quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Unidades de Saúde vacinam gestantes até a próxima segunda-feira

Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio do Setor da Vigilância Epidemiológica (SVS) e Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), inicia nesta segunda-feira (24), a introdução da vacina dTpa no calendário vacinal da gestante nas unidades de saúde da rede municipal.
Segundo a chefe do NAI, Solange Cruz, o objetivo da dTpa no calendário da gestante “é induzir a produção de altos títulos de anticorpos contra a doença coqueluche na gestante, possibilitando a transferência transplancentária destes anticorpos para o feto, resultando na proteção do recém-nascidos, nos primeiros meses de vida, até que se complete o esquema vacinal contra a coqueluche, preconizado no Calendário Nacional de Vacinação”.
A vacina é indicada para as gestantes entre a 27 e a 36 semana de gestação, preferencialmente, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. “É importante vacinar o mais precocemente possível dentro da indicação do período de gestação pelo risco de intercorrências, a exemplo, do parto prematuro”, destacou a chefe do SVS, Aline Bezerra.
A vacina também é indicada para os profissionais de saúde: médico anestesista, ginecologista, neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro e técnico de enfermagem que atendam nas maternidades e UTIs neonatais para proteção dos recém-nascidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário