terça-feira, 25 de novembro de 2014

Grande Natal tem o terceiro pior IDHM entre as regiões metropolitanas


A Grande Natal tem o terceiro pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) entre as 16 regiões metropolitanas pesquisadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) no país. Empatada com Fortaleza, Natal teve o índice de 0.733, em uma escala de 0 a 1.

Mesmo com a posição baixa no ranking, a faixa de desenvolvimento da região metropolitana de Natal foi considerada alta pelo Pnud. O levantamento foi feito em 2010 e os dados vêm sendo divulgados desde o ano passado.


Comparando com os índices de 2000, primeira vez em que o levantamento foi feito, houve um aumento no IDHM da capital potiguar. Há 14 anos, Natal obteve a taxa de 0.625.

Com a aproximação do IDHM das regiões Norte e Nordeste do registrado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o Pnud acredita que os dados mostram a redução das disparidades entre as regiões.

IDHM

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido para refletir as especificidades entre as cidades e regiões. A taxa varia de 1 a 0 e, quanto mais próximo de 1, melhor está o município. O índice leva em conta a renda per capita, educação e expectativa de vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário