quarta-feira, 14 de maio de 2014

Saúde: equipe presta serviços durante Festa da Padroeira


Os serviços de saúde estão entre os vários oferecidos pela Prefeitura de Santa Cruz durante a Festa de Santa Rita de Cássia 2014. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou profissionais que darão suporte aos fiéis que participam da Festa da Padroeira.

Desde esta terça-feira (13) que a Unidade Móvel da Saúde está instalada na Praça da Matriz oferecendo vários serviços, entre eles: verificação de pressão arterial, teste rápido de glicemia, imunização contra a gripe, teste rápido de HIV, aplicação de flúor, além de atividades lúdicas de combate à dengue. A equipe também está preparada para pequenos procedimentos.

Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também fazem um trabalho de panfletagem objetivando divulgar o serviço implantado há alguns meses em Santa Cruz.

A equipe da Saúde permanecerá durante toda a programação da festa oferecendo tais serviços.



Operário morre ao cair do 25º andar de prédio em construção no Tirol


Um homem morreu na tarde desta quarta-feira (14) ao cair do 25º andar de um prédio em construção na rua Joaquim Inácio, no bairro do Tirol. De acordo com as primeiras informações, a vítima foi identificada como Orlando Guedes dos Santos, de 57 anos, que trabalhava como operário na construção.

Segundo uma testemunha, Orlando estava com outro operário dentro de um jaú, tipo de elevador usado em obras, quando o equipamento cedeu, provavelmente por causa do rompimento de um cabo. O outro funcionário conseguiu pular para dentro do prédio, mas Orlando acabou caindo com o equipamento e morreu na hora. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas a vítima já estava morta.

A Polícia Militar e o Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep) foram até o local para ter informações sobre o acidente, fazer a perícia e recolher o corpo.

A assessoria de imprensa da construtora Diagonal e Rossi, responsável pela obra, informou por meio de nota que a empresa lamenta o ocorrido e já está prestando assistência à família da vítima. De acordo com a assessoria, a obra não terá expediente amanhã por solidariedade aos amigos e familiares de Orlando.

Nas vésperas da Copa, pontos de alagamento estão concentrados nas obras de mobilidade


Natal voltou a sofrer com as fortes chuvas que caem na cidade desde a tarde desta terça-feira (13). Hoje pela manhã, várias ruas ficaram completamente alagadas, em várias regiões da capital potiguar. Mais uma vez, a região próxima ao Arena das Dunas e as obras de mobilidade foram as mais atingidas. E, tudo isso, a 29 dias da Copa do Mundo, que terá quatro jogos disputados no estádio natalense. Fotos: José Aldenir



Na Avenida Jaguarari, determinado trecho estava totalmente intransitável. Isso há poucos metros da região onde a Prefeitura constrói, há meses, um túnel de drenagem para livrar a região de alagamentos. As obras, aliás, estão entre as mais prejudicadas com o tempo chuvosos. Com um prazo apertado para a inauguração, os projetos de mobilidade correm risco de não ficarem prontos até 31 de maio, quando a Prefeitura planeja liberar o tráfego de veículos nas novas vias.


Prefeita Fernanda Costa participa de abertura da Festa de Santa Rita


A Prefeita Fernanda Costa, acompanhada do Deputado Estadual Tomba Farias, participou na noite desta terça-feira (13) da abertura da Festa de Santa Rita de Cássia 2014, padroeira de Santa Cruz. Fernanda Costa foi uma das autoridades que participaram do hasteamento das bandeiras. Após assistir a primeira novena na Igreja Matriz, visitou a Feira de Artesanato que é organizada pela Prefeitura de Santa Cruz e tem sua estrutura montada na Praça Presidente Vargas (Praça da Matriz).

Em entrevista à Rádio Santa Cruz AM, a Prefeita Fernanda Costa ressaltou o trabalho do Poder Público municipal para a realização da festa: “Estamos aqui como parceiros, fazendo a parte da Prefeitura. A Paróquia cuida da religiosidade e a Prefeitura se preocupa com a infraestrutura da festa, com a organização, discutindo com a Policia de transito, com a Policia Militar, para que a gente possa receber bem a todos os fies de Santa Rita”, disse Fernanda Costa.

A Festa de Santa Rita de Cássia acontece de 13 a 22 de maio.

Central de Boas Vindas

Uma novidade que a Prefeitura de Santa Cruz irá promover, através da secretaria municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico, é a “Central de Boas Vindas”.

A “Central de Boas Vindas” funcionará na Vila de Todos nos dias 18 e 22 de maio e contará com os serviços de técnicos do Turismo com o apoio do SEBRAE, Paróquia e estudantes do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus de Currais Novos. A iniciativa visa recepcionar os visitantes, oferecendo informações da cidade, como: restaurantes, acesso aos pontos turísticos (Santuário de Santa Rita e Museu Rural Auta Pinheiro). A praça de alimentação da Vila de Todos funcionará durante o dia todo disponibilizando comidas regionais, os quiosques do artesanato também funcionarão, além de forró pé-de-serra para animar os turistas.




Natal registra 474 casos de dengue nos primeiros quatro meses do ano

A Secretaria de Saúde de Natal registrou 474 casos de dengue nos primeiros quatro meses do ano. Os dados são do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde e levantados pelo Centro de Zoonoses de Natal (CCZ), divulgados neste mês e que apontaram uma redução de 31,2% das notificações em relação ao ano passado.

O diretor do CCZ Natal, Alessandre Medeiros, disse que a análise indica que não há qualquer evidência de epidemia da doença na cidade. “Ela aponta a ocorrência de um comportamento endêmico para a dengue", disse. O comportamento endêmico é quando a doença ocorre apenas em um determinado local ou região, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades.

Para manter o controle da dengue, a SMS intensificou as atividades de prevenção com ações de mobilização social envolvendo outras secretarias como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e Urbana.

“Ninguém segura a bandidagem! Se puder, fuja de Parnamirim”, alertou PM assassinado


Wagner Guerra e Diego Hervani Editor e Repórter de Polícia A afirmação, ou melhor, o conselho que titula a reportagem, foi do soldado PM Jailson Augusto do Nascimento a um casal que teve residência arrombada por quatro adolescentes, no bairro Vida Nova. Talvez, por ironia do destino, esse mesmo policial foi assassinado a tiros, após assalto ocorrido no dia 26 de março passado, na avenida Paulo Afonso, no bairro Jockey Clube. Roubos e furtos ocorrem diariamente, a qualquer hora do dia, em comércios e residências. Na avenida Bela Parnamirim, moradores aparecem, discretamente, atrás das grades de suas casas. 

Poucos querem dar entrevista. O medo de represália, por parte dos marginais, é compreensível; Afinal, quase todos já foram vítimas de assaltantes. É preciso estar atento, rezar muito para não ser vítima da bandidagem na saída da padaria, supermercado ou igreja. “E nem adianta chorar ou ligar para o 190. Eles (policiais) só veem quando é caso de morte. Vocês (reportagem) vão passar duas horas entrevistando o povo pela cidade e não irão ver nenhuma viatura de polícia, a não ser que seja no Centro, onde está o batalhão deles (3ºBPM)”, apostou o servente de pedreiro, Sebastião Cosme da Silva.


BNDES anuncia financiamento para construção de parques eólicos no RN

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou hoje (14) a aprovação de financiamento no valor de R$ 309,4 milhões para o Complexo Areia Branca, controlado pela Voltalia Energia do Brasil. O dinheiro será usado na construção de três parques eólicos (geração de energia a partir dos ventos) e de seus sistemas de transmissão, no município de Areia Branca, no Rio Grande do Norte.

Segundo o BNDES, os projetos terão capacidade instalada de 90 megawatts e irão gerar, no período de obras, mais de 600 postos de trabalho. O financiamento do BNDES, equivalente a 74,6% do investimento total, inclui um subcrédito, por meio da linha Investimentos Sociais de Empresas, para programas de educação e capacitação de mão de obra, com destaque  para os segmentos de empreendedorismo, turismo e agricultura de maior valor agregado.

Agência Brasil

Presidenciável Eduardo confirma presença na procissão de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz/RN

Atendendo convite da presidente estadual do PSB, Wilma de Faria, e do deputado Tomba Faria, feito por sugestão do santacruzense membro do diretório nacional do partido e amigo do pré-candidato, Cláudio Porpino, o presidenciável Eduardo Campos virá ao Rio Grande do Norte no próximo dia 22, para a procissão de Santa Rita de Cássia, que a cada ano leva às ruas de Santa Cruz cerca de 80 mil fiéis.
A assessoria de Campos confirmou agora há pouco a programação que deverá constar ainda de uma entrevista coletiva em Natal, e de um almoço na fazenda do ex-governador e vice-presidente do PSB, Iberê Ferreira, em Santa Cruz.
Na programação do presidenciável consta também uma visita ao Santuário de Santa Rita, onde foi construída a maior estátua do Brasil.
Fonte: Blog Thaisa Galvão.

Próximo domingo (18) é dia de cavalgada em Santa Cruz RN


Finais da Copa Bené de Futsal são remarcadas para sexta-feira (16)


Depois de serem canceladas em virtude da chuva que caiu no último sábado (10), as partidas finais da Copa Bené de Futsal foram remarcadas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para a próxima sexta-feira (16).

Serão realizadas quatros partidas: Miguel Lula  x  Santa Rita 1 (categoria mirim), Paulo Afonso  x  Jovens Talentos (categoria infantil), Paulo Afonso  x Caminha Fiúza (categoria juvenil) e 100% Telex Free  x  Telex Fla (categoria adulto).

As partidas serão realizadas no Ginásio Poliesportivo Marcílio Furtado, a partir das 18h. A Prefeita Fernanda Costa participará da entrega da premiação para os vencedores.

Âncora casa show divulga programação para mês de junho


O artista plástico Alessandro Nóbrega começa a apresentar suas obras hoje (14) no Instituto Cônego Monte


16 estudantes participarão da “Mais Bela Voz Estudantil” este ano; concurso acontece sexta-feira (16)


A programação sociocultural da Festa de Santa Rita terá na próxima sexta-feira (16) mais uma edição do concurso A Mais Bela Voz Estudantil. O evento será promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Este ano, o concurso contará com uma novidade: os concorrentes estarão divididos em duas categorias, a mirim com alunos da faixa etária de 7 a 13 anos e a categoria juvenil com estudantes com idade a partir de 14 anos. A premiação do concurso será distribuída entre os quatro primeiros. Serão 16 concorrentes representando várias instituições de ensino do municio (municipais estaduais e privadas). Os ensaios estão acontecendo no Teatro Municipal de Candinha Bezerra.

A Mais Bela Voz Estudantil começa na próxima sexta-feira (16), a partir das 21h, logo após a novena no palco montada na Praça da Matriz.

Aberta Festa de Santa Rita de Cássia 2014


Em uma noite marcada por chuva em Santa Cruz, foi aberta a Festa de Santa Rita de Cássia 2014. Centenas de pessoas participaram do evento e assistiram a primeira noite de novena e das atrações culturais.

A programação foi aberta com a procissão da bandeira, saindo da rua Ferreira Chaves para a Matriz. A noite também foi marcada pela vinda da imagem de Santa Rita do bairro de Ponta Negra, em Natal. Este foi o nono ano da participação dos fiéis daquela localidade.

Até o dia 22 de maio serão diversos eventos, religiosos e sociais, que buscarão atrair os fiéis devotos de Santa Rita de Cássia e os visitantes que virão a cidade nos próximos dias.









Prefeito Alcimar reune secretariado para planejamento da gestão


O prefeito de Tangará, Alcimar Germano, reuniu seus auxiliares e aliados para a segunda reunião de planejamento geral de 2014. Na oportunidade, o gestor municipal cobrou o cumprimento das metas estabelecidas durante o primeiro bimestre do ano, solicitou sugestões e acolheu as dificuldades vivenciadas pelos seus secretários e coordenadores.

O ex-prefeito Gija participou da reunião, com os vereadores da base governistas, que reafirmaram apoio ao projeto de Governo de Alcimar, reforçando o apoio político do legislativo com as melhorias para o município.

Alcimar comentou sobre os R$ 3.394.941,00 conveniados com a FUNASA, através do PAC 2, para recuperação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município, além de vários outros recursos conquistados que terão ordem de serviço lançadas pelo Prefeito nos próximos dias.

O Gabinete Civil deverá nos próximos meses articular novas reuniões para acompanhamento da gestão de forma integrada.


SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DE TANGARÁ