terça-feira, 24 de março de 2015

Agentes penitenciários protestam em frente à Assembleia Legislativa


A praça Sete de Setembro, na Cidade Alta, amanheceu esta terça-feira (24) como palco de nova manifestação - desta vez dos servidores do sitema penitenciário estadual. Cerca de 50 agentes protestam em frente à Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte reivindicando que o Estado cumpra uma pauta de ações, como envio do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para o Legislativo, a reforma de unidades prisionais e a criação de uma secretaria penitenciária.

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte, ontem foi realizada uma reunião com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), na qual o Estado se comprometeu a encaminhar o projeto de lei que cria o plano. Hoje, o salario da categoria é único independentemente do tempo de serviço. O ultimo ajuste, em 2010, estabeleceu o salário em R$3.013.

"É um manifesto para chamar a atenção da sociedade para a situação dos servidores. É muito fácil preso dizer que é oprimido, quando os servidores também são pelo Estado", afirmou Vilma Batista, presidente do sindicato.

Hoje, o RN possui 870 agentes penitenciários - número insuficiente, segundo a categoria, para cobrir todo o sistema penitenciário. A media é que grandes unidades carcerárias, como Alcaçuz, tenham apenas quatro agentes de plantão para cuidar de 1,2 mil presos. A fragilidade do sistema ficou clara na semana passada, quando uma série de motins eclodiu nas maiores unidades prisionais. Presos destruíram mais de mil vagas e articularam ataques ao transporte coletivo nas ruas de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário