terça-feira, 10 de setembro de 2013

Petrobras descobre indícios de óleo em campo do RN

A Petrobras voltou a descobrir indícios de petróleo no campo do Canto do Amaro, em Mossoró – campo que, segundo relatório mais recente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tem o maior número de poços produtores do Brasil. O volume descoberto e a relevância para a produção global do estado, porém, ainda são incógnitas.

Segundo a Petrobras, ainda serão realizados testes para avaliar a capacidade de produção. Caso os indícios se confirmem, o poço entrará em operação tão logo a companhia receba autorização da ANP. A Petrobras não informou quando entrará com o pedido junto a agência.

Esclareceu, porém, que se trata de uma descoberta de caráter preliminar e que a campanha exploratória continua. “Com a continuidade das atividades exploratórias e análise dos dados coletados, é que será possível avaliar o volume de óleo e declarar ou não a comercialidade da descoberta”, explicou, em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE.A descoberta, informou a estatal, através da assessoria de comunicação, “faz parte do esforço exploratório da Petrobras na Bacia Potiguar, que prevê a perfuração de poços em diversos campos distribuídos nos municípios onde a companhia atua”.

Os contratos de concessão de blocos exploratórios firmados com a ANP determinam que qualquer indício de petróleo, gás natural, dentro da área de concessão, seja notificado à ANP, em caráter exclusivo e por escrito, no prazo máximo de 72 horas, como ocorreu. A exigência, informou a estatal, “consta dos contratos-padrão da agência reguladora e é obrigação para todas as empresas concessionárias que operam no Brasil”.

A Agência Nacional de Petróleo foi procurada, mas não comentou a relevância da descoberta para a produção do estado, que depois de registrar queda, voltou a ficar estável – hoje, o estado produz cerca de 70 mil barris por dia.

A agência só divulgou o bloco onde foi feita a descoberta, o poço e a localização do poço. As demais informações, acrescentou a agência, deveriam ser fornecidas pela Petrobras, operadora do campo.

Produção Segundo a ANP, o campo do Canto do Amaro tem 1.108 poços de um total de 9.050 poços no Brasil, entre marítimos e terrestres. A Petrobras inaugurou em julho a ampliação do sistema de injeção de água no campo, aumentando assim o fator de recuperação do óleo e revertendo o declínio da produção. A Petrobras já investiu, desde 2007, US$ 774 milhões nesse projeto.

O Rio Grande do Norte produziu 58,8 mil barris de petróleo por dia em julho deste ano, segundo relatório mais recente da ANP. O RN foi o terceiro que mais produziu numa lista que incluiu outros nove estados brasileiros. Ficou atrás, em termos de produção, apenas do Rio de Janeiro (1.41 milhão), do Espírito Santo (298 mil) e de São Paulo (77,3 mil barris por dia), e chegou a produzir até sete vezes mais do que o Ceará, último colocado do ranking (8 mil barris/dia).

Família procura menina de 13 anos desaparecida na zona Norte de Natal

Uma estudante de 13 anos está desaparecida desde a manhã desta segunda-feira (10) na zona Norte de Natal. Clara Beatriz foi vista pela última vez quando deixava o Colégio Hipócrates, no bairro Potengi. Ela cursa o 6º ano na escola. A família informa que teve o último contato com a menina às 11h30, quando a estudante ligou para a mãe.

Lamiea Ben Taib Lira, que é tia de Clara, conta que a estudante sairia da aula para pegar o ônibus e chegar em casa, também no bairro Potengi. A família está encontrando dificuldades para fazer o boletim de ocorrência devido à greve da Polícia Civil. "O pai dela procurou a polícia, mas a Delegacia Especializada de Atendimento ao Adolescente (DEA) estava fechada. Ele foi na Delegacia de Plantão, mas foi aconselhado a ir até o Comando da PM. Lá foi informado que só poderá pegar uma senha nesta quarta para ser atendido na quinta", afirma a tia.

De acordo com Lamiea, a família acionou a Polícia Militar, que fez buscas em lugares onde Clara poderia estar, mas a menina não foi localizada. "Ela não tem namorado, nem paquera. É uma menina tímida. Nunca deu problema", acrescenta a tia. A família também está recorrendo às redes sociais para pedir informações sobre a localização de Clara Beatriz.

Deputado Fábio Faria está namorando com a filha de Silvio Santos

Segundo informações da coluna Olá, do jornal Agora São Paulo, o deputado Fábio Faria, ex de Sabrina Sato, Adriane Galisteu e Priscila Fantin, estaria conhecendo melhor Patricia Abravanel, segunda filha de Silvio Santos e Íris Abravanel.


De acordo com a publicação, a família Abravanel já sabe do namoro e aprova o relacionamento. Patrícia também já teria sido apresentada aos familiares de Fábio.

Prefeita abre período de inscrições para concurso que irá escolher o Hino Oficial de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Cultura, lançou no último sábado (07), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital nº 001/2013 abrindo o período de inscrições do concurso que irá escolher o Hino Oficial do Municio de Santa Cruz.

O processo de escolha do Hino de Santa Cruz terá cinco fases, as inscrições (de 10 a 20 de setembro), pré-seleção das musicas que farão parte da final (21 a 25 de outubro), ensaios (28 de outubro a 08 de setembro), apresentação pública (10 de novembro), e lançamento do hino escolhido (30 de novembro).
As inscrições já estão sendo feitas na sede de Secretaria de Cultura no anexo ao Teatro Municipal Candinha Bezerra, das 8h ao 12h e das 14h das 17h. Não há taxa inscrição.

O ganhador, além de ter o seu nome eternizado como compositor do hino oficial do município, receberá um prêmio de R$ 3.000,00 (três mil reais).

Mais detalhes com relação as inscrições, como documentação exigida, os critérios de julgamento, as datas de todas as fases do concurso e outras informações já estão disponíveis no regulamento do certame no site: www.santacruz.rn.gov.br

Caicó será sede do Legislativo do RN

 A Assembleia Legislativa do RN se instala em Caicó, região do Seridó,  nesta quarta e quinta-feira (11 e 12/9), na Câmara Municipal, como ação do projeto Assembleia Itinerante, de interiorizar o trabalho dos parlamentares e aproximar a Casa ainda mais da população.

A programação tem início às 9h30 com a sessão solene de instalação. Na solenidade serão homenageados com a medalha do mérito legislativo os ex-governadores Dinarte Mariz e Monsenhor Walfredo Gurgel (in memoriam) e também o empresário Flávio Rocha. Por proposição do deputado Vivaldo Costa (PR) haverá entrega de título de cidadão norte-riograndense ao poeta Sebastião José da Silva.
 
Após a sessão solene, será realizada sessão plenária, com previsão de início às 10h30. Na programação da Assembleia Itinerante será realizada audiência pública para discutir o Pró-Sertão, projeto que prevê a instalação de 360 fábricas de pequeno porte no interior do Estado. O debate é uma proposição de Vivaldo.
Na quinta-feira está prevista uma visita dos deputados ao monsenhor Ausônio Tércio de Araújo, diretor do Colégio Diocesano Seridoense, às 8h, e em seguida ao Hospital Regional de Caicó.
“Em 2006 estivemos na cidade e é com muita alegria que a Assembleia retorna a esta importante cidade do Seridó”, disse o presidente Ricardo Motta.
 
Cultural
 
Na noite da quarta-feira (20h) também acontece o projeto Assembleia Cultural, com tributos a Dominguinhos e Elino Julião, na Ilha de Santana. O projeto é realizado há dez anos como forma de valorizar os artistas da terra e em Caicó terá shows do sanfoneiro Rodolfo Lopes, Elino Julião Júnior e Amazan.
 
Pró-Sertão
 
A indústria Guararapes se prepara para fixar 300 pequenas facções têxteis, e a Hering, outra empresa do setor, pretende instalar 60 unidades fabris no RN. A previsão inicial é de que o Pró-Sertão consiga gerar aproximadamente 20 mil empregos diretos, produzindo 150 mil peças por dia.
De acordo com levantamento feito pelas instituições parceiras, o RN pode atingir, no período de 2013 a 2018, uma ampliação mercadológica significante no setor de confecções. O projeto ainda também está focado na qualificação da mão de obra produtiva e na melhoria da gestão empresarial, por isso, o Pró-Sertão irá receber um apoio articulado por parte de instituições parceiras como Sebrae/RN, FIERN, Fecomércio e Banco do Nordeste.
 
AL Cidadã
 
Em paralelo às atividades da AL Itinerante, acontece na quarta e quinta-feira a Assembleia Cidadã, levando ações de cidadania à população de Caicó e cidades vizinhas. Serão oferecidos 30 serviços gratuitos, disponíveis na estrutura montada pelo evento na Ilha de Sant`Ana.

Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 serão oferecidos serviços de retirada de documentos, atendimento médico, recreação infantil, saúde bucal, corte de cabelo, entre outros. Em paralelo, serão ministradas oficinas educativas e de capacitação nas escolas municipais, nos dois dias do evento.
As oficinas de sabonetes artesanais, plantas medicinais, de sabão ecológico e de leitura e contação de histórias acontecerão na Escola Municipal Ivanor Pereira. Nas salas da Escola Municipal Presidente Kennedy, serão ofertadas a oficina do Proerd sobre combate às drogas e a oficina de Educação para a saúde. Criada em 2006, a Assembleia já beneficiou mais de 300 mil pessoas.

Gesane Marinho lamenta situação em que se encontra hospital de Canguaretama

A deputada Gesane Marinho (PSD) lamentou hoje (10) a situação em que se encontra o hospital regional de Canguaretama, o que considera mais um descaso com o setor de Saúde do Rio Grande do Norte, “que chegou a um patamar insuportável”.
Ela disse que a situação no interior do Estado está pior do que na capital, pois faltam medicamentos, médicos, cumprimento de escalas de plantão, o que se tornou comum em todas as cidades.
 
“Em Canguaretama, o hospital que era de referência está fechando as suas portas aos poucos. Há mais de dois meses o setor de obstetrícia foi fechado. As crianças não nascem mais no hospital. As mulheres grávidas quando vão ter seus filhos estão se deslocando para Santo Antônio ou São José de Mipibu distantes 40 quilômetros. Antes eram realizados mais de 30 partos por mês em Canguaretama”, afirmou.
Gesane lamentou que a situação do hospital tivesse chegado a esse ponto, porque ali eram atendidas mais de 70 mil pessoas, dos municípios de Canguaretama, Vila Flor, Montanhas, Tibau do Sul e Pedro Velho.
Ela disse ainda que o único cirurgião que ainda está em Canguaretama deverá ser deslocado para o Deoclécio Marques, em Parnamirim, o que deixará o hospital regional sem possibilidade de realizar cirurgias.
 
“Nós sabemos que o Estado não tem uma situação financeira boa, mas cortar o que não se tem mais para cortar é inconcebível. Os prefeitos do interior estão angustiados porque as pessoas estão morrendo à míngua”, concluiu.

Pleitos para a Educação marcam pronunciamento de George Soares

O deputado George Soares (PR) retomou o tema Educação esta manhã (10), durante pronunciamento no plenário. O parlamentar disse que o tema vem sendo tratado no RN de forma repetitiva e sem qualquer ação prática.

“Sem investimentos na Educação, não temos garantia de um futuro promissor e no RN há muito se vive de promessas não cumpridas, falta professores, merenda, transporte”, disse.
 
 George Soares também agradeceu à secretária estadual de Educação e Cultura do RN, Betânia Ramalho, pela atenção com que recebeu diretores e lideranças numa reunião para tratar de assuntos referentes aos problemas das escolas da cidade e região. A Escola Alcides Wanderley e Adalgisa Emídia enfrentam sérias dificuldades para funcionar.

“Registro meu agradecimento, mas não posso deixar de cobrar compromisso do governo de fazer a doação de dois ônibus, para a cidade de Carnaubais, como foi prometido. O governo distribuiu mais de 100 ônibus e já irá entregar 112 novos para serem usados no transporte de estudantes”.
 
O deputado avaliou como positiva a audiência pública realizada por sua iniciativa, na última sexta-feira (6) em Assu, para discutir a ampliação da UERN. “Discutimos a ampliação do campus porque ele atende a todo o vale, mais de 12 municípios, além da região salineira, região central e no momento tem muitos alunos vindos de Florânia”, disse.

Deputada fala de problemas no sistema socioeducativo

A deputada Márcia Maia (PSB) afirmou que irá entregar à governadora Rosalba Ciarlini o documento com proposta para o sistema socioeducativo, elaborado durante audiência pública realizada na quinta-feira passada (05). Durante a sessão plenária desta terça-feira (10), a deputada repercutiu o que foi debatido durante o evento, que reuniu representantes do Ministério Público, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Consec), Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac), Defensoria Pública, Prefeitura de Natal, Conselho Estadual de Direitos Humanos, entre outras entidades ligadas ao setor.
 
Para a deputada, o sistema socioeducativo está falido. “Faltam materiais essenciais para o funcionamento das unidades da Fundac. Das oito unidades, sete são alvo de ações judiciais que bloquearam recursos. No total, são quase R$ 2 milhões para serem usadas em reformas e aquisição de equipamentos que estão presos por ordem da Justiça”, declarou.
 
Outro assunto abordado pela deputada foi a cultura da violência e da impunidade, tema levantado pelo juiz da infância e da juventude, José Dantas durante a audiência pública. “Em muitas situações, as crianças e adolescentes estão envolvidas em crimes por saberem que não terão punição alguma. Outro agravante são os maiores de idade que usam essas crianças para realizar seus delitos, pois também sabem que é mais difícil de serem penalizados. Eles ficam liberados por causa da falência do sistema socioeducativo”, disse a deputada.

Especialistas alertam para aumento do suicídio e avisam: “quanto antes se detectar, mais fácil prevenir”

No Brasil, estima-se que haja uma média de 25 suicídios por dia. Uma tentativa aumenta em 50% a chance de uma segunda investida. E mais de 90% dos casos estão ligados a problemas de saúde mental. Como se fala muito pouco sobre o assunto — salvo quando um caso como o do músico Champignon ganha as manchetes — os indícios do suicídio, considerado um tabu social, são mal conhecidos. Mas a única forma de evitá-lo é adotar estratégias de prevenção e, para isso, é preciso conhecer os sinais.

“Estão envolvidos em uma tentativa de suicídio os fatores predisponentes, como genética, psiquismo do indivíduo, círculo social, ambiente familiar e até religião. E os precipitantes, aqueles fatores que motivaram o ato”, diz José Manoel Bertolote, autor do livro “Suicídio e sua Prevenção” (Editora Unesp) e especialista em psiquiatria da Unesp em Botucatu.

Mas 90% dos casos de suicídio estão atrelados a algum problema de saúde mental, como depressão, transtornos de personalidade, alcoolismo, abuso de drogas, bipolaridade ou esquizofrenia, entre outros.
“Quem fala não faz” é um mito comum sobre o suicídio. A maioria dos suicidas dá sinais claros de que vai se matar. “São praticamente anúncios. Normalmente os mais jovens são mais diretos. Eles verbalizam claramente, ou avisam pelas redes sociais, por email. Já os mais idosos são mais sutis. Eles se despedem distribuindo posses”, diz Bertolote.

Há também os sinais indiretos, que precisam ser decodificados. Um tipo de sinal, neste caso, é começar a colocar a vida em risco, como abusar de álcool e drogas, dirigir de forma irresponsável, brincar com armas de fogos perigosas. São os chamados suicidas passivos.

Para Karen Scavacini, gestalt terapeuta e mestre em saúde pública de promoção de saúde mental e prevenção ao suicídio, outro mito é relacionado ao tabu que cerca o tema: perguntar se a pessoa pensa em se suicidar não a induzirá ao ato. Ao contrário, falar sobre o assunto pode salvar muitas vidas. “Se você ficou desconfiado diante dos sinais, pergunte a ela: ‘você está pensando em se matar?’ Faça então um encaminhamento desta pessoa. Não precisa ser só para o psicólogo ou para o psiquiatra. Pode ser para o padre, o diretor da escola, o agente comunitário, o bombeiro”, aconselha Karen.

Um estudo realizado pela Unicamp detectou que, no Brasil, 17 de 100 pessoas pensam seriamente em se matar. Com o silêncio que cerca o tema, a abordagem do suicídio como problema de saúde pública ainda engatinha. “Não existe no País saúde pública que dê conta deste fenômeno. A Estratégia Nacional de Prevenção continua até hoje no papel. O médico da unidade básica deveria ser o primeiro a detectar indícios”, diz.

Na Europa, as taxas de suicídio estão diminuindo porque a prevenção funciona. Já nos Estados Unidos foi lançada a campanha “Amigo bravo é melhor que amigo morto”, para incentivar os jovens a não manterem segredo e contarem o que sabem sobre as intenções dos colegas. “No Brasil, simplesmente não se fala no assunto”, completa Karen.

A voluntária do CVV Adriana Rizzo, que dedica quarto horas por semana para ouvir e aconselhar pessoas que pensam em se matar, diz que mudanças bruscas de comportamento são as principais pistas que o suicida dá. “Eram pessoas muito tímidas e, do nada, ficam muito agitadas. Também acontece uma retirada da vida social, um isolamento, ou abuso de álcool e drogas“, alerta.

Além da mudança de personalidade, ligue o alerta quando notar grande alteração alimentar ou de sono, sentimento de desvalor e desesperança. Pessoas que tiveram perdas recentes, como mortes, divórcio, histórico familiar de suicídio ou que tiveram diagnóstico de doença grave, fazem parte do grupo de risco.
O quanto antes se detectar, mais fácil prevenir. “Bem como intervir em crises”, conta a voluntária Adriana. “O nosso trabalho é oferecer atenção e conversar com a pessoa sobre um assunto que ela quer dividir e não consegue, pois se sente julgada, criticada. Ao desabafar e compartilhar o que está lhe afligindo, ela se sente valorizada. A gente procura a entender por que ela quer desistir de viver. Para o copo não transbordar, ela precisa esvaziar o que está sentindo antes”.

Ambivalência

Nem todo suicida quer morrer, apenas quer mudar a situação. Todo suicida é ambivalente: uma hora ele quer, na outra não. De acordo com Bertolote, isso explica porque muitas vezes, quando o suicida fez uso de um método letal e está à beira da morte, bate o desespero e ele se arrepende.

Tanto para quem convive com um suicida em potencial ativo, que toma objetivamente a decisão, quanto para quem vive com um passivo, que adota comportamento abusivo em busca de um “acidente”, o conselho mais importante é não ignorar qualquer sinal. Leve a sério as ameaças e tome providências para ajudar a pessoa em risco. “O tratamento dos transtornos mentais é a primeira intervenção. Isso porque a maioria dos suicidas têm um transtorno como depressão, alcoolismo ou esses dois males associados”, diz Bertolote.

Partido Progressista poderá ter a maior bancada da Assembleia

Como novo presidente do PP no Rio Grande do Norte, o vereador Rafael Motta tem se empenhado em organizar o partido no interior potiguar, tendo em vista às eleições de 2014. Segundo o parlamentar, o objetivo é conquistar no próximo ano uma forte bancada na Assembleia Legislativa e uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Rafael confirmou articulações para filiar deputados estaduais ao PP ainda neste mês de setembro, data limite para trocas partidárias de quem deseja disputar o pleito vindouro. Além do presidente da Assembleia, Ricardo Motta (PMN), pai de Rafael, o partido pode receber a filiação de Raimundo Fernandes (PMN), Vivaldo Costa (PR), Kelps Lima (sem partido) e até de Gilson Moura (PV). Caso se confirmem as mudanças, a legenda conquistaria o título de maior bancada do Legislativo estadual.

Quando perguntado sobre o desempenho da governadora Rosalba Ciarlini, mal avaliada em todas as pesquisas de opinião até agora publicadas, o vereador disse que em política tudo poderia acontecer. “Mas, nesse momento, acho que é preciso pensar com muita ousadia, tentar algo grande”, opinou. “Eu, como presidente do PP, torço muito para que o RN consiga o melhor”.

Sobre o candidato majoritário do partido em 2014, Rafael disse ser necessário esperar as definições dos nomes que serão colocados na disputa. “Ainda não há como saber quem será candidato, até porque este ainda não é o momento”.

Dilma lidera pesquisa da CNT; Marina Silva é a terceira colocada na pesquisa espontânea e segundo na estimulada

A presidente Dilma Rousseff tem 16% da intenção espontânea de voto, no caso de uma possível candidatura para as eleições presidenciais de 2014, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (10) pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Na pesquisa anterior da CNT, em julho, Dilma tinha 14,8% das intenções de voto – 1,2 pontos percentuais a menos, no caso de uma possível candidatura, quando não são apresentadas opções de candidatos.

Em segundo lugar, os entrevistados espontaneamente citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (9,7%), Marina Silva (5,8%), Aécio Neves (4,7%), Eduardo Campos (1,6%), José Serra (1%), Geraldo Alckmin (0,5%) e Joaquim Barbosa (0,5%).

Na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes de possíveis candidatos para primeiro turno, a presidenta Dilma tem 36,4% da intenção de voto. Na última pesquisa, o percentual era 33,4%. Em junho, a intenção chegava a 52,8%. Nesse cenário, Marina Silva tem 22,4% da intenção de voto, Aécio Neves, 15,2%, e Eduardo Campos, 5,2%.

Em um possível segundo turno, a presidenta Dilma tem 40,7% das intenções de voto, contra Marina Silva, com 31,9%.

Nesta edição da pesquisa foram entrevistadas 2.002 mil pessoas, em 135 municípios de 21 estados, entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro.

Rafael Motta diz que gestão Carlos Eduardo está abaixo do que o natalense precisa

O vereador Rafael Motta, presidente estadual do PP, não está satisfeito com a gestão do prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) nestes primeiros oito meses de administração. O parlamentar até admite ter sentido melhorias em relação ao legado deixado pela ex-prefeita Micarla de Sousa, mas afirma que o trabalho realizado até agora está abaixo do esperado pelos natalenses.

“No início do ano até senti melhorias em alguns setores, mas a sensação hoje é que está aquém do que o natalense precisa. Os buracos (nas ruas) continuam, a coleta de lixo foi regularizada, mas poderia ser melhor”, analisa o vereador, que na Câmara Municipal tem tido uma postura de independência em relação ao pedetista.

Para melhorar essa situação, Rafael cobra de Carlos Eduardo mais diálogo com os representantes do Legislativo. Segundo o pepista, o prefeito “poderia ouvir mais os vereadores, manter um vínculo maior, se fazer mais presente na Câmara Municipal para que todos pudessem contribuir mais com Natal”. O parlamentar fez referência a ida do gestor ao Palácio Frei Miguelinho, na semana passada, para explicar a necessidade da aprovação de um novo empréstimo ao município.

Ainda de acordo com Rafael, é preciso evitar “essa cultura de vetos” que tem dominado a relação entre Executivo e Câmara em 2013 até agora. “Há vetos até de vereadores da própria bancada aliada do prefeito”, disse, exemplificando em seguida com o fato ocorrido com o vereador George Câmara (PC do B).

Há poucos meses, Carlos Eduardo vetou projeto de implantação da ficha limpa no município, projeto proposto pelo aliado comunista. Mas, no plenário da Casa, a decisão do gestor foi derrotada e a matéria virou lei. “Eu acho que a Prefeitura e a Câmara são dois poderes independentes, isonômicos, e precisam de uma respeitabilidade maior”, enfatizou o presidente do PP, durante entrevista concedida ao programa Pensando Bem, exibido na TV Câmara desta segunda-feira (09).

Ao ser questionado sobre o tamanho do prejuízo da ausência de um líder nessa relação entre os poderes, o vereador admitiu que Carlos Eduardo tinha no ex-detentor do cargo, Júlio Protásio (PSB), um nome com capacidade de diálogo e liderança na Casa. Mas respeita a decisão do pessebista, que deixou a função após a Secretaria Municipal de Saúde decidir fechar uma unidade da pasta no Conjunto do Jiqui, onde possui ampla liderança política. Além disso, o prefeito ainda anunciou o fim do programa Proeduc, criado por Protásio.

Prefeitura de Natal promete construir cinco túneis e cinco viadutos até 2014

Em oito meses, a Prefeitura de Natal pretende modificar o cenário de um dos maiores gargalos no trânsito da capital potiguar: o entorno do estádio Arena das Dunas. Ao todo, serão construídos cinco túneis, cinco viadutos e um viaduto estaiado. Na tarde de hoje (10), o prefeito Carlos Eduardo irá assinar a ordem de serviço para o conjunto de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo, correspondente ao Lote 2. As obras deste lote estão orçadas em R$ 222 milhões e serão executadas pelo Consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes. As construtoras pretendem trabalhar em três turnos para cumprirem o prazo de entrega da obra que é o final de maio de 2014.

O secretário adjunto de Planejamento Instrumental (Sempla), Alexandre Duarte, acredita que essas obras irão desafogar o trânsito daquela região, facilitando a locomoção dos natalenses. Além desse ganho em mobilidade urbana, ele destaca o aspecto paisagístico da cidade que vai ganhar bastante com a construção desses equipamentos.

Essa será a terceira obra das quatro de mobilidade urbana da matriz de responsabilidade da Prefeitura do Natal que receberá a ordem de serviço. A construção do Túnel de Drenagem da Arena das Dunas, obra que vai solucionar o problema de 33 pontos de alagamento, já foi iniciada. A obra que prevê a padronização de 55 quilômetros de calçadas, construção de 300 abrigos de passageiros de ônibus e plantio de 6 mil árvores, foi assinada e aguarda a expedição das licenças para iniciar. Segundo Alexandre Duarte, os técnicos da Secretaria estão finalizando o projeto para o prefeito Carlos Eduardo poder autorizar o início dos serviços.

A obra prevê que serão feitas intervenções nos entroncamentos da rua Raimundo Chaves com a avenida Prudente de Morais, avenida Mor Gouveia com Prudente de Morais, Prudente de Morais com Jerônimo Câmara, Prudente de Morais com Lima e Silva, Lima e Silva com a Romualdo Galvão e a BR-101 com a marginal da mesma rodovia.

No entroncamento da rua Raimundo Chaves com a Prudente de Morais serão construídos um viaduto e um túnel. No cruzamento das avenidas Mor Gouveia e Prudente de Morais, também serão construídos um túnel e um viaduto e na Jerônimo Câmara com a Prudente existirá um túnel. O viaduto estaiado será erguido no cruzamento da Prudente de Morais com a Lima e Silva que também receberá um túnel. Outro viaduto e outro túnel serão construídos na Lima e Silva com a Romualdo Galvão e finalmente um viaduto vai ligar a marginal da BR-101 com a pista expressa da rodovia.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana já está elaborando todo o plano de trânsito da região durante o período de execução das obras. As mudanças que irão acontecer serão divulgadas na quarta-feira (11).
A intervenção da Prudente de Morais integra um plano de quatro obras da Prefeitura para a Copa do Mundo em Natal. Na última quinta-feira (5), o prefeito Carlos Eduardo pediu urgência à Câmara Municipal para votar o projeto de lei que autoriza o empréstimo à Caixa Econômica no valor de R$ 104 milhões, dinheiro que será destinado à contrapartida para as obras do projeto de mobilidade urbana.

O chefe do Executivo ressaltou que, com aprovação do empréstimo, a ordem de serviço para as obras será dada em dez dias, com prazo de conclusão até maio do próximo ano. Além das obras da avenida Prudente de Morais, está em execução a construção do Túnel de Drenagem da Arena das Dunas, que visa solucionar o problema de 33 pontos de alagamento. A obra prevista para a avenida Capitão Mor Gouveia é a única que ainda aguarda assinatura da ordem de serviço. O projeto está em fase de finalização.

Água para Todos

O que é o programa Água para Todos?
O Decreto n° 7535 de 26 de julho de 2011 institui o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água - denominado “Água para Todos” -, destinado a promover a universalização do acesso à água para consumo humano em áreas rurais do semiárido, visando ao pleno desenvolvimento humano e à segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, o programa levará também água para a produção agrícola e alimentar.
Programa “Água para Todos” faz parte das ações do Plano Brasil Sem Miséria e atenderá prioritariamente as famílias cadastradas no Cadastro Único sem acesso à água. Esclarecemos que o programa é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br) e, por meio do Cadastro Único, serão identificados os beneficiários do Programa Água para Todos para fins de implantação dos equipamentos hídricos que serão oferecidos, quais sejam, cisternas (consumo e produção), sistemas simplificados de abastecimento, pequenas barragens e kits de irrigação, conforme as especificidades de cada região.
Qual o público alvo do programa Água para Todos?
Todas as famílias com renda familiar por pessoa até meio salário mínimo vigente podem ser incluídas no Cadastro Único. O público preferencial do Cadastro Único continua sendo composto pelas famílias com renda mensal até meio salário mínimo por pessoa. As famílias com renda mensal total até três salários mínimos só devem ser cadastradas por demanda para programas específicos, como os programas de habitação e saneamento que utilizem os registros do Cadastro Único para a seleção das famílias. Caso o senhor (a) já esteja cadastrada/o, é necessário atualizar os dados cadastrais a cada 02 anos mesmo não havendo alteração na família ou renda.
Como localizar o Gestor do Cadastro Único?
É possível localizar o gestor do Cadastro Único no seu município por meio do portal do MDS/Bolsa Família, pelo link: http://www.mds.gov.br/sistemagestaobolsafamilia. Após esse procedimento, orientamos clicar em Estados e Municípios e em seguida Municípios > Informações dos Municípios, basta selecionar a UF, digitar o nome do município e clicar em pesquisar.

Walter Alves: “Fafá Rosado chega sabendo que o PMDB é oposição a Rosalba Ciarlini”

O líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado estadual Walter Alves, disse nesta terça-feira que a filiação da ex-prefeita de Mossoró Fafá Rosado (DEM) ao PMDB foi uma excelente “aquisição” dos peemedebistas, por se tratar de um quadro político qualificado que governou a segunda maior cidade do Estado por duas ocasiões. Entretanto, o parlamentar deixou claro que a ex-prefeita chega ao PMDB sabendo que o partido rompeu com o governo Rosalba Ciarlini (DEM) e que terá, portanto, que encarnar a nova situação da legenda, qual seja, a de oposição ao governo do Estado. “A prefeita Fafá é um quadro qualificado. Foi uma boa prefeita de Mossoró e o PMDB se fortalece. Foi uma boa aquisição para o partido. Mas ela chega sabendo que o PMDB é oposição a Rosalba”, enfatizou o parlamentar.

A declaração do peemedebista serve de resposta, mesmo que indireta, às recentes declarações do deputado estadual Leonardo Nogueira, marido de Fafá. Ele afirmou que Fafá se filiará ao PMDB, mas não romperá com Rosalba Ciarlini – uma posição um tanto quanto incômoda para o novo PMDB, que tenta se desvincular o máximo possível da imagem desgastada da governadora.

CISÃO TOTAL
Walter Alves também esclareceu que o PMDB não rompeu apenas com o governo Rosalba Ciarlini, mas com o DEM, o partido presidido nacionalmente pelo senador José Agripino Maia – posição esta já assinalada pelo ministro da Previdência, senador e ex-governador Garibaldi Filho. “Não quero falar pelo partido, porque quem fala em nome do PMDB é o senador Garibaldi e o deputado Henrique. Mas minha opinião é de que o PMDB deverá ficar em palanque oposto ao de Rosalba. A gente quer construir um novo projeto de governo, que infelizmente o governo dela não conseguiu realizar. E estamos vendo novos projetos, inclusive através da Fundação Ulisses Guimarães”, disse Walter, sem abordar diretamente a nova situação “incômoda” gerada pelo casal.

Segundo o deputado peemedebista, em que pese o apreço pessoal pelo presidente nacional do DEM, senador José Agripino, o senador democrata pertence ao partido da governadora Rosalba, que é o DEM, de quem o PMDB anunciou recentemente o afastamento político. “A gente tem o maior apreço pelo senador Agripino, mas a governadora é do partido dele. Nós nos afastamos politicamente da governadora. Eu defendo que o nosso palanque esteja em um palanque contra a governadora, o que é extensivo ao DEM”, afirmou.

HISTÓRICO

No último dia 30, o PMDB anunciou oficialmente a saída da base de sustentação do governo Rosalba Ciarlini. Na oportunidade, após uma reunião da executiva, o presidente do Diretório Estadual do partido, deputado Henrique Eduardo, anunciou o novo posicionamento. “De maneira consensual, o partido se afasta do projeto político da governadora Rosalba Ciarlini”, afirmou o deputado.

“Sempre tivemos um tratamento de respeito, até carinhoso, mas, do ponto de vista administrativo, como é exercida a política administrativa, a maneira como são tratadas as questões, com pouca conversa sobre problemas que todos gostariam de resolver por um diálogo, uma construção. Lamentamos que não foi possível realizar o projeto dessa forma”, acrescentou Henrique.

Um dia antes, o ministro da Previdência, Garibaldi Filho, disse que iria pedir à executiva estadual do PMDB que acompanhasse a posição dele de rompimento com o governo Rosalba Ciarlini (DEM). “Eu vou pedir aos membros da executiva que possam dar o apoio do partido a minha atitude”, disse ao Jornal de Hoje.

Nélter: “Leonardo tem posição complexa; ele tem dito que está fora do governo”
Ao abordar as declarações recentes do deputado estadual Leonardo Nogueira (DEM), que confirmou a ida da ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, para o PMDB, o deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB) também deixou claro que a líder mossoroense desembarcará num partido de oposição ao governo estadual e ao DEM do senador José Agripino Maia. Portanto, fará parte de uma legenda obrigatoriamente de oposição ao governo estadual.

“Eu acho essa posição de Mossoró com Fafá e o deputado Leonardo Nogueira um pouco complexa porque ele tem me dito que está fora do governo, apesar de fazer parte do DEM. E aí só ele pode dizer alguma coisa”, afirmou Nélter, que completou em seguida: “Claro que Fafá vai ter que chegar ao PMDB que é da oposição. Não há dois pesos e duas medidas. Quem estiver escorado no DEM em 2014 poderá ir para o fundo do poço. Poderá ter uma derrota muito forte”, afirmou.

Ainda sobre as alianças para 2014, Nélter Queiroz defendeu uma coligação do PMDB 100% com a oposição. “Defendo que o PMDB faça aliança 100% com a oposição. Não há como fazer aliança com o PT e o DEM. O rompimento é com o DEM e com o governo Rosalba. Sem radicalismo, mas muito francamente. O PMDB na aliança estadual é distante do DEM 100%”.

“Não existe possibilidade de o PMDB se aliar ao DEM para 2014”

O deputado Nélter Queiroz afirmou ainda que não existe qualquer possibilidade de o PMDB de Henrique Eduardo e Garibaldi Filho se aliar ao DEM de Rosalba Ciarlini e José Agripino para as eleições de 2014. “Não tem dúvida: Não há como separar uma coisa da outra. Na eleição estadual não há como. Não existe nenhuma possibilidade, zero, de o PMDB romper com o governo Rosalba e permanecer aliado ao DEM. O rompimento é com o DEM e com o governo Rosalba Ciarlini”, asseverou.

Instado a falar a respeito das declarações do presidente nacional do DEM, de que, apesar do rompimento do PMDB com Rosalba, o DEM manteria diálogo aberto com o PMDB, o deputado Nélter Queiroz afirmou que as conversas são administrativas, sem desdobramento político. “Todo mundo conversa com todo mundo, Zé Agripino conversa com a deputada Fátima, mas não sobre aliança política. Fátima conversa com Rosalba, mas não sobre aliança política. Os ministros chegam aqui, conversam com Rosalba sobre parcerias administrativas, mas, politicamente, não há nenhuma possibilidade”.

O deputado estadual Nélter Queiroz fez ainda um apelo ao deputado Henrique Alves, presidente estadual do PMDB. Segundo ele, o líder maior da legenda no Estado deve evitar pressionar o deputado João Maia, no sentido de que o PR acompanhe o PMDB e também declare rompimento com o governo e o DEM. “Eu faço um apelo ao deputado Henrique que não interceda para o PR vir para a oposição. Que deixe o PR com o DEM”, afirmou.

Senadores do RN receberam quase meio milhão de reais de verba indenizatória

Os senadores do Rio Grande do Norte já receberam, apenas nos primeiros oito meses deste ano, o equivalente a R$ 412.253,38 de verba indenizatória. O valor é referente ao ressarcimento dos gastos com passagens aéreas para os estados de origem, locação de automóveis e imóveis para escritório, entre outros. Além disso, os parlamentares ainda têm direito ao salário de R$ 26,7 mil e ao auxílio-moradia, de R$ 3,8 mil para aqueles que não ocupam residências funcionais do Senado.

Do RN, o mais gastador até agora tem sido o senador Paulo Davim (PV), no cargo por ser suplente do atual ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho (PMDB). Conforme levantamento do site Contas Abertas, o pevista foi reembolsado até agora em R$ 164.810,01. Os maiores custos do presidente estadual do PV foram com passagens aéreas (R$ 67,5 mil) e com locomoção, hospedagem e alimentação (R$ 61,2 mil).

Na sequência potiguar da lista aparece o presidente nacional do DEM , senador José Agripino Maia. O democrata já consumiu este ano R$ 146.671,99. A maior parte desta quantia (R$ 45,2 mil) teve como única destinação os gastos com locomoção, hospedagem, alimentação, combustíveis e lubrificantes. Agripino também deve estar preocupado com a violência, já que R$ 28,9 mil foram para sua segurança privada.
Mas, o parlamentar também pagou R$ 35,2 mil com passagens aéreas e outros R$ 26 mil com a contratação de consultorias, assessorias, pesquisas, trabalhos técnicos e outros serviços de apoio ao exercício do mandato parlamentar.

Já o senador Garibaldi Alves (PMDB), o pai, no cargo desde que Rosalba Ciarlini (DEM) renunciou ao mandato para assumir o governo, é o mais econômico dos representantes potiguares na Casa. O peemedebista utilizou R$ 100.771,55 de verba indenizatória. O curioso neste caso é que quase todo o valor foi destinado apenas para a compra de passagens aéreas (R$ 89,6 mil).

Cada parlamentar tem direito a receber mensalmente o somatório da verba indenizatória pelo exercício de atividade parlamentar (R$ 15 mil) e do valor correspondente a cinco trechos aéreos, ida e volta, da capital do Estado de origem a Brasília. É a chamada Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar dos Senadores (CEAPS).
A cota destina-se ao ressarcimento das despesas efetuadas com o aluguel de imóvel destinado à instalação de escritório de apoio à atividade parlamentar, compreendendo as despesas de locação e demais serviços para o funcionamento do local. Além disso, também deve ser utilizada para a aquisição de material de consumo para uso no escritório e a locação de meios de transportes destinados à locomoção dentro do Estado de origem, hospedagem e alimentação do parlamentar ou de servidores comissionados e efetivos lotados em seu gabinete.

A verba indenizatória ainda pode ser utilizada para a compra de combustíveis e lubrificantes; a contratação de consultorias, assessorias, pesquisas, trabalhos técnicos e outros serviços de apoio ao exercício do mandato parlamentar; o pagamento de serviços de segurança prestados por empresa especializada; a divulgação da atividade parlamentar e a aquisição de passagens aéreas, aquáticas e terrestres nacionais.

Todos os 81 senadores do país já receberam R$ 14,5 milhões

Todos os 81 senadores da República já receberam este ano, impressionantes R$ 14,5 milhões em verba indenizatória. O levantamento foi feito pelo portal da organização não-governamental Contas Abertas.
A maior parte do valor ressarcido foi com relação às passagens aéreas. Os parlamentares receberam R$ 4,4 milhões, até o último dia 3 de setembro, relativo a este quesito. O alto valor é justificável pelo fato da necessidade freqüente dos senadores em viajar para os seus estados de origem.
Em segundo lugar, entre as despesas pagas através de verba indenizatória, estão os gastos com locomoção, hospedagem, alimentação, combustíveis e lubrificantes. Foram ressarcidos R$ 3,6 milhões aos senadores este ano.

Logo atrás, estão os ressarcimentos relativos ao aluguel de imóveis para escritório político, compreendendo as despesas internas. Os senadores receberam R$ 2,6 milhões para as locações. Completa a lista os gastos com divulgação da atividade parlamentar (R$ 1,7 milhão), contratação de consultorias e assessorias (R$ 1,3 milhão), aquisição de material de consumo (R$ 550,3 mil) e segurança privada (R$ 232,5 mil).

Ainda de acordo com o Contas Abertas, o senador João Capiberibe (PSB), do Amapá, lidera a lista dos parlamentares que mais foram ressarcidos em 2013. O senador já reembolsou R$ 310,4 mil do Senado. Jader Barbalho (PMDB/PA), Aníbal Diniz (PT/AC), Wellington Dias (PT/PI) e José Pimentel (PT/CE), completam a lista dos senadores que mais foram reembolsados em 2013. Os senadores receberam respectivamente: R$ 303,3 mil, R$ 293 mil, R$ 288,4 mil e R$ 279,8 mil.

Natal Shopping tem pressa para inaugurar a expansão

Problemas pontuais de fim de obra, além da burocracia normal com a Prefeitura, atrasaram nesta segunda-feira o anúncio de data para a entrega oficial da segunda fase da expansão do Natal Shopping, prevista para esta semana. Com a fachada já finalizada, faltando receber os detalhes finais, a verdade é que nem os lojistas sabem afirmar quando se dará a festa de inauguração.

Quando o Midway Mall fechou sua terceira expansão, problemas idênticos tiraram o sono dos responsáveis pelo início da operação e lojas abriram bem depois da entrega das obras. E não é diferente agora com a Natal Shopping, que até hoje pela manhã não havia confirmado a programação oficial. Na Associação dos Lojistas do shopping também ninguém soube dar qualquer informação.

Desde meados de 2009 já se sabia da ampliação do empreendimento anunciada pelo co-presidente da Ancar Ivanhoe, Marcelo Baptista Carvalho, durante o aniversário de 17 anos do Natal Shopping. Na ocasião, ele avisou que a intervenção seria de grande monta para fazer frente ao rolo compressor chamado Midway Mall. “Vamos crescer por cima da área de estacionamento”, informou.

Uma das primeiras providências dos novos donos do Natal Shopping foi acabar com os cinemas até que pudesse reabrir uma estrutura de salas à altura do concorrente. É o que está, inclusive, acontecendo agora no Norte Shopping, que também trabalha em uma reformulação bem menos pretensiosa, porém substancial, de sua área interna.

Com a segunda fase, o Natal Shopping ganha 10.500² de ABL (Área Bruta Locável), além de seis salas de cinema do grupo mexicano Cinépolis (o mesmo que está no Norte Shopping). Com a mudança, 60 novos pontos de venda passam a fazer parte da operação.

Entre as novidades estão marcas como Centauro, Renner, Academia Fórmula e mais 875 vagas cobertas para automóvel (totalizando 1.300 vagas cobertas com sistema automatizado, indicando visualmente onde está ou não ocupado). Com 20.726 metros quadrados de ABL em funcionamento, a ampliação custou mais de R$ 83 milhões. A meta é chegar a 2015 somando outros 10 mil m² de ABL.

Em 1972, o pai de Marcelo Carvalho se beneficiava de um semestre sabático em Harvard quando teve a ideia de investir em shopping numa época em que os brasileiros ainda se deslumbravam com as escadas rolantes de grandes lojas de departamento. Nascia o grupo Ancar controlado pela família Carvalho. Desde 2006, a Ancar está associada à Ivanhoe Cambridge, um player de peso da indústria mundial de shoppings centers, com 65 deles plantados no Canadá, Europa, Estados Unidos, Ásia e Brasil.

A aquisição de 100% do controle do Natal Shopping aconteceu depois que o grupo se desfez de um das joias da coroa – o Shopping Center Recife – para fazer caixa e sair arrematando uma série de shoppings pelo país, entre eles o Natal Shopping.

Ao contrário do Midway Mall, a filosofia comercial do Natal Shopping é exatamente a mesma presente nesse tipo de negócio no país: não desperdiçar nenhum espaço que possa produzir faturamento.
Em entrevista dada a este jornalista em junho de 2009, Marcelo Carvalho afirmou não entender porque o Midway Mall abria mão de cobrar estacionamento, não mantinha quiosques no mall ou usava os painéis com imagens pelo mundo com fins comerciais.

“Esses locais valem ouro! Está errado? Não. É a personalidade do seu criador que deseja assim”, afirmou o co-presidente da Ancar referindo-se ao fundador do Grupo Riachuelo, Nevaldo Rocha. E completou: “Doutor Nevaldo é uma grande cabeça do varejo e o único problema do Midway é que ele não é nosso!”

Medicamento para tratamento de psoríase é incluído no SUS

O Ministério da Saúde incluiu o medicamento metotrexato injetável para o tratamento da psoríase no âmbito no Sistema Único de Saúde (SUS). A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (10) do Diário Oficial da União.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a psoríase é uma doença imune inflamatória crônica da pele, que atinge cerca de 3% da população mundial. Na maioria das vezes, ela se manifesta por lesões avermelhadas ou róseas cobertas por escamas esbranquiçadas. A doença pode aparecer nos joelhos, cotovelos ou no couro cabeludo. Em alguns casos, pode se espalhar por toda a pele.

A psoríase não tem cura, mas seus sintomas podem ser controlados por meio de tratamento. A doença pode ser desenvolvida em pessoas de todas as idades e ambos os sexos e não é contagiosa.

Movimento Sem Terra bloqueia BR-406 na Grande Natal, diz PRF


Cerca de 200 integrantes do Movimento Sem Terra interditaram a BR-406 em Ceará-Mirim, na Grande Natal, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (10). As informações são da Polícia Rodoviária Federal.
De acordo com o policial rodoviário Monteiro, o grupo bloqueia a pista na altura do Km 162,7, próximo à entrada para a comunidade de Serrinha. Ainda de acordo com a PRF, o motorista que utiliza a via deve procurar rotas alternativas para evitar transtornos.
O protesto acontece porque o grupo quer a revogação de uma decisão judicial que determinou a reintegração de posse ao dono da Fazenda Livramento, que fica no município de Taipu. Os manifestantes querem a presença de representantes da Justiça daquele município no local.
Os trabalhadores só estão permitindo a passagem de ambulâncias e carros da polícia. A PRF montou uma barreira para orientar os motoristas um quilômetro antes do bloqueio. A pista está interditada com galhos de árvore, terra e pneus.

João Maia justifica não rompimento temporário com Rosalba: “Está muito longe da eleição”

O presidente do Partido da República, deputado federal João Maia, confirmou na manhã desta segunda-feira que o PR se manterá aliado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), pelo menos até outubro que vem. Ele destacou que o sentimento predominante na legenda é de que é cedo para uma decisão de rompimento. “Estou indo para a China, e aí a gente vai fazer  a reunião lá para outubro, dia 17 de outubro”, afirmou.

Nos meios políticos, era aguardada para o próximo dia 14 a reunião do PR para discutir os rumos da legenda em 2014. Contudo, devido a uma viagem de João Maia para a China, acompanhando o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, e busca de investidores para o novo aeroporto, o encontro teve de ser adiado. “E eu precisava conversar com as pessoas. Conversar antes de chegar à reunião”, explicou.

Segundo João Maia, porém, o momento por que passa o Estado não comporta rompimento. Ele reconhece que o governo está mal e que a governadora Rosalba Ciarlini precisa melhorar. Entretanto, é preciso olhar o Estado. “O sentimento do PR, que escuto, é que o governo vai mal. Precisa melhorar. Mas que eu acho, e até me orgulho desse sentimento, de que a gente precisa olhar o Estado. Está muito longe para a próxima eleição”, afirmou.

DÚVIDA

O PR afirmava ter uma aliança com o PMDB, e que acompanharia a legenda se o PMDB rompesse com o governo, o que não aconteceu até agora. João Maia transferiu a reunião que decidiria o futuro do PR do próximo dia 14 para apenas outubro, quando deverá retornar de uma viagem à China.

Nos meios políticos, especula-se que o PR poderá ser o maior beneficiário do rompimento do PMDB, ocupando os espaços deixados pelos peemedebistas. Embora não assuma como indicação, a nova secretária de Assistência Social, Shirley Targino, é do PR. Na semana passada, ela defendeu o retorno do programa do leite, atualmente na Agricultura, para a Assistência Social – algo que o PMDB não conseguiu. Ela também disse acreditar que o PR não irá romper com o governo do Estado.

Na última sexta-feira, o presidente da Federação da Agricultura, José Álvares Vieira, recentemente filiado ao PR, disse que não será pelo fato de o PMDB romper com o governo Rosalba Ciarlini que o PR fará o mesmo. Ele afirmou que o PR é um partido “independente”.

José Vieira disse que o PR precisa ajudar o Estado, que não deve entrar, nesse momento, “numa guerra política e eleitoral”. Segundo Vieira, a classe política deve fazer todo o esforço para concretizar ações para o Estado. “Nas eleições no próximo ano eu acho que nós precisamos fazer todo esforço possível para poder trazer as ações para o Estado do Rio Grande do Norte. Porque as pessoas passam, mas as ações precisam permanecer e têm que ser estruturantes”.

Sobre o futuro do PR, José Vieira disse acreditar que a legenda presidida no Estado pelo deputado federal João Maia, tomará a “melhor decisão”. “Eu acredito no deputado João Maia, que tomará juntamente com todo o partido a melhor decisão, na hora certa, analisando com muita seriedade”, disse.

PM contabiliza 31 crimes contra unidades bancárias este ano no RN


Trinta e uma unidades bancárias já foram alvos de quadrilhas especializadas em arrombamentos de caixas eletrônicos este ano no Rio Grande do Norte. O número foi revelado ao G1 pelo coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no estado. Segundo ele, a explosão do caixa do Banco do Brasil, registrada na madrugada desta terça-feira (10) na cidade de Extremoz, na Grande Natal, foi a 11ª ação em que os criminosos usaram explosivos.


"Outros 18 terminais foram arrombados com maçaricos. E, em duas ocorrências, os criminosos usaram dispositivos eletrônicos para causar um curto circuito no mecanismo do caixa, fazendo com que o terminal liberasse as cédulas”, acrescentou o comandante.

Ainda segundo o coronel Araújo, a PM permanece atenta para evitar novas ações criminosas desta natureza. "Esta é uma preocupação permanente da Polícia Militar. Com frequência realizamos operações em vários municípios e conseguimos coibir muitas ações. No entanto, os bancos, como instituição financeira, têm obrigação de cuidar de seus patrimônios, com investimento em medidas preventivas de segurança orgânica, inclusive na defesa de seus clientes”, declarou.

Segunda vez

Esta não foi a primeira vez que criminosos usaram explosivos para saquear terminais eletrônicos na cidade de Extremoz. Na madrugada de 12 de novembro de 2010, uma quadrilha com oito homens armados de escopeta calibre 12, pistolas e fuzis detonaram terminais do Bradesco e do Banco 24 Horas. Na época, segundo a polícia, os criminosos usaram dois veículos para chegar à cidade.
A primeira ação do bando foi render os vigilantes. No Bradesco, a porta foi arrombada. Antes, no entanto, a quadrilha foi até a drogaria onde estava o caixa 24 Horas e fez o mesmo: arrombou a porta e preparou a explosão, colocando nele bananas de dinamite. Com os dois terminais prontos, as explosões ocorreram simultaneamente. O bando fugiu e ninguém foi preso.

Congresso discute temas de interesse dos legislativos municipais

Começa amanhã (10) e vai até quarta-feira (12), em Brasília/DF, o 6° Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais e a 1ª Feira de Desenvolvimento do Legislativo e Soluções para Municípios. As atividades são promovidas pela Associação Brasileira das Câmaras Municipais (ABRACAM), que vai reunir representantes de órgãos federais e vereadores de diversas regiões do Brasil. O objetivo é discutir temas atuais de interesse dos legislativos municipais.

A programação está dividida em painéis com os temas: visão de mandato, programa de modernização e excelência institucional, políticas públicas para o desenvolvimento e congresso nacional e o interesse das câmaras municipais. O painel Políticas Públicas para o Desenvolvimento terá a participação da Assessora Especial da Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Paula Losada, que irá apresentar a Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 2013-2016.

A Agenda é uma ferramenta de gestão que auxilia no alcance local dos objetivos do milênio (ODM). Por meio dela, os gestores estabelecem metas de melhoria dos indicadores sociais do município e se informam sobre os programas federais que podem ser utilizados para apoiar o alcance das metas. A adesão à Agenda de Compromisso é realizada pelos prefeitos com o mesmo login e senha do Sistema de Convênios e Contratos de Repasse da União (Siconv). Vereadores também podem utilizar a plataforma para monitorar e avaliar o desempenho do município em relação aos compromissos assumidos.

Consulte os valores da inscrição e confira a programação no site www.abracambrasil.org.br
Serviço:

6° Congresso Brasileiro das Câmaras Municipais e a 1ª Feira de Desenvolvimento do Legislativo e Soluções para Municípios

Data: 10 a 12 de setembro de 2013.
Local: Centro de Convenções da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio – CNTCM- W5 - SGAS 902 - Bloco C - Brasilia/DF.
Contato: (61) 3322-8847 / 8111-0460 / 8235-1195.
Fonte: Subchefia de Assuntos Federativos/ SRI / PR - 09/09/2013.