quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Robinson Faria é condenado por manipulação de pesquisa em programa eleitoral de TV


O candidato do PSD ao Governo do Estado, Robinson Faria, foi condenado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral à perda de 22 segundos no tempo para propaganda eleitoral por ter manipulado pesquisa de intenção de voto em seu programa de TV. A penalidade foi aplicada para o programa exibido no turno da tarde. A manipulação, segundo a sentença do TRE, pode confundir o eleitor e o induzir ao erro.
Além disso, o vice-governador foi condenado a perder mais quatro segundos, sendo dois para a propaganda do turno vespertino e dois para o programa exibido no horário noturno, por ter usado o tempo destinado à propaganda do deputado federal Fábio Faria, seu filho, como se fosse seu. As decisões são do juiz Cícero Martins de Macedo, para o caso da invasão do programa de Fábio Faria, e Marco Bruno Miranda, para a manipulação da pesquisa eleitoral.
De acordo com a decisão de Marco Bruno, na representação número 96793, o programa de TV de Robinson do dia 25 de agosto utilizou os números de uma pesquisa de intenção de voto realizada em Natal como se os números fossem relativos ao Estado inteiro. A pesquisa em questão foi realizada pelo Instituto Seta nos dias 16 e 17 e está registrada sob o protocolo RN-00014/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário