terça-feira, 15 de julho de 2014

Ex-vereadora de Serra Caiada confirma apoio à reeleição de Tomba Farias

Uma das maiores lideranças políticas do município de Serra Caiada, Ana Angélica Bezerra de Azevedo (PMDB), a “Keka”, confirmou na tarde de hoje apoio do seu grupo político a candidatura à reeleição do deputado estadual Tomba Farias, que irá disputar o seu segundo mandato nas urnas de outubro próximo.
Ex-vereadora por dois mandatos, Keka, que nas eleições de 2012 disputou a prefeitura de Serra Caiada obtendo mais de 2.800 votos, o que representa mais de 45,18 % dos votos da região, destacou que Tomba Farias vem exercendo o seu mandato em favor dos municípios do Rio Grande do Norte, sempre lutado por melhores condições de vida para o homem do campo.

Wilma critica principal área de atuação política de Fátima: a Educação


A atuação da deputada federal Fátima Bezerra (PT) em prol da educação do Rio Grande do Norte acaba de ser posta à prova pela vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB). Professora como Fátima, Wilma disse que a parlamentar do PT “não é nenhuma ministra da educação” para se arvorar como dona de todos os resultados do setor no Estado. Wilma afirmou que, como prefeita, deputada federal constituinte e governadora, sempre defendeu a área, citou exemplos, e disparou: “Se for comparar com minha adversária, o que ela fez, ela (Fátima) não executou nada do que está dizendo. Porque não é ministra da educação, da saúde, da agricultura”, declarou a socialista, durante entrevista ao “Jornal Verdade” (REDE TV RN) nesta terça.
Com a declaração, a professora Wilma de Faria atinge de morte um dos pilares de sustentação da campanha de Fátima ao Senado. A petista se vangloria de ter para si o mérito por trazer vários Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) para o Rio Grande do Norte. Wilma contesta, destacando o trabalho feito por ela em favor, por exemplo, da Universidade Estadual do RN e da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). “Quando minha adversária fala da área da educação, a atuação que nós tivemos na UERN, na UFERSA, para transformar na Casa da Agronomia; na UFERSA, levando para Angicos, Caraúbas, e com relação à UFERSA, que nós trabalhamos isso, doando inclusive terrenos, fazendo gestão junto ao presidente Lula, junto ao ministro da educação, fizemos tudo isso também”, disse.

Bandidos fazem arrastão em lanchonete na Salgado Filho


Após a Copa do Mundo, a população de Natal foi vítima de mais um arrastão em estabelecimento comercial. Ontem (14), os bandidos foram ainda mais ousados e realizaram assalto em lanchonete na avenida mais movimentada da cidade, rendendo clientes e funcionários, levando dinheiro e celulares das vítimas. Ninguém foi preso.
O crime ocorreu por volta das 19h, quando um bando armado estacionou um Fiat Uno de cor vermelha no pátio do Habib's. Dois criminosos entraram na loja e se passaram por clientes, sentando e realizando pedido. Quando observaram os principais alvos, anunciaram o assalto.

Os criminosos recolheram os telefones celulares, dinheiro e até tablets dos clientes e funcionários, além do dinheiro que estava no caixa. 

No momento do crime, o artista plástico Gustavo Rocha não havia percebido o arrastão e adentrou a loja, sendo rendido pelos bandidos, que já estavam se preparando para deixar a lanchonete. Nenhum pertence do cliente foi levado e ele, através do Facebook, relatou o crime.

Henrique quer votar todos os projetos importantes antes de deixar presidência da Câmara


Antes de ir ao plenário, no final da tarde desta segunda-feira o presidente da Câmara foi até a rampa do Congresso e tirou fotos. Henrique Alves não irá concorrer à reeleição como federal, tentará se eleger ao governo do Rio Grande do Norte e afirmou que antes de deixar a Casa quer votar vários projetos. “Estou me despedindo da Casa e quero cumprir todos os compromissos que acho que essa casa tem que realizar, votar”, disse Henrique.

Longe de obter o quórum mínimo de 257 deputados para iniciar as votações no plenário, a sessão convocada para iniciar o esforço concentrado após a Copa do Mundo nesta segunda-feira na Câmara foi encerrada. Apesar da convocação feita pelo presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB), no momento em que a sessão de votação foi encerrada, apenas 117 deputados haviam registrando presença no painel eletrônico.

Senac oferece 1.317 vagas para cursos gratuitos

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) lança nesta quarta-feira (16) um processo seletivo para 1.317 bolsas de estudos gratuitas em 38 opções de cursos para os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assu. Os interessados devem se inscrever pelo sitewww.rn.senac.br/psg até o dia 22 de julho. Os selecionados iniciam a capacitação em agosto.

Entre as formações disponíveis há opções nas áreas de informática, gestão e negócios, saúde, beleza, turismo e hospitalidade. Para participar é necessário que o candidato possua renda familiar mensal de até dois salários mínimos, por pessoa, e atenda aos requisitos exigidos pelo curso escolhido, que variam de acordo com a modalidade selecionada.

A iniciativa é oriunda do Programa Senac de Gratuidade (PSG) cujo objetivo é promover a inclusão social por meio da oferta de vagas gratuitas para a população de baixa renda em cursos de Formação Inicial e Nível Técnico. Entre janeiro e julho, o Senac realizou 5.825 matrículas por meio da iniciativa, beneficiando a população norte-rio-grandense.

A seleção dos candidatos ocorrerá de acordo com a ordem da inscrição efetuada no site do Senac. Os processos seletivos para cursos inseridos no programa são lançados mensalmente. Os candidatos que não forem contemplados na atual seleção, poderão se inscrever novamente nas próximas etapas.

Turismo: Marcela Pessoa participa de criação de comitê para fomentar o turismo no RN


A Prefeitura de Santa Cruz esteve representada, através da Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento, Marcela Pessoa, na reunião que aconteceu na última quarta-feira (09) e que reuniu as principais autoridades do turismo do Rio Grande do Norte. Na ocasião, foi criado Comitê Permanentete de Promoção e Desenvolvimento Turístico do Rio Grande do Norte que tem o objetivo de fomentar e melhorar ainda mais o turismo no estado.

O Comitê é composto por representantes do trade turístico, como: Convention Bureau; Secretaria de Turismo do RN, Emprotur/RN; Prefeitura de Natal, Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV); Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis ABIH; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - ABRASEL; FECOMERCIO; SEBRAE; Pólos de Turismo do RN; Arena das Dunas e Consórcio Inframérica.

O Pólo Agreste Trairi esteve representado pela Secretária de Turismo de Santa Cruz, Marcela Pessoa, que afirmou: "É mais 










Emendas à Constituição do RN são promulgadas na Assembleia


A revisão na Constituição do Rio Grande do Norte foi promulgada nesta terça-feira (15), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa. No total, foram 42 artigos que sofreram mudanças para que se adequassem à Carta Magna Federal. 

Entre as mudanças está a redução dos recessos parlamentares. No mês de julho ele será entre os dias 18 e 31. Em dezembro, as atividades legislativas ficam suspensas temporariamente entre os dias 22 até 2 de fevereiro. Atualmente, o recesso acontece entre os dias 1º e 31 de julho e entres os dias 15 de dezembro a 15 de fevereiro.

Eduardo Campos propõe Passe Livre a estudantes em todo o país


Passe livre para estudantes em todo o país foi a promessa feita ontem pelo candidato do PSB a presidente da República, Eduardo Campos, durante evento com universitários de escolas públicas e privadas de São Paulo. Lembrou Eduardo que desde os protestos de 2013, essa é uma demanda 'posta à mesa', mas 'jogada para debaixo do tapete' pelos governantes.

O presidenciável socialista pernambucano resolve adotar como uma das bandeiras de campanha justamente um dos motores que acionaram os protestos em todo o País em junho do ano passado, e prometeu incluir em seu programa de governo a discussão sobre o passe livre em transportes públicos

Delegacia devolve carros irregulares, coletes e munições vencidas no RN


A Delegacia Especializada de Homicídios devolveu nesta terça-feira (15) à Delegacia Geral de Polícia Civil (Degepol) sete carros em situação irregular, além de coletes e munições vencidas. De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do Rio Grande do Norte (Sinpol) a devolução dos equipamentos faz parte da operação Polícia Legal, que reinvidica melhores condições de trabalho para a categoria.

Os agentes da Dehom informaram que dos sete carros devolvidos, três estavam quebradas no setor de transporte. No total foram devolvidos 21 coletes e mais de 100 munições de vários calibres. O material está vencido, segundo o sindicato, desde 2000.

Os policiais recolheram o material e entregaram através de ofício ao delegado responsável pela unidade. Essa medida vem sendo adotada em várias delegacias do Rio Grande do Norte, entre especializadas, distritais e também no interior.

Em assembleia realizada na noite desta segunda (14),, os policiais civis decidiram que, a partir desta terça-feira, não vão mais conduzir carros em condições ilegais. Os agentes que não possuírem curso de formação específico para condução de veículos de emergência não poderão guiar os carros. Além disso, o Sinpol acrescenta que os veículos com documentação atrasada serão entregues à Sesed.

“Como a Polícia Civil, representante da legalidade, vai servir de exemplo se está atuando dentro da ilegalidade?”, contesta Djair Oliveira, presidente do sindicato. Além da falta de habilitação específica, ele cita que muitos carros estão com documentação atrasada.

Deficiências no SUS ‘atrasam’ atendimento procurado pelos homens


Se os fatores socioculturais afastam os homens dos cuidados com sua própria saúde, lacunas do atendimento público também colaboram para que eles não procurem os serviços com a mesma freqüência que as mulheres. Quem viveu essa realidade hoje (15), no Dia Nacional de Saúde do Homem foi o militar César Costa, de 62 anos de idade.
Ele esteve na manhã desta terça-feira na unidade básica de saúde do bairro de Mirassol durante a roda de conversa sobre a saúde do homem. Apesar da programação preparada, em todos os outros dias do ano os homens não recebem a mesma atenção. O que é facilmente constatável pelo militar. “Se você olhar na lista de médicos aí, não tem um médico para homem, tem ginecologista, mas urologista nenhum”, criticou.
Para César Costa, a saída para manter a regularidade de visita ao urologista tem sido procurar um urologista na rede privada. “Ou eu vou ter que pagar, ou marcar daqui para seis meses”, sentenciou. Segundo ele, uma consulta com um urologista custa R$ 250,00.
Uma das responsáveis pelo desenvolvimento da Política Nacional de Saúde do Homem no Rio Grande do Norte, Neila Rodrigues, reconhece que, mesmo com cinco anos de existência dessa estratégia de atendimento, ainda é possível fazer mais. “Os serviços de saúde estão precisando de melhor organização nos municípios e o Estado está ao lado deles com a responsabilidade de capacitar os profissionais”, ressaltou.

Do Seridó, Nélter e Ezequiel figuram lista de deputados que responderão às ações de impugnação

Dos 24 deputados estaduais do Rio Grande do Norte, um total de 7 parlamentares responderão às ações de impugnação de registro de candidatura (AIRCs), segundo a Procuradoria Regional Eleitoral do Estado.

Do Seridó , os deputados, Nélter Queiróz de Jucurutú  e Ezequiel Ferreira de Currais Novos figuram a lista.

A relação:

1. Agnelo Alves – PDT
2. Ezequiel Ferreira de Souza – PMDB
3. Fernando Mineiro – PT
4. Hermano Moraes – PMDB
5. Larissa Rosado – PSB
6. Nelter  Queiroz  – PMDB
7. Raimundo Fernandes – PROS

Pai manteve filhas em cárcere por 12 anos em Santa Catarina


Um homem de 45 anos foi preso pela Polícia de Santa Catarina suspeito de abusar das duas filhas por 12 anos e mantê-las em cárcere privado durante esse período no município de Rio Negrinho.
Atualmente as filhas deles estão com 22 e 24 anos, respectivamente. De acordo com a Polícia, o suspeito teve três filhos com cada uma das jovens. As crianças têm entre um e nove anos de idade.
Uma denúncia anônima feita à polícia foi determinante para o homem ser detido. Em depoimento, a filha mais nova disse que o pai ameaçava a todos de morte e nunca permitiu que elas saíssem de casa, inclusive para frequentar a escola.
Uma delas está grávida do quarto filho. A família vive em uma casa isolada na zona rural da cidade. A mulher do suspeito confirmou o caso e também informou que era ameaçada por ele.
O homem confirmou em depoimento que realmente abusou das filhas, mas alega possuir distúrbio mental.

Prefeitura de Natal libera trânsito no túnel da Av. Capitão-mor Gouveia


A Prefeitura do Natal liberou o trânsito no túnel da avenida Capitão-mor Gouveia nesta terça-feira (15). A obra compõe o Complexo Viário Dom Eugênio Salles, que teve o cronograma de entrega adiada pelo Município. Para o projeto estar completo falta a conclusão das obras do  túnel da Raimundo Chaves, das passarelas das avenidas Prudente de Morais e Lima e Silva, e do viaduto da marginal da BR-101.

Com o túnel liberado, quem trafegar pela avenida Prudente de Morais no sentido Centro/Zona Sul não poderá mais acessar a Capitão-mor Gouveia. Quem desejar seguir para a região da Rodoviária de Natal deve pegar as vias alternativas como a Jerônimo Câmara, Lima e Silva, Miguel Castro e Jaguarari. As informações são da Prefeitura de Natal.

Regional do JERNS recebe apoio da Prefeitura de Santa Cruz


Santa Cruz sedia desde esta segunda-feira (14) até o próximo dia 22 deste mês a 8ª edição da regional dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERNS). O evento recebe apoio total da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

O Poder Público Municipal tem disponibilizado os equipamentos públicos que são utilizados para a prática de várias modalidades esportivas e, além disso, veículos foram colocados à disposição para o deslocamento das equipe de apoio, como também, equipamentos de som para os vários eventos.

Na abertura dos jogos, na tarde/noite desta segunda-feira (14), a Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, foi representada pelo Secretário Municipal de Esportes, Jackson Jaedyson, e pela Secretária Municipal de Educação, Karla de França. A solenidade também contou com a presença de outras autoridades locais e regionais.

Participam dos jogos, alunos de escolas municipais, estaduais e particulares da região Trairi. São aproximadamente 1.500 alunos/atletas que disputam competições de variadas modalidades esportivas.



Governo do Estado confirma para amanhã o pagamento de 20% do décimo terceiro salário

A Assessoria do Governo do Estado confirmou para amanhã o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário. Serão depositados na conta dos servidores 20% do benefício, representando um incremento de R$ 55 milhões.
Os outros 20% serão pagos no dia 18 de agosto.
E os 60% restantes serão depositados até o dia 20 de dezembro.