segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Pais dormem na fila para garantir matrículas de filhos nas escolas públicas de Natal


Com cadeiras, travesseiros e colchões, dezenas de pais estão enfrentando sol e chuva para conseguir matricular os filhos nos Centros Municipais de Educação Infantil de Natal. Desde a sexta-feira passada, dia 9 de janeiro, é possível encontrar pais acampados em frente das escolas em busca de vagas. Na zona Norte da cidade a situação ainda é mais delicada. No bairro de Nossa Senhora da Apresentação, por exemplo, o maior da zona Norte, há apenas dois CMEI’s para atender a demanda crescente: o CMEI Professora Célia Martins e o CMEI Belchior Jorge Sá, inaugurado há pouco mais de um ano. A situação deve se estender, pelo menos, até o dia 21 de janeiro, quando serão realizadas as matrículas da rede municipal de ensino.
Por meio de uma rede social, o vereador Sandro Pimentel denunciou na noite deste domingo (11) a situação vivida pelos pais na zona Norte de Natal, após uma visita ao CMEI Belchior Jorge Sá. “Essa é uma situação de humilhação para crianças e mães. Eles vão ficar 14 dias numa fila, dia e noite, no relento e o vigia está proibido de servir água ou abrir o portão para eles irem ao banheiro. É revoltante isso e não podemos aceitar”, disse o vereador.
A situação no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Célia Martins é delicada, pois a direção não disponibilizou o número de vagas oferecidas para este ano. Na manhã desta segunda-feira (12), a lista de espera já tinha 49 pessoas, mas nem todos tinham a certeza de garantia da vaga. A escola tem capacidade para 284 alunos. A equipe de reportagem tentou falar com a direção da escola, mas foi informada que estavam em reunião e não poderiam atender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário