quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Governo garante verba para carros-pipa


Para assegurar a continuidade do abastecimento nas 152 cidades afetadas pela seca no Rio Grande do Norte, o Governo do Estado anunciou, ontem (11), o investimento de R$ 47 milhões por mês. O recurso será uma complementação ao montante investido pelos municípios na distribuição de carros-pipa. Hoje, além do investimento das próprias prefeituras, o abastecimento das comunidades rurais também é feito pela Operação Carro-Pipa, do Exército Brasileiro, que atende a 119 municípios.

A medida foi anunciada pelo governador Robinson Faria durante reunião na manhã desta quarta-feira com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn). Mais de 50 prefeitos participaram da primeira audiência com o chefe do Executivo. Na pauta, reivindicações relacionadas à seca, saúde e segurança para os municípios.

Enfrentando três anos de estiagem e com sete decretos de calamidade renovados sucessivamente, o RN enfrenta dificuldades em manter o abastecimento humano no interior. Atualmente, nove cidades estão em colapso no abastecimento: ou seja, o nível dos reservatórios de água está tão baixo que o fornecimento pelo sistema da Companhia de Águas e Esgotos (Caern) precisou ser suspenso. Entretanto, no total, 152 municípios estão dentro do decreto de calamidade da seca e precisam de algum complemento no abastecimento, seja urbano ou rural. Destes, 119 são abastecidos pela Operação Carro-Pipa do Exército Brasileiro. Há Prefeituras que complementam o abastecimento com recursos próprios, como é o caso de Caicó. Na semana passada, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, o prefeito Roberto Germano informou que a cidade é abastecida por quatro pipeiros do Exército e outros quatro contratados pela prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário