terça-feira, 22 de outubro de 2013

Vias interditadas e falta de informação causam transtornos aos motoristas

O primeiro dia após as intervenções feitas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) devido às obras nas vias no entorno do estádio Arena das Dunas foi de transtorno. Nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (22), no horário de maior fluxo de veículos, formaram-se grandes congestionamentos nas avenidas Jaguarari, São José e Senador Salgado Filho, que funcionam como rotas alternativas à avenida Prudente de Morais, que está interditada no trecho compreendido entre a rua Raimundo Chaves até a avenida Miguel Castro. O transtorno está sendo causado, principalmente, pelo fechamento de seis pontos localizados nas ruas mais movimentadas da cidade, aliado a falta de informação de grande parte dos motoristas.

A Semob estima que aproximadamente 60 mil veículos precisam ser desviados diariamente. Por isso, o transtorno já era esperado, afirma o secretário adjunto de Transporte mobilidade de Natal, Walter Pedro. “O transtorno já estava dentro das nossas expectativas nesses primeiros dias. Pedimos paciência à população e orientamos a quem puder, que use os caminhos alternativos”, disse. Para diminuir o impacto, cerca de 70 pessoas, entre fiscais, técnicos, educadores e agentes de trânsito, vão atuar permanentemente nesses primeiros dias.

Hoje, porém, em alguns cruzamentos, não havia nenhum fiscal de trânsito, como no caso do cruzamento da avenida Lima e Silva com a rua Morais Navarro. Quem desce o Viaduto do Quarto Centenário não pode mais seguir pela Lima e Silva em direção a Prudente de Morais. Com o trecho interditado, o condutor tem que desviar pela rua Morais Navarro, vizinho ao Sebrae. O problema é que no local não havia fiscal da Semob para organizar o trânsito e o risco de acidente é iminente, pois a marginal da pista não foi interditada e quem vem de Nova Descoberta, pela Lima e Silva, também tem acesso livre à rua Morais Navarro, bem como quem utiliza o retorno localizado embaixo do viaduto.

No início da manhã de hoje, um acidente entre uma moto e um carro no cruzamento da avenida Romualdo Galvão com a avenida Amintas Barros, complicou o trânsito na região. Tanto a Amintas Barros, quanto a avenida Miguel Castro foram transformadas em sentido único no trecho que compreende a rua Tororós e a avenida Senador Salgado Filho. “As duas vias foram transformadas em mão única e requer uma atenção especial dos motoristas para evitar acidentes. As vias estão sinalizadas e com fiscais em pontos estratégicos, mas a população também precisa ficar atenta”, afirmou Walter Pedro, secretário adjunto de Trânsito.

O agente de trânsito Gutemberg Pereira passou a manhã de hoje trabalhando no cruzamento das avenidas Prudente de Morais e Miguel Castro. Ele considera que o trânsito, apesar das mudanças, fluiu normalmente. “A maioria dos motoristas já sabia das mudanças e aqueles que não sabiam estamos orientando. Ainda é cedo para fazer análise, mas as pessoas ainda estão buscando se adaptar e as melhores rotas de acesso”, afirmou. Gutemberg garantiu que “não há lógica” multar os motoristas desavisados. “Mas vamos continuar fazendo o nosso trabalho e àqueles motoristas que fizerem alguma conversão proibida ou ultrapassar o sinal vermelho será multado”, disse o agente de trânsito.

Interdição
Na avenida Prudente de Morais, o desvio do trânsito será feito pelas ruas Militão Chaves, Francisco Mignoni, São José e avenida Jaguarari. A Prudente de Morais, por exemplo, será interditada no sentido bairro/centro no trecho entre as ruas Raimundo Chaves e Morton Faria. Durante o período de execução da obra, haverá livre circulação de veículos no sentido centro/bairro.

O desvio da avenida Jerônimo Câmara será pela rua São José e avenida Jaguarari. A interdição será nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José. Na avenida Capitão-Mor Gouveia, o desvio será também pela rua São José e avenida Jaguarari. A interdição será em ambos os sentidos no trecho entre a avenida Prudente de Morais e a rua São José.

O trânsito na rua Raimundo Chaves, em Candelária, sofrerá desvio pelas ruas Militão Chaves e Paulo Lyra. A interdição ocorrerá nos dois sentidos, no trecho entre o Papódromo e a rua Clóvis Mota. Na avenida Romualdo Galvão, o desvio será pelas avenidas Amintas Barros, Miguel Castro e Salgado Filho. A via sofrerá interdição nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Lima e Silva e a rua Padre João Damasceno/Fernando Barreto.

Por fim, o trânsito na avenida Lima e Silva será desviado pela rua Morais Navarro, avenida Miguel Castro, rua Padre João Damasceno, avenida Lima e Silva e rua Marcílio Furtado. A interdição ocorrerá em ambos os sentidos no trecho entre as ruas Morais Navarro e Marcílio Furtado.

Obras
A obra prevê a construção de seis túneis, dois viadutos, sendo um estaiado, e duas passarelas. A expectativa é que a obra seja concluída em maio de 2014. As obras estão divididas em quatro fases, sendo a primeira com a instalação das trincheiras (túnel) na avenida Prudente de Morais e do Viaduto. A segunda fase contará com a instalação dos túneis nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara e Capitão Mor Gouveia. Na terceira fase será instalado o túnel da Rua Raimundo Chaves e na quarta, e última fase, a construção do viaduto ligando a marginal da BR-101.

Nenhum comentário:

Postar um comentário