quarta-feira, 24 de setembro de 2014

ANA suspende irrigação no ‘Piranhas’


A Agência Nacional de Águas (ANA) suspendeu temporariamente a captação de águas para irrigação no rio Piranhas, no trecho entre a confluência com o rio Piancó e o remanso da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, na região do Vale do Açu. A medida, tomada para que o nível do rio seja regulado, de forma a garantir a normalidade ao abastecimento de 34 cidades, é válida até o dia 29 deste mês, segundo nota do Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó-Piranhas-Açu. 

A decisão da ANA deve-se à drástica redução do nível do rio Piranhas nas proximidades da sede do município de Jardim de Piranhas, nos últimos cinco dias. A medida também afeta os açudes Curema e Mãe D’Água, ambos na Paraíba.

De acordo com o Coordenador do Setor de Outorgas da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Nelson Cesio, irrigantes da região não estão cumprindo a resolução 614/2014, que regula a área e horários para que a irrigação seja feita, ameaçando assim o abastecimento das cidades que ficam nas imediações do Vale. A Semarh não soube informar o número de pequenos produtores atingidos.

“Essa resolução vem para balancear a vazão do rio no sentido de não prejudicar o abastecimento das cidades”, explica Nelson Cesio. A medida não altera a vazão da barragem e a suspensão do uso da água pelos irrigantes servirá para aumentar o nível do rio e garantir que não haja problemas no abastecimento dos municípios. “A vazão da barragem é de 3,98 metros cúbicos por segundo, o que seria suficiente tanto para a irrigação quanto para as cidades, se os irrigantes colaborassem”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário