sexta-feira, 14 de março de 2014

Prefeitura do Natal já admite atrasos em obras da Copa do Mundo com as chuvas


Os mais de 100 milímetros de chuvas que caíram desde ontem sobre todas as regiões da cidade acenderam oficialmente todos os sinais de alerta para um possível atraso dos compromissos firmados entre o município de Natal com a matriz da Copa do Mundo, que começa em junho.
Hoje, o secretário municipal de Obras públicas e Infraestrutura (Semopi), Tomaz Neto, qualificou a situação de “extremamente preocupante” especialmente porque “não costumava chover nessa época do ano”.
Para agravar ainda mais a situação, no último sábado à noite, durante a colocação de estacas nas obras do túnel da Jerônimo Câmara, um erro de cálculo de “apenas” 1 metro e meio provocou a perfuração de uma galeria que auxilia na drenagem das águas.
O resultado é que antes que os reparos iniciados na segunda-feira fossem concluídos, as chuvas mais fortes da última terça-feira trouxeram de volta o antigo pesadelo dos alagamentos em áreas onde elas sempre aconteceram, mas que já estavam esquecidos da população depois de dois anos vivendo uma das mais rigorosas secas da história.
A Avenida Jaguarari, indicada pelas autoridades de trânsito como um dos principais escapes para os veículos, voltou a ser interditada como consequência do alagamento na Mor Gouveia.
“O clima está maluco e isso vai fazer com que estudemos métodos construtivos em chuva e busquemos todos os momentos de estiagem para avançar as obras”, disse hoje o secretário.
Numa reunião depois das chuvas da última terça-feira, representantes das construtoras Queiroz Galvão e Ferreira Guedes, vencedoras da licitação para construção dos seis túneis do projeto de mobilidade no entorno do Arena das Dunas, asseguraram que entregarão as obras dentro do prazo limite da matriz de responsabilidade da Copa, em 31 de maio. Mas as chuvas de ontem meio que abalaram a confiança nessa possibilidade.
Com recursos federais assegurados de R$ 222 milhões, que segundo o secretário de Mobilidade vem sendo depositados religiosamente, seis túneis ao todo são construídos a toque de caixa: um na Romualdo Galvão ligando a marginal da BR 101; outro ligando à Lima e Silva à Prudente de Moraes e também à Candelária; e os restantes na Jerônimo Câmara, na Mor Gouveia e na Raimundo Chaves.
“Trata-se do conjunto de obras mais ambiciosas que se tem notícia em Natal nos últimos 50 anos”, reiterou o secretário Tomaz Neto.
Hoje, falando com exclusividade ao JH, ele desabafou: “Tínhamos 55 meses para concretizar o projeto e dos 18 meses que nos caíram no colo, 12 restaram para realizar 525 desapropriações, reformar projetos e realizar licenciamentos, com todo o ritual burocrático e de audiências pública que isso implica”, lembrou.
Com isso, as obras ali começaram em outubro do ano passado e no último dia 1º de fevereiro passaram para regime de três turnos, 24 horas por dia. “A presença de chuva em março, que nunca aconteceu antes, vai pôr pressão nesse processo e acender todas as luzes de alerta”, reconheceu Tomaz Neto.

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