domingo, 22 de fevereiro de 2015

Veículos apreendidos lotam pátios do Detran em Natal


Em menos de dois meses, a polícia apreendeu no Rio Grande do Norte 731 veículos de duas rodas (motocicletas, motonetas e ciclomotores) em situação irregular. Pela estatística, que contabiliza os dados de janeiro e mais os números dos 20 primeiros dias de fevereiro, isso significa uma média de 14 apreensões diárias (só desse tipo de meio de transporte, que é maioria). 

Em apenas 50 dias, a quantidade de apreensões de veículos de duas rodas já chega a 29% do que foi registrado em todo o ano de 2014. Esse elevado índice, resultado da intensificação das fiscalizações, tem, por outro lado, revelado um problema: a falta de estrutura do Detran para atender tão grande demanda.

Em Natal, o órgão de trânsito do Estado conta com dois pátios para  guardar os veículos que são apreendidos na capital, região metropolitana e ainda em outras cidades do interior. Com os espaços superlotados, sua sede acaba sendo usada para acomodar carros e motos. Acontece que o local também está entupido de veículos retidos. 

De acordo com o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adryano Rocha Barbosa,  o total de veículos parados nesses espaços chega a 3 mil (sendo 2.200 motocicletas e 800 carros), já transbordando o limite da capacidade.


O problema, segundo Adryano Barbosa, é que já faz quase dois anos que o órgão não realiza leilões para arrematar os veículos e  diminuir a quantidade de motos e automóveis. “O último foi em 2013, depois de mais de dez anos sem leilão, que tem sido complicado realizar porque exige uma grande equipe. Mas nós vamos tentar retomar os leilões o mais rápido possível, pois não temos mais espaço para acomodar tantos veículos apreendidos”.

PF prende dois homens em Parnamirim e faz apreensão recorde de maconha neste ano


A Polícia Federal apreendeu às 9h deste domingo (22/2), em um posto de combustível em Parnamirim/RN, na Região Metropolitana de Natal, 492,5 quilos de maconha que estavam em poder de dois homens: um motorista, cearense, 39 anos e um ajudante, paulista, 29 anos. A droga vinha de São Paulo9/SP, em um caminhão de mudança.
Há dias, a PF havia recebido uma denúncia de que um caminhão baú estaria trazendo um grande carregamento de droga do sul do país para Natal.
Na manhã deste domingo, os policiais se dividiram em equipes e redobraram a vigilância na divisa com o estado da Paraíba, quando avistaram o veículo suspeito adentrando ao RN. O veículo foi seguido na BR 101 até parar em um posto de combustível, em Parnamirim, oportunidade em que os dois homens que estavam na boleia foram abordados.

Ao ser procedida uma rápida vistoria na carroceria, os policiais logo desconfiaram que ali pudesse realmente existir droga, pois havia forte cheio de eucalipto, provavelmente ali utilizado para “disfarçar” o odor característico da maconha.
Em seguida, o caminhão juntamente com os homens, foram conduzidos até a Superintendência da PF, onde após uma minuciosa busca no interior do veículo,  foram encontradas, em meio a utensílios domésticos, várias caixas de papelão, lacradas, as quais depois de abertas, continham um total de 466 tabletes da droga. Os acusados, de imediato, receberam voz de prisão.
Durante o interrogatório, no momento em que eram autuados em flagrante, os suspeitos se recusaram, a fornecer maiores detalhes sobre quem os contratou, embora o motorista tenha admitido que receberia R$ 20 mil pelo transporte da substância entorpecente.

Salto mortal para o rio Potengi: Ponte não tem sistema para prevenção de suicídios


Quase oito anos depois de inaugurada, a Ponte Newton Navarro apresenta falhas no sistema de segurança para a prevenção de suicídios. Na última semana de janeiro, três pessoas morreram ao saltar para as águas esverdeadas do Rio Potengi. A estrutura está a exatos 55 metros do solo. A via conta apenas com uma câmera de monitoramento, ao longo de 1,7 mil metros de extensão, e aguarda há dois anos pelo resultado de uma decisão judicial que determina a montagem de uma rede de proteção a fim de evitar a investida de quem pretende tirar a própria vida.   

O atual sistema de monitoramento é executado por uma câmera que registra a movimentação do tráfego. Os vídeos são enviados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). No entanto, o equipamento não consegue alcançar toda a estrutura; vários pontos cegos podem ser encontrados no vão central.    

Para registrar as imagens que ilustram esta reportagem, o fotojornalista Ney Douglas subiu a proteção metálica da ponte. Caso se tratasse de uma tentativa de suicídio, as imagens não seriam registradas.  Enquanto fazia o trabalho, o fotojornalista ouviu gritos de alguns motoristas que transitavam pela estrutura: “Pula, pula, pula”.   

“O suicídio é um problema de saúde pública. É um assunto que precisa ser mais discutido”, avalia a psicóloga Ana Karina Silva Azedo, docente efetiva do curso de psicologia da UFRN com mais de 10 anos de estudos sobre o assunto.    
De acordo com estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos em todo o planeta. É a segunda maior causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos. “Numa situação de desesperança, as pessoas não conseguem pedir ajudar e, muitas vezes, nem conseguem identificar estes sintomas e também não sabem como agir”, explica Ana Karina. 

Empresário diz ter pago propina para aprovar lei no Rio Grande do Norte


Será possível alguém comprar o que não deveria estar à venda? Por exemplo: comprar uma lei? Pois um empresário nordestino diz que fez exatamente isso: distribui propina a vários políticos para aprovar uma lei que era do interesse dele.
O homem que não quis ser identificado falou durante três horas e meia para o Ministério Público. “Ou é 100 mil, que é o valor total do mês, ou é 100 menos o valor que tinha sido antecipado”, afirma homem.
O empresário, que pediu para não ter o rosto gravado durante o depoimento, é George Olímpio, doRio Grande do Norte. O esquema delatado teria ocorrido entre 2008 e 2011, quando George montou um instituto para prestar serviços de cartório ao Detran do estado.
O instituto tinha a função de cobrar uma taxa de cada contrato de carro financiado no Rio Grande do Norte. Mas segundo o Ministério Público, nessa taxa estava embutido o custo da propina.
Na delação, o empresário conta que o esquema da propina foi negociado na residência oficial da então governadora do estado, Wilma de Faria, do PSB, hoje vice-prefeita de Natal. “Eu fui chamado para uma reunião com Lauro Maia”, diz o delator. Lauro Maia é o filho de Wilma.
“Essa reunião foi dentro da casa da governadoria, dentro de um gabinete que era o gabinete que Lauro recebia as pessoas para fazer tratativas”, diz George Olímpio.
Segundo o delator, era Lauro quem determinava o valor da propina de cada contrato de veículo financiado no estado. “Ficou definido que para o governo ia R$ 15 por contrato. A média de contratos por mês girava em torno de 5 mil”, conta.
O que daria, por mês, R$75 mil de propina para o governo. Em março de 2010, a então governadora deixa o cargo para concorrer ao Senado. Quem assume é o vice, Iberê Ferreira, também do PSB, hoje falecido. Segundo a promotoria, ele também recebeu propina.

As investigações, que começaram em 2011, mostram que o esquema só era viável porque o então diretor do Detran, Érico Vallério de Souza, recebia dinheiro.
“A gente marca o encontro no escritório, exatamente para eu repassar esse dinheiro a ele. Todo mês era feito o encontro de contas”, afirma o delator.
Neste mesmo período, o empresário George Olímpio investe em um esquema mais audacioso: a compra de uma lei para tornar obrigatório a inspeção veicular no estado.
“Você imagina um veículo acabou de sair da fábrica, teria que pagar inspeção veicular”, afirma Paulo Batista Lopes Neto, promotor de Justiça.
Para a lei ser aprovada rapidamente, George diz que contou com a ajuda do deputado Ezequiel Ferreira, do PMDB, hoje presidente da Assembleia Legislativa.
“Eu digo: de quanto é que seria essa ajuda? Aí o Ezequiel me diz: George, uns 500 mil. Eu tenho como pagar 300 mil. Eu dou 150 quando for aprovado e os outros 150 você me divide em três vezes”, conta o delator.
Na última sexta-feira (20), o procurador-geral da Justiça denunciou Ezequiel, ou seja, entregou a acusação formal ao juiz por crime de corrupção passiva.

“A lei foi aprovada com a dispensa de toda a burocracia legislativa. Não passou, não tramitou em nenhuma comissão temática da assembleia”, afirma o procurador-geral de Justiça Rinaldo Reis Lima.
O valor foi pago, mas a inspeção nunca chegou a funcionar porque, ainda em 2011, o Ministério Público descobriu todo o esquema. Na época, 34 envolvidos foram denunciados inclusive George Olímpio. Mas foi só em 2014 que ele decidiu contar tudo.
“Ele estava se sentindo abandonado pelos comparsas, pelos demais membros da organização criminosa e ele, temendo ser responsabilizado penalmente sozinho, procurou o Ministério Público em troca de colaborar para ter a obtenção de alguma espécie de benefício”, diz a promotora de Justiça Keiviany Silva de Sena.
Em um dos trechos da delação George Olímpio cita José Agripino, senador do DEM pelo Rio Grande do Norte. Diz que o senador pediu para ele mais de R$ 1 milhão no ano de 2010.
O encontro entre o empresário e o senador teria sido no apartamento de Agripino. “Subimos para parte de cima da cobertura de José Agripino e começamos a conversar e ele disse que, ele José Agripino disse: 'É George, a informação que nós temos é que você deu R$ 5 milhões para campanha de Iberê'", afirma o delator.
Iberê era o governador na época. “Eu dei R$ 1 milhão para campanha de Iberê. Ele disse: pois é, e tal, como é que você pode participar da nossa campanha? Eu falei R$ 200 mil. Disse: tenho condições de lhe conseguir esse dinheiro já. Estou lhe dando esses R$ 200 mil, na semana que vem lhe dou R$ 100 mil. Ele disse: 'pronto, aí vai faltar R$ 700 mil para dar a mesma coisa que você deu para a campanha de Iberê'. Para mim, aquilo foi um aviso bastante claro de que ou você participa ou você perde a inspeção. Uma forma muito sutil, mas uma forma de chantagem. R$ 1,150 milhão foram dados em troca de manter a inspeção”, diz o delator.
Por telefone, Fantástico falou com José Agripino que estava em Miami, nos Estados Unidos.
Fantástico: O senhor conhece George Olímpio?
José Agripino: Conheci George Olímpio, é uma figura conhecida em Natal e é parente de amigos do meu pai de muito tempo atrás, eu o conheci sim.
Fantástico: Ele disse que já foi na casa do senhor em Brasília. Ele já foi, senador?
José Agripino: Teria ido. Ele foi na minha casa uma vez. 
Fantástico: E este apartamento no Rio Grande do Norte ele disse que esteve lá também? Ele já esteve nesse apartamento também?
José Agripino: Esteve também.
Fantástico: Ele disse que o senhor pediu mais de R$ 1 milhão para ele e este pedido foi feito no apartamento do senhor.
José Agripino: Eu nunca pedi nenhum dinheiro, nenhum valor a George Olímpio. E conforme ele próprio declarou em cartório, não me deu R$ 1 milhão coisíssima nenhuma.
O senador enviou ao Fantástico o documento de 2012, que George Olímpio teria registrado em cartório. “É uma infâmia, uma falta de verdade. Está completamente falso e faltando com a verdade”, afirma José Agripino.
Como senador, Agripino tem o chamado foro por prerrogativa de função. Por isso, todo o material que se refere a ele foi enviado para a Procuradoria-Geral da República.
O Fantástico procurou todos os outros citados.
Em nota, Wilma Faria diz que considera qualquer citação ao seu nome nesse contexto como ilação caluniosa, injusta, desrespeitosa e antidemocrática. O filho dela, Lauro Maia, disse que desconhece o conteúdo da delação de George Olímpio e, mesmo assim, repudia qualquer afirmação de que teria participado em esquema criminoso.
O Fantástico não encontrou Érico Vallério, ex-diretor do Detran, no prédio dele. A equipe deixou recado mas ele não ligou de volta.

O deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza diz que não recebeu a notificação oficial da denúncia oferecida pelo Ministério Público e que no momento oportuno provará a inconsistência do processo.
Em nota, a família de Iberê Ferreira disse que o ex-governador, antes de falecer, negou as acusações feitas contra ele.
Mesmo com a delação premiada, George Olímpio é réu no processo. E aguarda o julgamento em liberdade.
“O que nos impressionou é exatamente que toda a investigação levada a efeito pelo Ministério Público e toda análise da prova foi uma análise perfeitamente compatível com que de fato aconteceu, da forma como George, posteriormente, narrou”, afirma promotora Keiviany Silva de Sena.

América vence o Globo e volta a liderar o Estadual


O América é o novo líder da Taça Cidade do Natal. A equipe retomou esta condição após bater o Globo (até então líder) por 2 a 1, na noite deste domingo (22), na Arena das Dunas. Daniel Costa e Flávio Boaventura marcaram para o alvirrubro, enquanto Renatinho descontou para o time visitante.

Precisando da vitória para retomar a ponta da tabela, o América se aproveitou do cenário favorecido pelo apoio da torcida, para tentar abrir vantagem em cima do Globo. A equipe de Ceará-Mirim, muito preocupada em conter a força ofensiva do adversário, entrou retraída, buscando jogar em cima dos erros do alvirrubro. 
 
As brechas não apareciam na defensiva americana e o resultado disso foi que o Globo ficou encurralado. Com isso, as chances de gol foram surgindo para o América, que vinha rondando com bastante perigo à área de Rafael. O primeiro susto quem deu foi Daniel Costa, que tentou surpreender na cobrança de uma falta, mas acabou acertando a rede pelo lado de fora.

Dupla realiza arrastão em residência na zona Norte de Natal e mata agente da STTU


Dois homens armados invadiram uma casa para assaltar, na rua Venus, no conjunto Cidade do Sol, no Igapó, e acabaram matando um homem. De acordo com a polícia, os criminosos fizeram um arrastão e, no momento em que estavam fugindo, um homem teria reagido e acabou baleado e morto.
Os bandidos fugiram levando um carro da vítima, um EcoSport, mas acabaram abandonando o carro na rua Ananias Xavier, no Vale Dourado, após perderem o controle e baterem o veículo.
Depois disso, a dupla roubou mais um carro, um Fiat Uno. O major Manoel Kennedy, comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, disse ao Portal BO que a polícia está em diligências para tentar localizar os suspeitos.
A vítima, Moab Ramos, era funcionário público da Prefeitura de Natal a quase 30 anos, deixa esposa e filhos. Lotado na STTU, exercia a função de Agente de Trânsito.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Sobe número de cidades em colapso por abastecimento d'água no RN


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que subiu para 10 o número de cidades em colapso no abastecimento d'água no estado. Nesta sexta-feira (20), as cidades de Pilões e Doutor Severiano, localizadas na região Oeste potiguar, tiveram o abastecimento suspenso porque os açudes locais secaram. A Caern informa ainda que vai suspender o faturamento das contas de água para estes municípios.

Também estão com o abastecimento suspenso as cidades de Antônio MartinsCarnaúba dos Dantas, João Dias, Luís Gomes, Paraná,Riacho de Santana, São Miguel e Tenente Ananias. Outras quatro cidades estão em rodízio de abastecimento: AcariCaicóCurrais Novos e Equador.
Apesar de as chuvas estarem sendo registradas pontualmente no interior do Rio Grande do Norte, a situação de seca ainda está caracterizada. Segundo a Caern, a situação é mais crítica na região do Alto Oeste potiguar, onde os municípios são abastecidos por mananciais de superfície e a dependência da chuva é ainda maior.
Seridó
Ainda segundo a Caern, a partir de terça-feira (24), será iniciado um novo sistema de racionamento, em caráter experimental, para as cidades de Florânia, São Vicente, Lagoa Nova e Bodó, na região Seridó do Estado.
O rodízio é necessário devido ao fato de o açude Pinga, que atendia Cerro Corá, ter secado. Será necessário utilizar água da adutora Serra de Santana para abastecer a cidade. Como cada vez mais a oferta de água captada na barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu, vem diminuindo, é fundamental que a empresa esteja alerta para manter controle na distribuição a fim de evitar colapso.
Segundo informações do responsável pela região seridoense, engenheiro Wellington Assis de Queiroga, o fornecimento de água será distribuído semanalmente da seguinte forma: toda segunda-feira, a partir das 6h até 6h da quarta-feira, a água será bombeada para Florânia e São Vicente; das 6h de quarta-feira até 6h da sexta-feira, o fornecimento de água vai para Lagoa Nova e Bodó; na sexta-feira, no mesmo horário, até segunda-feira, também às 6h, é a vez da cidade de Cerro Corá e 196 comunidades rurais receberem água.

Assaí Atacadista abre mil vagas de emprego e loja de Natal também contratará


A rede Assaí Atacadista, com loja em Natal na BR 101, negócio de atacado do GPA, oferece mil vagas, entre elas oportunidades para profissionais com deficiência física, para 85 lojas da rede no Brasil. O processo seletivo acontecerá no dia 23 de fevereiro, às 9h da manhã. As vagas são para operador de caixa e repositor. É imprescindível facilidade de acesso à loja e disponibilidade de horário. Os candidatos interessados devem dirigir-se a loja do Assaí, munidos de carteira profissional, RG e CPF. O Assaí está presente em 13 estados brasileiros (AL, BA, CE, DF, GO, MS, MT, PB, PE, PR, RJ, RN, SP).
Sobre o Assaí Atacadista
Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço e está em plena expansão. Em 2013, a rede inaugurou 14 novas unidades no Brasil, chegando a cinco novos Estados e presença em quatro regiões do País. Em 2014 já são 8 novas unidades inauguradas. A rede fechou o 1º semestre de 2014 com avanço de 38% de crescimento na receita líquida, em relação ao mesmo período de 2013.

Tomba parabeniza Carlos Eduardo e anuncia criação de Bloco Parlamentar na AL


Em pronunciamento na tarde de hoje na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSB) parabenizou o prefeito Carlos Eduardo Alves por ter resgatado o Carnaval de Natal, iniciativa que, segundo ele, gerou emprego e renda para a cidade, que recebeu um grande fluxo de turistas.

Gostaria de parabenizar o prefeito, que teve uma visão grande e trouxe de volta o carnaval, dando uma oportunidade para que as pessoas, que antes viajavam para outros locais, ficassem em Natal. Os blocos voltaram a sair e a trazer alegria aos foliões, destacou.

         O parlamentar municipalista destacou que tanto a população de Natal como os turistas participaram diretamente do Carnaval de Natal, que reuniu famílias e casais na maior tranqüilidade. Tive a oportunidade de presenciar e participar e vi que os pólos implantados surtiram efeito. Isso é muito bom para Natal, disse.

Bloco Parlamentar   

Tomba Farias anunciou ainda na tarde de hoje a criação de um Bloco Parlamentar, composto pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Caberá ao deputado estadual Agnelo Alves representar o PDT, enquanto o PSB será representado pelos deputados Tomba Farias e Marcia Maia.

O novo Bloco Parlamentar terá como líder o próprio deputado Tomba Farias.

Corpo de Bombeiros/RN abrirá dois concursos para oficial e soldado

O Corpo de Bombeiros Militar de Rio Grande do Norte (CBM/RN) confirmou ao CorreioWeb que lançará dois novos concurso públicos. A previsão é de que os editais saiam ainda neste primeiro semestre. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural Assistencial (Idecan) será a banca organizadora dos certames.
O primeiro edital oferecerá 20 vagas para o cargo de oficial, enquanto o segundo contemplará 100 oportunidades para soldado. De acordo com o departamento de recursos humanos da corporação, os salários dos aprovados, pós curso de formação, pode variar em torno R$ 2.600 e R$ 6 mil.

Sábado de tempo firme e possibilidade de chuva na região Nordeste

Neste sábado (21), uma massa de ar seco predomina em boa parte da região Nordeste e garante tempo firme e seco no oeste da Bahia. Vai chover a qualquer momento do dia no litoral da Bahia, de Sergipe, de Alagoas e de Pernambuco.
No Maranhão, no Piauí e no Ceará, o céu nublado a parcialmente nublado provoca pancadas de chuva nos estados. Nas demais áreas da região Nordeste, o sábado faz sol entre muitas nuvens e chuva principalmente à tarde. A temperatura fica estável, com mínima de 16 e máxima de 36 graus. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia e do Climatempo.

BOPE ganha ‘caveirão’ para operações de alta complexidade no RN


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) recebeu, na tarde desta sexta-feira (20), a doação de uma viatura blindada do tipo Mercedes Benz da empresa PROSEGUR Brasil S/A –Transportes de Valores e Segurança. Avaliada em torno de R$ 100 mil, o veículo foi totalmente restaurado e adaptado para servir às ações da Segurança Pública onde ficará à disposição do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) para as ações consideradas de maior ostensividade. O veículo tem capacidade para seis militares e possui uma blindagem de nível 5, o máximo permitido pela Polícia Federal.
De acordo com o comandante geral da PMRN, coronel PM Ângelo Dantas, a nova aquisição trará um avanço tecnológico para a instituição. “Enquanto um colete balístico serve de equipamento de segurança para apenas um policial, o veículo garantirá a segurança de um grupo de combatentes e isso permitirá mais proteção aos militares que atuam nas operações especiais”, destacou o Comandante da PMRN.
Para o gerente regional da empresa PROSEGUR Brasil S/A, Breno Machado, a iniciativa teve por objetivo contribuir com a gestão da Segurança Pública, garantindo um melhor aparato para as atividades policiais.
“A doação deste blindado é uma demonstração de parceria e de agradecimento pelas ações desenvolvidas pela Policia Militar no Rio Grande do Norte. Sabemos que a nossa contribuição garantirá um melhor resultado no trabalho da Polícia de forma a beneficiar toda à população”, disse Breno Machado.

Vigilantes iniciam greve na segunda-feira; serviços bancários serão prejudicados


Os vigilantes e guardas patrimoniais do Rio Grande do Norte iniciam paralisação, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira. A categoria exige aumento salarial de 12% e reajuste do vale-alimentação. Os trabalhadores prometem piquetes nos principais postos de trabalho e agências bancárias de Natal.   

Segundo Francisco Benedito, presidente do sindicato dos trabalhadores da seguraça privada do Rio Grande do Norte (Sindsegur), as negociações entre as empresas de vigilância e a categoria profissional não avançaram nos últimos dois meses. "Estamos na data-base para negociação, mas não conseguimos acordo", afirma. Os empresários ofereceram 6,23% de aumento, mas a proposta foi rejeita.   

Atualmente, o salário de um vigilante é de R$ 1,3 mil e são mais de 7,6 mil trabalhadores em todo o Rio Grande do Norte. Na segunda-feira, o sindicato promete realizar piquetes nas principais agências bancárias. "Vamos paralisar todos os bancos de Natal. Queremos chamar atenção para nossas reivindicações", ressalta Benedito.   

Outra demanda do sindicato é sobre o reajuste do vale-alimentação, os trabalhadores exigem o pagamento diário de R$ 12. Por outro lado, as empresas ofereceram R$ 4 de benefício, mas com pagamento previsto para 2017.   

"A categoria não aceita mais ser explorada. Estamos lutando para garantir direitos fundamentais, como o vale alimentação que os empresários da segurança privada se negam a negociar”, finalizou o sindicalista 

CAPS na folia animou usuários na tarde da última quinta-feira (12) em Santa Cruz


O clima de folia também tomou conta dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Santa Cruz (CAPS), na tarde de quinta feira(12), no Trairy Clube em Santa Cruz.

O CAPS na Folia teve o objetivo de integrar e oferecer momento de descontração aos usuários do serviço, que com muita alegria, além de se servirem de lanche, se divertiram ao som de músicas carnavalescas.


O evento contou com a participação do Rei Momo e Rainha do CAPS.





Governo repassa duodécimo aos poderes

A Secretaria Estadual de Planejamento e Finanças repassou hoje (20) R$ 119 milhões aos demais poderes. O valor é referente ao duodécimo de fevereiro.

Segundo o secretário da Seplan, Gustavo Nogueira, o repasse do duodécimo aos demais poderes, pelo segundo mês consecutivo, demonstra que o Executivo está no caminho certo para resgatar sua credibilidade junto à sociedade. “Todos os nossos esforços estão sendo feitos no sentido de resgatar a credibilidade do Estado. Uma das primeiras medidas do governador Robinson Faria foi anunciar que o Governo honraria com todos os compromissos. O duodécimo dos demais poderes, pago agora pelo segundo mês consecutivo sem atrasos, é prova disso e também da relação de respeito entre as instituições”, disse.   

Os repasses do Tesouro Estadual são feitos para o Tribunal de Justiça do RN (TJ-RN), Assembleia Legislativa do RN (AL-RN), Tribunal de Contas do Estado do RN (TCE-RN) e Ministério Público do RN (MP-RN).     


Orçamento dos poderes para 2015 (em milhões):     
TJ – R$ 950.333.000,00
TCE – R$ 78.236.000,00                                      
MP – R$ 259.807.000,00  
AL – R$ 302.848.000,00

Obras da barragem de Oiticica serão retomadas na segunda-feira

O Governo do Estado e o Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica assinaram acordo na manhã desta sexta-feira (20) e, na segunda-feira (23), as obras na barragem serão retomadas. O acordo foi firmado em reunião na Governadoria, contando com a presença de políticos e membros da Igreja Católica.

A assinatura do termo foi um desdobramento de uma reunião que ocorreu na quarta-feira (18), entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), o procurador do Estado Francisco Sales e o Movimento, realizada na sede da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó (Adese). 

No dia 5 de fevereiro, o governador Robinson Faria se reuniu com moradores da comunidade de Barra de Santana, em Jucurutu, onde está sendo construída a a Barragem de Oiticica. Na reunião foram apresentados os os encaminhamentos dados às reivindicações entregues pelo movimento durante reunião realizada no começo de janeiro.

MP pede a perda do mandato de presidente da Assembleia do RN

O Ministério Público Estadual pediu a perda do mandato do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza. Ele foi denunciado por corrupção passiva no caso da operação Sinal Fechado que investigou fraudes na implantação da inspeção veicular no Rio Grande do Norte.
Ao fim da denúncia, o MP aponta "como efeito da condenação imposta ao denunciado Ezequiel Ferreira de Souza, a perda do mandato eletivo ou função pública de deputado estadual". De acordo com a denúncia, o atual presidente da ALRN teria recebido R$ 300 mil para agilizar a tramitação do projeto de lei que instituía a inspeção veicular obrigatória no RN.
Os elementos que baseiam a denúncia não foram todos revelados porque o processo corre em segredo de justiça. As informações do pagamento da propina foram repassadas ao MP durante a delação premiada do advogado George Olímpio, considerado um dos mentores do esquema fraidulento que tentou implantar a inspeção veicular no estado.
De acordo com o depoimento de George Olímpio, o então vice-governador do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, orientou o advogado a procurar o de deputado Ezequiel Ferreira para agilizar a tramitação do projeto de lei na Assembleia Legislativa. O deputado por sua vez teria cobrado R$ 300 mil para tentar aprovar o projeto de lei. O dinheiro teria sido pago a Ezequiel Ferreira por George Olímpio.
Segundo o MPE, o valor teria sido pago em duas parcelas. A primeira parcela foi paga no dia em que o projeto de inspeção foi aprovado, em 2009. A segunda foi quitada quando o edital da licitação foi lançado, em 2010.
Pagamento aconteceu na ALRN
Em delação premiada, George Olímpio afirmou que o pagamento da propina ao deputado estadual foi feito de forma fracionada. "Parte em dezembro, parte em janeiro. Os pagamentos foram feitos no gabinete dele (na AL), no meu escritório e na casa dele", afirmou. (Veja vídeo da delação ao lado).
George Olímpio
O processo licitatório para a escolha da empresa responsável pela prestação de serviços de inspeção veicular no Rio Grande do Norte foi iniciado e concluído em menos de um mês, em março de 2010. O Consórcio Inspar foi o vencedor da licitação. Faziam parte do consórcio as empresas  Neel Brasil e Tecnologia, Go Desenvolvimento de Negócios e Inspetrans. O advogado George Olímpio é proprietário da Go Desenvolvimento de Negócios e é considerado um dos mentores do esquema fraudulento na instalação da inspeção veicular no RN.
De acordo com o MP, a licitação para concessão do serviço de inspeção veicular já estava direcionada para o Consórcio Inspar, antes mesmo da deflagração de qualquer processo licitatório.

Prefeitura avalia como animado e tranquilo Carnaval de Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz avalia de forma positiva a programação carnavalesca realizada no município. O objetivo de realizar uma festa animada e tranquila para toda a população foi alcançado.

Com uma programação realizada dentro da realidade financeira do município e contemplando dois dos quatros dias da festa de momo, o Carnaval de Santa Cruz registrou uma intensa participação popular. Aqueles que não viajaram, puderam desfrutar de uma festa alegre e com toda estrutura necessária, como reforço policial e equipe de profissionais de saúde de plantão em todos os locais de movimentação, com trabalho de pronto atendimento e orientação sobre a prevenção de DST’s.

No sábado (14) a festa foi iniciada com a passagem simbólica da chave da cidade das mãos da Prefeita Fernanda, acompanhada do Deputado Estadual Tomba Farias, para o Rei Momo Claudionor Silva (Cacá). Também houve o desfile dos blocos na Praça Cel. Ezequiel, com milhares de pessoas assistindo a passagem dos blocos e outros tantos no corredor da folia.  Em seguida, houve shows do DJ Jan Azevedo, Max e Banda Estrelar, na Vila de Todos. Na terça-feira (17), shows do DJ Jan Azevedo, Bonde de Luxo e Deixe de Brincadeira.

A Prefeitura de Santa Cruz inovou na realização do Carnaval e lançou um edital com todas as diretrizes da festa, além de estabelecer uma ajuda de custo para todos os blocos cadastrados na Secretaria Municipal de Cultura, com valores que variam de R$ 500,00 (quinhentos reais) a R$ 1.100,00 (mil e cem reais).







quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Wilma é candidata a deputada federal

A ex-governadora do Rio Grande do Norte Wilma de Faria (PSB) já anunciou com quatro anos de antecedência o seu projeto político para 2018.
Será candidata a deputada federal e descarta totalmente a possibilidade de ser candidata a vereadora em 2016 por Natal.

Fundação registra chuva em 28 municípios do Ceará

Voltou a chover na madrugada desta quarta-feira de Cinzas no Interior e litoral do Ceará. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 28 municípios do Estado. A maior ocorreu em Icapuí (59mm), seguida de Coreaú (28mm) e Viçosa do Ceará (27mm). A previsão de mais chuvas para todas as regiões do Estado para amanhã (quinta-feira).
As chuvas desta Quarta-Feira de Cinzas tiveram pluviometria média de 23mm. Para hoje, esse índice deve ser mantido, com precipitações entre fracas e moderadas. “As chuvas desde o período do Carnaval são provocadas pela aproximação de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) do norte do Ceará”, explicou o meteorologista da Funceme, Leandro Valente.
A previsão é de chuva isolada e irregular, típica dessa época do ano. A Funceme registrou ainda chuva em São Gonçalo do Amarante (17,5mm); Itapajé (17,2mm); Granja e Meruoca (17mm); Poranga (16mm); Porteiras (15mm) e Alcântaras (14mm).
Até ontem, a Funceme registrava 43mm de chuva, em média, observada neste mês de fevereiro. Esse índice indica um desvio negativo de 66%. A média do período é de 127mm. As chuvas em janeiro passado ficaram 70% abaixo da média.