quarta-feira, 19 de novembro de 2014

TIM investe na melhoria de seus serviços em Natal, Mossoró e Parnamirm

A TIM, empresa de telefonia móvel líder de mercado no Rio Grande do Norte, com mais de 35% de market share e uma base de clientes de mais 1,6 milhão de assinantes (Anatel/jul.2014), vem realizando ações contínuas de melhoria e incremento dos seus serviços. Somente em 2014, a companhia concluirá o investimento de quase R$ 44 milhões em benefício do estado, valor 17% superior ao investido em 2013. Dentro deste montante destaca-se o projeto Layer, que visa ampliar a capacidade de tráfego, tanto de voz como de dados, reduzir as interferências e aumentar o número de usuários conectados a rede móvel simultaneamente.
Com mais de 90% do projeto alcançado, a TIM espera concluir até o fim de 2014 a implementação dos 34 co-sites 3G com frequência de 2100MHz em diversas regiões de Natal aonde já existem estações com tecnologia de terceira geração, mas na frequência de 850MHz. Assim, ao final do trabalho, existirão quatro portadoras operando nas duas frequências permitindo, entre outros aspectos, uma melhor capacidade de conectividade dos assinantes aos serviços de dados com uma maior velocidade de downloads e uploads. Atualmente a TIM está presente em 105 municípios potiguares levando sua tecnologia 3G para mais de 58,7% da população urbana do Rio Grande do Norte.
Para resumir toda essa infraestrutura, o Layer se traduz na capacidade de suportar o crescimento de tráfego por parte dos usuários. “O cliente 3G da TIM em Natal já vem experimentando as melhorias que estamos implementando na nossa rede, tanto que já temos registrado aumento no volume de tráfego nos mais de 70 sites que temos instalados na cidade. Hoje temos uma rede ainda mais preparada para uma excelente experiência de uso, com acesso mais rápido aos conteúdos da internet, melhorando a navegabilidade e com tecnologia compatível com os últimos lançamentos de smartphones no mercado”, afirma Douglas Soares, gerente executivo de Operações de Redes da TIM Nordeste.
Alinhados aos objetivos do Layer, outros projetos de infraestrutura foram desenvolvidos pela operadora em Natal ao longo dos últimos anos, a fim de aumentar a capacidade transmissiva, como nos casos do MBB (Mobile Broadband) e do FTTS (Fibra-até-a-Antena) que conecta as Estações Rádio Base (ERBs) à rede própria de altíssima capacidade da TIM. Os projetos mudaram o patamar de capacidade de alguns Mbps para centenas de Mbps no backhaul, permitindo uma maior velocidade de tráfego de dados e melhor qualidade do serviço de banda larga móvel.
A rede FTTS em Natal foi concluída em dezembro de 2013, com abordagem de 88 ERBs. A meta é concluir as expansões em andamento nas cidades de Mossoró ainda este ano. “Em 2015 seguiremos com o mesmo ritmo de investimentos, levando a tecnologia 4G para Mossoró e Parnamirim”, conclui Douglas Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário