sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Morador de esgoto em Natal pede oportunidade de trabalho a Papai Noel para viver com dignidade



Vaqueiros e amantes da vaquejada de Santa Cruz participaram durante essa semana de um curso sobre doma racional e rédeas em cavalos. O evento foi idealizado pelo vaqueiro santa-cruzense Tiago Cézar e, para ser realizado, contou com o apoio da Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Agricultura. O curso contou com a participação de vaqueiros de Santa Cruz e também de outros municípios e foi realizado no Clube Juvenal Pé de Copa, Parque Miguel Lula e Haras Santa Helena.

O treinamento contou com um bom número de inscritos e teve por objetivo capacitar vaqueiros em relação as novas técnicas do mundo da vaquejada, como também aplicar maneiras de lidar com os animais de forma não agressiva. A doma convencional utiliza a força e a violência, já a doma racional trabalha o respeito, a paciência e aproximação gradual, para que haja uma relação de confiança entre o homem e o animal.

O curso foi ministrado durante três dias pelo zootecnista Steves Bezerra, com vasta experiência neste tipo de doma, com diversos cursos no Brasil e exterior.

Para o vaqueiro Jair Alagoano, do Haras Santa Helena Ranch, o curso valoriza o esporte e beneficia os amantes e profissionais da vaquejada.  “O curso aperfeiçoa o nosso trabalho que é voltado pra vaquejada e é muito importante, tanto que temos aqui participantes até de outros estados”, destacou.

O organizador do evento, Tiago Cezar, enalteceu o apoio da Prefeitura de Santa Cruz ao evento. “A Prefeitura colaborou bastante com a realização do curso. Existem muitas regras e se o vaqueiro, e até mesmo o patrão, não tiver adequado as regras não consegue resultado nenhum, o curso também mostra isso. Até o cuidado que devemos ter com o animal, isso é muito importante”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário