terça-feira, 19 de novembro de 2013

Potiguar conquista primeiro lugar no Prêmio Jovem Cientista


Um estudante de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) foi o vencedor do Prêmio Jovem Cientista 2013 na categoria Estudante do Ensino Superior. José Leôncio de Almeida Silva, de 23 anos,  conquistou o primeiro lugar no prêmio com o projeto  “Mistura de águas salinas como alternativa para a irrigação e produção de forragem no semiárido nordestino”, orientado pelo professor José Francismar de Medeiros.

Em sua pesquisa, ele estudou a possibilidade de produzir uma nova solução de água salina a partir da mistura entre a água proveniente do aquífero calcário Jandaíra - principal manancial e uma das maiores reservas de água dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte – com a água usada no abastecimento urbano e disponível em menor quantidade.


 O projeto foi motivado pela pouca disponibilidade de recursos hídricos para a prática agrícola na região Nordeste, além dos longos períodos de estiagem no semiárido.

O experimento foi utilizado na cultura de milho e sorgo – duas das que mais crescem atualmente no Nordeste –, que são adotadas especialmente por produtores locais. “A mistura é fácil de ser feita pelo pequeno produtor, afinal utiliza água da torneira”, comentou o estudante Durante a experiência, foram analisadas as variáveis do tamanho da folha, matéria seca total e teor de proteína. Apesar dos níveis salinos terem influenciado nas outras variáveis, os teores de proteína nas plantas não tiveram variação em função do aumento da salinidade.

A mistura de águas é uma alternativa viável no cultivo e no desenvolvimento de plantas forrageiras na região semiárida do Nordeste durante períodos de estiagem, que vai de abril a novembro. “O que eu fiz foi descobrir o nível de salinidade que as plantas forrageiras toleram. E, além disso, que a mistura de águas salinas poderia ser utilizada não somente nos períodos de seca, mas também ao longo de todo o ano”, concluiu José Leôncio.

O anúncio dos vencedores aconteceu na manhã desta terça-feira (19). No total, 3.226 trabalhos concorreram na edição deste ano do prêmio que abordou o tema “água”. Além de José Leôncio, o estudante Gustavo Meirelles Lima, da Universidade Federal de Itajubá, de Minas Gerais, conquistou o 1º lugar da categoria Mestre e Doutor, e Edivan Nascimento Pereira, de Pará, garantiu a colocação na categoria Estudante do Ensino Médio.

Comissão do Senado aprova nome do Governador Aluízio Alves para aeroporto do RN

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira (19), projeto de lei da Câmara denominando “Governador Aluízio Alves” o aeroporto internacional em construção no município de São Gonçalo do Amarante (RN), região metropolitana de Natal. O relator da proposta foi o senador Gim Argelo, cujo parecer foi aprovado por unanimidade.

A empresa construtora – Inframérica – estima que a nova unidade estará em funcionamento em abril de 2014. O aeroporto de São Gonçalo terá uma estação de passageiros com 40 mil metros quadrados e estacionamento com 1.500 vagas. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas trabalham na obra.

No início das operações, a Inframérica prevê que o Aeroporto terá capacidade para receber até 10 aeronaves simultaneamente, com um movimento inicial de 4 milhões de passageiros/ano, chegando a 6,2 milhões em 2024 e aos 11 milhões em 2038. Já no primeiro ano, serão 10 balcões de atendimentos aos passageiros e cinco esteiras de bagagens.

Shopping Via Direta está à venda anunciado por R$ 90 milhões no Bom Negócio.com

Que o Shopping Via Direta, um dos maiores da capital, estava à venda não era novidade pra ninguém. Mas sempre a informação era tratada com discrição pelos proprietários do imóvel. Há alguns anos o assunto é comentado nas rodas empresariais e por alguns corretores top de Natal, que oferecem propostas para a venda do negócio.

Agora os empreendedores não escondem mais e tratam abertamente da venda. Pedem R$ 90 milhões. E anunciaram no Bom Negócio.com: (http://www.bomnegocio.com/rio_grande_do_norte/rio_grande_do_norte/shopping_em_natal_rn_18766296.htm).

No anúncio, o shopping aparece como: Oportunidade única, localizado no maior corredor comercial da cidade com uma área total de 35.638m². À margem da Av. senador Salgado Filho – BR-101, Região de grande concentração de negócios, onde o crescimento urbano vem ocorrendo de forma ordenada e privilegiando os investimentos já estabelecidos no local”.

Já foram inúmeras as negociações, sem sucesso, com os donos do empreendimento, que chegaram a receber proposta de R$ 60 milhões. Com mais de 100 lojas, estima-se que o shopping tenha hoje um faturamento bruto superior a R$ 1 milhão mensal. Nas vésperas da realização de uma Copa do Mundo em Natal, podem crescer as chances de uma negociação bem sucedida.

Comunicado

A Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria Municipal de Educação, comunica aos estagiários das escolas municipais de Santa Cruz que, de acordo com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), o pagamento das gratificações será realizado na próxima quarta-feira (20) e quinta-feira (21).

A Prefeitura informa ainda que desde a última terça-feira (12) tentava efetuar o depósito dos valores sem obter êxito, pois a conta do IEL se encontrava indisponível. O repasse foi efetuado desde a última quinta-feira (14), quando a conta foi liberada para depósito.


Santa Cruz/RN, 18 de novembro de 2013.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

'Família está muito abalada', diz genro de vereador de Nova Cruz encontrado morto

"Toda a família está muito abalada. Ninguém esperava por um fim trágico como este". A declaração é de Babyton Alexandre, genro do vereador de Nova Cruz Luiz da Costa Prudêncio (PMDB), que foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (19) na Paraíba. O parlamentar estava desaparecido desde a manhã desta segunda-feira (18) quando saiu para buscar o genro na casa de parentes. De acordo com a polícia, o corpo foi achado em uma mata na zona rural de Jacaraú, município a 96 quilômetros de João Pessoa. Pela forma como o vereador foi encontrado, enforcado em uma árvore, a polícia suspeita que o político tenha cometido suicídio.

Anésio Góes, cabo da Polícia Militar de Jacaraú, e que participou da ação, explicou que as buscas das polícias da Paraíba e do Rio Grande do Norte se concentraram na zona rural depois que o carro do vereador foi encontrado perto da mata com a porta aberta e todos os pertences do político dentro na tarde da segunda-feira.

“Muita gente colaborou com as buscas. Até que por volta das 9h30 (horário local) nos avisaram que tinham encontrado o corpo enforcado em uma árvore. A própria família do vereador ajudou as polícias. Pelo que os parentes nos contaram, ele tinha depressão”, comentou o policial.

Segundo informações da polícia do Rio Grande do Norte, 'Luíz da Verdura' tinha sido visto pela última vez quando saiu de casa para buscar o genro na casa de um familiar. O desaparecimento foi notado pela família por volta das 11h (horário local) da segunda.

O vereador tinha 59 anos, estava no quinto mandato e deixa quatro filhos e esposa.

G4 esqueceu mais nós vamos recordar..

Vamos aqui refrescar um pouco da memória esquecida pelo G4. 

Em 2008 quando o ex-vereador Thiago (filho de Júnior dos Bodes) foi eleito pela oposição, acompanhado pela ex-vereadora Josy Palhares (cunhada de Samuel Palhares) que também foi eleita pela oposição juntamente com Thiago e com o ex-vereador Lucicláudio, os dois Thiago e Josy se passaram para a situação, desencadeando nas lideranças, eleitores e políticos da oposição, um sentimento de desprazer, angústia e acima de tudo traição. (Junior dos Bodes e Samuel Palhares, fizeram parte dessa história. E agora será que eles tem o direito de se manifestar contra a decisão do então vereador Monik Melo?)

Agora vamos falar do articulador Josemar Bezerra que trouxe da situação o vereador Pedro Dério. Em sua rede social várias palavras voltadas para um sentimento de revolta foram expressadas, subentendidas como se direcionadas ao vereador Monik Melo. Agora vamos ao ponto "G" da questão, será que os vereadores Josemar Bezerra e Pedro Dério acham que as pessoas da situação(eleitores, lideranças e políticos) são insensíveis ao ponto de não ter tido nenhum tipo de reação, quando o Vereador Pedro Dério de forma súbita deixou a base aliada, ao qual conseguiu se eleger? O G4 não precisa saber porque eles já sabem, que o sentimento de angústia, tristeza e traição que eles estão sentindo hoje, são os mesmos sentimentos que eles causaram nas pessoas e fizeram elas sentirem no passado, apenas só agora chegou a vez deles vivenciarem essa experiência indesejada por todos que fazem o mundo da política. E agora o que falar de Monik Melo? será que o erro dele não foi o mesmo erro que o de vocês?

Agentes de Endemias de Santa Cruz participam de curso básico sobre Doença de Chagas


A Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Vigilância Ambiental e em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), está promovendo um curso básico sobre a Doença de Chagas, destinado aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do município.

A capacitação está sendo ministrada pela professora Maria Cecília e acontece em dois momentos. Na manhã desta segunda-feira (18), no anfiteatro da FACISA, os agentes receberam orientações sobre epidemiologia da doença no Brasil e no Rio Grande do Norte, o ciclo da doença, transmissão, as fases agudas e crônicas, métodos de controle e características do vetor.

Aos Agentes de Combate às Endemias foi ressaltada a importância do Programa de Controle da Doença de Chagas no município, já que Santa Cruz é área de alto risco para a doença.

O segundo momento está marcado para a próxima segunda-feira (25) com uma aula prática no laboratório da FACISA/UFRN, onde serão apresentandas as diferentes características do Barbeiro, como as cinco fases das ninfas até chegar à fase adulta. Além disso, será mostrado na prática como se faz o exame para identificar o Tripanosoma cruzi no Barbeiro, através das fezes.


Doença de Chagas

Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados recentes, esse inseto de hábitos noturnos vive nas frestas das casas de pau-a-pique, ninhos de pássaros, tocas de animais, casca de troncos de árvores e embaixo de pedras.

Como não existe vacina para a doença de Chagas, os cuidados devem ser redobrados nas regiões onde o barbeiro ainda existe. Eliminar o inseto transmissor da doença ou mantê-lo afastado do convívio humano é a única forma de erradicar a doença de Chagas.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Conselho da UFERSA aprova Campus de Assú vocacionado à Saúde

A criação do Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) na cidade de Assú foi aprovada na manhã desta segunda-feira, dia 18 de novembro, na 24ª Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (Consuni), presidido pelo reitor José de Arimatea de Matos. Esta será a quinta Unidade da Ufersa, que já funciona na cidade de Angicos, Caraúbas, Pau dos Ferros e o Campus Central em Mossoró.

O novo campus construído em Assú terá sua atividade vocacionada a cursos na Área de Ciências da Saúde, iniciando seu funcionamento com 60 vagas para o curso de Medicina, já aprovado pelo Ministério da Educação através do Plano de Expansão do Ensino Médico – o Programa Mais Médicos.

As obras de construção da nova unidade começam em 2014, visto que o Governo Federal já assegurou recursos na ordem de 28 milhões de reais. De acordo com o cronograma do projeto, a primeira turma de graduandos em Medicina na Ufersa Assú deverá ingressar em 2016 com 30 alunos; no ano seguinte serão ofertadas mais 30 novas vagas.

O prefeito da cidade do Assú, Ivan Júnior, comemorou a aprovação e ainda destacou que a chegada da Universidade será um divisor para a Região. “O Vale do Assú viverá dois momentos na sua história: um antes e outro após a chegada da Ufersa. Isso porque o novo campus será um transformador social, econômico e educacional, sobretudo na área da saúde”, reforçou o prefeito.

O cronograma de execução do projeto para a implantação do Câmpus da Ufersa em Assú, bem como a chegada do curso de Medicina naquela cidade irão acontecer simultaneamente ao processo de implantação de outras 60 vagas (também em Medicina) no Câmpus Central da Ufersa, em Mossoró. No total, serão 120 vagas na Universidade, sendo 60 vagas para 2016, escalonadas em 30 para Mossoró e 30 para Assú. A mesma distribuição se repete em 2017.

ESTRUTURA –
Paralela a toda tramitação até a aprovação do curso, os esforços para viabilizar a Unidade se intensificavam. O Campus da Ufersa em Assú será construído em uma área de 20 hectares doada pela iniciativa privada. A prefeitura de Assú já garantiu reserva orçamentária para mobilidade urbana.

A nova Unidade será dotada de estrutura com biotérios, sala de aula, sala para professores, laboratórios, auditórios, acervo bibliotecário e recursos humanos com 60 Docentes e 30 Técnicos-Administrativos.

Vereador de Nova Cruz Luiz da Verdura, está desaparecido

A família do Vereador de Nova Cruz, conhecido na cidade por Luíz da Verdura, pede para quem tiver informações do Mesmo, por favor entrar em contato com eles, pois o Vereador desapareceu por volta das 11:00 horas de hoje(18) e não foi localizado.
O assunto está gerando grande comoção nas rede sociais, pessoas surpresas e preocupadas com o Vereador.


As últimas informações são que o veículo modelo FOX onde se encontrava o vereador Luiz da Verdura foi encontrado no distrito de Timbó, em Jacaraú/PB, porém o mesmo continua desaparecido. A família se dirigiu para o local onde foi encontrado o veículo.
Qualquer nova informação publicaremos de imediato no site.


Quem tiver informações podem entrar em contato conosco pelos números (84) 99831193 ou (84) 91037545






Via: Dedé Camilo

Com uma nota fiscal deputados gastam quase R$ 8 mi em postos de gasolina

Com apenas uma nota fiscal emitida ao mês, deputados federais conseguem usar toda a cota de combustíveis a que têm direito. No Senado, os valores chegam a ultrapassar os R$ 20 mil. Entre os documentos apresentados, estão notas de postos de combustível de parentes dos parlamentares e estabelecimentos que foram doadores em suas campanhas.

Levantamento feito pelo Estado mostra que, no primeiro semestre, dez deputados gastaram até o último centavo a que têm direito. Eles apresentaram apenas uma nota por mês com o valor total da cota, sempre em seus Estados de origem, nos mesmos estabelecimentos ou pertencentes ao mesmo dono.

De janeiro a junho, a Câmara dos Deputados gastou R$ 7,8 milhões para reembolsar os gastos de parlamentares com combustíveis e lubrificantes. Cada um tem direito a consumir R$ 4,5 mil mensais para abastecer veículos usados no exercício do cargo.

Ângelo Agnolin (PDT-TO), por exemplo, traz na descrição da nota apresentada em março o consumo de 1.521 litros de gasolina, o que seria suficiente para fazer um carro médio rodar pelo menos 15 mil quilômetros. Ainda na mesma nota, o deputado paga três preços diferentes de gasolina comum (R$ 2,79, R$ 2,95 e R$ 3,12).

Fidelização. O deputado Davi Alcolumbre (DEM-AP) gasta toda sua cota no posto Salomão Alcolumbre & Cia. LTDA, em Macapá. O mesmo sobrenome não é coincidência. Salomão, ex-suplente de José Sarney e falecido em 2011, era tio do parlamentar. O posto continua sob o comando da família.

As normas de uso da verba indenizatória proíbem a utilização da cota para ressarcimento de despesas relativas a bens fornecidos ou serviços prestados por empresa da qual o proprietário ou detentor de qualquer participação seja o deputado ou parente de até terceiro grau. De acordo com o chefe de gabinete do parlamentar, a família Alcolumbre é dona de cerca de 70% dos postos de combustível do Amapá, “sendo inviável não abastecer na empresa de parentes”.

Em todas as notas de Davi Alcolumbre às quais o Estado teve acesso, os valores discriminados dos produtos sofreram pequenos arredondamentos para que o valor final fosse exatamente o máximo que a Câmara permite para reembolso. Na nota fiscal de março, por exemplo, apesar de a soma dos produtos consumidos totalizar R$ 4.501,70, consta no valor final o montante de R$ 4.500,00. Se o documento tivesse o valor correto, Alcolumbre teria de completar R$ 1,70 do próprio bolso, ideia que parece não ter agradado o parlamentar.

Minimalista. A técnica utilizada pelo deputado Vinicius Gurgel (PR-AP) é ser tão apurado quanto um conta-gotas na hora de abastecer. Os volumes de combustível chegam a ser medidos com até três dígitos depois da vírgula para que a nota fiscal alcance exatos R$ 4,5 mil. Em janeiro, foram 806,451 litros de gasolina e 991,189 litros de diesel.

Nas notas apresentadas pelo deputado Manoel Salviano (PSD-CE), o “desconto” é mais claro. Consta no documento de janeiro, por exemplo, “valor dos produtos: 4.510,45″ e, logo abaixo, o “valor total da nota: 4.500,00″. O dono do posto em que Salviano abastece todos os meses consta nos registros do Tribunal Superior Eleitoral como financiador da campanha do parlamentar.

Em 2010, Marciano Teles Duarte doou R$ 10 mil ao candidato. O mesmo registro aparece nas contas do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do deputado Biffi (PT-MS). O posto em que Alves gastou quase R$ 17 mil apenas no primeiro semestre também doou R$ 10 mil para a sua campanha eleitoral. Biffi, por sua vez, gastou R$ 21,5 mil de janeiro a junho no mesmo estabelecimento que doou R$ 1.330 para sua campanha em 2010.

Total flex. No Senado, só há restrição para o uso de combustível nos carros oficiais. A cota, nesse caso, é de 300 litros de gasolina por mês ou 420 litros de álcool. Já o reembolso de combustível usado em outros veículos, desde que seja justificado pelo exercício da atividade parlamentar, pode chegar mensalmente a valores entre R$ 21 mil e R$ 44 mil, que são os limites máximos da verba indenizatória, dependendo do Estado de origem do parlamentar.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/RR) apresentou em junho uma nota fiscal no valor de R$ 22,5 mil com a justificativa de que eram “despesas com combustíveis para atender demanda do escritório político em Boa Vista”. No posto onde a nota foi emitida, o litro da gasolina custa R$ 3,03. Com o valor da nota, é possível comprar quase 7.500 litros do combustível, o suficiente para abastecer 185 carros médios.

Neste ano, Mozarildo apresentou outras seis notas emitidas pelo mesmo posto, que variam de R$ 2 mil a R$ 3,5 mil. Somados, todos os documentos pagos pelo Senado alcançam um montante de R$ 39 mil apenas com combustível. A equipe de gabinete do senador não detalhou o consumo, mas informou que todos os gastos são previstos nas regras do Senado.

Henrique Alves assegura que seus gastos estão abaixo do limite

A assessoria de imprensa da presidência da Câmara informou que os gastos de Henrique Eduardo Alves respeitam as regras previstas em lei e estão abaixo do limite estabelecido pela mesa diretora. A assessoria de Biffi, por sua vez, afirmou que o parlamentar não tem nenhuma relação com o dono do posto onde abastece o carro e que frequenta o local por questão logística, dada a proximidade com seu escritório. Segundo o gabinete, a doação de campanha, feita em combustível, ocorreu porque Biffi é cliente antigo.

Procurado, Ângelo Agnolin disse que o consumo é elevado, mas dentro do limite e se justifica pelo tamanho do Estado do Tocantins, onde ele desenvolve projetos em todas as regiões. Sobre a divergência de valores cobrados na mesma nota e no mesmo mês, o gabinete do deputado informou que vai analisar os documentos com mais profundidade. Manoel Salviano e sua equipe de gabinete não foram encontrados até esta edição ser concluída.

Escolha do Hino Oficial de Santa Cruz acontecerá nesta quinta (21)


A Prefeitura de Santa Cruz realizará na próxima quinta-feira (21) a “Apresentação Pública” das composições finalistas do concurso que irá escolher o Hino Oficial do município.

O evento, última fase do certame, acontecerá no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 19 horas, com entrada franca.

Cinco composições estarão sendo apresentadas e uma delas será escolhida como o Hino Oficial de Santa Cruz. O ganhador receberá um prêmio no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), oferecido pela Prefeitura de Santa Cruz.

A previsão é que o hino escolhido seja lançado oficialmente no próximo dia 30 de novembro.






Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Justiça determina que Dirceu, Genoino e Delúbio vão para o regime semiaberto

O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares serão transferidos para o regime semiaberto de prisão. A decisão foi tomada há pouco pela Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Os três, condenados no processo do mensalão, poderão ser transferidos do Complexo Penitenciário da Papuda para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), que é um estabelecimento prisional do Distrito Federal de regime semiaberto, ou até mesmo serem mantidos na Papuda, num pavilhão destinado ao cumprimento desse tipo de pena.

Dirceu e Genoino estão sob custódia desde a última sexta-feira, 15, quando se apresentaram à sede da Polícia Federal, em São Paulo. Delúbio se apresentou no sábado.

Ministro. No início da tarde desta segunda-feira, 18, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, condenou a manutenção de presos num regime mais rigoroso àquele para qual foram condenados. Cardozo considerou “incorreta” e “ilegal” a prisão em regime fechado de condenados ao regime semiaberto, discussão que se estabeleceu no meio jurídico depois de parte dos condenados do caso mensalão ter sido recolhida ao Complexo da Papuda, em Brasília, durante o final de semana.

“O correto é que cada preso siga o regime que a decisão judicial lhe determinou. Não vejo muito sentido, aliás acho incorreto, que alguém que foi condenado ao regime semiaberto venha a ter um regime mais gravoso que esse, isso não é um bom procedimento legal. É absolutamente incorreto e, ao meu ver ilegal, que alguém venha a cumprir uma pena em situação mais danosa para si do que aquilo que foi determinado pela própria Justiça”, afirmou Cardozo.

PRF divulga balanço da operação Proclamação da República 2013


A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta segunda-feira (18) o resultado da operação do feriado da Proclamação da República no Rio Grande do Norte. Em comparação ao mesmo período do ano passado, os número de mortes diminuíram. Em 2012 foram registrados seis mortes e em 2013, quatro. Segundo a PRF, dos 44 acidentes registrados neste ano, dois mais graves marcaram o feriadão.

 O primeiro foi registrado na tarde da quinta-feira (14),  no Km 112 da BR-304, em Assu. Três estudantes universitários faleceram, após o carro onde estavam ter batido em um caminhão de carga. O outro acidente na madrugada de ontem (17) ocorreu no Km 101,3 da mesma rodovia. O condutor de um VW Gol morreu também depois de colidir frontalmente com um caminhão.

De acordo com a PRF, a fiscalização este ano foi maior nas rodovias. O número de veículos fiscalizados subiu de 1.963 em 2012 para 4.115 neste ano, e o de notificações por infrações de trânsito, de 812 para 1.067. A fiscalização está sendo mais rigorasa também quanto à embriaguez ao volante, em 2012 foram 135 testes com 17 autuações, contra 1.025 testes e 26 autuações, na operação de 2013.

Prisões

O policiamento das rodovias levou à prisão  seis pessoas que entregaram seus veículos a condutores não habilitados. Além delas, quatro pessoas foram detidas por crime de receptação ao serem flagradas pela fiscalização da PRF conduzindo veículos com registro de roubo.

Um revólver calibre 38 com cinco munições foi apreendido na manhã de ontem, na BR 226, em Santa Cruz. Segundo a PRF, a pessoa foi detida por porte ilegal de arma. As drogas também foram motivos de apreensão. Duas pessoa foram submetidas ao Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO, pela posse de pequenas quantidades de maconha.

Operação

A operação da PRF teve início às 00h da quinta-feira (14) e foi concluída na meia-noite de ontem. Durante a operação, a PRF intensificou a fiscalização nas rodovias federais do estado, dando prioridade ao combate à embriaguez ao volante; ao excesso de velocidade; às ultrapassagens indevidas; à falta do uso do cinto de segurança e ao uso indevido dos acostamentos das rodovias. Segundo a PRF, equipes de policiais se revezaram em turnos de 24 horas.

Fernanda Costa entrega moção sobre partilha dos royalties à Ministra do STF


A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, cumpriu na semana passada agenda administrativa em Brasília-DF e participou de eventos que mobilizaram vários prefeitos do RN e de outros estados brasileiros na capital federal para reivindicar mais recursos para os municípios.

Fernanda Costa participou, na última terça-feira (12), da Mobilização Permanente promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que tratou principalmente do aumento de 2% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37/2013.

Já no dia seguinte, Fernanda Costa, acompanhada de colegas prefeitos potiguares, participou de uma reunião com o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB/RN), que confirmou a votação nesta semana do piso dos agentes comunitários de saúde e informou que os lideres partidários estão discutindo uma complementação do governo nos encargos sociais. Henrique disse ainda que o reajuste dos professores, outra preocupação dos prefeitos, também está sendo negociado de forma a não inviabilizar as contas das prefeituras.

Quanto ao FPM, uma Comissão Especial será instalada na Câmara dos Deputados para discutir a proposta de ampliação dos recursos repassados aos municípios.

Ainda na quarta-feira (13), a Prefeita Fernanda Costa fez parte de uma comissão de prefeitos potiguares e entregou à Ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, uma moção da CNM para que seja preservada a regra de partilha dos recursos dos royalties do petróleo com todos os municípios. No mesmo dia, em reunião na Câmara, a ministra disse que irá proferir sua decisão sobre as regras antes do Natal deste ano.

UERN abre inscrições para processo seletivo 2014

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vocacionado 2014 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As inscrições devem ser feitas exclusivamente via internet (através do endereço www.uern.br/comperve) até às 23h59 do dia 6 de dezembro.

Serão ofertadas 2.180 vagas iniciais nos cursos de graduação da UERN. As provas do vestibular serão realizadas nos dias 2 e 3 de fevereiro de 2014.

De acordo com o professor Egberto Mesquita, coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), a expectativa é de que sejam efetuadas em torno de 22 mil inscrições. Para ter acesso ao Formulário de Inscrição, o candidato deverá concordar com todas as informações constantes nas orientações e fornecer o número de seu CPF, condição exclusiva e obrigatória. Não será aceito o uso do número do CPF de terceiros.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 110. O candidato pagante, para confirmar sua inscrição, deverá realizar o pagamento da taxa exclusivamente por meio de boleto bancário, pagável nas agências bancárias e casas lotéricas. O boleto gerado até o prazo final (23h59 do dia 06/12/2013) poderá ser pago até o dia 11/12/13.

O candidato identificado em sua ficha de inscrição como pertencente ao sistema de cota social e que declare ser pessoa com deficiência e/ou isento do pagamento da taxa de inscrição, integral ou parcial, ou ainda que solicitou atendimento especial, deverá obrigatoriamente entregar a documentação exigida no edital no período de 16 a 20 de dezembro de 2013, das 8h às 17h em um dos locais estipulados no Edital. A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração.

Está chegando o grande dia: Fashion Day's


Análise detecta que três pontos estão impróprios para banho em Natal

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), divulgou na o resultado da balneabilidade das praias do litoral de Natal e Região Metropolitana. O resultado revelou que três pontos estão impróprios para banho.

Praia de Areia Preta (Praça da Jangada), Praia do Forte e Parnamirim/Rio Pium (Ponte Nova) são os locais que devem ser evitados devido aos altos índices de coliformes fecais. É o que revela o resumo do boletim de Balneabilidade Nº46/2013 do Programa Água Azul.

Os trechos analisados estão distribuídos entre as praias de Tabatinga, em Nísia Floresta, até a praia de Pitangui, em Extremoz.

Além do Idema e IFRN, outras entidades fazem parte do programa Água Azul: Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

A análise é válida por sete dias. Segue em anexo o boletim de balneabilidade desta semana, contendo também o histórico das praias e as análises das quatro últimas semanas.

Prefeito Alcimar solicita do Comando Geral da PM auxílio para a violência em Tangará

Prefeito Alcimar solicita do Comando Geral da PM auxílio para a violência em Tangará

O Prefeito Alcimar Germano já tomou as medidas que cabem como gestor municipal diante das situações difíceis que a população tangaraense vivenciou nos últimos dias. Após alguns indivíduos terem ido até o Hospital Santa Terezinha para finalizar uma tentativa de homicídio, ocorrida em um dos bairros da cidade, funcionários e população ficaram chocados com tal situação, o que fez o Prefeito acionar o Comando Geral da Polícia Militar do RN.

O Prefeito Alcimar informou ao Comandante Geral da PM, Coronel Francisco Canindé Araújo sobre a situação que o município vem passando, inclusive foi tema de audiência pública. O Coronel Araújo garantiu que vai tomar as medidas cabíveis para que a segurança pública em Tangará seja priorizada e garantida.

Alcimar se mostrou preocupado com a situação vivenciada pela população, e garantiu empenho e dedicação. "Mesmo cabendo ao Governo do Estado essa obrigação, nós vamos ajudar e auxiliar no que for possível. Tivemos uma audiência mês passado (outubro) com o Coronel Araújo para buscar soluções, isso ao lado de vereadores e lideranças. Estamos fazendo o que é possível, e vamos fazer muito mais para que nossa população possa viver dias melhores", disse o prefeito.

A Polícia Militar de Tangará tem recebido o auxílio da Prefeitura de Tangará na atual gestão, que sempre tem procurado atender as necessidades da unidade local oferecendo um pouco de infraestrutura. Alcimar garantiu continuar auxiliando todos os órgãos instalados em Tangará para promoverem um melhor serviço para a população.








 SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Após batida, PM encontra 30 kg de maconha na mala de carro em Natal


Cerca de 30 quilos de maconha foram encontrados por policiais militares e civis na mala de um carro envolvido em um acidente na tarde desta segunda-feira (18) em Natal. A colisão aconteceu por volta das 15h no bairro Alecrim, zona Leste da capital potiguar, de acordo com a Polícia Militar. Ninguém foi preso.
A batida ocorreu próximo ao mercado da Avenida 4,  no cruzamento com a rua Presidente Gonçalves. De acordo com o relato de testemunhas à polícia, os dois veículos envolvidos no acidente são um Gol e um Siena.

Segundo a PM, testemunhas teriam dito que o motorista do outro veículo perseguia os ocupantes do Gol: um casal que fugiu do local. O motorista do outro carro também deixou o local e levou o veículo. Os policiais encontraram a droga quando revistaram o Gol. Os cerca de 30 quilos de maconha estavam na mala.
O delegado Natanion de Freitas, delegado responsável pelas investigações na região, informou que  o caso passou para a Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) por causa da grande quantidade de entorpecente achada. Informações levantadas pela polícia levam a crer que o outro carro envolvido na batida tinha placas frias.

ABC pode garantir permanência contra o Avaí

Depois da goleada de 4 a 1 contra o ASA, o ABC quebrou um tabu de 34 anos e 14 jogos com sete vitórias do time alagoano e sete empates e ainda rebaixou os arapiraquenses para a Série C do ano que vem. Agora, a equipe começa a se preparar para mais um compromisso que pode selar matematicamente a permanência do clube na Série B do Campeonato Brasileiro. Na próxima rodada o Avaí, já sem chances de conseguir o acesso à Série A, é o adversário.

O técnico Roberto Fernandes poderá contar com as voltas do zagueiro Flávio Boaventura e do volante Bileu que cumpriram suspensão no último jogo. De certo, o treinador não terá à disposição o meia Júnior Timbó que só volta a jogar na próxima temporada. As dúvidas são os laterais Guto e Rodolfo Testoni e o atacante Gilmar, todos entregues ao departamento médico. O atacante deixou a partida contra o Icasa com dores na coxa. Além disso, ele confirmou que tem uma pequena fissura no tornozelo. Gilmar já ficou de fora do duelo diante do ASA e segue em recuperação. Se ele não tiver condições de jogo, Maurinho deve ser o parceiro de Rodrigo Silva no ataque.

O ABC tem 42 pontos e ocupa a 15ª posição, a três da zona de rebaixamento. O Avaí, próximo adversário, tem 53 pontos e vem de derrota em casa para o América. O resultado diante do alvirrubro potiguar acabou com as chances de acesso dos catarinenses. O confronto contra o Avaí está marcado para o próximo sábado (23), às 16h20 (Horário de Natal), no estádio Frasqueirão.

Telexfree na corda bamba

Mais de 1 milhão de investidores em todo o Brasil espera há cinco meses uma definição sobre o impasse em que se envolveu o maior fenômeno das empresas de Marketing Multinível (MNN), a Telexfree. Após várias derrotas nos tribunais, que suspenderam as atividades e determinaram bloqueio de bens, os investidores aguardam a liberação dos R$ 230,1 milhões retidos pela justiça. A empresa é suspeita de liderar um esquema de pirâmide financeira.

Apesar dos bloqueios, a empresa ainda atrai novos “divulgadores”, como são chamadas as pessoas que investem recursos na rede de marketing. Agora, porém, eles aplicam dinheiro nas redes formadas nos Estados Unidos, Argentina, Chile e Bolívia. Os divulgadores destes países compartilham as redes de investimentos com os brasileiros. Somente na Bolívia, a estimativa é de que 100 mil brasileiros estejam atuando hoje.

Enquanto isso, a empresa tenta a todo custo derrubar um processo judicial movido pela juíza Thaís Borges, da 2ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco (AC), que em 18 junho passado bloqueou as contas bancárias da representante legal no Brasil, a Ympactus Comercial LTDA. Desde então, as atividades da rede estão suspensas. No Rio Grande do Norte, a estimativa é de que 75 mil pessoas tenham investimentos na rede marketing multinível da Telexfree.

O NOVO JORNAL tentou contato com vários divulgadores. Poucos quiseram falar, mas todos nutrem a expectativa de reaver os investimentos. O baiano Marcus França, 35, responsável por arregimentar boa parte dos potiguares para a rede de investidores, informou que a direção da Telexfree solicitou o “silêncio” dos divulgadores.

“Eu tenho que ficar neutro. Não quero prejudicar a empresa. Eu tenho recursos bloqueados, sei do drama de milhares de divulgadores, mas prefiro não falar nada. A empresa pediu para que os divulgadores esperassem em silêncio”, justificou por telefone.

Mais conhecido como “Presidente”, França era figura carimbada nas palestras de motivação para novos divulgadores da Telexfree. Os encontros serviam para explicar o “métier” aos investimentos. Em abril passado, numa das primeiras reportagens feitas pelo NOVO JORNAL sobre o assunto, ele revelou ter obtido mais de R$ 2,5 milhões com o marketing multinível.

O ex-vereador de Natal Heráclito Noé, outro grande investidor potiguar, também não quis falar muito sobre os recursos bloqueados. Ele recorreu a um processo individual para reaver o investimento, mas não quis revelar o valor questionado judicialmente. Em abril passado, Nóe revelou que realizou o primeiro investimento em setembro de 2012, quando aplicou R$ 30 mil na empresa. Em janeiro, ele investiu outros R$ 250 mil na Telexfree. Até junho, o faturamento mensal era de R$ 100 mil. “Hoje eu não quero falar sobre isso. Estou com a vida sossegada”, diz.

No entanto, ele reclama da atuação da assessoria jurídica da Ympactus na defesa das atividades da Telexfree no Brasil. “Foram primários. Enquanto o processo ainda tramitava no Acre, os advogados entraram com ações no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Houve uma demonização em torno da Telexfree e os divulgadores acabaram com os investimentos bloqueados”, reclama.

Desde junho passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou oito liminares solicitadas pela Ympactus. A empresa pedia a derrubada da decisão acreana. Responsável pelos processos, a ministra Isabel Gallotti argumentou que ainda falta esgotar a instância local para que o STJ possa avaliar qualquer medida relativa ao caso. Passados mais de 150 dias, o TJ do Acre ainda não encerrou a questão.

Hoje, Heráclito Noé atua como advogado criminal, é professor de direito penal em uma faculdade particular e também delegado de Polícia Civil. “Minha rotina não foi alterada em nada. A diferença é que não estou recebendo os repasses”, conta.

Ele reafirma que a Telexfree não é uma pirâmide financeira. “Se fosse, seria estelionato. Ocorre uma insegurança jurídica e nada foi feito para reverter isso. Mas isso não atrapalha o funcionamento. As pessoas estão investindo nas redes formadas fora do país”, conta. Noé espera que o modelo de Marketing Multinível seja regulamentado no país. “Nos Estados Unidos, a regulamentação foi aprovada em 1989. Por que não pode se fazer o mesmo no Brasil?”, indaga.

Convite para Audiência Pública


Convite da Prefeitura Municipal de Santa Cruz para a Audiência Pública que tratará da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.



Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Por que os jovens estão perdendo interesse no Facebook?

“Agora o Facebook me cansa. Só uso para ver vídeos”, disse à BBC Maria Luque, uma adolescente de 14 anos.
Apesar da maioria dos jovens ainda manter o perfil ativo, agora eles passam menos tempo na rede social mais famosa do mundo. E a razão é que a diversão foi para outros lugares.

Os adolescentes agora estão concentrando suas atividades em outras redes, como Twitter e Instagram, e em aplicativos de mensagens via telefone celular, como o WhatsApp.

Twitter
Os dados mais recentes da consultoria Piper Jaffray sugerem que o Twitter se transformou na rede social mais importante para os adolescentes, tirando o Facebook do topo.

Os números coincidem com dados do Pew Center que dizem que o uso do Twitter entre jovens cresceu 50% em um ano. “Há um ano, apenas 16% dos usuários jovens usava o Twitter. Agora, um quarto deste grupo usa (o Twitter)”.

Segundo os números de 2012 do portal Pingdom, que acompanha tendências na internet, a idade média do usuário do Facebook é de 40,5 anos, enquanto que a do usuário do Twitter é de 37,3 anos.

Em termos percentuais, o grupo mais importante do Facebook são as pessoas entre 45 e 54 anos de idade (pouco mais de 30% em comparação aos menos de 10% de pessoas entre 18 e 24 anos). O Twitter por sua vez, tem uma distribuição mais uniforme: cada um destes grupos representa cerca de 20% do total.

Em um prazo de dois anos e meio, o usuário médio da rede criada por Mark Zuckeberg “envelheceu” dois anos, enquanto que o da rede concorrente ficou dois anos mais jovem.

WhatsApp
Mas, se o Twitter está destronando o Facebook como mídia social preferida entre os jovens, vale lembrar que o aplicativo WhatsApp tem mais usuários que a rede social dos 140 caracteres.

Segundo a revista Mobile Marketing, o WhatsApp tem mais de 350 milhões de usuários em todo o mundo, enquanto que o Twitter tem 218 milhões.

E os usuários que mais usam o aplicativo têm menos de 25 anos.

Para da razão da crescente popularidade do WhatsApp está justamente na busca por mais independência; os jovens se sentem mais à vontade longe da geração de seus pais.

“É normal que os adolescentes tentem se separar dos adultos. Se eles sentem que estão sendo observados pelos adultos, é natural que se afastem (do Facebook e do Twitter)”, disse à BBC Mundo a psicóloga Esther Ana Krieger.

Muitos pais tem perfis no Facebook, o que significa que a rede não é tão privada assim. Neste sentido, deixou de ser uma plataforma que os adolescentes sentem como algo exclusivo e absolutamente deles.

Os aplicativos de mensagem para celulares oferecem, entre outras coisas, esta privacidade que muitos jovens sentem que perderam ao ser observados por seus pais.

Além disso, ao contrário do Facebook, onde os jovens estão abertos a centenas de “amigos” que muitas vezes são pessoas que mal conhecem, estes aplicativos promovem conversas dinâmicas com diferentes grupos de amigos próximos.

E a disponibilidade é outra vantagem. Nas palavras da adolescente Maria, “é muito fácil usar os aplicativos para celular, pois você leva o telefone sempre com você”.

Selfie
Outro fator que faz com que jovens prefiram usar as redes sociais nos celulares é o aumento dosselfies, as fotos que as pessoas tiram delas mesmas com os celulares ou com uma webcam.

Quase a metade das fotos carregadas no Instagram tiradas por pessoas entre 14 e 21 anos sãoselfies, segundo a empresa especializada Mobile Youth.

E enviar estas imagens pelo celular é mais seguro do que publicá-las no Facebook.
Os selfies também são os mais populares em um aplicativo chamado Snapchat, que elimina as fotos e mensagens segundos depois de serem vistas.

Outra grande razão de os jovens usarem cada vez mais os aplicativos de mensagens é que eles também permitem o envio de imagens e vídeos, e, aos poucos, estão se convertendo em redes sociais.

Os melhores exemplo podem ser encontrados na Ásia com o Kakao Talk (da Coreia do Sul), WeChat (China) e o LINE (do Japão).

Todos estes têm dezenas de milhões de usuários adolescentes e também oferecem jogos e a possibilidade de compartilhar música.

A tendência é que cada vez mais adolescentes utilizem este tipo de aplicativo e, se admitimos que os jovens são os que marcam as tendências em tecnologia, não passará muito tempo até que estes aplicativos tenham mais usuários adultos também.

sábado, 16 de novembro de 2013

Competições de vôlei e basquete movimentam o final de semana em Santa Cruz


A Prefeitura de Santa Cruz, através da Diretoria Municipal de Esportes e Lazer, realiza duas competições esportivas neste sábado (16) e domingo (17).

O Ginásio Deputado Marcilio Furtado sediará os jogos do Torneio Intermunicipal de Voleibol, que reunirá equipes de Santa Cruz e região. Já na quadra de esportes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), acontecerá o V Intermunicipal de Basquete, competição que contará com a participação de mais de 10 equipes de diferentes cidades do RN, fruto da parceria entre Prefeitura de Santa Cruz e Associação Santa-cruzense de Basquete, com o apoio do IFRN.

As duas competições fazem parte do calendário esportivo estabelecido pela Prefeitura de Santa Cruz para 2013.





Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Comunidade Feijão recebe “Turnê de Futebol na Zona Rural”

A “Turnê de Futebol na Zona Rural” promovida pela Prefeitura de Santa Cruz por meio da Diretoria de Esportes esteve no domingo (10), na comunidade Feijão. Sete equipes da comunidade e comunidades vizinhas participaram do torneio.

O titulo da competição ficou com o Bom Sucesso que venceu por 2 x 0 o Goiás do Feijão na final.

A turnê consiste na realização de torneios de futebol nas comunidades rurais do município de Santa Cruz. Esta ação, além de promover o lazer para a população, serve também de incentivo para a prática do esporte.

Já foram realizados torneios em duas comunidades rurais, Tubiba e Feijão. A próxima comunidade que receberá a turnê será o Assentamento Araraú.







Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Prefeitura de Santa Cruz e SEBRAE reúnem feirantes pra discutir padronização da Feira Livre


Com o objetivo de planejar e traçar metas para criação e execução do projeto de padronização da Feira Livre de Santa Cruz, a Prefeitura reuniu na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do SEBRAE, feirantes, colaboradores do executivo municipal que atuam na feira, secretários municipais e o especialista em Feira Livre e consultor do SEBRAE, José Murici.

A Prefeitura de Santa Cruz que já realizou várias visitas técnicas em outros municípios com o intuito de conhecer exemplos de sucesso em feiras que foram padronizadas, também já realizou o cadastramento dos feirantes.

No encontro, os feirantes puderam apontar as principais mudanças desejadas e ouvir do especialista exemplos de como melhorar a qualidade dos serviços e produtos, bem como, cuidados com a higiene, vestimentas adequadas, manejo das mercadorias e soluções que ajudem na manutenção e limpeza da feira.

A idéia é organizar os feirantes em associação, criar um regimento para feira, realizar campanhas educativas, melhorar o acesso à água, coibir o trânsito de motocicletas dentro da feira, dentre outros.

O projeto de padronização da Feira Livre de Santa Cruz está sendo desenvolvido pela prefeitura de Santa Cruz em parceria com o SEBRAE.


Prefeita Fernanda Costa emite nota de pesar pelo falecimento do ex-secretário Ivanildo Ferreira

A Prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa, vem a público manifestar, em nome de todos os secretários municipais, funcionários e colaboradores da Prefeitura Municipal de Santa Cruz, bem como, da comunidade santa-cruzense, o mais profundo pesar pelo falecimento do senhor Ivanildo Ferreira Lima, ocorrido nesta quinta-feira (14), em Natal, ao mesmo tempo em que presta condolências aos familiares e amigos enlutados pela irreparável perda.

O senhor Ivanildo Ferreira Lima tinha 86 anos de idade e foi secretário municipal de administração e finanças de Santa Cruz durante 10 anos, nas gestões dos ex-prefeitos José Rocha e Hildebrando Teixeira. Ele é pai do atual Assessor Jurídico do município, Ivanildo Ferreira Lima Filho (Dr. Ivanildinho).








Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

Prefeitura de Santa Cruz convoca população para 1ª Audiência Pública de elaboração dos Planos de Saneamento e Resíduos Sólidos

A Prefeitura de Santa Cruz convoca a população para a Audiência Pública, na próxima quarta-feira (20), que marcará o inicio da elaboração do Plano Municipal de Saneamento e Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. A audiência desta quarta-feira será a primeira de quatro previstas e acontecerá no Teatro Municipal Candinha Bezerra, a partir das 9h.

O processo de elaboração dos planos ocorre de forma participativa, nos moldes do Plano Diretor. Representantes dos vários segmentos da sociedade participam através das audiências.

Neste primeiro momento, o objetivo é a aprovação do plano de trabalho, do regimento interno, bem como a escolha dos delegados e o diagnóstico do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

Os Planos de Saneamento e de Resíduos Sólidos são extremamente fundamentais para que o município receba recursos do governo federal para os setores nos próximos anos.








Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Cruz

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Gonzaga – De Pai para Filho” vence o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro; veja lista




O longa “Gonzaga – De Pai para Filho”, dirigido por Breno Silveira, foi o vencedor na categoria de melhor filme de 2012 no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. O resultado foi anunciado na quarta (13/11), em cerimônia realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.
Além de sair vitoriosa na principal categoria do evento, a produção, que narra a relação entre o compositor e sanfoneiro Luiz Gonzaga com seu filho Gonzaguinha, levou também a melhor em outras quatro categorias: som, ator coadjuvante (João Miguel), diretor (Breno Silveira) e ator (Júlio Andrade).

Entre os documentários, “Raul, o Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho, sobre a trajetória do roqueiro Raul Seixas, conquistou o prêmio. Pela atuação como a mulher de um caminhoneiro em “À Beira do Caminho”, Dira Paes venceu como melhor atriz.

 Na escolha do público, o selecionado foi o pernambucano Claudio Assis, com o filme “Febre do Rato”.
 

A homenageada da noite foi a atriz Ruth de Souza, que subiu ao palco para ser aplaudida de pé aos 92 anos. Após despontar no filme “Sinhá Moça”, produção dos estúdios da Vera Cruz de 1953, Souza participou de novelas e séries de TV.

Veja os principais vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro:
Melhor longa-metragem de ficção: “Gonzaga – De Pai para Filho”, de Breno Silveira
Melhor documentário: “Raul – O Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho
Melhor direção: Breno Silveira por “Gonzaga – De Pai para Filho”
Melhor atriz: Dira Paes por “À Beira do Caminho”
Melhor ator: Júlio Andrade por “Gonzaga – De Pai para Filho”
Melhor atriz coadjuvante: Ângela Leal por “Febre do Rato” e Leandra Leal por “Boca”
Melhor ator coadjuvante: Claudio Cavalcanti por “Astro – Uma Fábula Urbana em um Rio de Janeiro Mágico” e João Miguel por “Gonzaga – De Pai para Filho”

Operação Tapa Buraco teve inicio na RN 029 que liga Lajes Pintadas a BR 226


Começou no inicio desta semana no município de Lajes Pintadas o trabalho denominado “operação tapa buraco”, a obra que visa recuperar o trecho da RN 029, que apresenta desgaste já há algum tempo, o trecho recuperado será o que liga a nossa cidade a BR 226. 
 
O pedido para recuperação da estrada foi feito pelo executivo municipal em audiência com governadora Rosalba Ciarlini através da Prefeita Marcia Meyre no último dia 4 deste mês, conjuntamente com os vereadores Djanilton Ferreira, Olavo Neto, ex-vereador Mariano, ex-prefeitos Zé Gomes e Jucier, entre outros. Pedido que foi prontamente atendido pela governadora, através do DER (Departamento de Estradas de Rodagem/RN) que deslocou a empresa SS Construção para fazer o serviço.
 
A situação da RN como podemos perceber é precária, causa preocupação e perigo a motoristas e pedestres que a utilizam todos os dias.
 
A solução definitiva seria o recapeamento asfáltico do trecho da RN, que resolveria o problema por um longo tempo. Cobrança que deve ser feita pelas autoridades políticas de nosso município ao executivo estadual.
 
Faz um pouco mais de um ano que aconteceu uma operação tapa buraco semelhante a que vai ser realizada. Com as chuvas e o trafego de carros pesados a tendências é que os buracos voltem a ser aberto novamente.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Via: A Tribuna de Lajes Pintadas

José Genoino é o primeiro réu condenado a se apresentar para PF


O deputado licenciado José Genoino foi o primeiro a se entregar espontaneamente. Ele deixou sua casa e seguiu para a sede da Polícia Federal de São Paulo. Na chegada, ele levantou o punho e disse: "Sou inocente. Sou um preso político. Viva o PT!".

Em nota divulgada mais cedo, o deputado licenciado afirmou ter sido condenado porque estava exercendo a presidência do PT. "Do que me acusam? Não existem provas.O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado", disse.


Genoino foi condenado por corrupção ativa e formação de quadrilha e deve cumprir a prisão em regime semi-aberto. O mandado de prisão foi expedido na tarde desta sexta-feira pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além dele, José Dirceu, Marcos Valério e Delúbio Soares também deverão ter as penas executadas.

De acordo com o advogado de Dirceu, ele deverá se apresentar ainda na noite desta sexta-feira. Desde o fim da sessão do STF que determinou o cumprimento imediato das penas, o ex-ministro estava na casa da família no município de Vinhedos, no interior de São Paulo.
Leia a nota completa de José Genoino:
"Com indignação, cumpro as decisões do STF e reitero que sou inocente, não tendo praticado nenhum crime. Fui condenado por que estava exercendo a Presidência do PT. Do que me acusam? Não existem provas.O empréstimo que avalizei foi registrado e quitado.

Fui condenado previamente em uma operação midiática inédita na história do Brasil. E me julgaram em um processo marcado por injustiças e desrespeito às regras do Estado Democrático de Direito.

Por tudo isso, considero-me preso político."


Simone Vasconcelos se apresenta em Belo Horizonte


A ex-funcionária de Marcos Valério, Simone Vasconcelos, também se entregou logo após os mandados de prisão terem sido encaminhados para a Polícia Federal.

Por volta das 17h40 (horário de Natal), ela chegou a sede da PF em Belo Horizonte e, de lá, será encaminhada para iniciar o cumprimento da pena em Brasília.