quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Pela 1ª vez, cerimônia de posse será realizada no Centro de Convenções


A cerimônia de posse do governador eleito e diplomado do Rio Grande do Norte Robinson Faria e do vice-governador Fábio Dantas será marcada pela inovação, pelo menos essa é a pretensão da equipe do Cerimonial da Assembleia Legislativa. Marcado para esta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, a partir das 16h, o evento irá se distinguir dos anteriores a começar pelo local de sua realização, que dessa vez será no Centro de Convenções de Natal, diferente da cerimônia de posse da governadora Rosalba Ciarlini e as dos governadores anteriores a ela, que aconteceram no Teatro Alberto Maranhão (TAM).   

A ideia de mudar o local onde será oficialmente empossado o novo governador do RN partiu do gerente do Cerimonial da Assembleia Legislativa, Pádua Campos, que justificou a alteração pelo fato de o Teatro Alberto Maranhão não comportar a quantidade de pessoas que se pretende receber no dia da posse. Só de convites para autoridades foram emitidos quatro mil.    

Além de autoridades, os eleitores que também quiserem prestigiar a posse do novo governador poderão participar, inclusive este foi outro motivo pelo qual ocorreu a mudança de local. “Eu sei que nessa eleição foi o povo que elegeu o governador, foi uma decisão do povo, então com certeza vai dar muita gente e só o Centro de Convenções para acomodar esse povo”, afirmou Pádua Campos.   

De acordo com o cerimonial, outro aspecto que distinguirá a cerimônia das outras será a formalidade. A duração do evento será de uma hora, sendo que a abertura da solenidade ficará a cargo do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta. Após a fala do parlamentar, será cantado o Hino Nacional brasileiro, interpretado pela cantora lírica potiguar Hilkélia Medeiros, que também é professora de Canto da Universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN).    

Após a execução do hino, quem tomará a palavra será o 1º secretário da Mesa Diretora da Assembleia, deputado Gustavo Fernandes, que fará a leitura de posse. Após isso será o momento de os 22 deputados estaduais darem posse ao governador eleito. Nessa ocasião o deputado Ricardo Motta convidará o governador e o vice-governador para o juramento e ouvirá deles a resposta “assim eu prometo”, após a leitura.   

Já empossado, Robinson Faria receberá em mãos a bandeira do Rio Grande do Norte e a Constituição do Estado, que será entregue por um cadete da Polícia Militar. Além disso, será fixado um bottom dourado em seu paletó, identificando-o como o novo governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário