quinta-feira, 19 de julho de 2018

Rússia anuncia produção em série de míssil hipersônico que ‘dribla’ sistemas de defesas



Um míssil hipersônico capaz de contornar qualquer sistema de defesa antimíssil já está em produção em massa na Rússia, anunciou o Ministério da Defesa do país.

A empresa NPO Mashinostroyeniya estudou as características de resistência das novas ligas de titânio em condições de altas temperaturas. Essas pesquisas são necessárias para serem aplicadas na fabricação dos novos mísseis hipersônicos, incluindo dos mísseis balísticos intercontinentais russos Avangard.

“Concluímos o desenvolvimento do sistema de mísseis Avangard, dotado de um elemento concetualmente novo: uma ogiva planadora. Já foi colocada em andamento sua produção em série”, afirma nota do ministério.

A ogiva com a qual o novo míssil está equipado pode, ao contrário das tradicionais que seguem uma trajetória balística, manobrar em altas velocidades as camadas superiores da atmosfera.

Segundo o ministério russo, o Avangard alcança velocidades superiores a Mach 20 (equivalente a vinte vezes a velocidade do som).

Além disso, a NPO está projetando o míssil hipersônico Tsirkon, com o qual serão equipados os submarinos nucleares de quinta geração da classe Husky da Marinha da Rússia. Segundo várias fontes, o míssil terá uma velocidade entre quatro e seis Mach (entre 4.900 e 7.400 quilômetros/hora).

O míssil Avangard foi anunciado no dia 1º de março deste ano pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário