sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Eólicas se preparam para funcionar


Sete dos 32 parques eólicos que estão prontos para funcionar há quase dois anos, mas permanecem parados no Rio Grande do Norte, por falta de linhas de transmissão, começarão a ser testados a partir de amanhã com  perspectiva de iniciar operação em março. A previsão é da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

Uma linha de transmissão em João Câmara está pronta para conectar as eólicas ao Sistema Interligado Nacional. Juntos, os parques têm capacidade para gerar 204 Megawatts (MW) de energia – que já tem mercado garantido, considerando que essa energia foi contratada em leilões federais. Os 25 parques restantes, que continuam à espera de linhas de transmissão, devem começar a operar entre abril deste ano e março de 2015, segundo previsão da Aneel. 

De acordo com o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e do Sindicato das Empresas de Energia do RN (SEERN), Jean-Paul Prates, a entrada em operação desses parques é a consolidação do estado como provedor de energia.

Atraso

A maioria das linhas de transmissão, que são de responsabilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), deveria ter ficado pronta em julho de 2012, segundo a Aneel. As obras, porém, atrasaram.

O descompasso entre o término das obras de instalação dos parques eólicos e o atendimento das obras de transmissão, prazos previstos nos contratos, custou ao governo federal R$ 444,7 milhões, entre julho de 2012 e dezembro de 2013, se considerados apenas os 32 parques eólicos do Rio Grande do Norte que foram concluídos, mas ficaram sem gerar energia devido à falta de linhas de transmissão. Isso, porque as empresas passaram a ser remuneradas, o que era previsto em contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário