quarta-feira, 5 de agosto de 2015

ANA discute restrições ao uso da água


O diretor de gestão da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Varella Neto, deverá expor hoje a situação da barragem Armando Ribeiro Gonçalves e as perspectivas do uso da água nos próximos meses. O encontro reunirá representantes da entidades da sociedade civil da região do Vale do Açu e do poder público local para discutir a possibilidade de restrição do uso de água nessa região. 

No Seridó, a água do rio Açu-Pirinhas já não pode ser usado para a produção agrícola irrigada desde o início de julho. Apenas seres humanos e animais podem consumir. Varella Neto preferiu não adiantar propostas para lidar com a escassez. “Vamos discutir questões estratégicas tendo em vista que o inverno do próximo ano será muito pior segundo previsões”, disse. 

Segundo ele, “o caminho para chegar com água até o próximo ano” será discutido coletivamente, sem qualquer imposição de órgãos governamentais. Ainda de acordo com o diretor da ANA, a capacidade atual do reservatório Armando Ribeiro Gonçalves é de 26%. 
Um ato normativo da agência que regula o uso da água no Brasil, determina que quando a barragem chegar a 24% de sua capacidade medidas restritivas de consumo deverão ser tomadas. Tais ações dizem respeito à captação de água em determinados pontos do rio e à irrigação de culturas agrícolas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário