quarta-feira, 30 de julho de 2014

Joaquim Barbosa deixa o STF nesta quinta-feira(31)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, se aposenta na quinta-feira do cargo de ministro, quando também termina seu período de férias. Assim, ele não participa mais de qualquer atividade ou sessão na Corte.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do STF. A exoneração deve ser publicada amanhã no Diário Oficial.

Barbosa deixa o STF aos 59 anos, antes da idade para aposentadoria compulsória, aos 70. Ele também não concluiu o mandato na presidência, que terminaria em novembro.

Barbosa convocou para sexta-feira, 1º de agosto, eleições antecipadas para o novo presidente e vice-presidente do STF. O ministro Ricardo Lewandowski assumirá a presidência, tendo como vice a ministra Cármen Lúcia. Mas Barbosa não participará da votação.

O presidente anunciou primeiro que deixaria a Corte até o fim de junho mas depois disso pediu para sair no começo de agosto. Ele assumiu o plantão de recesso do STF durante 15 dias e depois tirou férias, de 14 a 31 de julho. Barbosa justificou que o tempo extra seria necessário para fazer a transferência das tarefas da presidência para o gabinete de Lewandowski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário