quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Governo cria comitê permanente de segurança e anuncia medidas emergenciais


A cúpula do sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte confirmou ontem a adoção de medidas emergenciais para intensificar o policiamento no estado e para iniciar o processo de criação de um modelo de segurança, com inspirações em programas consolidados no Brasil como o Pacto pela Vida em Pernambuco e as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP’s) cariocas.   

O principal eixo na criação do plano potiguar de enfrentamento à violência, em especial com o objetivo de reduzir a quantidade de homicídios, será formatado entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) e o sociólogo mineiro José Luiz Ratton. A informação foi apontada ontem pela secretária de Segurança Pública, Kalina Leite, em entrevista coletiva.   

Contratado pelo programa RN Sustentável como consultor na área de segurança pública, o mineiro Ratton é um dos artífices do Pacto pela Vida, implantado em Pernambuco ainda durante a primeira gestão de Eduardo Campos no governo estadual. 

Consolidado como referência nacional e internacional no enfrentamento à violência, o pacto contribuiu para a redução dos homicídios no estado nordestino que figurava entre as piores situações do país.   

De acordo com a secretária de Segurança Pública, a ideia não é discutir com o consultor uma forma de reproduzir pura e simplesmente o modelo pernambucano em terras potiguares. “Precisamos encontrar um modelo nosso, que sirva ao Rio Grande do Norte. O ideal é que busquemos trabalhar em cima das necessidades do nosso estado, pegando as experiências de todo o país”, destacou Kalina Leite.  

Ainda de acordo com a secretaria, o planejamento em longo prazo que será construído pela Sesed não deverá ter muitas novidades do ponto de vista estratégico. “Não há muito que se inventar na área de segurança pública. Vamos ver o que funciona em situações como o Pacto pela Vida e as UPP’s, por exemplo, e trazer para nossa realidade”, complementou ela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário