segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Prefeitura de Santa Cruz e FACISA/UFRN debatem ações de controle da Dengue e da Febre do Chikungunya


O auditório do Senai sediou na manhã desta quarta-feira (03) a I Oficina Integrada para elaboração de ações para o controle da Dengue e da Febre do Chikungunya em Santa Cruz e na região Trairi. A iniciativa é uma ação da parceria da Prefeitura de Santa Cruz, por meio da Vigilância em Saúde, e a Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA/UFRN), e faz parte do projeto de extensão: "Vigilância ambiental em saúde: ações integradas de controle da Dengue no município de Santa Cruz/RN".

Objetivando capacitar coordenadores e agentes de endemias da região, o evento desta quarta-feira (03) contou com uma palestra ministrada pelo professor da UFRN e pelo coordenador do curso de Biomedicina, José Veríssimo Fernandes. Ao final, foi solicitado aos municípios que elaborassem um documento com as ações para o controle vetorial previstas para 2015 e encaminhassem a V URSAP, onde será construído um documento único para que todos os municípios se comprometam em realizar ações estratégicas que visem a diminuição do índice de infestação do mosquito transmissor das doenças.

Currais Novos

Mesmo não fazendo parte da região Trairi, o município de Currais Novos também foi representado por profissionais na I Oficina Integrada.

Franklin Learcton (Coordenador da Vigilância em Saúde de Santa Cruz), Rayane Larissa (bolsista do projeto da UFRN) e Rômulo Barbosa (Educador em Saúde e Agente de Combate às Endemias) estiveram no município da região Seridó, na última segunda-feira (01), para divulgar o trabalho que é realizado em Santa Cruz e participaram de programas de rádio e TV. A visita também teve como objetivo mobilizar as autoridades em saúde locais para se engajarem também nesta luta de controle da Dengue e da Febre Chikungunya.

Nenhum comentário:

Postar um comentário