona Norte, 10 para o CDP de Candelária e 20 para o Pavilhão.
No Pavilhão 1, os presos ficarão na quadra, enquanto os agentes penitenciários farão revista e em seguida eles retornarão para as celas.


Ninguém acerta e Mega-Sena acumula prêmio de R$ 26 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena do concurso de número 1.685, realizado nesta quarta-feira (11), em Osasco (SP). O próximo concurso da Mega-Sena, que acontece no sábado (14), terá prêmio acumulado em R$ 26.000.000,00.

Veja as dezenas: 03 - 18 - 31 -39 - 46 - 51
A quina teve 134 acertadores, que levaram o prêmio de R$ 21.565,46 cada um. Além disso, houve 7.584 ganhadores na quadra, que rende R$ 544,33.

Projeto de combate ao trabalho infantil da Prefeitura de Santa Cruz e TV Futura é apresentado aos pais das crianças envolvidas


Na tarde desta terça-feira (10), no Centro da Juventude João de Dula, a Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou um encontro com os pais e responsáveis dos alunos que participarão do projeto que será desenvolvido no município em parceria com a TV Futura, o “Projeto Pedra, Papel e Tesoura”, que tem como objetivo realizar ações de combate ao trabalho infantil.

O projeto desenvolverá ações com alunos de escolas da rede pública, entre elas, a gravação de spots para veiculação no rádio e na própria TV Futura em rede nacional.

O objetivo do encontro desta terça-feira (10) foi o de apresentar o projeto aos pais e responsáveis e sensibilizá-los de que lugar de criança é na escola e não trabalhando. O evento contou com a presença da representante da TV Futura, Ana Amélia, e da contadora de história, Daluzinha Avils, que esteve em Santa Cruz a convite do canal.


Nos próximos dias 19, 20 e 21 de março os jovens selecionados para participar do projeto participarão de uma oficina, que abordará a temática com uma linguagem voltada para o rádio e TV.

A escolha por Santa Cruz feita pela TV Futura para a realização desse projeto se deu em virtude do município já ter colocado em prática ações de enfrentamento a essa problemática, tendo inclusive, a atual gestão municipal, elaborado um plano com uma diagnóstico situacional e diretrizes que norteiam os profissionais engajados nessa luta.

Prefeita Fernanda Costa participa de abertura da festa de São José no DNER


A Prefeita Fernanda Costa participou na noite desta terça-feira (10) da abertura dos festejos de São José, padroeiro do bairro DNER. A festa segue até o próximo dia 19 de março e tem como tema: "Como São José se consagrou ao serviço do vosso filho, fazei que também o sirvamos hoje e sempre".

A Prefeita de Santa Cruz assistiu a novena celebrada pelo Padre Jorge Cardoso acompanhada de amigos e auxiliares.

A festa de São José faz parte da programação que comemora os 180 anos da Paróquia de Santa Rita de Cássia.