terça-feira, 20 de setembro de 2016

Com 20 novas cidades em colapso, FETARN diz que prejuízos são ‘incalculáveis’ no RN


A Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) incluiu seis novas cidades na lista de municípios em situação de colapso no abastecimento de água no Estado. Os municípios de Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Paraú, Patu e Triunfo Potiguar estão sem o abastecimento regular. Ao todo, 20 cidades entraram nessa situação.
Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RN (FETARN), Manoel Cândido, o prejuízo causado pela estiagem no estado é incalculável. “A situação é delicada. Já vem se arrastando por bastante tempo e começa a se agravar neste quinto ano de seca. Os reservatórios de água estão secando. E agora os poços tubulares também estão secando, acabando com a produção e gerando desemprego”, disse ao Portal Agora RN.
Ainda de acordo com Manoel, a Federação está lutando por medidas emergenciais que possam beneficiar os trabalhadores rurais, mas o fato de o poder público não investir em ações permanentes prejudica os que dependem da agricultura.
“É muito difícil desenvolver medidas apenas quando está no período de seca. As ações devem ser permanentes. Infelizmente tem sido uma prática antiga do poder público, parar de investir no enfrentamento da seca quando chega o inverno. O que tem sido feito tem amenizado o problema, como a implementação de adutoras e poços, mas infelizmente não tem resolvido de forma definitiva”, lamentou.
Atualmente, 153 municípios potiguares estão com situação de emergência decretada em virtude da seca, o que corresponde a 91,6% das cidades do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário