sexta-feira, 21 de março de 2014

Enfim, aulas: greve na rede estadual termina e ano letivo tem início nesta 2ª feira


A partir de segunda-feira (24) os professores da rede pública estadual de ensino voltarão às salas de aula. Após paralisação da categoria que se estendeu por mais de 50 dias, finalmente milhares de alunos das escolas estaduais darão início ao ano letivo de 2014. A decisão dos professores foi tomada em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (21) pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN). Apesar do fim da greve, categoria alerta que continuará em luta contra o Estado por meio judiciais.
O motivo do fim da paralisação, segundo o sindicato, foi a aprovação de projetos pela Assembleia Legislativa que garantem o cumprimento dos direitos da categoria, como o redimensionamento do porte das escolas, gratificação dos diretores e vice-diretores de Diretorias Regionais de Educação (Direds), promoção de Letra, mudança no Plano de Cargos e Salários e reajuste salarial de 8.32%.
Entretanto, ainda há situações a serem resolvidas entre o Governo do Estado e os professores. Até o momento o Estado não obedeceu à decisão judicial de pagar os dias de greve que foram descontados no salários de alguns professores. Há profissionais que tiveram 15 dias descontados na folha de pagamento, como é o caso de Guilhermina Bonfim, que ministra disciplinas de português, inglês e sociologia na rede. A princípio, o corte dos pontos não deveria ser feito porque não foi declaro ilegalidade da greve.
“Foi descontado R$ 1.400,00 do meu salário pelos 15 dias em que fiquei parada. Voltei a dar aula por motivos que prefiro não comentar, mas a verdade é que eu deveria ter resistido até hoje, junto à maioria dos professores. Ter esse desconto em um salário como o nosso é cruel demais. O Governo está tripudiando de nós”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário