sexta-feira, 11 de julho de 2014

Festa dos Mártires de Cunhaú resgata história, cultura e religiosidade


Mais uma festa em honra aos Mártires de Cunhaú, celebrada pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do município de Canguaretama, terá início neste domingo, 13 de julho. Durante uma semana serão realizadas atividades missionárias na cidade para ressaltar a importância que esse momento representa para a história do Rio Grande do Norte. Uma programação com missas, evangelizações e festejos religiosos será realizada até o dia 20 de julho, quando se comemora 156 anos da paróquia e o aniversário da cidade.

Canguaretama é conhecida pela fé do seu povo, razão essa para o episódio que deu origem aos ‘Mártires de Cunhaú’. No contexto histórico das invasões holandesas no Brasil, 1645, católicos foram martirizados no interior do Estado. Parte deles, dentro da Capela de Nossa Senhora das Candeias, localizada no Engenho Cunhaú, em Canguaretama.

No dia 16 de julho daquele ano, durante uma celebração religiosa, a capela foi invadida por tropas holandesas, dando início às cenas de violência e intolerância. Segundo historiadores, ao perceberem que seriam mortos, os fiéis apenas rezaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário