segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Reeleição de Eraldo Paiva (candidato de Mineiro) é confirmada pelo diretório estadual do PT

A assessoria do diretório estadual do PT divulgou nota confirmando a reeleição do presidente Eraldo Paiva. Segundo o diretório, Paiva foi reeleito com 51% dos votos válidos, o equivalente a 1885 votos, enquanto o candidato Olavo Ataíde recebeu 1813 votos, 49% do total. A chapa vitoriosa foi a "Ousar lutar, ousar vencer" com 52% do votos válidos.

Segundo nota divulgada pelo partido, a Comissão Executiva Estadual fez uma reunião em caráter extraordinário, onde foram julgados os recursos das duas chapas em disputa. Depois de avaliados, o resultado do Processo de Eleição Direta 2013 no diretório foi o da reeleição do presidente Eraldo Paiva. A chapa de Olavo Ataíde entrou com um pedido de liminar para suspender a reunião e a diretoria passou a confirmar a reeleição de Eraldo Paiva.


A eleição do diretório foi marcada por polêmicas e reviravoltas. Ocorrida no dia 10 de novembro, a votação transcorreu em clima de animosidade e tensão. Os grupos da deputada Fátima Bezerra e do deputado Fernando Mineiro, militantes em campos opostos na esfera interna, evitavam dividir inclusive o mesmo espaço durante a votação.

O candidato Olavo Ataíde chegou a comemorar a conquista do cargo, mas a eleição sofreu um reviravolta no dia 13 de novembro. A contagem oficial dos votos, publicada no site do PT, deu vitória ao atual presidente Eraldo Paiva, que obteve 1.929 votos, contra 1.907 de Olavo Ataíde.

Aliados de Eraldo Paiva, que representa o grupo liderado pelo deputado Fernando Mineiro e que comanda o PT local há 12 anos, afirmaram que, para haver a validação dos votos, as atas das votações deveriam ser entregues na sede do partido até o fim da terça-feira. Caso contrário, todos os votos dessas cidades seriam descartados. Foi o que ocorreu. De acordo com a Comissão de Organização Eleitoral (COE), os municípios de Carnaúba dos Dantas, Pureza, Touros, Tibau do Sul e Serra Negra do Norte não encaminharam as atas das votações dentro do prazo e, por isso, os votos não foram considerados. Assim, se configuraria a reeleição de Paiva.

Entretanto, o grupo que apoiava o candidato Olavo Ataíde contestou os dados. Em nota oficial, a chapa “Novo Tempo”, que tem Olavo como candidato a presidente, chegou a apontar o anúncio do resultado como uma “tentativa de golpe”.  “[A chapa] não reconhece tal anúncio como resultado do PED e solicitará às instâncias superiores a correção imediata e a responsabilização dos filiados responsáveis por tal tentativa de golpe”, dizia a nota oficial.

O secretário de Organização da Executiva Nacional do PT, Florisvaldo Souza, chegou a reconhecer a reeleição de Eraldo Paiva como presidente estadual da legenda, mas admitiu que o resultado poderá ser revisto a partir da análise de recursos. “O presidente do PT é aquele que o filiado votou. O resultado que foi passado pela comissão eleitoral dá Eraldo como presidente. Entretanto, existe uma discussão e ela precisa ser apurada”, disse. “Se a documentação chegou no prazo estabelecido, terça-feira a meia-noite, não houve problema, o resultado é válido”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário