terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Fiscalização por radares só será retomada no segundo semestre


A instalação de radares e equipamentos de monitoramento e redução de velocidade na Via Costeira deverá ser reposta somente no segundo semestre desse ano. A previsão é do Departamento Nacional de Trânsito do Estado (Detran/RN) que abriu processo de licitação para que empresas adquiram novos equipamentos que deverão ser instalados em 40 pontos de rodovias estaduais, inclusive na Via Costeira e Rota do Sol.

“Estamos com um segundo  processo de licitação em aberto, uma vez que a abertura feita no ano passado deu deserta e essa é a única forma de trabalhar”, afirmou o chefe de gabinete do Detran/RN Manuel Ferreira, em referência a impossibilidade de  realização do contrato emergencial exclusivo.

Ao longo da via, placas que sinalizam o limite de velocidade em 70 quilômetros por hora são solenemente ignoradas por  condutores apressados. Sobre a via, a sinalização indicando a presença de radares permanece corroída pelo tempo, embora os equipamentos tenham sido desinstalados.

A previsão é que a licitação seja concluída em junho deste ano e a empresa vencedora tenha até 30 dias para instalar e começar a operar. A sinalização eletrônica está  desativada após o encerramento do contrato com a empresa fornecedora, em março de 2012. 

Até lá, Manuel Ferreira afirma que equipamentos como cones para retenção de faixas nos locais onde existia o sistema eletrônico e ainda o uso de câmeras de monitoramento em tempo real, operadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Polícia Militar. “A realização regular de blitz e aplicação mais rigorosa da lei seca são medidas mais eficazes do que os equipamentos  para segurança no trânsito”, disse o representante do Detran/RN.  Ao longo dos cerca de 10 quilômetros da Via Costeira, a TRIBUNA DO NORTE não encontrou tais equipamentos.

Excesso de velocidade, acidentes e trânsito lento tem sido rotina na avenida Dinarte Mariz, a Via Costeira, conhecida por ser  rota de fuga para quem deseja desviar dos congestionamentos da cidade. Na manhã de ontem (17), uma colisão entre dois veículos no sentido Ponta Negra - Praia do Meio deixou o trânsito lento nas proximidades do Ocean Palace, retendo o fluxo de veículos até a avenida Engenheiro Roberto Freire. 

Na semana passada, uma colisão entre um Fiat Siena prata e um Nissan Versa preto resultou em capotamento e deixou três pessoas levemente feridas. Nos dois casos, o fator que provocou os acidentes foi excesso de velocidade, segundo o Comando de Policiamento Rodoviário do Estado.

Prefeitura de Santa Cruz e PRONATEC entregam certificados do Curso de Horticultor Orgânico


Cerca de 30 alunos do curso de Horticultor Orgânico da Prefeitura de Santa Cruz/PRONATEC, desenvolvido pelo SENAR, receberam seus certificados de conclusão do curso em solenidade ocorrida na manhã da última sexta-feira (14), no clube “Juvenal Pé de Copa”.

Na ocasião a Secretária Municipal de Assistência Social, Suelem Bulhões, realizou a entrega dos diplomas e falou da importância dos cursos oferecidos nessa parceria entre a Prefeitura e o SENAR, que já qualificou centenas de pessoas no município.

Receberam os diplomas alunos das comunidades rurais de São Joaquim e Queimadas, bem como, alunos da zona urbana do município.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Locutor de rádio e dono de sucata são mortos a tiros no interior do RN

O locutor de uma rádio e o proprietário de uma sucata foram assassinados a tiros no início da tarde desta segunda-feira (17) em Patu, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O delegado Sandro Régis, titular da delegacia da cidade, informou que os dois foram atingidos por vários disparos de armas de fogo vindos de um carro que passava na avenida principal da cidade. As vítimas foram identificadas como Carlos Dias, que trabalhava em uma rádio na cidade de Messias Targino, também na região Oeste, e 'Nílson da Sucata', como era conhecido o proprietário da sucata, que fica lá mesmo em Patu.

Para o delegado, os tiros tinham como alvo Nílson da Sucata, que segundo o titular da Delegacia de Polícia Civil de Patu, já respondeu a inquéritos por crimes na região e tinha inimigos na cidade. "O locutor de rádio estava no lugar errado na hora errada. Nílson tinha envolvimento com roubos de carros e até homicídios. Ele tem uma sucata na entrada da cidade e também revendia carros", afirma Sandro Régis.


Ainda segundo o delegado, Carlos Dias negociava a compra de um carro com Nílson no momento em que os suspeitos passaram no local. "Foram vários tiros de diversos calibres. Estou aguardando a perícia do Itep (Instituto Técnico-Científico de Polícia), mas já identificamos disparos de pistolas ponto 40 e 9 milímetros, de uso restrito das Forças Armadas, e de espingarda calibre 12", acrescenta.
Morador da cidade de Lucrécia e funcionário da Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), Carlos Dias apresentava o programa 'Juventude Agora' na Rádio Juventude de Messias Targino. As duas cidades também ficam na região Oeste do estado.

Prefeitura de Santa Cruz inicia ornamentação da cidade para o Carnaval


Continuam os preparativos para o Carnaval 2014. A Prefeitura de Santa Cruz deu início ao trabalho de fixação da ornamentação carnavalesca da cidade e já realizou duas reuniões para tratar da programação da festa. Todos os detalhes já foram definidos, números de blocos, sequencia do desfile de abertura, segurança, infraestrutura e etc.

O Carnaval de Santa Cruz terá uma prévia na quarta-feira, dia 26 de fevereiro, para os alunos da Rede Pública de Ensino e alunos dos programas sociais. Durante o “Reinado de Momo”, a programação preparada pela Prefeitura para o período de Carnaval acontecerá em dois dias, no sábado (01), e na terça-feira (04).

O Carnaval de Santa Cruz é organizado pela Prefeitura através da comissão intersetorial que reúne profissionais de várias secretarias.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz