terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Blog do Heitor Gregório flagra carro da prefeitura de São Bento do Trairi no Shopping Midwey Mall


Pergunta que não quer calar…
O que fazia um carro oficial da Prefeitura de São Bento do Trairi, às 23h, deste domingo (24), no estacionamento do Shopping Midway Mall?

Alguma atividade da Prefeitura?

Ou farra com o dinheiro público?

Que a prefeita Kaly (PSB), observe o que anda fazendo seus funcionários com os veículos da Prefeitura. Ou será que a própria prefeita era quem fazia uso do veículo?

Detalhe: São Bento do Trairi é um município potiguar localizado na microrregião da Borborema Potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 3.244 habitantes. Área territorial de 168 km².



Fonte: Heitor Gregório

MP denuncia governadora do RN por improbidade administrativa

As promotorias de Infância e Juventude do Ministério Público do Rio Grande do Norte encaminharam nesta terça-feira (25), à Justiça, denúncia de improbidade administrativa contra a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Segundo o promotor Manoel Onofre Neto, Coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa da Infância e da Juventude do RN, a denúncia se dá em razão "da situação caótica" em que se encontra a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) - órgão que administra os Centros Educacionais (Ceducs) e Centros Integrados de Atendimento aos Adolescentes Acusados de Atos Infracionais (Ciads) que acolhem os menores infratores.

Alunos de curso de cabeleireiro realizam Ação Social; capacitações seguirão em 2014


Em 2013, a Prefeitura de Santa Cruz capacitou 1500 pessoas através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), colaborando com a profissionalização e inserção de vários santa-cruzenses no mercado de trabalho de vários santa-cruzenses.

Foram dezenas de cursos em várias áreas, como os de auxiliar administrativo, balconista de farmácia, operador de caixa de supermercado, recepcionista e recepcionista em meios de hospedagem, garçom, cuidador de idosos, camareira, manicure, depilador, assistente de cabeleireiro, costureiro, informática, cuidador infantil, horticultor orgânico, operador de maquina e implementos agrícolas, maquiador, auxiliar de cozinha, mecânico de máquina de costura e massagista, dentre outros. Os cursos foram executados em parceria com o SENAR, SENAI, SENAC e UFRN. As capacitações continuarão em 2014.

Na última segunda-feira (17) mais um curso foi iniciado. 40 alunos, divididos em duas turmas (manhã e tarde), participam do curso de costura industrial ministrado por profissionais do SENAI.

Nos próximos dias também está previsto o inicio dos cursos de almoxarife, operador de caixa de supermercado, agente de limpeza e conservação, recepcionista em meios de hospedagem, balconista de farmácia, cuidador de idosos, copeiro de hospital e massagista.

Ação Social

Nesta sexta-feira (21) os alunos que participam do curso de cabeleireiro assistente (SENAC) promoveram uma Ação Social oferecendo corte e escova para meninos e meninas que são assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O evento aconteceu no Centro da Juventude João de Dula, pela manhã.

O curso de cabeleireiro assistente iniciou em dezembro/2013 e o prazo para ser concluído é abril deste ano.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Caern detecta furto de 500 mil litros de água em adutora no interior do RN


Uma fiscalização realizada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) detectou o furto de água da Adutora Médio Oeste, próximo à cidade de Triunfo Potiguar, na mesma região. O caso divulgado nesta terça-feira (25) foi descoberto na quinta da semana passada, dia 20. Segundo a própria Caern, uma tubulação de 130 metros foi interligada na adutora com o objetivo de fazer irrigação de plantio e acumular água em uma propriedade localizada na RN-233.

A irregularidade foi detectada pela Regional Assu da Caern. A ação que detectou o crime contou com o apoio do Ministério Público da cidade deCampo Grande. Estima-se que a retirada irregular tenha desviado 500 mil litros de água da adutora.
Ainda de acordo com a Caern, o dono da propriedade, cujo nome não foi revelado, será multado e responderá criminalmente. Durante a fiscalização, a equipe da companhia também contou com o apoio da Polícia Civil de Campo Grande, que garantiu a integridade física dos funcionários que realizaram a fiscalização.
Irregularidade
Segundo a Caern, a água da adutora é um produto destinado ao abastecimento público e não individual. Além disto, a água é tratada e tem como objetivo o abastecimento humano e jamais a irrigação. "Retirar água da adutora a qualquer momento é irregularidade. No período de seca, a ação é ainda mais grave, por não considerar a necessidade de pessoas que ficam ainda mais dependentes do produto transportado pela adutora", disse a Caern.
A adutora Médio Oeste foi fiscalizada no trecho entre Triunfo Potiguar e Paraú. Não foram encontradas outras irregularidades. Em novembro do ano passado, a Caern fez fiscalização neste trecho e encontrou outras três retiradas irregulares de água, mas não foi constatada reincidência desta vez.
A adutora do Médio Oeste vários municípios da região, dentre eles as cidades de Messias Targino,Janduís, Campo Grande, Paraú e Triunfo Potiguar, que estão em racionamento de água. A medida visa evitar o colapso da área de captação.

Fenômeno aposta em Neymar como destaque na Copa do Mundo

Maior artilheiro da história das Copas do Mundo, Ronaldo aposta em Neymar como grande destaque da Seleção Brasileira na edição deste ano. Apesar de não ver o atacante como protagonista no setor ofensivo do Barcelona, Fenômeno concentra esperanças no camisa 10 canarinho.
“Hoje, no Barça, é um pouco o ajudante de Messi, mas acho que tem muito valor e é nossa grande esperança”, afirma. “Para mim, o brasileiro que em 2014 será um dos grandes é Neymar. Ele já mostrou suas qualidades no Brasil”, completa em entrevista à rádio Montecarlo, relembrando os anos nos quais o ex-jogador do Santos brilhou nos gramados daqui.Destaque na conquista do pentacampeonato, em 2002, Ronaldo crê que os comandados de Luiz Felipe Scolari – que inclusive foi o técnico do Brasil naquela ocasião – são capazes de ir longe no mundial e brigar pelo hexa, tendo o atacante do Barcelona como líder.
“A Seleção Brasileira tem uma boa equipe e Neymar é o grande nome dela. Se o Brasil chegar na final com o Neymar bem, ele pode ser a estrela da Copa do Mundo. Sou otimista porque, depois da Copa das Confederações, o Brasil tem jogado bem e muita gente confia neste time. É um grupo jovem, mas que tem demonstrado ter muita qualidade”, conclui.

Prefeito confirma seis atrações nacionais na Fifa Fan Fest em Natal


O prefeito de Natal Carlos Eduardo, em coletiva na manhã de hoje (25) junto ao presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão, anunciou a presença de seis atrações nacionais e 53 locais na programação da Fifa Fan Fest em Natal, prevista para ocorrer entre os dias 12 de junho e 13 de julho.

Está confirmada a presença de Margareth Menezes, Olodum, Araketu, Marina Elali, Zé Ramalho e Spok Frevo Orquestra. As 53 atrações locais sugeridas pela Funcarte e Fundação José Augusto (FJA) à TV Globo, parceira nacional da Fifa na promoção das Fan Fests brasileiras.

Segundo  prefeito, haverá programação para todos os dias, começando às 10h e seguindo até as 22h. O custo estimado para o evento, a ser realizado na Praia do Forte, é de R$ 4 milhões, incluindo logística e estrutura do evento. O pagamento dos cachês ficará sob responsabilidade da Rede Globo.

Governo municipal procura empresas privadas que podem ser parceiras no evento. O prefeito lembra que não necessariamente serão empresas patrocinadoras da Copa do Mundo.

Reunião define últimos detalhes da 2ª Copa Bené de Futsal

A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Diretoria Municipal de Esportes e Lazer, promoveu na tarde desta quinta-feira (20) uma reunião com os representantes das equipes que irão participar da 2ª edição da Copa Bené de Futsal.

Na reunião, ocorrida no Centro de Treinamento (CT), foi realizado o sorteio que definiu as tabelas e apresentado o regulamento da competição.

A Copa Bené está prevista para iniciar em 7 de março, com 40 equipes de cinco categorias: mirim, infantil, juvenil, adulto e máster.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Lutador Thiago Silva aparece algemado após ameaçar sua mulher

O brasileiro Thiago Silva, ex-lutador da categoria meio-pesado do UFC, compareceu algemado a uma audiência em Miami após ameaçar sua mulher com uma arma de fogo no começo do mês. Na ocasião, seria definida a fiança para as três acusações, mas a juíza Lynn Rosenthal optou por transferir o caso para a vara doméstica.
Dessa forma, Thiago Silva continua preso. A audiência realizada na última sexta-feira foi marcada pela grande presença de brasileiros na corte. O fato foi ressaltado pelo técnico do lutador, Glenn Robinson.
“Eles o julgam pelas tatuagens e pelo tamanho. Quando você vê 75 pessoas aparecerem para apoiar um homem que é mau?”, disse o treinador em entrevista ao site do canal norte-americano CBS Miami.
Thiago responderá a três acusações após os incidentes do último dia 6: tentativa de agressão com risco de morte, resistência com arma de fogo e resistência e obstrução da justiça sem uso de violência. No dia seguinte ao fato, o lutador acabou demitido do UFC. Thiago tinha uma luta marcada para 15 de março, em Dallas, contra Ovince St. Preux, no UFC 171.

Médicos do RN aprovam greve e os do Município ainda aguardam pelo Prefeito

Em assembleia realizada na noite de ontem (24), no Sindicato dos Médicos do RN, os profissionais do estado aprovaram indicativo de greve. A atitude foi motivada pelo descontentamento com a proposta enviada pela Sesap para o reajuste referente ao escalonamento do piso Fenam. Conforme acordado em 2013, o reajuste deveria ser de 20% em fevereiro deste ano e seguir com pouco mais de 18% ao ano, até 2018.
De acordo com a nova proposta do estado o reajuste salarial seria realizado em forma de gratificação diferenciada de acordo com os portes hospitalares, a ser incorporada ao piso salarial dos médicos somente ao final da implantação do piso Fenam.
Para os médicos das unidades de Porte 1, que incluem hospitais como Walfredo Gurgel e Giselda Trigueiro, foi oferecida uma gratificação de 14% este ano, somada aos 18,75% até 2018; os profissionais das unidades de porte 2 receberiam 10% de gratificação em 2014 e 14% até 2018; enquanto para os médicos das unidades de porte 3 o reajuste seria de 8% em 2014, mais 10% ao ano até 2018. Por se tratar de gratificação os médicos aposentados estariam excluídos da negociação.
A proposta foi rejeitada pelos profissionais que discordam com a diferenciação da classe de acordo com o porte hospitalar e com a proposta de uma gratificação, diferente do aguardado que é um aumento salarial com incorporação no piso da categoria. Também não agrada a diferença entre profissionais da ativa e os aposentados além de outras inconsistências na tabela enviada pela SESAP.
Uma contraproposta será apresentada ainda esta semana pelo presidente do Sinmed, Geraldo Ferreira, e incluirá o aumento salarial no piso da categoria, sem a diferenciação da classe por níveis hospitalares. Em caso de inviabilidade da proposta a longo prazo a segunda sugestão é o aumento salarial de 14% de forma igualitária para todos os profissionais, ainda este ano.
Uma nova assembleia foi marcada para o dia 10 de março, às 19h, no auditório da Associação Médica do RN, para discussão das respostas do governo e possível deflagração da greve.

Mais uma juventude do PMDB formada no interior do RN, Rodolfo Fernandes agora tem JPMDB

Ruan Cavalcante e o Ministro Garibalde Alves.

 A juventude do Partido Democrático Brasileiro JPMDB, do município de Rodolfo Fernandes RN recém-criado realizara em breve a convenção, para a escolha dos membros efetivos do respectivo diretório.

Deverá ser conduzido para o comando da juventude peemedebista, o atual presidente da comissão provisória Ruan Cavalcante, de 21 anos, que se apresenta como forte liderança no meio da juventude e que vem despertando o interesse de lideranças politicas do PMDB no estado. Estudante do curso de administração vem mostrando a juventude a importância da politica para o futuro do município.

Ruan tem o aval de todo diretório do PMDB Municipal, e por isso seu nome é favorito para comandar a juventude do PMDB.Rodolfo Fernandes RN agora tem PMDB jovem

Ruan Cavalcante e o Ministro Garibalde Alves
 A juventude do Partido Democrático Brasileiro JPMDB, do município de Rodolfo Fernandes RN recém-criado realizara em breve a convenção, para a escolha dos membros efetivos do respectivo diretório.

Deverá ser conduzido para o comando da juventude peemedebista, o atual presidente da comissão provisória Ruan Cavalcante, de 21 anos, que se apresenta como forte liderança no meio da juventude e que vem despertando o interesse de lideranças politicas do PMDB no estado. Estudante do curso de administração vem mostrando a juventude a importância da politica para o futuro do município.

Ruan tem o aval de todo diretório do PMDB Municipal, e por isso seu nome é favorito para comandar a juventude do PMDB.




Informações: No Foco da Notícia2

Decreto da Prefeita Fernanda Costa permite que servidor efetivo receba 13° no mês de aniversário


A Prefeitura de Santa Cruz, através do Decreto n° 1.680/14, assinado pela Prefeita Fernanda Costa, possibilita que o 13° (décimo terceiro) salário dos servidores públicos municipais efetivos seja pago integramente no mês de aniversário. O Decreto é válido apenas para os servidores efetivos do município e que contam com mais de um ano de exercício.

Para o servidor que ingressar no serviço público após o mês de aniversário terá seu décimo terceiro pago no mês de dezembro. Caso aconteça do servidor receber o benefício e houver aumento no valor do salário mínimo, o mesmo receberá a diferença no pagamento de dezembro.

A Prefeitura considera que o pagamento do 13º salário em meses diferenciados, e não somente no mês de dezembro, trará benefícios para os servidores públicos municipais pois a maioria faz empréstimos junto aos bancos ou financeiras como adiantamento, pagando juros e correções monetárias, diminuindo o poder de compra de seu salário.

O Decreto municipal que dispõe sobre a antecipação do 13° salário dos servidores públicos efetivos da Prefeitura de Santa Cruz entrou em vigor no dia 14 de janeiro de 2014, data de sua publicação.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Deputados do PMDB não admitem apoiar Wilma de Faria para o Governo do RN


Em que pese sinalização do PSB para possível candidatura ao governo do Estado, deputados estaduais do PMDB, provável aliado do PSB, não admitem apoiar eventual candidatura da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, a governadora do Rio Grande do Norte. “Defendo e tenho convicção de que o PMDB terá um candidato próprio ao governo do Estado. Lamento que não esteja definido o nome. Nem por isso, portanto, cogito a possibilidade de apoiar qualquer outra candidatura, respeitando a legitimidade de todas elas”, afirma o deputado estadual Hermano Morais (PMDB).
Diante da indefinição do PMDB, maior legenda do Estado, quanto a que candidato lançar nas eleições deste ano a governador do Estado, o nome de Wilma vem crescendo como possível postulante ao cargo. Na semana passada, a presidente do PSB, deputada estadual Márcia Maia, disse que o PSB não descarta a candidatura de Wilma a governadora, o que só será definido no final de abril.
“Mesmo tendo o maior respeito pela ex-governadora e vice-prefeita de Natal, ou qualquer outro nome colocado ou especulado, eu estaria sendo incoerente se admitisse apoiar candidato de outro partido, porque, desde o começo, defendo candidatura própria”, continua Hermano Morais. “Então não vejo nenhum motivo para estar especulando nesse sentido. Poderíamos até estar juntos (PSB e PMDB), mas, com um candidato do PMDB ao governo”, completou.
As palavras do peemedebista confirmam a tese, predominante nos meios políticos, de que Wilma é boa para apoiar o PMDB, mas não para receber o apoio do partido do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, e do ministro da Previdência, Garibaldi Filho. Segundo Hermano Morais, o PMDB vive um bom momento na política do Rio Grande do Norte, e, portanto, seria uma incoerência admitir a desistência do projeto de candidatura própria ao governo.
“O PMDB tem respaldo político eleitoral no estado, onde tem o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Além disso, há uma expectativa quanto a essa candidatura do PMDB. Não só dos que estão no partido, mas, também, da parte de outros simpatizantes da sociedade, no sentido de que o PMDB se apresente para julgamento popular”, afirmou.

MP deflagra operação contra formação de milícia e tráfico de drogas

 Desde as primeiras horas desta terça-feira (25), uma operação conjunta deflagrada pelo Ministério Público Estadual, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, cumpre mandados de prisão, de busca e apreensão e de condução coercitiva para desarticulação de organização criminosa atuante na região do Seridó do Rio Grande do Norte.
Dentre os investigados estão empresários e agropecuaristas, policiais militares e um agente penitenciário. Os crimes investigados são constituição de milícia privada, homicídios, tortura, tráfico de drogas e associação para tal, corrupção ativa e passiva, dentre outros.

Ao todo, 16 mandados de prisão, 65 de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva estão sendo cumpridos em seis Municípios da região (Jardim do Seridó, Florânia, Jucurutu, Jardim de Piranhas, e Tenente Laurentino Cruz, além de Caicó), incluindo em algumas fazendas nessas cidades. Equipes do BOPE e do NOE com especialização em operação na caatinga participam das ações e também equipes com cães farejadores. Participam ainda 14 Promotores de Justiça, no total de 250 profissionais atuando na Operação.
O nome da operação remete a uma expressão popular, de uso tipicamente sertanejo, referente à conduta de “dar coito”, que significa a ação de articular esconderijo, proteger, dar apoio logístico (alimentação, dormida, deslocamento), financeiro, lobby, etc, a foragidos da Justiça, ou a pessoas respondendo a processos e com histórico de valentia, apto a causar temor a populares ou, numa acepção mais ampla, apoio a atividades criminosas em geral.
Na base da organização criminosa há intrincada relação entre a pistolagem e o tráfico de drogas, dentre outros crimes, ramificado o tráfico a partir de Caicó/RN para outras cidades do Seridó.

Prefeitura assina termo e Conselho Tutelar de Santa Cruz recebe equipamentos

A Prefeitura de Santa Cruz assinou na manhã da última terça-feira (18), através da Secretária Municipal de Assistência Social, Suelem Bulhões, o termo de recebimento de equipamentos para o Conselho Tutelar.

O Conselho tutelar de Santa Cruz recebeu cinco computadores, após já ter sido contemplado anteriormente com uma impressora. Os equipamentos fazem parte da política da Secretaria de Direitos Humanos, que em parceria com a Prefeitura, objetiva melhorar a estrutura física da instituição.

Em Santa Cruz, a atual gestão municipal promoveu uma mudança importante e agora o Conselho Tutelar funciona em uma sede nova e exclusiva para os serviços de proteção dos direitos de crianças e adolescentes, na Rua Senador João Câmara, Centro, próximo ao Restaurante Popular.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Vereador de Extremoz é assassinado durante assalto na Redinha


O vereador de Extremoz Deomantiuer Rocha de Souza, de 38 anos, foi morto em uma casa na rua Galo do Alto, na Redinha, na noite desta segunda-feira (24). Segundo informações repassadas pelo policial militar Marcos Marinho, o vereador saía de casa em um Celta, juntamente com um funcionário, para deixá-lo na parada de ônibus.

Dentro da residência estava a esposa do vereador e a filha deles, de três anos. Quando Deomantiuer estava saindo foi surpreendido por três homens, que renderam o vereador e o funcionário. Em seguida, os bandidos entraram na casa e fizeram um arrastão, levando ferros de passar, um notebook e roupas das vítimas, bem como um veículo Fox, de cor prata e placas OJZ-1422.
Durante a ação criminosa, um dos assaltantes atirou, acertando o disparo no peito do vereador, que chegou a ser socorrido pelo funcionário e levado ao Hospital Santa Catarina. No entanto, a vítima não resistiu e morreu ao dar entrada na unidade. Rizomar Rocha, mãe do vereador, conversou com o Portal BO e lamentou a insegurança.
"Meu filho era jovem e estava em seu primeiro mandato. Ele não merecia essa violência", lamentou a mãe. Ainda de acordo com informações de testemunhas, um dos assaltantes chegou a cortar o braço, ao quebrar o vidro do carro. 

Delegacia da Redinha é interditada pela Defesa Civil e corre o risco de desabar


A 13ª Delegacia de Polícia de Natal, localizada na Redinha, foi interditada pela Defesa Civil na manhã de hoje. A unidade está com parte do teto comprometido e sob risco de desabamento. A situação é a mesma há meses, oferecendo risco aos policiais civis e escrivães lotados na unidade.
O Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol), solicitou visita da equipe da Defesa Civil, após várias denúncias contra a estrutura aos órgãos fiscalizadores, e “inúmeros” ofícios solicitando providências do Estado, sem qualquer providência ser tomada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed). “Nós já havíamos solicitado inúmeros ofícios pedindo a senhora governadora uma providência, sem resposta. Isso é o retrato do descaso do governo com a segurança pública do Rio Grande do Norte”, afirmou Djair Oliveira, presidente do Sinpol.
A equipe do O Jornal de Hoje esteve na delegacia no final do mês passado, e comprovou a situação precária em que o prédio se encontrava. Esta falta de estrutura também foi noticiada em rede nacional pela equipe de reportagem do SBT Brasil, telejornal exibido pela emissora SBT, na mesma época.
Durante a reportagem, o JH relatou as condições estruturais da delegacia. Logo na entrada do 15º Distrito Policial, o portão de madeira mostra a insegurança que os profissionais daquela unidade vivenciam. A responsável pela limpeza da unidade chegou a confessar que dificilmente conseguia varrer o chão, que ficava coberto pelo teto comprometido. A laje poderia cair a qualquer momento. Além disso, os móveis estavam deteriorados, enquanto o computador da sala de investigações não funcionava. Ainda foram encontrados coletes vencidos e falta de armas para os agentes. Quatro carros e duas motos apreendidas estavam encostadas, apesar do diretor da unidade já ter solicitado a remoção dos veículos.
Esta reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Delegacia Geral de Polícia Civil, a Degepol, no final da manhã de hoje. Mas, o órgão informou ainda não ter sido notificado de qualquer decisão tomada pela Defesa Civil, e que não se pronunciaria até receber uma informação considerada oficial sobre o fato.
NOTA
A Delegacia Geral de Polícia informa que em virtude da interdição do prédio onde funcionava a 13ª Delegacia de Polícia Civil de Natal, pela Defesa Civil, na manhã desta segunda-feira (24), a 13ª DP, antes localizada no bairro da Redinha, passará a funcionar provisoriamente, a partir da próxima quarta-feira (26), no andar térreo do mesmo prédio onde atualmente funciona a 9ª Delegacia de Polícia Civil, localizado na Rua Campo Maior, 21-B, Conjunto Panatis, na Zona Norte de Natal.
Quem precisar registrar alguma ocorrência da área abrangida pela 13ª DP antes do dia 26, deve se dirigir a qualquer delegacia da Capital.