domingo, 8 de março de 2015

Cresce venda de imóveis, mas cai número de obras na construção civil no RN


Os indicadores do mercado imobiliário no Rio Grande do Norte estão convergindo para um cenário preocupante na construção civil.  Dados da mais nova pesquisa do Índice de Velocidade de Vendas (IVV) apresentado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RN) revelam aumento no número de vendas de imóveis residenciais, porém, diante de uma queda no estoque no último trimestre de 2014, causado pela diminuição na quantidade de novos lançamentos.
O estudo, realizado pela Consult, reúne números referentes aos meses de outubro, novembro e dezembro passados, fornecidos por 29 empresas associadas ao Sindicato – o que corresponde a 90% do mercado imobiliário da Grande Natal. De acordo com o presidente do Sinduscon-RN, Arnaldo Gaspar Júnior, o cenário não seria preocupante se não fosse justamente a influência de um importante fator no mercado imobiliário: o número de lançamentos.
No trimestre em análise foram vendidas 1056 unidades residenciais, 322 a mais que as unidades vendidas no trimestre julho/setembro de 2014. Nesse período de aumento de vendas foram lançadas 715 unidades e o estoque caiu de 5.801 imóveis (em outubro) para 4.412 (em dezembro).
A primeira pesquisa do IVV, apresentada em julho de 2013, mostrou uma oferta de imóveis de 6.500 unidades. Isso significa que em um ano e seis meses – tempo em que a pesquisa vem sendo realizada – o estoque registrou uma queda de aproximadamente 35%.
“A quantidade de lançamentos no último trimestre de 2014 foi bem melhor do que no trimestre anterior, quando foram registrados apenas 87 lançamentos. Entretanto, pelo momento econômico que estamos vivendo, há de se esperar por uma baixa nos lançamentos. O sentimento neste início do ano é que passaremos por momentos difíceis. Janeiro e fevereiro são meses ruins para lançamento”, comentou Arnaldo Gaspar Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário