quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Câmara Municipal de Santa Cruz está perdendo o foco de suas competencias e atribuições


Ao observar nos bastidores o desempenho dos vereadores da legislatura 2013-2016 é que não se consegue enxergar na maioria dos vereadores eleitos, um preparo para desenvolver o seu verdadeiro papel, papel esse que é de legislar, fiscalizar, assessorar o executivo e representar a fonte e também o destinatário deste mandato, que é o povo. É fácil perceber indo a uma sessão da Câmara, que a maioria dos vereadores ainda não desceram do palanque, discursos voltados ao interesse próprio e demagogos são corriqueiros naquela casa que se diz a "casa do povo". 

Deputado cobra ações efetivas no combate à seca

 O deputado Vivaldo Costa (PROS) voltou a cobrar do governo ações efetivas no combate à seca. O parlamentar disse que a situação ainda é calamitosa. "Os agricultores estão penalizados de várias formas. Os açudes estão secos e o milho da Conab ainda não chegou para alimentar o rebanho", afirmou. Em aparte, o deputado Antônio Jácome sugeriu a criação de uma Comissão Parlamentar Permanente de Acompanhamento da Seca.

Outro ponto focado pelo deputado seridoense foi o problema da falta de médicos no RN e notadamente no Seridó. Vivaldo disse que Caicó, cidade pólo na região, não poderia estar na situação atual, com falta de muitos especialistas das diversas áreas. 
 
"Faltam médicos no pronto-socorro do Hospital do Seridó, no Hospital Regional, nos postos de saúde e até no PSF", disse. O deputado afirmou que além de Caicó, outras cidades da região também estão sem médicos para atendimento à população. 
 
"O Brasil precisa de mais médicos e ninguém pode deixar de reconhecer. Mas não podemos é atropelar os órgãos de classe e os sindicatos. Essa luta dos órgãos de classe é legítima, para que tenham ao menos critérios de seleção aos médicos que estão chegando", disse.

Homem e 3 mulheres são presos durante arrastão a ônibus em Natal

Três mulheres e um homem foram presos no início da tarde desta quarta-feira (9) durante um arrastão a um ônibus da linhas 64 da empresa Guanabara. As prisões aconteceram no bairro de Nova Natal, na zona Norte da cidade. Segundo a Polícia Militar, os suspeitos estavam armados com uma faca peixeira.

De acordo com o major Manoel Kennedy, comandante do 4º Batalhão da PM, um dos passageiros percebeu quando os assaltantes renderam o motorista e ligou para a polícia. “O ônibus, inclusive, foi interceptado bem perto de uma base comunitária nossa. Os policiais subiram no veículo e prenderam as três mulheres e o homem”, relatou.

Após receberem voz de prisão, os quatro suspeitos foram levados para a Delegacia de Plantão da zona Norte da cidade, onde foram autuados em flagrante.

Caminhão com concreto tomba ao passar por lombada na UFRN


Um caminhão carregado de concreto tombou nesta quarta-feira (9) ao passar por uma lombada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O acidente aconteceu perto do Restaurante Universitário.

O motorista, José Francisco do Nascimento Silva, estava sozinho no veículo e saiu ileso do tombamento. O trecho onde o caminhão tombou passou por obras recentemente.

De acordo com o motorista, quando o veículo pendeu para o lado, foi impossível evitar o acidente. "É muito peso", afirmou

Márcia Maia fala sobre importância do selo “Copa Legal”

A aprovação do Projeto Lei que institui o selo “Copa Legal” foi o tema do pronunciamento da deputada Márcia Maia (PSB), autora da proposta. Durante a sessão Plenária desta quarta-feira (09), a parlamentar destacou a importância do Projeto que dará um selo, no período que antecede a Copa do Mundo, a estabelecimentos comprometidos com o combate a exploração sexual de crianças e adolescentes. O Programa será lançado no próximo dia 23, ocasião em que as instituições assinarão uma carta compromisso.
 
Segundo Márcia Maia, trata-se de um trabalho preventivo para que o Rio Grande do Norte não sofra as consequências negativas da grande presença de turistas estrangeiros. “Não quero que nosso Estado passe o que a população da África do Sul passou. Naquele país, houve um aumento de 40% nos índices de exploração sexual em virtude da Copa do Mundo”, disse a deputada que, em seu pronunciamento, agradeceu aos colegas que aprovaram o Projeto de Lei.
 
O selo “Copa Legal” estará em bares, restaurantes, lanchonetes, estabelecimentos comerciais ligados ao entretenimento, turismo, organizações públicas, privadas e da sociedade civil que desenvolvam ou se comprometam a desenvolver programas, projetos e ações de promoção de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em seus ambientes e em suas áreas de atuação.
 
 O Projeto de Resolução que foi aprovado pela unanimidade do Plenário da Assembleia, institui, também, o Comitê Gestor do selo “Copa Legal”, ligado diretamente à presidência da Assembleia Legislativa e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Comitê funcionará em parceria com os poderes Executivo e Judiciário, Ministério Público, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Organizações não governamentais e membros da sociedade civil organizada, que possam contribuir para o seu adequado funcionamento.
 
AUDIÊNCIA
 
A deputada Márcia Maia lembrou que na tarde de hoje será realizada uma audiência pública sobre o terminal pesqueiro do Rio Grande do Norte. “Vamos discutir o abandono de uma obra de grande importância para nosso Estado”, declarou a deputada.
 
ANIVERSÁRIO
 
Márcia também homenageou o ex-deputado Lavoisier Maia pelo seu aniversário de 84 anos e destacou sua atuação na política do RN. “Quero parabenizá-lo pelas obras que conseguiu realizar, pelos recursos que conseguiu captar. O deputado Lavoisier fez uma grande gestão que é lembrada até hoje. Deixou um legado de trabalho, de honestidade e mesmo na idade que tem, ainda está nos ensinando”, declarou

Série B tem média de uma demissão de técnico por rodada


O futebol brasileiro já está acostumado ao grande número de trocas de treinadores em seus clubes. Decorridas 28 rodadas do Campeonato Brasileiro da Série B, o número de técnicos demitidos é bastante alto. Já são 28 mudanças em um campeonato com 20 clubes. A média de uma troca por rodada ainda deve crescer, levando-se em consideração as recentes saídas de Leandro Campos do Guaratinguetá e de Ricardo Drubscky do Joinville.

 Apenas quatro dos vinte clubes participantes do campeonato não trocaram o comando técnico. O líder Palmeiras, a vice-líder Chapecoense, o Boa Esporte e o Paraná Clube permanecem com os mesmos comandantes que iniciaram a Série B.

Há ainda o curioso caso do Asa de Arapiraca que iniciou a competição com Ricardo Silva, que foi demitido após sete rodadas. Em seu lugar assumiu Leandro Campos, que caiu após 16 partidas no comando da equipe. Ricardo Silva então retornou à comissão técnica do Asa. Depois de tomar três goleadas nos três jogos que ficou à frente do time, Ricardo foi demitido pela segunda vez do time nesta Série B. Heron Ferreira acabou assumindo a equipe

América-RN e Paysandu atingiram a marca de quatro treinadores diferentes na competição. O alvirrubro teve Roberto Fernandes, Argel Fucks, Pintado e agora Leandro Sena como comandantes. Roberto Fernandes dirigiu o Dragão nas nove primeiras rodadas e foi demitido após goleada de 4 a 0 para o Paraná Clube. Argel permaneceu no clube da décima à 15ª partida, quando perdeu em casa para a Chapecoense por 1 a 0. Pintado chegou ao clube na 16ª rodada e ficou até a 27ª, quando o time perdeu para o Sport por 3 a 0 e chegou à quinta partida sem vencer. Foi demitido e Leandro Sena, que estava nas categorias de base, assumiu a equipe principal.



 Pelo Papão passaram Lecheva, Givanildo Oliveira, Arturzinho e o mais novo a dirigir a equipe é Vagner Benazzi. Além dos potiguares e paraenses, quem deve chegar à marca de quatro técnicos na competição é o Guaratinguetá. Leandro Campos, que era o treinador da Garça, pediu para sair, após apenas três jogos no comando da equipe, alegando motivos pessoais.

No total 33 técnicos diferentes já comandaram algum clube nesta Série B do Campeonato Brasileiro em 2014.

Confira a lista de técnicos que já dirigiram pelo menos uma equipe na Série B:
Paulo Porto, Waldemar Lemos, Roberto Fernandes, Paulo Comeli, Silas, Argel Fucks, Pintado, Leandro Sena, René Simões, PC Gusmão, Ricardinho, Hermerson Maria, Mazola Júnior, Vagner Benazzi, Marcelo Veiga, Leandro Campos, Sérgio Guedes, Sérgio Soares, Adilson Batista, Vinicius Eutrópio, Carlos Octávio, Toninho Cecílio, Francisco Diá, Sidney Moraes, Arturzinho, Ricardo Drubscky, Roberto Cavalo, Edison Só, Ivan Baitello, Lecheva, Givanildo Oliveira, Marcelo Martelotte, Geninho.

Seleção faz primeiro treino com bola na Coreia do Sul



A Seleção Brasileira realizou o primeiro treino com bola em Seul, capital da Coreia do Sul, nesta quarta-feira (09). Os atletas fizeram atividades técnicas, táticas e físicas para o confronto contra a equipe local, marcado para o próximo sábado, às 8h (de Brasília), no estádio Sang-am. Na parte final dos trabalhos, os jogadores foram divididos em dois times, mas Felipão não deu pistas sobre a equipe titular.

O preparador físico da seleção, Paulo Paixão, elogiou o comprometimento e a vontade dos jogadores. “Eu fiz um aquecimento, com um joguinho proprioceptivo e dez minutos passaram voando, foi muito pegado. Tê-los com essa motivação é ótimo”, disse.

No dia anterior, os atletas fizeram apenas trabalhos físicos, após a longa viagem até Seul. “Ficamos na sala de musculação, fizemos um trabalho de reapresentação após uma viagem longa e fizemos exercícios para membros superiores e inferiores, exercícios funcionais”, explicou Paixão.


 O lateral esquerdo Marcelo, comentou a alegria em fazer parte do grupo comandado por Felipão. “A alegria que eu tiro para jogar... é só parar e pensar um pouco em quantas pessoas queriam estar no nosso lugar, representando nosso país, jogando em um clube de ponta e eu tenho esse privilégio. Fico feliz de estar na seleção e orgulhoso de vestir essa camisa. Temos que tirar forças, pensar na nossa família, no povo brasileiro, que torce bastante pela gente, então, não importa qual seja o adversário, a gente vem sempre com muita vontade de jogar”, afirmou o atleta do Real Madrid.

A Seleção Brasileira continuará na Ásia após o confronto contra a Coreia do Sul. A equipe tem um duelo marcado contra Zâmbia, na terça-feira (15.10), em Pequim, na China.


Fonte: Portal da Copa, com informações da CBF

América perde um mando de campo



O América foi punido pela 2ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com a perda de um mando de campo, por causa de um rojão disparado no estádio Nazarenão, em Goianinha.

O ato aconteceu no jogo contra o Paysandu. O América venceu a partida por 3 a 0. Além da perda de um mando de campo, o Dragão foi multado em 7 mil reais. O clube deve recorrer da decisão.


 Caso não tenha sucesso na suspensão na aplicação da pena, o América terá que enfrentar o Ceará em um estádio com distância mínima de 100 km de Natal. O jogo do próximo sábado (12) está mantido para o Nazarenão.

Confira o relatório do árbitro do jogo Alício Pena Júnior:

Após o término da partida, quando as equipes e o quarteto de arbitragem ainda se encontravam no gramado foi lançado um sinalizador, que partiu de onde estavam os torcedores da equipe do América F.Clube. O referido artefato atravessou o estádio pelo ar, caindo fora dos limites do mesmo.

Roberto Fernandes terá quatro desfalques contra o São Caetano


A vitória contra o Joinville, em Santa Catarina, foi de fundamental importância para os planos do técnico Roberto Fernandes. Com dois jogadores a menos desde os 24 minutos do segundo tempo, a equipe conseguiu resistir à pressão do adversário jogando na Arena Joinville e chegou ao quinto triunfo de forma consecutiva. O que o treinador não contava era com o elevado número de cartões distribuídos durante a partida, que ocasionaram desfalques para o alvinegro. 

O árbitro matogrossense Alinor Silva da Paixão aplicou ao todo 11 cartões durante o jogo, sendo um para o time catarinense e os outros dez para o Alvinegro. Lino, Wesley Bigu, Rogélio, Edson, Wilson Junior e Flávio Boaventura (2) tomaram o amarelo. Já o volante Michel Schmoller permaneceu apenas três minutos em campo até ser expulso de forma direta por arremessar a bola contra o adversário.

 O resultado de tantos cartões recebidos são quatro desfalques para a próxima partida do clube na Série B do Campeonato Brasileiro. Para o jogo da terça-feira (15), a comissão técnica não poderá contar com o zagueiro Flávio Boaventura e o volante Michel Schmoller, expulsos. Além deles, o volante Bileu e o lateral esquerdo Wesley Bigu estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo recebido.

Roberto Fernandes terá uma semana para decidir a montagem da equipe titular. O mais provável que o zagueiro Lino seja deslocado para a lateral esquerda e Rogélio entre na zaga, como aconteceu em Joinville. No lugar de Bileu deve acontecer a entrada de um outro atacante para jogar ao lado de Rodrigo Silva, já o ABC joga em casa contra um adversário direto na briga pela fuga da parte de baixo da tabela.

O próximo compromisso do ABC está marcado para a terça-feira (15), contra o São Caetano, às 21h50, no Frasqueirão. A partida contra o Paysandu foi adiada para o próximo dia 22, em virtude da festa e procissão do Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.

Definidos os grupos para a Copa do Nordeste 2014


Nesta terça-feira (8), foi realizado em Salvador o sorteio dos grupos da Copa do Nordeste 2014. O torneio começa no dia 20 de janeiro e terá a participação de 16 clubes, divididos em quatro grupos.

Os representantes do Rio Grande do Norte serão América e Potiguar de Mossoró. O clube da capital ficou no grupo A ao lado de Vitória-BA, Sergipe e River Plate-SE*. O Time Macho caiu no grupo C juntamente com Ceará, CRB e Treze.

A novidade da competição deste ano é que ela dará ao campeão a vaga direta para a Copa Sul-Americana 2014.


 Confira os grupos da Copa do Nordeste 2014:
Grupo A: Vitória-BA, América-RN, River Plate-SE* e Sergipe-SE;
Grupo B: Bahia-BA, Santa Cruz-PE, CSA-AL e Vitória da Conquista-BA;
Grupo C: Ceará-CE, CRB-AL, Treze-PB e Potiguar-RN;
Grupo D: Sport-PE, Náutico-PE, Guarany de Sobral-CE e Botafogo-PB.

*O River Plate de Sergipe não deve participar do Campeonato do Nordeste por causa de uma grave crise financeira. Segundo o presidente do clube, Ernando Rodrigues, a equipe deve se licenciar do futebol profissional por dois anos.

Acidente aconteceu na manhã desta quarta (9), na avenida Rio Branco. Após colisão, carro é lançado para dentro de ótica; ninguém se feriu.

Câmeras do circuito interno de vigilância de uma ótica, no Centro de Natal, gravaram o momento exato em que um Gol vermelho é lançado para dentro da loja após ser atingido por um ônibus. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), na avenida Rio Branco, uma das mais movimentadas da zona Leste da cidade. Ninguém ficou ferido.

As imagens não mostram o ônibus ou o momento da batida, apenas o carro sendo jogado contra a vidraça da ótica. Uma estante também foi destruída. Na ocasião, clientes faziam compras, mas ninguém foi atingido.

Segundo a polícia, o carro seguia para a zona Norte quando o motorista resolveu entrar numa rua proibida. O ônibus, que seguia logo atrás do veículo, não freou a tempo e bateu na traseira do Gol. Com a força do impacto o carro subiu a calçada e invadiu a ótica. Os motoristas do carro e do ônibus foram levado à delegacia para prestar esclarecimentos.

Leonardo Nogueira faz alerta sobre importância de realização do autoexame

 A campanha Outubro Rosa e a importância da realização do autoexame e de exames preventivos para combater o câncer foram abordadas em plenário pelo deputado Leonardo Nogueira (DEM). O parlamentar chamou a atenção para a importância da prevenção e combate ao câncer de mama, segunda causa de morte entre mulheres.

“Precisamos nos conhecer bem e a partir daí procurar um médico para fazermos os exames especializados”, alertou. As estatísticas apontam o Rio Grande do Norte como o quinto lugar entre os estados do Nordeste e o 15º no país como o maior índice de novos casos. A mamografia é o método mais eficaz para o diagnóstico precoce, exame indicado como rotina para as mulheres com idade acima de 40 anos.

Outubro Rosa é uma campanha realizada mundialmente, com o objetivo de conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. No estado, a campanha é liderada pela Liga Norteriograndense contra o Câncer, com a participação da Rede Feminina e do Grupo Despertar. A proposta do Outubro Rosa surgiu há mais de 10 anos, nos Estados Unidos, e ganhou dimensão mundial, tal a importância do assunto e a preocupação com o crescimento da incidência da doença.

Com apoio da Prefeitura Municipal, Santa Cruz recebe evento da Semana de Música da UFRN


Uma caravana da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), esteve em Santa Cruz na manhã desta quarta-feira (09), em evento integrante da Semana da Música 2013.

Com apoio total da Prefeitura de Santa Cruz, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, foi apresentado de forma gratuita para toda a população o show como grupo Duo Bossa. O espetáculo faz parte da programação itinerante da Semana da Música.

A Semana da Música 2013 foi aberta na última segunda-feira (04) e segue até sábado (12). O evento tem características de um festival, é realizado anualmente e objetiva que a população conheça melhor a música.




 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Clássico carioca fora do Rio


Florianópolis (SC) - Gazeta Press - Em um clássico carioca que será disputado longe do Rio de Janeiro, Vasco e Fluminense se enfrentam às 21h50, no Estádio Ressacada, em Florianópolis (SC), pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória é fundamental para as duas equipes. O Cruz-Maltino, que vem de empate por 1 a 1 com o Flamengo, se encontra na zona de rebaixamento com 29 pontos, cinco a menos que o Tricolor, que viu o Internacional lhe impor 1 a 0 no fim de semana, acabando com uma invencibilidade de oito jogos. Um triunfo é fundamental para manter vivo o sonho de uma vaga na próxima Copa Libertadores. O duelo acontecerá no Sul porque os vascaínos foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com perda de mando de campo pela confusão que sua torcida protagonizou com a do Corinthians no empate por 1 a 1 entre os dois times em Brasília.

 As duas equipes estão tratando essa partida com caráter decisivo, embora saibam que nada será definido com este resultado. Porém, ambos os lados entendem que um triunfo terá importante fator psicológico. “Nós estamos trabalhando muito para tirarmos o Vasco desta situação e ganhar um clássico é algo que pode rapidamente mudar a nossa realidade”, afirmou o técnico Dorival Júnior.

Bancos cobram que 30% dos funcionários trabalhem durante greve

Os bancos oficiais estão tentando notificar administrativamente o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Rio Grande do Norte para garantir o funcionamento das agências bancárias, em Natal e no interior, com 30% dos funcionários que é o mínimo garantido pela lei de greve. A informação foi confirmada na manhã desta quarta-feira (9), em reunião dos representantes dos bancos com diretor do Procon Natal, Kléber Fernandes. 

De acordo com os participantes da reunião, o Banco do Brasil já tentou uma vez encaminhar notificação, mas o Sindicato dos Bancários não teria atendido à solicitação da instituição. O BB afirma que, atualmente, 12,9% dos funcionários estão trabalhando durante a greve que entrou para o 23º dia.

O BB apresentou a minuta da notificação a Kléber Fernandes, alegando que, por conta do Sindicato dos Bancários estar ferindo a lei de greve, não está conseguindo atender a demanda da clientela nos caixas eletrônicos, que hoje são a principal via de acesso da população aos serviços bancários. 

Em último caso o banco disse ao Procon que a Divisão Jurídica do BB, em Brasília, deverá acionar juridicamente o Sindicato dos Bancários para garantir a prestação do serviço por no mínimo 51 empregados, como prevê a lei de greve.
 
 Para atender à demanda do Procon, o BB disse que uma alternativa tomada foi a terceirização da logística de suprimento de dinheiro dos caixas eletrônicos, que era uma atribuição dos próprios empregados do BB. Antes da greve, 12 caixas eram abastecidos por terceirizados e, a partir de agora, está sendo ampliada para 30 caixas eletrônicos em agências de Natal.

A representação da Caixa Econômica também alegou que, em virtude da sobrecarga de trabalho, as gerências de suas agências também não conseguem vazar a demanda. Por isso, a Caixa ainda sugeriu que o Procon solicite ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que possa intermediar negociação com o Sindicato dos Bancários a fim de garantir o mínimo exigido de funcionários para atendimento da clientela bancária com o provisionamento de dinheiro, envelopes e bobinas para impressão de saques, extratos e saldos bancários nos caixas eletrônicos. Segundo o banco, somente 8% do atendimento é feito diretamente e pessoalmente dentro das agências bancárias.

Outra informação prestada pelos bancos oficiais, principalmente o BB, é de que no começo da greve tentou-se fazer o ordenamento das filas, sobretudo para atender a clientela preferencial, como idosos, portadores de deficiências e gestantes, mas, com a hostilização da população, os funcionários que ainda estão trabalhado recusaram-se a continuar o atendimento em função da falta de segurança.

O diretor geral do Procon Municipal já se prontificou a procurar uma audiência com o procurador do Trabalho, Fábio Romero Aragão, a fim de expor a situação alegada pelos bancos oficiais, no sentido inclusive, de negociar com o Sindicato dos Bancários a volta ao trabalho de pelo menos 30% dos empregados.

Segundo Fernandes, o Procon continuará cobrando dos bancos o mínimo de atendimento aos clientes, mas marcou para nova reunião para amanhã, às 9h, com os bancos para tentar resolver de vez a garantia dos serviços bancários à população. 

Já a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) marcou uma reunião para as 10h de amanhã, em  Brasília, com o comando nacional da greve dos bancários.

Procuradoria vai sugerir veto total ao Passe Livre

O projeto do Passe Livre nos transportes públicos de Natal, aprovado ontem (8) pelos vereadores da cidade, receberá veto total do Poder Executivo. O procurador-geral do Município, Carlos Castim, explicou que há diversas irregularidades na proposta e, por isso, vai sugerir que o prefeito Carlos Eduardo vete integralmente o projeto de autoria da vereadora Amanda Gurgel (PSTU). Não há, ainda, a confirmação sobre quando o veto será encaminhado ao Legislativo.

De acordo com Carlos Castim, o projeto, da forma como foi aprovado, desrespeita pontos fundamentais da Constituição, como gerar custo para o Poder Executivo e interferir sobre direcionamento de receitas estaduais e federais - que seriam utilizadas para subsidiar a gratuidade dos estudantes de Natal. Além disso, Castim também afirma que não há previsão orçamentária para o custeio da gratuidade.
 
Sobre a declaração da vereadora Amanda Gurgel de que havia recursos disponíveis no Plano Plurianual em vigor, Castim também rebateu. O procurador explicou que o PPA é uma previsão, mas que não garante que os recursos projetados estarão, de fato, disponíveis para o uso.
 
 De acordo com Castim, no projeto que autoriza a licitação dos transportes públicos em Natal está prevista a criação do Fundo Municipal do Transporte Público, que terá os recursos utilizados para a área. A previsão é que, a partir das fontes que possam ser indicadas para compor o fundo - como o uso de parte da arrecadação de multas de trânsito -, poderá haver subsídio ao sistema de transporte coletivo - não a gratuidade. "O Passe Livre não está contemplado hoje", explicou Castim, afirmando ainda que nada impede que, no futuro, o fundo contemple gratuidades.

Caso o prefeito Carlos Eduardo acate o parecer da Procuradoria e vete integralmente a proposta, a Câmara Municipal vai analisar de mantém ou derruba o veto do Executivo. Na aprovação, os 28 vereadores presentes votaram a favor do projeto. Para que seja derrubado o veto, são necessários 15 votos.

ADIN

O procurador Carlos Castim também afirmou que, caso a Prefeitura seja derrotada na CMN e o veto seja derrubado, o Executivo vai entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) na Justiça contra a medida da Câmara.

Feira da Agricultura Familiar vai oferecer tilápia a R$10


A Prefeitura do Natal divulgou nesta quarta-feira (9) que a próxima edição da Feira da Agricultura Familiar, que vai ocorrer na sexta-feira (11), irá disponibilizar a espécie tilápia para comercialização. Segundo os organizadores, durante a feira, a população terá a oportunidade de escolher o pescado vivo ao valor de R$ 10,00 o quilo.  Além disso, o peixe poderá ser tratado na hora em forma de filé ou postas.

 A feira que é realizada toda sexta-feira, das 7h às 13h, na Praça das Flores, em Petrópolis, conta atualmente com a participação de 40 produtores agrícolas e oferece produtos como hortaliças orgânicas, verduras, frutas, queijos, galinha e ovos caipira, bolos, bejú, tapioca e mel. Segundo a prefeitura, o projeto tem como objetivo proporcionar à população uma alternativa de alimentação saudável.

2º Encontrão de Motociclistas movimenta a Cidade Santuário


Com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Cultura, o Motoclube Brothers do Asfalto realizou na noite da última sexta-feira (04) o 2º Encontrão da Cidade Santuário.

O evento, animado pela banda de rock santa-cruzense Geração Perdida, reuniu na Praça Coronel Ezequiel Mergelino centenas de motociclistas de Santa Cruz e de várias cidades potiguares.

O Encontrão da Cidade Santuário comemorou o sétimo aniversário dos Brothers do Asfalto.





 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

'Tia, me interne', diz usuário de drogas após matar motociclista em Natal

O suspeito de atropelar e matar um motociclista na manhã desta quarta-feira (9), em Natal, admitiu à polícia que estava sob efeito de cocaína quando bateu em um carro, perdeu o controle do veículo, entrou na contramão e colidiu de frente com a moto. Josivanio Cândido de Oliviera, de 34 anos, morreu na hora. O acidente aconteceu no bairro de Cidade Nova, na zona Oeste da cidade.

Hélio Batista de Faria, de 31 anos, deu entrevista à Inter TV Cabugi na delegacia de plantão da zona Sul da cidade. Questionado sobre estar dirigindo sob efeito de cocaína, ele balançou a cabeça e respondeu: "Estava totalmente fora de mim". Hélio disse também que pediu ajuda a uma tia para ser internado. "Eu disse, tia, me arrume um analista. Tia, me interne. Mas ela disse que não tinha dinheiro e mandou eu me virar". Sobre a vítima, o suspeito acrescentou que já estava sabendo sobre a morte do motociclista e, bastante inquieto, lamentou: "Infelizmente, eu sei. Sei que fiz uma coisa muito grave", disse.

De acordo com a PM, a população se revoltou com o acidente e tentou linchar Hélio. “Várias pessoas estavam batendo nele com capacete, dando chutes, de todo jeito. A sorte dele foi que nós chegamos rápido senão ele não estaria vivo. Ele nos informou que é viciado e que passou a noite consumindo drogas”, disse Paulo Roberto Trindade, policial militar do Grupamento Tático Operacional.

De acordo com Paulo Roberto, o acidente aconteceu quando o motorista do Polo bateu na lateral traseira de um Uno. “Ele disse que estava indo do Planalto para Candelária quando bateu na traseira do Uno, perdeu o controle e entrou na mão contrária. Ele ainda bateu de leve em um caminhão e atingiu a moto”, relatou.

Rapto de mulheres em Macaíba não está sendo investigado

O rapto de três mulheres que ocorreu na madrugada desta quarta-feira (9), em Macaíba, não está sendo investigado pela polícia. A confirmação partiu da Polícia Militar e da própria Polícia Civil, através do delegado Márcio Delgado. Falta de informações sobre o caso e de investigadores para atuar no caso atrasam a atuação da polícia no caso.

Na madrugada, a informação repassada pela Polícia Militar foi que homens encapuzados atearam fogo em uma casa e raptaram três mulheres. Porém, os policiais não tiveram informações sobre as características dos veículos supostamente utilizados na ação ou sobre o rumo que os carros tomaram após a ação. Por isso, não há diligências da PM em busca do bando e das mulheres.

No caso da Polícia Civil, o delegado Márcio Delgado ainda não tem a confirmação se, de fato, ocorreu o rapto. Segundo ele, não há informações que comprovem o desaparecimento das mulheres, tampouco a identidade das supostas vítimas. Para levantar essas informações, Delgado disse que aguarda investigadores do setor de inteligência da Polícia Civil, que estão em greve. Até o momento, as únicas informações que o delegado recebeu são as repassadas pela Polícia Militar.

O crime

Por volta das 2h de hoje (9), a Polícia Militar recebeu chamado para conter um incêndio em casa na Travessa Alfredo Mesquita, localizada no Centro de Macaíba. No local, descobriram que três mulheres teriam sido levadas e que os suspeitos, encapuzados, realizaram um arrastão. De acordo com informações colhidas pela PM, pelo menos uma das mulheres seria traficante de drogas. As outras seriam suas filhas.

A vizinhança não quis mais passar qualquer informação aos policiais, que ainda não sabem ao certo quantos bandidos entraram na casa. A suspeita inclusive é que eles puseram fogo no imóvel após fugirem em dois carros. Até agora ninguém foi preso.

Sesc abre inscrições para cursos gratuitos de novembro

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) abriu nesta quarta-feira (9) as inscrições para cursos gratuitos pelo Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). As inscrições para os cursos de novembro vão até 18 de outubro, e podem ser feitas das 8h às 18h nas unidades Sesc onde serão ministrados: Centro (Natal), Mossoró e Seridó (Caicó). Neste lote, estão sendo oferecidas 180 vagas nas áreas de trabalhos manuais e culinárias.

A lista com os aprovados será exibida no endereço eletrônico do Sesc RN a partir do dia 29 de outubro. O PCG visa atender a comerciários, seus dependentes e a comunidade em geral. Em 2013, o programa irá oferecer 1.805 vagas para vários municípios do estado. Ano passado, foram oferecidas 2.882 vagas.

Clique aqui e acesse o edital

Sobre o PCG

O público-alvo do PCG é formado por comerciários e seus dependentes, como também por estudantes de escolas públicas cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais.

No ato da inscrição, é preciso levar os seguintes documentos originais, com cópias: RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade e, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico.

Vale lembrar que a renda familiar mensal do candidato não pode ultrapassar o valor de três salários mínimos nacionais.  Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.

Onde

Sesc Centro: Rua Coronel Bezerra, nº 33, Cidade Alta, Natal.
Sesc Mossoró. Rua Dr. João Marcelino, s/n. Bairro: Nova Betânia.
Sesc Seridó (Caicó): Rua Washington Luiz, nº. 55, Boa Passagem.

Pleno do TJ mantém decisões de desembargador sobre greve da Polícia Civil

Os desembargadores da Corte Estadual de Justiça rejeitaram em unanimidade os pedidos apresentados pelo Sindicato dos Policiais e Servidores da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Norte (Sinpol-RN), que buscavam reformar as decisões do desembargador Cláudio Santos em relação a greve da categoria, iniciada no dia 6 de agosto.

Os integrantes do Pleno do Tribunal de Justiça potiguar ratificaram todas as determinações expedidas pelo magistrado desde 29 de agosto, entre elas o retorno ao trabalho de 70% de profissionais, multa e o desconto no vencimento daqueles que permanecerem afastados das suas funções.


A decisão da Corte ocorreu na sessão ordinária de hoje (9), quando foi julgado o Agravo Regimental na Ação Civil Ordinária, da qual o relator é o desembargador Cláudio Santos. Os magistrados de segundo grau ratificaram os posicionamentos expedidos pelo relator em decisões publicadas também no mês de setembro. Determinações estas também respaldadas em parecer da Procuradoria Geral da Justiça, em 11 de setembro.

No último dia 23, o desembargador determinou que diretores e sindicalizados do Sinpol devem manter uma distância mínima de 200 metros do Centro Administrativo, delegacias de plantão, Degepol e Itep; além de não criarem qualquer obstáculo, dificuldades ou embaraços ao acesso de quaisquer pessoas, cidadãos ou servidores públicos a esses órgãos, sob pena de multa ao sindicato, no valor de R$ 50 mil por cada obstáculo ou embaraço criado.

Também foi determinada a aplicação de multa pessoal a todo os diretores do Sindicato, no valor de R$ 5 mil por dia de descumprimento, até o limite de R$ 50 mil, enquanto perdurar a greve. Além disso, por medida de cautela, autorizou “a retenção da contribuição sindical descontada de cada servidor contribuinte, viabilizando o cumprimento da execução da decisão judicial”.

Ninguém vota por causa do vice, diz ministro sobre Marina

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT), afirmou nesta quarta-feira que a ida da ex-senadora Marina Silva para o PSB foi positiva para a sigla do governador de Pernambuco, Eduardo Campos. O petista avaliou, no entanto, que dificilmente Marina transferiria automaticamente todos os votos para Campos, possível candidato, mesmo que integre a chapa como vice em 2014.  


“Eu não sei se a chapa é competitiva, eu acho que ela acrescenta para ele. Mas, (...) se ela for vice, no Brasil ninguém vota por causa do vice, as pessoas votam no candidato. Nós precisamos saber quem vai ser o candidato, porque nos jornais ela está falando claramente que também pode ser candidata”, disse o ministro.


Para Bernardo, as eleições sempre devem ser pensadas pelos partidos como tendo dois turnos, tendo em vista o histórico competitivo dos pleitos. Entretanto, ele considerou que as possibilidades de vitória no primeiro turno aumentaram.


“Eu sempre acho que temos que considerar que a eleição tem dois turnos. Mas, se formos olhar por essa mudança, diminuiu a possibilidade de segundo turno. Se tirar pelo menos um candidato, se tirar a Marina, tiraram uma candidata que tinha pelo menos 20 pontos. E a gente não pode supor que esses votos vão migrar para o Eduardo Campos, acho pouco provável. Com certeza a presidenta Dilma vai receber um pouco desse percentual”, afirmou.


Na avaliação do ministro, Dilma precisa continuar “a ter um bom governo” para garantir a vitória em 2014. “Não podemos organizar nossa campanha torcendo para que os outros fracassem. Eu acho que a presidenta está muito tranquila nesse aspecto, está fazendo um bom governo, tem programas bons em execução”, disse. Bernardo, no entanto, disse que a presidente não precisará a readequar o discurso frente ao fortalecimento de uma possível chapa composta por dois ex-ministros do governo Lula. “Quem mudou o discurso foram eles. Ela vai fazer um discurso que sempre fez”, disse.

Servidoras da Assembleia participam de programação do Outubro Rosa

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticados no país por ano. No Rio Grande do Norte, estima-se mais de 600 novos casos em 2013. O alerta faz parte da Campanha Mundialmente conhecida como Outubro Rosa que contou com a adesão da Assembleia Legislativa. Servidoras da Casa, vestindo rosa e com o símbolo da campanha, a fita cor de rosa, participaram de uma palestra promovida pela Rede Feminina contra o câncer que há 46 anos trabalha para esclarecer a população sobre a doença. O encontro ocorreu no Salão de Eventos, nesta quarta-feira (9).
 
A palestrante, a presidente da Rede Feminina, Lindamar de Queiroz, teve câncer de mama há 27 anos e se dedica ao trabalho voluntário junto às mulheres vítimas da doença. “Eu não tinha informação. Fiz radioterapia e quimioterapia, não tinha bons equipamentos nem voluntários que fizessem a acolhida das pacientes. Por isso, desde 2008 eu me dedico às palestras de apoio e esclarecimento”, declarou Lindamar.
 
O alerta principal é quanto à necessidade do diagnóstico precoce. A mamografia periódica é indicada para todas as mulheres com mais de 40 anos, a melhor maneira para se detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em até 95% dos casos. O autoexame uma vez por mês é indicado para todas as mulheres. A melhor época é logo após a menstrução. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês.
 
A servidora da Assembleia, Ana Tereza, aprovou a iniciativa e destacou a importância dos exames. “Deve-se alertar a população sobre essa campanha que é muito séria. Foi uma palestra contando uma experiência, mostrando a necessidade do exame. A Assembleia fez o que é certo, alertar suas servidoras”, disse.

Semana da criança é comemorada no Serviço de Convivência com participação de alunos das creches de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), novo nome dado aos antigos programas PETI e ProJovem, está desenvolvendo uma programação especial durante esta semana para receber os alunos das creches do município.

As crianças participam de atividades recreativas e se divertem assistindo às apresentações das oficinas de circo, dança, capoeira, karatê, violão e outras que são oferecidas pelo SCFV.

A programação no SCFV, que acontecerá durante toda a semana, faz parte das comemorações alusivas ao Dia da Criança, 12 de outubro. Os eventos acontecem no Centro da Juventude João de Dula, no bairro do Paraíso.




 Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Wilma de Faria se diz de “braços abertos” para receber PMDB e PT para 2014

A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, afirmou na manhã desta terça-feira que o PSB potiguar continuará dialogando com os partidos da base da presidente Dilma Rousseff no Rio Grande do Norte, especialmente PMDB e PT, principais legendas de sustentação política ao governo federal – partidos que, no Estado, fazem oposição ao Governo Rosalba Ciarlini. “Observamos que o posicionamento do PSB de dar liberdade aos diretórios estaduais permanece. 

Esperamos continuar o diálogo com todos que já vínhamos conversando. Estamos de braços abertos para os partidos que fazem oposição ao Governo democrata”, declarou a pessebista, pelo Twitter.

Sobre as alianças partidárias para 2014, Wilma de Faria disse que não há nada definido. Ela aguarda posicionamentos nacionais e discutirá ainda com a executiva estadual do PSB. A ideia da ex-governadora é manter o diálogo com quem já vinha conversando – partidos de oposição ao governo democrata e que, coincidentemente estão na base do governo Dilma. 

Wilma observa que o PSB não adota verticalização e deixa os estados livres para fazer suas composições. Resta saber se esse será o posicionamento a ser adotado pelos partidos que Wilma vinha conversando. Neste sentido, ela aguarda os posicionamentos das legendas, sobretudo PT e PMDB.

Pelo Twitter, Wilma saudou a chegada da ex-ministra Marina Silva ao PSB, o que na sua avaliação reforça uma ligação já existente entre as legendas. “Assim como justificou Marina Silva no sábado, reforçamos nossa identidade programática com a Rede Sustentabilidade no campo das ideias. Essa união fortalece elo já existente”. Wilma disse esperar continuar trabalhando para avançar na democracia plena que deseja para diminuir desigualdades. “Há 10 anos partidos do campo popular e progressista desenvolvem relação de respeito e construção de um grande projeto para desenvolver o Brasil. Destacamos que desde sábado estamos recebendo integrantes da Rede Sustentabilidade no RN no nosso PSB e continuaremos este processo de união”, ressaltou a pessebista.

O PSB recebeu no último sábado a filiação da ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, responsável pela criação da Rede Sustentabilidade, que não conseguiu se constituir em partido apto para concorrer nas eleições do ano que vem. Na última quinta, o Tribunal Superior Eleitoral negou registro à Rede. No sábado, após articulações entre o presidente do PSB, Eduardo Campos, e a própria Marina, a ex-senadora anunciou filiação ao PSB, num processo em que o PSB receberá as filiações dos integrantes da Rede.

Ressaltando as palavras do presidente Eduardo Campos, em que o governador diz que PSB e Rede estão abertos ao diálogo com outras lideranças políticas, Wilma de Faria, ainda no Twitter, parabenizou o presidente nacional do PSB pela “pela vinda de Marina Silva para o PSB nacional, potencializando nosso partido”, afirmou. Em resposta, Eduardo Campos agradeceu a Wilma, também pelo Twitter, e concluiu: “Agora é hora de debater nossos programas para melhorar o Brasil. Todos estão convidados”.

Eduardo Campos participa de encontro do PSB
O presidente nacional do PSB, governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos, participará na próxima sexta-feira, em Mossoró, de encontro estadual do partido. O 2º Encontro Estadual do PSB será às 9h, na Câmara Municipal de Mossoró, e terá como tema “Gestão de Resultados com Transparência”. Campos fará palestra, assim como o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Beto Albuquerque. Confirmaram presenças a deputada federal Sandra Rosado, além dos deputados estaduais Márcia Maia, Larissa Rosado e Tomba Farias.

O evento também reunirá lideranças do PSB e de outros partidos no Rio Grande do Norte, representantes de clubes de serviços, entidades de classe, produtores rurais, empresários e outros segmentos da sociedade. Os participantes debaterão políticas públicas, com base em experiências administrativas de sucesso do PSB.

“O PSB quer ser o caminho para a gente continuar levando esse País para dias melhores. Com respeito e compromisso é possível fazer mais, fazer diferente e fazer bem feito, o país seguindo mudando e melhorando, porém, sem perder o que já conquistou nos últimos anos”, afirma o governador Eduardo Campos.

O seminário será dividido em dois módulos. O primeiro será dedicado a curso de formação política da Juventude Socialista Brasileira (JSB) de Mossoró. E o segundo, destinado às palestras e debates sobre gestão pública, já com presença de Eduardo Campos, Beto Albuquerque e outras lideranças.

O presidente do PSB de Mossoró, vereador Lahyre Rosado Neto, informa que o evento é aberto ao público e tratará de oportunidades para a população carente. “O que as pessoas mais querem do governo, especialmente no interior do país, são oportunidades. E essa é a meta do nosso partido”, assevera.