segunda-feira, 7 de abril de 2014

Emparn afasta possibilidade de temporal no RN


Não há previsão de temporal para o Rio Grande do Norte. A afirmação é do setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do estado (Emparn). Em Natal e no interior há a previsão de chuvas durante toda a semana, mas em intensidade normal, afastando os boatos sobre suposto alerta de temporal que circulam pelas redes sociais.

De acordo com o chefe do setor de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, há um exagero quando se fala em temporal ou alerta. Segundo ele, ocorrerão chuvas normais durante a semana, concentrando-se no período da madrugada e início da manhã no litoral potiguar, enquanto o interior terá a maior parte das precipitações entre o fim da tarde e a noite.

"É algo o exagerado isso que é dito (alerta de temporal). Havia uma formação mais densa para a região da Paraíba, mas que já perdeu força. O que há é previsão de chuvas, só isso", disse Bristot.

O professor Cláudio Moisés, coordenador do curso de Meteorologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), explicou que as chuvas que vem caindo no estado nos últimos dias são consideradas normais para o período. Segundo ele, o fenômeno é natural devido a Zona de Convergência Intertropical.

Sobre a possibilidade de tornados e ventos com mais de 200 km/h na capital, o professor explicou que são eventos improváveis para a região, por causa da posição geográfica, e difíceis de serem previstos com antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário