quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Catador de lixo recupera e distribui três mil brinquedos no interior de SP


No interior de São Paulo, um catador de lixo deu um exemplo de solidariedade. Ele recuperou e distribuiu três mil brinquedos neste Natal.
É do lixo que ele tira o sustento da família. Seu Paulo, mais conhecido como Saddam porque parecia com o ex-ditador do Iraque, foi morador de rua. Agora trabalha como coletor de recicláveis. Passa os dias percorrendo as ruas de Avaré, no interior de São Paulo, em busca de tudo o que pode ser reaproveitado.
Todo ano, ele recupera brinquedos velhos para entregar no dia de Natal. Por causa desse trabalho, ganhou mais um apelido: ‘Saddam do bem’.
“A gente ficou comovida de ver como uma pessoa, às vezes sem recurso, consegue fazer tanta coisa para tanta gente”, diz Vanessa Vicentini, professora.
Aos poucos a casa simples vai ficando lotada.
Depois de meses arrecadando roupas, alimentos, brinquedos e doces, chegou a hora de fazer a entrega. E tem até fila na porta da casa do Saddam. Natal para ele tem a ver com multiplicação.
“Começa com tão pouco e termina transbordando com muitos e muitos mais. Por quê? Porque você faz com amor ao próximo”, afirma Paulo Roberto Oliveira, coletor de recicláveis.
Quando começou esse trabalho, há mais de dez anos, entregou apenas dez brinquedos. Esse ano foram três mil. E ainda 1,2 mil quilos de alimentos e 1,5 mil peças de roupas. Em troca, recebeu muitos sorrisos. Dona Natalina tem motivo em dobro para comemorar. Nesta quinta-feira (25) também é aniversário dela.
“Estou muito feliz e eu nunca imaginei que meu esposo ia me trazer aqui nessa felicidade”, conta Natalina Barreiro dos Santos, aposentada.
Se os recursos são poucos, Saddam mostra que com boa vontade é possível fazer a diferença.
“O exemplo de um bom cidadão não está na roupa que veste, está no coração que carrega, para pensar no próximo. Aquele que pensa vence, eu sou um vencedor”, completa Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário