quinta-feira, 29 de junho de 2017

Contra as reformas, trabalhadores paralisam atividades nesta sexta-feira



Contra as reformas do governo Temer, trabalhadores de diversas categorias irão parar suas atividades nesta sexta-feira 30. Além da paralisação de diversas categorias contra às Reformas Trabalhista e da Previdência, convocadas pelas Centrais Sindicais, Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, a data terá uma série de atividades de rua em todo o Rio Grande do Norte.
Em Natal, um ato de rua marcará o dia de paralisação, com concentração às 15h, no cruzamento das avenidas Salgado Filho e Bernardo Vieira. A manifestação seguirá em caminhada até a Praça da Árvore, em Mirassol.
No município de Mossoró, a concentração está marcada em frente à Igreja do Alto de São Manoel, às 15h. Na programação, consta o “Arraiá da Resistência”, com apresentação de artistas locais.
Já em Caicó, mais de 16 entidades e movimentos realizam um Ato Político-Cultural, com concentração às 8h, na Praça de Alimentação, e show de artistas locais. Às 9h, os manifestantes seguem em caminhada até o Centro Administrativo, encerrando com um ato político e apresentações culturais.
Em Curais Novos, a concentração está marcada para 7h30min, na Praça da Rodoviária.

O movimento
Segundo os organizadores, a Greve Geral do dia 30 de junho é um movimento de resistência e enfrentamento à ideia, amplamente disseminada pelo governo de Michel Temer, de que os direitos previstos na Constituição não cabem no orçamento e, portanto, precisam ser revistos.
A expectativa dos organizadores é de que a paralisação seja um contraponto ao conjunto de medidas e projetos em tramitação no Congresso Nacional que visam retirar direitos dos trabalhadores e pôr fim à Previdência Social.

Liminar determina que 70% dos ônibus de Natal circulem nesta sexta

Frota circulando nesta sexta-feira deve ser de 70% nos horários de pico e 50% nos demais horários (Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi)

O Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) concedeu liminar determinando que 70% da frota de ônibus de Natal sejam colocados em circulação nesta sexta-feira (30). A decisão da desembargadora Auxiliadora Rodrigues, nesta quinta-feira (29), atende pedido do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município (Seturn).
De acordo com o TRT-RN, 70% da frota deve circular nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 20h, bem como 50% deve circular nos demais horários.
A desembargadora determinou que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Rio Grande do Norte (Sintro) deve se abster de promover a paralisação total do Sistema de Transportes Públicos Urbanos nesta sexta-feira, quando está previsto uma greve geral nacional.
Ainda em sua decisão, a desembargadora Auxiliadora Rodrigues estabelece que o Sintro deve permitir "a livre movimentação dos empregados que não desejem aderir ao possível/pretenso movimento paredista veiculado nos últimos dias pela imprensa, sob pena de multa diária de R$ 20 mil para cada tipo de descumprimento".

Doria: “Jamais serei senador ou deputado, não tenho vocação para o Legislativo”

doria

Cotado como potencial candidato ao governo do Estado e até à Presidência da República em 2018, o prefeito João Doria (PSDB) disse nesta quinta-feira, 29, que sua vocação na área pública é para o Executivo, e não para o Legislativo.
“Não me vejo como agente do Legislativo, posso até afirmar que jamais serei senador ou deputado, não tenho vocação para o Legislativo”, disse o tucano durante palestra em evento com investidores organizado pelo Citibank, na capital paulista.
O prefeito falou que deseja continuar fazendo gestão na área pública com os preceitos do setor privado. “Respeito bastante o Legislativo, mas eu sou executivo. Quero continuar fazendo o mesmo que fiz na área privada, na área pública”, disse Doria, reforçando que tudo o que pretende fazer na administração pública deve estar estabelecido na lei.
Ele tentou afastar, no entanto, que está decidido a ser candidato a presidente em 2018. Reconhece que sua gestão está “extrapolando” a cidade e impactando outros municípios e Estados “Mas isso não me faz ser candidato a presidente da República. Não seria correto alguém que acabou de ser eleito estar determinado a fazer campanha”, declarou.
Durante a palestra, Doria repetiu seu discurso de que não é político. “Continuo sendo um gestor, eu não sou político. Eu estou na política. Eu não quero ser político por opção, assim como fiz a opção em torcer pelo Santos”.
Ele afirmou ainda que está convidando outros empresários a entrarem na política. “Quem vai cuidar do Brasil, os bandidos?”, disse, ao justificar sua atitude. Ele destacou que há “gente decente” na política. “A maioria não, mas há gente decente”.

Walter Alves assume a presidência do PMDB no Rio Grande do Norte

Walter Alves

O deputado federal Walter Alves, 37 anos, é o novo presidente do PMDB no Rio Grande do Norte (PMDB-RN). Primeiro vice-presidente da legenda, Walter assume o cargo de presidente em substituição ao ex-ministro Henrique Eduardo Alves.
Walter Alves foi deputado estadual por dois mandatos (2007-2010 e 2011-2014) e, atualmente, cumpre seu primeiro mandato como deputado federal após ser eleito, em 2014, com 191.064 votos, o mais votado do estado.
O PMDB-RN é um dos maiores partidos do Rio Grande do Norte. A legenda conta hoje com um senador, um deputado federal, três deputados estaduais, 41 prefeitos, 27 vice-prefeitos e 293 vereadores.
“Assumo o partido com o compromisso de manter o PMDB-RN unido e fortalecido. Nosso trabalho em benefício da população do Rio Grande do Norte, na Câmara Federal, segue firme, com o propósito de sempre trazer melhorias para o nosso estado”, diz Walter Alves.

Inscrições para a Meia Maratona do Sol em Natal começam nesta sexta



Os atletas de todo o Brasil já podem garantir vaga na Meia Maratona do Sol, que está na quarta edição e será realizada em Natal no dia 11 de novembro. As inscrições começam oficialmente nesta sexta-feira (30) e, como sempre, serão feitas exclusivamente de forma online no site www.meiadosol.com.br.
A Meia Maratona do Sol já faz parte do calendário esportivo não apenas do Rio Grande do Norte, mas de todo o país. Com um percurso muito elogiado pelas belezas naturais e pelos desafios que oferece aos competidores, a corrida mantém a tradição com sua largada na Arena das Dunas, passando por grandes avenidas como a Salgado Filho e a Engenheiro Roberto Freire, e por pontos que são verdadeiros cartões postais da cidade, como o Morro do Careca e a Via Costeira.
Com provas de 21km, 10km e 5km, a Meia do Sol espera inscrever seis mil atletas para esta edição – o mesmo de 2016 – sendo que 50% deste total devem ser garantidos pelos chamados “maraturistas”, atletas que viajam o Brasil para participar de corridas de rua. O número é considerado ideal para a estrutura e o percurso da competição.
Justamente pela presença maciça de tantas pessoas de outros estados é que o corredor potiguar deve se apressar para garantir sua vaga na corrida. “Quem viaja para correr se prepara com antecedência, até para poder comprar passagem, garantir hospedagem e organizar toda a logística para participar da prova. Então é hora de ‘correr’ sim, mas para se inscrever no site o mais rápido possível e tentar não deixar para a última hora”, reforça Gabriel Negreiros, um dos organizadores.
A Meia Maratona do Sol é uma produção da HC Sports e da Fábrica de Esportes, empresas responsáveis por organizar os principais eventos esportivos da capital potiguar. A corrida conta com patrocínio master da Caixa Econômica Federal.

Descaso com lagoas de captação tem causado transtornos aos natalenses



As mais de 50 lagoas de captação espalhadas pela capital potiguar têm mostrado sinais de descaso da gestão municipal e colocado em perigo não apenas a saúde da população, mas também sua moradia. Conforme as chuvas do período invernal vão se somando, a tendência é que o volume das lagoas aumente por causa do mau funcionamento dos equipamentos instalados, que não mais poderão bombear as águas evitando que ela transborde e cause transtornos.
O vereador Preto Aquino (PEN), ciente dos problemas que o descuido com as lagoas podem gerar, enviou um requerimento à prefeitura de Natal, desde abril deste ano, para que as lagoas fossem vistoriadas e os equipamentos recebessem manutenção e limpeza.
O parlamentar explicou que, mesmo diante de problemas tão simples como a sujeira, é preciso cuidar, uma vez que pode resultar na quebra dos poucos aparelhos que funcionam. Caso isso aconteça, as águas das lagoas vão parar, o que significa um prato cheio para o mosquito Aedes aegypti construir seus focos e disseminar doença na população.