terça-feira, 6 de outubro de 2015

PMs presos cobravam 'dinheiro do lanche' de comerciantes, diz MP

Os comerciantes do bairro de Cidade da Esperança, na Zona Oeste de Natal, costumavam pagar uma "contribuição para o lanche" aos policiais militares presos na operação 'Novos Rumos', deflagrada no dia 29 de setembro, quando 12 PMs foram presos. O Ministério Público do Rio Grande do Norte afirma que os PMs distribuíam um panfleto com escalas, nomes e telefones de 12 policiais que faziam o patrulhamento na área. O MP denunciou 14 PMs por diversos crimes na sexta-feira (2).

Por meio de interceptações telefônicas e de uma escuta instalada no carro 924, pertencente ao 9º Batalhão da Polícia Militar, o MP aponta que três policiais militares aparecem nos grampos arrecadando a "contribuição" para fazer a segurança nas regiões dos estabelecimentos comerciais.
"No panfleto, há a indicação em branco do nome do estabelecimento, data e valor a ser pago, mas contém a indicação da escala das equipes que realizam a rota durante a semana, com os respectivos números de cada policial", diz o Ministério Público.

Os PMs foram denunciados por corrupção passiva, peculato-furto, receptação, prevaricação e violação de domicílio. Os crimes são previstos no Código Penal Militar. Além dos 12 presos no dia da operação, outros dois policiais foram denunciados, mas estão em liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário