domingo, 27 de março de 2016

“O país não precisa de ídolos. Precisamos da lei”, diz Presidente da OAB

Na próxima segunda-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) vai protocolar na Câmara novo pedido de impeachment. Diferentemente do que está em tramitação hoje, a entidade, responsável pela ação inicial que afastou o ex-presidente Fernando Collor, incluiu na peça denúncias de crime de responsabilidade e elementos da delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral.

É nesse contexto que as atenções estarão voltadas ao recém-empossado presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia. Aos 55 anos, o advogado gaúcho foi vice-presidente da Ordem. Na época, comprou brigas com as companhias telefônicas e com governo estadual.

A briga que ele quer comprar agora, no entanto, é maior. No fim do ano passado, uma comissão da OAB sinalizou que o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff baseado apenas nas operações contábeis conhecidas como “pedaladas fiscais” não era suficiente para um apoio da entidade. Agora, três meses depois, a história é outra. Após incluir outros dados em um pedido, a Ordem mudou a posição.

Na última quinta-feira, em entrevista exclusiva ao Correio, Lamachia explicou essa mudança na posição e disse que o atual pedido em trâmite do impeachment tem menos amplitude que o da Ordem. Ele defendeu rapidez no processo, avaliando que a divisão que o país enfrenta é negativa para toda a população. Ainda assim, disse que não está pronto para sofrer ataques daqueles que eventualmente discordem da posição da OAB.

PMDB caminha para o desembarque do governo e semana será tensa


Enquanto parlamentares tentam dar ares de normalidade aos trabalhos e andamento à pauta legislativa, a presidente Dilma Rousseff vai acompanhar, com atenção redobrada, a movimentação do PMDB nesta semana. O maior partido da base aliada vai decidir sobre a permanência no governo, em que ocupa sete ministérios e centenas de cargos de segundo e terceiro escalão, na próxima terça-feira (29). A questão começará a ser decidida em um dos auditórios da Câmara, a partir das 15h, por convocação do vice-presidente da República, Michel Temer, também presidente nacional da legenda.

Nos bastidores, uma verdadeira batalha interna é travada devido à polarização na sigla. Entre os oposicionistas, ala encabeçada pelo presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), há o consenso de que o desembarque tem que ser imediato – eles defendem, inclusive, a desfiliação de quem não entregar os cargos no governo. Já os governistas, grupo formado principalmente por quem justamente ocupa ministérios, defende a permanência da aliança, mesmo diante de um quadro de rebeldia que, por mais de uma vez, inviabilizou a aprovação de matérias de interesse do Executivo no Congresso.

Presos arrancam vaso sanitário e fogem pelo esgoto de presídio do RN

Sete presos fugiram do Presídio Rogério Coutinho Madruga, mais conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, na madrugada deste domingo (27). A unidade fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal. De acordo com a direção da unidade, os presos arrancaram o vaso sanitário de uma das celas e fugiram pelo esgoto. Três presos foram recapturados pela Força Nacional. Com esta fuga, chega a 139 o número de detentos que conseguiram escapar do sistema prisional potiguar somente este ano.
O diretor do presídio, Thiago Jefferson, explicou que, após arrancar o vaso sanitário de uma das celas, os presos cavaram um túnel que passava por baixo da fossa e dava acesso à área externa da unidade prisional.
A fuga foi percebida por volta das 5h deste domingo (27). A Força Nacional fez buscas na região e conseguiu recapturar três presos. Os fugitivos são Manoel Marcos de Melo Brito, Barnabé Jhones Medeiros, Cleidson Lopes da Silva e Gilson Galdino do Nascimento Leite.

Prefeitura de Santa Cruz leva saúde e cidadania para mulheres do Bonsucesso e comunidades vizinhas


A manhã da última terça-feira (22) foi especial para as mulheres do Bonsucesso e comunidades vizinhas. A Prefeitura de Santa Cruz ofereceu, através de ação integrada entre as secretarias de Saúde e Assistência Social, serviços de saúde e de cidadania. A ação foi alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março.

Os serviços oferecidos foram os de teste rápido de HIV, verificação de pressão, glicemia, peso, altura, IMC, avaliação nutricional, saúde bucal com prevenção de câncer de boca, preventivos e exame clínico das mamas para prevenção de câncer de colo do útero e câncer de mama, além de atividade física. Na área da Assistência Social, a equipe responsável pelo gerenciamento do programa Bolsa Família realizou atendimentos em: agendamento do terminal 1 e 2 (para quem atualizou o cadastro pela última vez em 2014 ou anos anteriores), recebimento de declaração escolar do ano 2016, emissão da carteira de idoso, emissão do espelho do cadastro para família poder cadastrar a conta de luz na tarifa social, tirar dúvidas sobre cadastro único, condicionalidades e benefícios dos Programas Bolsa Família e Benefício da Prestação Continuada (BPC).

Todos os serviços foram desenvolvidos na recém-inaugurada Escola Municipal João de Oliveira Confessor e reuniram centenas de moradoras.


Suspeito de matar ex-companheira asfixiada no RN é preso na Paraíba


Um homem, de 31 anos, foi preso na noite deste sábado (26) na cidade de Sapé, a cerca de 42 km de João Pessoa, suspeito de ter matado a ex-mulher na sexta-feira (25), na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Segundo informações repassadas pela Polícia Militar, o suspeito foi localizado em uma casa na zona rural da cidade.
Conforme informações do Sargento Santos, da 3ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar, até o início da manhã deste domingo (27), o suspeito permanecia detido na cidade de Sapé. As buscas começaram ainda na noite de sábado, quando os policiais do Rio Grande do Norte informaram aos paraibanos sobre a possível fuga do suspeito para o estado vizinho.
Ainda segundo a Polícia Militar, o pai do suspeito é morador de Sapé. O suspeito foi localizado em uma casa que a polícia suspeita ter sido alugada pelo pai do foragido. Durante a abordagem da polícia, o homem tentou fugir, pulando um muro, mas foi pego e preso em flagrante, de acordo com a PM.
De acordo com a Polícia Militar da Paraíba, o homem preso é suspeito de ter matado a ex-mulher, com quem tem um filho de 10 anos, com um fio de TV a cabo. Ele teria asfixiado a vítima e deixado o corpo dela sem roupas dentro da casa em que morava. A polícia acredita que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento. O suspeito, de 31 anos, foi encaminhado para a delegacia de Sapé, onde aguardará transferência para o Rio Grande do Norte.

Dilma Rousseff afirma: “Dentro de 90 dias, talvez eu não esteja mais aqui”


Em conversa com um presidente de partido político da base do governo, a presidente Dilma Rousseff (PT) teria avaliado que seu governo poderia se estender por apenas por mais 90 dias.
“Dentro de 90 dias talvez eu não esteja mais aqui”, teria dito a presidente.
A informação foi divulgada neste domingo (27) pelo jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo. O provável desembarque do PMDB do governo, as investigações sobre o ex-presidente Lula e a pressão pelo impeachment do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, estariam desestimulando Dilma.

Torneio de futevôlei organizado pela Prefeitura confirma crescimento da modalidade em Santa Cruz


Foi encerrada nesta quarta-feira (23) a primeira edição do Torneio Municipal de Futevôlei de Santa Cruz. Realizada pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Esportes e Lazer, a competição buscou fomentar a modalidade esportiva que ganha cada vez mais adeptos no município.

Foram dois dias de disputadas entre as 10 duplas que se inscreveram para participar da competição, os jogos foram realizados na arena do Iberezão.

“Uma ação inédita da gestão da Prefeita Fernanda Costa e que busca incentivar a prática do futevôlei, uma modalidade que cresce no nosso município”, ressaltou o Secretário de Esportes e Lazer, Jackson Jaedyson.

A organização premiou com troféus e medalhas as quatro duplas melhores colocadas, o resultado foi o seguinte:

1º lugar – Álvaro (Xaropinho) e Erivaldo (Careca) – dupla campeã
2º lugar – Ranyedson (Rany) e Natanael (Natan)
3º lugar – Madson e Gleydson
4º lugar – Nildo e Welligton


Mulher é morta a tiro em prostíbulo conhecido por Verus Bar na Zona Sul de Natal

Uma mulher foi morta a tiro na noite desta sexta-feira (25) em um prostíbulo em Candelária, na Zona Sul de Natal. Um homem teria atirado no portão do estabelecimento e atingiu a vítima no pescoço. Jacilene Francisca da Silva, de 31 anos, morreu no local.
De acordo com a Polícia Militar, um homem foi procurar a ex-mulher que estaria no prostíbulo.
O suspeito entrou, procurou nos quartos e não encontrou a ex-companheira. Na saída ele atirou na fachada do estabelecimento, a bala atravessou o portão e atingiu Jacilene Francisca da Silva. O suspeito fugiu.

Mosquitos já transmitem 37 vírus no Brasil


Após o vírus zika surpreender com sua rápida disseminação e possível associação com a microcefalia, especialistas brasileiros alertam para os riscos de outras doenças virais transmitidas por mosquitos, as chamadas arboviroses. Nas últimas três décadas, mais que dobrou o número de arbovírus catalogados no Brasil.
Segundo registros do Instituto Evandro Chagas, órgão referência em medicina tropical e vinculado ao Ministério da Saúde, já circulam no território nacional 210 arbovírus, ante 95 na década de 1980. Pelo menos 37 são capazes de provocar doenças em humanos e três deles chamam a atenção por já terem causado pequenos surtos em áreas urbanas.
Uma delas é a febre do Mayaro, doença com sintomas parecidos com os da chikungunya e transmitida por mosquitos do gênero Haemagogus, mesmo vetor da febre amarela silvestre. A arbovirose já foi registrada em vários Estados do Norte e Centro-Oeste. Os mais recentes dados epidemiológicos disponíveis no site do Ministério da Saúde mostram que, entre dezembro de 2014 e junho de 2015, foram 197 notificações distribuídas por nove Estados brasileiros. Não há registros de mortes provocadas pela doença, mas, assim como na chikungunya, os infectados podem permanecer com dores articulares por semanas ou meses.

Prefeitura de Santa Cruz lança novo Edital para processo de seleção de estagiários


A Prefeitura de Santa Cruz realiza mais uma Seleção Simplificada de Estagiários. O processo é para formação de cadastro de reserva para estágio remunerado e terá inscrições abertas a partir de segunda-feira, 28 de março de 2016, até o dia 01 de abril.

O Edital 003/2016, lançado nesta quinta-feira (24), trás todas as regras para certame como, por exemplo, a documentação necessária para as inscrições, que poderão ser feitas no Centro Administrativo (antigo PETI), na Rua Antônio Henrique de Medeiros, centro, Santa Cruz/RN.

Poderão participar do processo seletivo alunos que estiverem com matrículas e frequência regular, que estejam cursando educação superior em pedagogia.